Toalha de mesa natalina passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar uma linda TOALHA DE MESA NATALINA. O bico de acabamento assemelha-se a um pinheiro dando um charme especial para este trabalho. A confecção é rápida e bem fácil com um resultado maravilhoso, vale a pena fazer!

Confeccionei na cor verde porém fica muito bonito em branco ou vermelho para decoração nas festas de fim de ano.

Esta é a primeira parte do passo a passo, se está procurando restante do trabalho siga o link abaixo:

Temos outra toalhinha com tema natalino, veja:

Materiais

 

 

Centro de mesa natalino passo a passo (253)

01 – Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo formando uma argolinha. Em seguida faça 1 ponto baixo já dentro da argola e mais duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Centro de mesa natalino passo a passo (1) Centro de mesa natalino passo a passo (2) Centro de mesa natalino passo a passo (3) Centro de mesa natalino passo a passo (4)

02 – Faça mais 2 pontos altos, uma corrente de espaço e mais 3 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (5) Centro de mesa natalino passo a passo (6) Centro de mesa natalino passo a passo (7)

03 – Novamente uma corrente de espaço e mais 3 pontos altos… siga fazendo bloquinhos com 3 pontos altos sempre separados por uma corrente de espaço. Faça até completar 8 bloquinhos e então finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (8) Centro de mesa natalino passo a passo (9) Centro de mesa natalino passo a passo (10)

04 – Após finalizar a volta faça duas correntes para iniciar a volta seguinte, em seguida faça ponto alto encima de ponto alto e em seguida 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (11) Centro de mesa natalino passo a passo (15) Centro de mesa natalino passo a passo (16)

05 – Faça duas correntes de espaço, faça novamente 1 ponto alto ainda dentro do espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (17) Centro de mesa natalino passo a passo (18)

06 – Em seguida faça ponto alto encima de ponto alto do bloquinho seguinte, novamente ponto alto dentro do espaço de uma corrente. Novamente duas correntes de espaço e mais 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente e segue com ponto alto encima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, observe que vai finalizar depois de fazer 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (19) Centro de mesa natalino passo a passo (20) Centro de mesa natalino passo a passo (21) Centro de mesa natalino passo a passo (22) Centro de mesa natalino passo a passo (23) Centro de mesa natalino passo a passo (24)

07 – Para iniciar mais uma volta faça duas correntes e em seguida ponto alto encima de ponto alto. Sempre que chegar no espaço (que agora tem duas correntes) Faça 1 ponto alto, duas correntes de espaço e 1 ponto alto.

Centro de mesa natalino passo a passo (26) Centro de mesa natalino passo a passo (27) Centro de mesa natalino passo a passo (28) Centro de mesa natalino passo a passo (29) Centro de mesa natalino passo a passo (30)

08 – Siga novamente com ponto alto encima de ponto alto… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Veja que cada leque vai ficar com 7 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (31) Centro de mesa natalino passo a passo (32) Centro de mesa natalino passo a passo (33) Centro de mesa natalino passo a passo (34) Centro de mesa natalino passo a passo (35)

09 – Agora basta ir fazendo como nas voltas anteriores até completar um total de 10 voltas. Desta forma cada leque terá um total de 21 pontos altos. Se não tiver esta quantidade revise para ver se não errou nada nas voltas anteriores, caso contrário o acabamento não ficará correto. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (36) Centro de mesa natalino passo a passo (37) Centro de mesa natalino passo a passo (38) Centro de mesa natalino passo a passo (39) Centro de mesa natalino passo a passo (40) Centro de mesa natalino passo a passo (41) Centro de mesa natalino passo a passo (42) Centro de mesa natalino passo a passo (43)

10 – Após finalizar a volta ande com mais 2 pontos baixíssimos, em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes, desta forma teremos então 11 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (44) Centro de mesa natalino passo a passo (45) Centro de mesa natalino passo a passo (46)

11 – Faça duas correntes, novamente 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes e em seguida faça 10 pontos altos encima de ponto alto. Contando com o que está dentro do espaço teremos 11 pontos altos no leque seguinte.

Centro de mesa natalino passo a passo (47) Centro de mesa natalino passo a passo (48)

12 – Faça uma corrente, pule um ponto de base e continue com ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes. Novamente duas correntes de espaço, faça ponto alto dentro do mesmo espaço e siga com mais 10 pontos altos… siga por toda a volta fazendo desta forma e finalize com ponto baixíssimo após fazer uma corrente de espaço.

