Toalha de mesa natalina passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar uma linda TOALHA DE MESA NATALINA. O bico de acabamento assemelha-se a um pinheiro dando um charme especial para este trabalho. A confecção é rápida e bem fácil com um resultado maravilhoso, vale a pena fazer!

Confeccionei na cor verde porém fica muito bonito em branco ou vermelho para decoração nas festas de fim de ano.

Esta é a primeira parte do passo a passo, se está procurando restante do trabalho siga o link abaixo:

Temos outra toalhinha com tema natalino, veja:

Materiais

 

 

Centro de mesa natalino passo a passo (253)

01 – Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo formando uma argolinha. Em seguida faça 1 ponto baixo já dentro da argola e mais duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Centro de mesa natalino passo a passo (1) Centro de mesa natalino passo a passo (2) Centro de mesa natalino passo a passo (3) Centro de mesa natalino passo a passo (4)

02 – Faça mais 2 pontos altos, uma corrente de espaço e mais 3 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (5) Centro de mesa natalino passo a passo (6) Centro de mesa natalino passo a passo (7)

03 – Novamente uma corrente de espaço e mais 3 pontos altos… siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos sempre separados por uma corrente de espaço. Faça até completar 8 bloquinhos e então finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (8) Centro de mesa natalino passo a passo (9) Centro de mesa natalino passo a passo (10)

04 – Após finalizar a volta faça duas correntes para iniciar a volta seguinte, em seguida faça ponto alto encima de ponto alto e em seguida 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (11) Centro de mesa natalino passo a passo (15) Centro de mesa natalino passo a passo (16)

05 – Faça duas correntes de espaço, faça novamente 1 ponto alto ainda dentro do espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (17) Centro de mesa natalino passo a passo (18)

06 – Em seguida faça ponto alto encima de ponto alto do bloquinho seguinte, novamente ponto alto dentro do espaço de uma corrente. Novamente duas correntes de espaço e mais 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente e segue com ponto alto encima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, observe que vai finalizar depois de fazer 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (19) Centro de mesa natalino passo a passo (20) Centro de mesa natalino passo a passo (21) Centro de mesa natalino passo a passo (22) Centro de mesa natalino passo a passo (23) Centro de mesa natalino passo a passo (24)

07 – Para iniciar mais uma volta faça duas correntes e em seguida ponto alto encima de ponto alto. Sempre que chegar no espaço (que agora tem duas correntes) Faça 1 ponto alto, duas correntes de espaço e 1 ponto alto.

Centro de mesa natalino passo a passo (26) Centro de mesa natalino passo a passo (27) Centro de mesa natalino passo a passo (28) Centro de mesa natalino passo a passo (29) Centro de mesa natalino passo a passo (30)

08 – Siga novamente com ponto alto encima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Veja que cada leque vai ficar com 7 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (31) Centro de mesa natalino passo a passo (32) Centro de mesa natalino passo a passo (33) Centro de mesa natalino passo a passo (34) Centro de mesa natalino passo a passo (35)

09 – Agora basta ir fazendo como nas voltas anteriores até completar um total de 10 voltas. Desta forma cada leque terá um total de 21 pontos altos. Se não tiver esta quantidade revise para ver se não errou nada nas voltas anteriores, caso contrário o acabamento não ficará correto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (36) Centro de mesa natalino passo a passo (37) Centro de mesa natalino passo a passo (38) Centro de mesa natalino passo a passo (39) Centro de mesa natalino passo a passo (40) Centro de mesa natalino passo a passo (41) Centro de mesa natalino passo a passo (42) Centro de mesa natalino passo a passo (43)

10 – Após finalizar a volta ande com mais 2 pontos baixíssimos, em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes, desta forma teremos então 11 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (44) Centro de mesa natalino passo a passo (45) Centro de mesa natalino passo a passo (46)

11 – Faça duas correntes, novamente 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes e em seguida faça 10 pontos altos encima de ponto alto. Contando com o que está dentro do espaço teremos 11 pontos altos no leque seguinte.

Centro de mesa natalino passo a passo (47) Centro de mesa natalino passo a passo (48)

12 – Faça uma corrente, pule um ponto de base e continue com ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes. Novamente duas correntes de espaço, faça ponto alto dentro do mesmo espaço e siga com mais 10 pontos altos… siga por toda a volta fazendo desta forma e finalize com ponto baixíssimo após fazer uma corrente de espaço.

Centro de mesa natalino passo a passo (49) Centro de mesa natalino passo a passo (50) Centro de mesa natalino passo a passo (51) Centro de mesa natalino passo a passo (52) Centro de mesa natalino passo a passo (54)

13 – Após finalizar a volta anterior faça mais 1 ponto baixíssimo baixíssimo, desta forma estaremos pulando o primeiro ponto de base… Faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes.

Centro de mesa natalino passo a passo (55) Centro de mesa natalino passo a passo (56) Centro de mesa natalino passo a passo (57)

14 – Faça duas correntes de espaço e novamente mais 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto até chegar no penúltimo ponto, ou seja, vai sobrar 1 ponto alto antes do espaço da volta anterior como mostram as imagens abaixo.

