Tapete Verde Militar – Passo a passo e gráfico

Você sempre quis fazer este modelo de tapete e não estava conseguido? Aqui está o passo a passo completinho e de brinde o gráfico para que possam fazer o download gratuito.

Este modelo apesar de simples por ser em crochê filé, fica bem delicado e o resultado final é maravilhoso. Você deve estar se perguntando que cor é esta… vou contar! Este é o fio Barroco Maxcolor, cor 5718 Também conhecida como VERDE MILITAR – Como já trabalho com os fios maxcolor a bastante tempo você já deve saber que ele é 100% algodão e a textura é realmente maravilhosa. Com apenas 1 novelo de 400g confeccionei este tapete que mede 43 x 75 ou seja, rende muito!

1

MATERIAIS

O tamanho do tapete vai depender dos pontos de cada pessoa já que se trata de um trabalho manual. O tamanho é para que possam ter uma noção e certamente seu trabalho ficará com um tamanho igual ou aproximado.

Tapete verde militar - passo a passo (358)

01 – Inicie com 65 correntes, volte na segunda corrente e faça ponto baixo.

Tapete verde militar - passo a passo (1) Tapete verde militar - passo a passo (2) Tapete verde militar - passo a passo (3)

02 – 1ª carreira – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga fazendo ponto alto em todas as correntes até o final. Teremos um total de 64 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (4) Tapete verde militar - passo a passo (5) Tapete verde militar - passo a passo (6)

03 – 2ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Volte com ponto alto em cima de ponto alto. As correntes formam o primeiro ponto, então tome cuidado para voltar a partir do segundo ponto de base ao virar o trabalho.

Tapete verde militar - passo a passo (8) Tapete verde militar - passo a passo (9) Tapete verde militar - passo a passo (10) Tapete verde militar - passo a passo (11) Tapete verde militar - passo a passo (12) Tapete verde militar - passo a passo (13)

04 – O último ponto alto será feito na segunda corrente das duas que fizemos para formar o primeiro ponto alto. Confira e teremos novamente 64 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (14) Tapete verde militar - passo a passo (15)

05 – 3ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com mais 12 pontos altos e teremos um total de 13 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Tapete verde militar - passo a passo (16) Tapete verde militar - passo a passo (17) Tapete verde militar - passo a passo (18) Tapete verde militar - passo a passo (19) Tapete verde militar - passo a passo (20)

06 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (21) Tapete verde militar - passo a passo (22)

07 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça o segundo bloquinho com 7 pontos altos… Novamente duas correntes, pule 2 pontos de base e faça o terceiro bloquinho com 7 pontos altos… duas correntes, pule 2 pontos de base e faça o quarto bloquinho também com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (23) Tapete verde militar - passo a passo (24) Tapete verde militar - passo a passo (25) Tapete verde militar - passo a passo (26)

08 – Por fim faça duas correntes, pule 2 pontos de base e complete a carreira com 13 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (27) Tapete verde militar - passo a passo (28) Tapete verde militar - passo a passo (29)

09 – 4ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Continue com mais 9 pontos altos, observe que sobraram 3 pontos antes de chegar nas correntes de espaço. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto em cima do último ponto alto dos 13 que formam o primeiro bloquinho da carreira anterior.

Tapete verde militar - passo a passo (30) Tapete verde militar - passo a passo (31) Tapete verde militar - passo a passo (32) Tapete verde militar - passo a passo (33) Tapete verde militar - passo a passo (34)

10 – Faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes e siga com mais 4 pontos altos em cima dos pontos de base. Veja que teremos uma sequência de 7 pontos altos e sobraram 3 pontos no bloquinho de base.