Centro de mesa natalino passo a passo (49) Centro de mesa natalino passo a passo (50) Centro de mesa natalino passo a passo (51) Centro de mesa natalino passo a passo (52) Centro de mesa natalino passo a passo (54)

13 – Após finalizar a volta anterior faça mais 1 ponto baixíssimo baixíssimo, desta forma estaremos pulando o primeiro ponto de base… Faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes.

Centro de mesa natalino passo a passo (55) Centro de mesa natalino passo a passo (56) Centro de mesa natalino passo a passo (57)

14 – Faça duas correntes de espaço e novamente mais 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto até chegar no penúltimo ponto, ou seja, vai sobrar 1 ponto alto antes do espaço da volta anterior como mostram as imagens abaixo.

Centro de mesa natalino passo a passo (58) Centro de mesa natalino passo a passo (59) Centro de mesa natalino passo a passo (60)

15 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 1 ponto alto dentro do espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (61) Centro de mesa natalino passo a passo (62)

16 – Faça duas correntes de espaço e mais 1 ponto alto ainda dentro do mesmo espaço de uma corrente formando então um “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (63) Centro de mesa natalino passo a passo (64)

17 – Faça uma corrente de espaço, pule 1 ponto de base e então siga com ponto alto encima de ponto alto. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (65) Centro de mesa natalino passo a passo (66) Centro de mesa natalino passo a passo (67) Centro de mesa natalino passo a passo (68) Centro de mesa natalino passo a passo (69) Centro de mesa natalino passo a passo (70) Centro de mesa natalino passo a passo (71)

18 – Agora ande com mais 2 pontos baixíssimos, desta forma vamos pular 2 pontos de base e iniciar encima do terceiro ponto, observe nas imagens…

Centro de mesa natalino passo a passo (72) Centro de mesa natalino passo a passo (73)

19 – Após os pontos baixíssimos e duas correntes siga como nas voltas anteriores. Ponto alto encima de ponto alto, nos cantinhos com duas correntes de espaço faça como nas voltas anteriores… Siga com ponto alto encima de ponto alto até que fique faltando 2 pontos de base para chegar no ponto “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (74) Centro de mesa natalino passo a passo (75) Centro de mesa natalino passo a passo (76)

20 – Desta vez faça duas correntes de espaço e em seguida faça 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (77) Centro de mesa natalino passo a passo (78)

21 – Faça 5 pontos altos dentro do espaço de duas correntes (dentro do “V”) e mais 1 ponto alto encima do segundo ponto alto do “V”. Sendo assim teremos um total de 7 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (79) Centro de mesa natalino passo a passo (80)

22 – Novamente duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto encima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (81) Centro de mesa natalino passo a passo (82) Centro de mesa natalino passo a passo (83) Centro de mesa natalino passo a passo (84) Centro de mesa natalino passo a passo (85) Centro de mesa natalino passo a passo (86) Centro de mesa natalino passo a passo (87) Centro de mesa natalino passo a passo (88)

23 – Novamente faça mais 2 pontos baixíssimos para iniciar a próxima volta pulando os 2 primeiros pontos de base, faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto.

Centro de mesa natalino passo a passo (89) Centro de mesa natalino passo a passo (90)

24 – Nos cantos são sempre iguais as voltas anteriores e faça ponto alto encima de ponto alto (total de 9 pontos altos) até que fique faltando 2 pontos de base para chegar no leque de 7 pontos altos.

Centro de mesa natalino passo a passo (91) Centro de mesa natalino passo a passo (92) Centro de mesa natalino passo a passo (93)

25 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça ponto alto encima do primeiro ponto alto do leque de 7 pontos.

Centro de mesa natalino passo a passo (94) Centro de mesa natalino passo a passo (95) Centro de mesa natalino passo a passo (96)

26 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça novamente ponto alto no mesmo ponto de base formando um “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (97) Centro de mesa natalino passo a passo (98)

27 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça 1 ponto alto encima do ultimo ponto alto do leque. Novamente duas correntes de espaço e em seguida faça ponto alto no mesmo ponto de base formando o segundo “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (99) Centro de mesa natalino passo a passo (100) Centro de mesa natalino passo a passo (101)