Centro de mesa natalino passo a passo (58) Centro de mesa natalino passo a passo (59) Centro de mesa natalino passo a passo (60)

15 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (61) Centro de mesa natalino passo a passo (62)

16 – Faça duas correntes de espaço e mais 1 ponto alto ainda dentro do mesmo espaço de uma corrente formando então um “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (63) Centro de mesa natalino passo a passo (64)

17 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e então siga com ponto alto encima de ponto alto. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (65) Centro de mesa natalino passo a passo (66) Centro de mesa natalino passo a passo (67) Centro de mesa natalino passo a passo (68) Centro de mesa natalino passo a passo (69) Centro de mesa natalino passo a passo (70) Centro de mesa natalino passo a passo (71)

18 – Agora ande com mais 2 pontos baixíssimos, desta forma vamos pular 2 pontos de base e iniciar encima do terceiro ponto, observe nas imagens…

Centro de mesa natalino passo a passo (72) Centro de mesa natalino passo a passo (73)

19 – Após os pontos baixíssimos e duas correntes siga como nas voltas anteriores. Ponto alto encima de ponto alto, nos cantinhos com duas correntes de espaço faça como nas voltas anteriores… Siga com ponto alto encima de ponto alto até que fique faltando 2 pontos de base para chegar no ponto “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (74) Centro de mesa natalino passo a passo (75) Centro de mesa natalino passo a passo (76)

20 – Desta vez faça duas correntes de espaço e em seguida faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (77) Centro de mesa natalino passo a passo (78)

21 – Faça 5 pontos altos dentro do espaço de duas correntes (dentro do “V”) e mais 1 ponto alto encima do segundo ponto alto do “V”. Sendo assim teremos um total de 7 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (79) Centro de mesa natalino passo a passo (80)

22 – Novamente duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto encima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (81) Centro de mesa natalino passo a passo (82) Centro de mesa natalino passo a passo (83) Centro de mesa natalino passo a passo (84) Centro de mesa natalino passo a passo (85) Centro de mesa natalino passo a passo (86) Centro de mesa natalino passo a passo (87) Centro de mesa natalino passo a passo (88)

23 – Novamente faça mais 2 pontos baixíssimos para iniciar a próxima volta pulando os 2 primeiros pontos de base, faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto.

Centro de mesa natalino passo a passo (89) Centro de mesa natalino passo a passo (90)

24 – Nos cantos são sempre iguais as voltas anteriores e faça ponto alto encima de ponto alto (total de 9 pontos altos) até que fique faltando 2 pontos de base para chegar no leque de 7 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (91) Centro de mesa natalino passo a passo (92) Centro de mesa natalino passo a passo (93)

25 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça ponto alto encima do primeiro ponto alto do leque de 7 pontos.

Centro de mesa natalino passo a passo (94) Centro de mesa natalino passo a passo (95) Centro de mesa natalino passo a passo (96)

26 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça novamente ponto alto no mesmo ponto de base formando um “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (97) Centro de mesa natalino passo a passo (98)

27 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do leque. Novamente duas correntes de espaço e em seguida faça ponto alto no mesmo ponto de base formando o segundo “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (99) Centro de mesa natalino passo a passo (100) Centro de mesa natalino passo a passo (101)

28 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga então a lateral com ponto alto encima de ponto alto e complete a sequência de 9 pontos altos fazendo 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes… Agora basta repetir por toda a volta, veja que nesta volta entre um canto e outro teremos 2 “V’s”. Assim os cantos vão diminuindo e o número de leques no meio vai aumentando… Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (102) Centro de mesa natalino passo a passo (103) Centro de mesa natalino passo a passo (104) Centro de mesa natalino passo a passo (105) Centro de mesa natalino passo a passo (106) Centro de mesa natalino passo a passo (107) Centro de mesa natalino passo a passo (108) Centro de mesa natalino passo a passo (109) Centro de mesa natalino passo a passo (110) Centro de mesa natalino passo a passo (111) Centro de mesa natalino passo a passo (112) Centro de mesa natalino passo a passo (113)

29 – Como fizemos nas ultimas voltas, após finalizar com ponto baixíssimo ande com mais 2 pontos baixíssimos e assim vamos iniciar a volta no terceiro ponto de base. Faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes. Teremos então um total de 8 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Centro de mesa natalino passo a passo (114) Centro de mesa natalino passo a passo (115) Centro de mesa natalino passo a passo (116)

30 – Siga na lateral seguinte e não se esqueça de deixar sobrando os 2 pontos de base… Faça duas correntes e em seguida ponto alto encima do primeiro ponto em “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (117) Centro de mesa natalino passo a passo (118) Centro de mesa natalino passo a passo (119)

31 – Assim como já fizemos anteriormente faça 5 pontos altos dentro do espaço de duas correntes e em seguida faça ponto alto encima do segundo ponto em “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (120) Centro de mesa natalino passo a passo (121)

32 – Faça uma corrente de espaço e em seguida 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do segundo “V”. Novamente 5 pontos altos dentro do espaço de duas correntes + um ponto alto encima do segundo ponto alto do “V”. Veja que teremos 2 leques separados por uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (122) Centro de mesa natalino passo a passo (123) Centro de mesa natalino passo a passo (124)

33 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto encima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (125) Centro de mesa natalino passo a passo (126) Centro de mesa natalino passo a passo (127) Centro de mesa natalino passo a passo (128)

34 – Para iniciar a próxima volta ande com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do canto. Desta forma teremos um total de 7 pontos altos contando com as duas correntes iniciais. Faça duas correntes, novamente ponto alto dentro do canto e mais 6 pontos altos na lateral seguinte.