Tapete verde militar - passo a passo (35) Tapete verde militar - passo a passo (36) Tapete verde militar - passo a passo (37) Tapete verde militar - passo a passo (38)

11 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com mais 7 pontos altos… não se esqueça, nos espaços de duas correntes são apenas 2 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (40) Tapete verde militar - passo a passo (41) Tapete verde militar - passo a passo (42) Tapete verde militar - passo a passo (43)

12 – Faça duas correntes e faça um bloquinho com apenas 4 pontos altos, observe as imagens abaixo:

Tapete verde militar - passo a passo (44) Tapete verde militar - passo a passo (45)

13 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos… duas e pule 2 pontos de base e faça o quarto bloquinho com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (46) Tapete verde militar - passo a passo (47) Tapete verde militar - passo a passo (48) Tapete verde militar - passo a passo (49) Tapete verde militar - passo a passo (50)

14 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e complete a carreira com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (51) Tapete verde militar - passo a passo (52) Tapete verde militar - passo a passo (53) Tapete verde militar - passo a passo (54)

15 – 5ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e siga com mais 6 pontos altos. Teremos uma sequência de 7 pontos altos contando com as correntes.

Tapete verde militar - passo a passo (55) Tapete verde militar - passo a passo (56)

16 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos. Duas correntes, pule 2 pontos de base e siga para o terceiro bloquinho com 7 pontos altos contando com o bloquinho inicial.

Tapete verde militar - passo a passo (57) Tapete verde militar - passo a passo (58) Tapete verde militar - passo a passo (59) Tapete verde militar - passo a passo (60) Tapete verde militar - passo a passo (61) Tapete verde militar - passo a passo (62)

17 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 10 pontos altos. Observe nas imagens:

Tapete verde militar - passo a passo (64) Tapete verde militar - passo a passo (65) Tapete verde militar - passo a passo (66)

18 – Duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos… duas correntes, pule 2 pontos e faça 7 pontos altos… duas correntes, pule 2 pontos e siga com 7 pontos altos para completar a carreira.

Tapete verde militar - passo a passo (67) Tapete verde militar - passo a passo (68) Tapete verde militar - passo a passo (69) Tapete verde militar - passo a passo (70) Tapete verde militar - passo a passo (71) Tapete verde militar - passo a passo (72) Tapete verde militar - passo a passo (73) Tapete verde militar - passo a passo (74)

19 – 6ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com mais 12 pontos altos e teremos uma sequência de 13 pontos altos contando com as correntes que fizemos para virar.

Tapete verde militar - passo a passo (75) Tapete verde militar - passo a passo (76) Tapete verde militar - passo a passo (77) Tapete verde militar - passo a passo (78)

20 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (79) Tapete verde militar - passo a passo (80) Tapete verde militar - passo a passo (81)

21 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 16 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (82) Tapete verde militar - passo a passo (83) Tapete verde militar - passo a passo (84) Tapete verde militar - passo a passo (85)

22 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (86) Tapete verde militar - passo a passo (87) Tapete verde militar - passo a passo (88)

23 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 13 pontos altos completando a carreira.

Tapete verde militar - passo a passo (89) Tapete verde militar - passo a passo (90) Tapete verde militar - passo a passo (91)

24 – 7ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e siga com 9 pontos altos, contando com as correntes que fizemos para virar teremos um total de 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (92) Tapete verde militar - passo a passo (93) Tapete verde militar - passo a passo (94)

25 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (95) Tapete verde militar - passo a passo (96) Tapete verde militar - passo a passo (97)

26 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (98) Tapete verde militar - passo a passo (99) Tapete verde militar - passo a passo (100)

27 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga novamente com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (101) Tapete verde militar - passo a passo (102) Tapete verde militar - passo a passo (103)

28 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos… duas correntes, pule 2 pontos de base e complete a carreira com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (104) Tapete verde militar - passo a passo (105) Tapete verde militar - passo a passo (106) Tapete verde militar - passo a passo (107) Tapete verde militar - passo a passo (108)

29 – 8ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e siga com mais 6 pontos altos e teremos um total de 7 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Tapete verde militar - passo a passo (110) Tapete verde militar - passo a passo (111)

30 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (112) Tapete verde militar - passo a passo (113)

31 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (114) Tapete verde militar - passo a passo (115) Tapete verde militar - passo a passo (116) Tapete verde militar - passo a passo (117)

32 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo na alça de duas correntes e faça novamente 5 correntes.