28 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga então a lateral com ponto alto encima de ponto alto e complete a sequência de 9 pontos altos fazendo 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes… Agora basta repetir por toda a volta, veja que nesta volta entre um canto e outro teremos 2 “V’s”. Assim os cantos vão diminuindo e o número de leques no meio vai aumentando… Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (102) Centro de mesa natalino passo a passo (103) Centro de mesa natalino passo a passo (104) Centro de mesa natalino passo a passo (105) Centro de mesa natalino passo a passo (106) Centro de mesa natalino passo a passo (107) Centro de mesa natalino passo a passo (108) Centro de mesa natalino passo a passo (109) Centro de mesa natalino passo a passo (110) Centro de mesa natalino passo a passo (111) Centro de mesa natalino passo a passo (112) Centro de mesa natalino passo a passo (113)

29 – Como fizemos nas ultimas voltas, após finalizar com ponto baixíssimo ande com mais 2 pontos baixíssimos e assim vamos iniciar a volta no terceiro ponto de base. Faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do espaço de duas correntes. Teremos então um total de 8 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Centro de mesa natalino passo a passo (114) Centro de mesa natalino passo a passo (115) Centro de mesa natalino passo a passo (116)

30 – Siga na lateral seguinte e não se esqueça de deixar sobrando os 2 pontos de base… Faça duas correntes e em seguida ponto alto encima do primeiro ponto em “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (117) Centro de mesa natalino passo a passo (118) Centro de mesa natalino passo a passo (119)

31 – Assim como já fizemos anteriormente faça 5 pontos altos dentro do espaço de duas correntes e em seguida faça ponto alto encima do segundo ponto em “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (120) Centro de mesa natalino passo a passo (121)

32 – Faça uma corrente de espaço e em seguida 1 ponto alto encima do primeiro ponto alto do segundo “V”. Novamente 5 pontos altos dentro do espaço de duas correntes + um ponto alto encima do segundo ponto alto do “V”. Veja que teremos 2 leques separados por uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (122) Centro de mesa natalino passo a passo (123) Centro de mesa natalino passo a passo (124)

33 – Faça duas correntes de espaço, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto encima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (125) Centro de mesa natalino passo a passo (126) Centro de mesa natalino passo a passo (127) Centro de mesa natalino passo a passo (128)

34 – Para iniciar a próxima volta ande com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto + 1 ponto alto dentro do canto. Desta forma teremos um total de 7 pontos altos contando com as duas correntes iniciais. Faça duas correntes, novamente ponto alto dentro do canto e mais 6 pontos altos na lateral seguinte.

Centro de mesa natalino passo a passo (129) Centro de mesa natalino passo a passo (130) Centro de mesa natalino passo a passo (131)

35 – Faça duas correntes de espaço e nesta volta faremos novamente os pontos em “V”. Veja que sinalizei com a agulha que faremos 3 “V’s” sendo o primeiro encima do primeiro ponto do leque de 7 pontos.

Centro de mesa natalino passo a passo (132) Centro de mesa natalino passo a passo (133)

36 – O segundo “V” vai ficar no espaço de duas correntes entre os 2 leques…

Centro de mesa natalino passo a passo (134)

37 – O terceiro ficará encima do ultimo ponto alto do segundo leque de 7 pontos.

Centro de mesa natalino passo a passo (135)

38 – Veja como fica: Após a lateral faça duas correntes, ponto alto encima do primeiro ponto alto do primeiro leque, duas correntes e ponto alto no mesmo ponto de base.

Centro de mesa natalino passo a passo (137)

39 – Duas correntes de espaço e ponto alto no espaço de duas correntes, mais duas correntes e mais 1 ponto alto no mesmo espaço.

Centro de mesa natalino passo a passo (138) Centro de mesa natalino passo a passo (139)

40 – Duas correntes de espaço e ponto alto encima do ultimo ponto alto do segundo leque, duas correntes e mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e siga com ponto alto encima de ponto alto na lateral… siga repetindo por toda a vota e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (140) Centro de mesa natalino passo a passo (141) Centro de mesa natalino passo a passo (142) Centro de mesa natalino passo a passo (143)

41 – Ande com ponto baixíssimo por mais 2 pontos de base, faça duas correntes e siga com ponto alto encima de ponto alto. Cada lateral vai ficar com apenas 3 pontos altos…

Centro de mesa natalino passo a passo (144) Centro de mesa natalino passo a passo (145)