Centro de mesa natalino passo a passo (129) Centro de mesa natalino passo a passo (130) Centro de mesa natalino passo a passo (131)

35 – Faça duas correntes de espaço e nesta volta faremos novamente os pontos em “V”. Veja que sinalizei com a agulha que faremos 3 “V’s” sendo o primeiro encima do primeiro ponto do leque de 7 pontos.

Centro de mesa natalino passo a passo (132) Centro de mesa natalino passo a passo (133)

36 – O segundo “V” vai ficar no espaço de duas correntes entre os 2 leques…

Centro de mesa natalino passo a passo (134)

37 – O terceiro ficará encima do ultimo ponto alto do segundo leque de 7 pontos.

Centro de mesa natalino passo a passo (135)

38 – Veja como fica: Após a lateral faça duas correntes, ponto alto encima do primeiro ponto alto do primeiro leque, duas correntes e ponto alto no mesmo ponto de base.

Centro de mesa natalino passo a passo (137)

39 – Duas correntes de espaço e ponto alto no espaço de duas correntes, mais duas correntes e mais 1 ponto alto no mesmo espaço.

Centro de mesa natalino passo a passo (138) Centro de mesa natalino passo a passo (139)

40 – Duas correntes de espaço e ponto alto encima do ultimo ponto alto do segundo leque, duas correntes e mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto encima de ponto alto na lateral… siga repetindo por toda a vota e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (140) Centro de mesa natalino passo a passo (141) Centro de mesa natalino passo a passo (142) Centro de mesa natalino passo a passo (143)

41 – Ande com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto. Cada lateral vai ficar com apenas 3 pontos altos…

Centro de mesa natalino passo a passo (144) Centro de mesa natalino passo a passo (145)

42 – Ao chegar nos pontos “V” faça como os leques anteriores sempre com uma corrente de espaço entre um leque e outro, veja as imagens… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (146) Centro de mesa natalino passo a passo (147) Centro de mesa natalino passo a passo (148) Centro de mesa natalino passo a passo (149) Centro de mesa natalino passo a passo (150) Centro de mesa natalino passo a passo (151) Centro de mesa natalino passo a passo (152)

42 – Agora basta seguir repetindo até que os cantos fiquem com apenas 3 pontos altos…

Centro de mesa natalino passo a passo (153) Centro de mesa natalino passo a passo (154) Centro de mesa natalino passo a passo (155) Centro de mesa natalino passo a passo (156) Centro de mesa natalino passo a passo (157) Centro de mesa natalino passo a passo (158) Centro de mesa natalino passo a passo (159) Centro de mesa natalino passo a passo (160) Centro de mesa natalino passo a passo (161) Centro de mesa natalino passo a passo (162) Centro de mesa natalino passo a passo (163) Centro de mesa natalino passo a passo (164) Centro de mesa natalino passo a passo (165) Centro de mesa natalino passo a passo (166) Centro de mesa natalino passo a passo (167) Centro de mesa natalino passo a passo (168) Centro de mesa natalino passo a passo (169) Centro de mesa natalino passo a passo (170) Centro de mesa natalino passo a passo (171) Centro de mesa natalino passo a passo (172) Centro de mesa natalino passo a passo (173) Centro de mesa natalino passo a passo (174) Centro de mesa natalino passo a passo (175) Centro de mesa natalino passo a passo (176) Centro de mesa natalino passo a passo (177) Centro de mesa natalino passo a passo (178)

43 – Veja que na 5º volta fazendo pontos em “V” os cantos vão ficar com apenas 3 pontos altos de base em cada lateral.

Centro de mesa natalino passo a passo (179) Centro de mesa natalino passo a passo (180) Centro de mesa natalino passo a passo (181)

Bem, vamos encerrar aqui a primeira parte do passo a passo e na volta seguinte vamos ver como fazer os bicos da nossa toalhinha natalina.

Centro de mesa natalino passo a passo (245)

Para continuar o trabalho siga os links abaixo:

Temos outra toalhinha com tema natalino, veja:

 
 
    Download     Download        

65 comentários em “Toalha de mesa natalina passo a passo

    1. Oi Marcia, se está formando ondulações tente diminuir a numeração da agulha para ver se dá certo!

          1. Marcia, experimente fazer com fio Duna, ele é mais firme que o fio Anne.

        1. Oi Marcia, pode ser porquê o fio seja mais macio que o que utilizei neste trabalho. O fio Duna é mais firme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.