Tapete verde militar - passo a passo (118) Tapete verde militar - passo a passo (119) Tapete verde militar - passo a passo (121) Tapete verde militar - passo a passo (122)

33 – Pule 3 pontos de base e siga com 10 pontos altos como indicado com a agulha nas imagens abaixo:

Tapete verde militar - passo a passo (123) Tapete verde militar - passo a passo (124) Tapete verde militar - passo a passo (125) Tapete verde militar - passo a passo (126)

34 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e complete a carreira com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (127) Tapete verde militar - passo a passo (128) Tapete verde militar - passo a passo (129) Tapete verde militar - passo a passo (130) Tapete verde militar - passo a passo (131)

35 – 9ª carreira – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Siga com mais 12 pontos altos… contando com as correntes iniciais teremos 13 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (132) Tapete verde militar - passo a passo (133) Tapete verde militar - passo a passo (134) Tapete verde militar - passo a passo (135)

36 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (136) Tapete verde militar - passo a passo (137) Tapete verde militar - passo a passo (138) Tapete verde militar - passo a passo (139) Tapete verde militar - passo a passo (140)

37 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da primeira alça. Faça 5 correntes,  prenda no meio da segunda alça e faça novamente 5 correntes.

Tapete verde militar - passo a passo (141) Tapete verde militar - passo a passo (142) Tapete verde militar - passo a passo (143) Tapete verde militar - passo a passo (144) Tapete verde militar - passo a passo (145) Tapete verde militar - passo a passo (146)

38 – Pule 3 pontos de base e siga com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (147) Tapete verde militar - passo a passo (148) Tapete verde militar - passo a passo (149)

39 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e complete a carreira com 13 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (150) Tapete verde militar - passo a passo (151) Tapete verde militar - passo a passo (152)

40 – 10ª carreira – Faça duas correntes, vire o trabalho e siga com mais 6 pontos altos formando o primeiro bloquinho com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (153) Tapete verde militar - passo a passo (154)

41 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (155) Tapete verde militar - passo a passo (156) Tapete verde militar - passo a passo (157)

42 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto, observe que teremos um total de 7 pontos altos… então faça 3 pontos altos na primeira alça de 5 correntes para completar a sequência com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (158) Tapete verde militar - passo a passo (159) Tapete verde militar - passo a passo (160)

43 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no meio da segunda alça, faça novamente 5 correntes.

Tapete verde militar - passo a passo (161) Tapete verde militar - passo a passo (162) Tapete verde militar - passo a passo (163)

44 – Faça 3 pontos altos no final da terceira alça de 5 correntes e siga com mais 7 pontos altos em cima dos pontos de base para completar a segunda sequência com 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (164) Tapete verde militar - passo a passo (165)

45 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e complete a carreira com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (166) Tapete verde militar - passo a passo (167) Tapete verde militar - passo a passo (168) Tapete verde militar - passo a passo (169)

46 – 11ª carreira – Faça duas correntes, vire e continue com mais 9 pontos altos formando uma sequência de 10 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Tapete verde militar - passo a passo (170) Tapete verde militar - passo a passo (171)

47 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (172) Tapete verde militar - passo a passo (173)

48 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto, para completar a sequência faça 3 pontos altos na primeira alça de 5 correntes.

Tapete verde militar - passo a passo (174) Tapete verde militar - passo a passo (175) Tapete verde militar - passo a passo (176)

49 – Faça duas correntes de espaço e inicie com 3 pontos altos na segunda alça e siga com mais 7 pontos altos completando a segunda sequência de 10 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (177) Tapete verde militar - passo a passo (178) Tapete verde militar - passo a passo (179)

50 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (180) Tapete verde militar - passo a passo (181)

51 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 10 pontos altos para completar a carreira.

Tapete verde militar - passo a passo (182) Tapete verde militar - passo a passo (183)

52 – 12ª carreira – Faça duas correntes, vire e continue com mais 12 pontos altos. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (184) Tapete verde militar - passo a passo (185) Tapete verde militar - passo a passo (186) Tapete verde militar - passo a passo (187)

53 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 16 pontos altos. Observe que no espaço de duas correntes fiz apenas 2 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (188) Tapete verde militar - passo a passo (189) Tapete verde militar - passo a passo (190) Tapete verde militar - passo a passo (191)

54 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 7 pontos altos.

Tapete verde militar - passo a passo (192) Tapete verde militar - passo a passo (193)

55 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com 13 pontos altos para completar a carreira.

Tapete verde militar - passo a passo (194) Tapete verde militar - passo a passo (195)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, abaixo você encontrará o link para download do gráfico e também a continuação e finalização deste trabalho.

Tapete verde militar - passo a passo (358) Tapete verde militar - passo a passo (353)

Parte 2

Gráfico

17 comentários em “Tapete Verde Militar – Passo a passo e gráfico

  1. Muito obrigada por postar esse passo a passo sempre quis fazer esse tapete agora sim já comecei a fazer só peço que Deus continue te abençoando hoje eu estava tão triste e quando vi esse trabalho maravilhoso melhorei bastante. Muito obrigada!!!!

    1. Oi Sandra, que bom ver um comentário seu aqui novamente! Já estava com saudade :)
      Fico muito feliz por você ter encontrado este passo a passo e ainda mais feliz por saber que sentiu-se animada a fazê-lo. Desejo um ótimo trabalho e tudo de bom sempre!!!

      Forte abraço e muito obrigado pelo carinho.

  2. Olá, Boa tarde!
    iniciei este trabalho, porém o passo a passo não coincide com as imagens, na verdade estou confusa nos passos 9 e 10; estou tentando olhar somente as imagens pra fazer, mas está um pouco difícil.
    * é descrito para fazer uma certa quantidade de pontos, entretanto na imagem mostra de outra forma.
    Obrigada pela atenção! Abraços…

    1. Hélida minha querida, realmente estava errado. Peço perdão, não sei onde estava com a cabeça para fazer isso, não foi intencional.

      Fiz a correção do texto, agora sim pode seguir que dá certinho. Se mesmo assim as dúvidas persistirem pode comentar aqui que venho responder o mais rápido possível.

      Um forte abraço e bom trabalho!!!

      1. Obrigada por esclarecer minha dúvida!
        admiro muito seu trabalho, já fiz vários modelos, inclusive indiquei a página pra uma amiga, que começou seguindo aqui, com o passo a passo então, fica facílimo!!!
        Abraços! muito sucesso… :)

        1. Eu que agradeço Hélida, fico feliz por ter você como admiradora do meu trabalho e espero ver seus comentários sempre aqui no blog. :)
          Muitíssimo obrigado por indicar o http://www.croche.com.br
          Forte abraço e sucesso para todos nós sempre.

  3. Amei o tapete verde militar…parabéns para quem criou. pergunto:onde posso encontrar o vídeo do pap? Se tiver pode enviar no meu email?obrigado.

  4. Feliz aquele que tem sabedoria de transmitir o que sabe… Obrigado por nos ajudar com seus passo a passo, melhorei muito minha técnica depois que passei a seguir seu Blog. Parabéns!!!!!

    1. Oi Rozangela, fico muito feliz em ler seu comentário.
      Vou gravar este pra ler todos os dias rsrsrs. O blog é realmente para compartilhar e trocar experiências, acredito que sempre aprendemos uns com os outros.

      Um grande beijo minha amiga, que Deus a abençoe sempre.

  5. Ele é realmente lindo. Já fiz um no cru e outro azul marinho.
    Parabéns pela escolha e pela aula. Você é ótimo, sempre.