42 – Ao chegar nos pontos “V” faça como os leques anteriores sempre com uma corrente de espaço entre um leque e outro, veja as imagens… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa natalino passo a passo (146) Centro de mesa natalino passo a passo (147) Centro de mesa natalino passo a passo (148) Centro de mesa natalino passo a passo (149) Centro de mesa natalino passo a passo (150) Centro de mesa natalino passo a passo (151) Centro de mesa natalino passo a passo (152)

42 – Agora basta seguir repetindo até que os cantos fiquem com apenas 3 pontos altos…

Centro de mesa natalino passo a passo (153) Centro de mesa natalino passo a passo (154) Centro de mesa natalino passo a passo (155) Centro de mesa natalino passo a passo (156) Centro de mesa natalino passo a passo (157) Centro de mesa natalino passo a passo (158) Centro de mesa natalino passo a passo (159) Centro de mesa natalino passo a passo (160) Centro de mesa natalino passo a passo (161) Centro de mesa natalino passo a passo (162) Centro de mesa natalino passo a passo (163) Centro de mesa natalino passo a passo (164) Centro de mesa natalino passo a passo (165) Centro de mesa natalino passo a passo (166) Centro de mesa natalino passo a passo (167) Centro de mesa natalino passo a passo (168) Centro de mesa natalino passo a passo (169) Centro de mesa natalino passo a passo (170) Centro de mesa natalino passo a passo (171) Centro de mesa natalino passo a passo (172) Centro de mesa natalino passo a passo (173) Centro de mesa natalino passo a passo (174) Centro de mesa natalino passo a passo (175) Centro de mesa natalino passo a passo (176) Centro de mesa natalino passo a passo (177) Centro de mesa natalino passo a passo (178)

43 – Veja que na 5º volta fazendo pontos em “V” os cantos vão ficar com apenas 3 pontos altos de base em cada lateral.

Centro de mesa natalino passo a passo (179) Centro de mesa natalino passo a passo (180) Centro de mesa natalino passo a passo (181)

Bem, vamos encerrar aqui a primeira parte do passo a passo e na volta seguinte vamos ver como fazer os bicos da nossa toalhinha natalina.

Centro de mesa natalino passo a passo (245)

Para continuar o trabalho siga os links abaixo:

Temos outra toalhinha com tema natalino, veja:

 
 

70 comentários em “Toalha de mesa natalina passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Olá amigo graça e paz. Amei seu trabalho de croche obrigada vou fazer a minha toalinha de Natal Deus te abençoe!!!

  2. a minha toalha natalina passo a passo já está quase pronta amei esta toalha Obrigada pela chance de ter postado.

    1. Oi Marcia, se está formando ondulações tente diminuir a numeração da agulha para ver se dá certo!

          1. Marcia, experimente fazer com fio Duna, ele é mais firme que o fio Anne.

        1. Oi Marcia, pode ser porquê o fio seja mais macio que o que utilizei neste trabalho. O fio Duna é mais firme.

  3. Bom dia!
    gostaria de parabenizalos pelo site, já acessei varios site de croche
    mais este é sensacional, Parabéns!!!!!!! muito bom mesmo!! adoro fazer
    crocher, tenho pouco tempo, mas qdo tenho vou fazendo.

    abraços

    1. Obrigado Rosana! Saber que este site está entre os seus preferidos me deixa muito feliz :)

      Forte abraço e tudo de bom sempre!

  4. São todos mto lindos. Gostaria de ter mais tempo para fazer mais e mais. Amo fazer crochê. Parabéns.

  5. Ah! Sempre que tiver tempo. pode me mandar todos os pap que estiverem acessíveis. Que Deus te presenteie com grandes bençãos.

  6. Quanto mais vejo seus trabalhos, mais fico fascinada! Sabe, aprendi a crochetear ainda menina, numa das várias internações (sou deficiente devido à paralisia infantil) e o croche me ajudou e ainda ajuda muito; pois hoje sou aposentada e é no croche que me distraio e ainda serve pra dar uma ajudinha nas minhas contas…rs. Minha nora fez uma página no Face pra me ajudar e por isso, que te perguntar se posso fazer essas maravilhas e postar nesta página, claro que mencionando de onde encontrei os trabalhos? Se permitir, ficarei muito feliz e agradecida.

    1. Olá Josenir, muito obrigado pelo carinho e palavras. Seja sempre muito bem vinda e sempre que fizer seus trabalhos pode compartilhar normalmente! Mostre a todos sua arte :) Grande beijo e tudo de bom sempre!!!

  7. CONSEGUI FAZER!!! MUITO FELIZ COM O RESULTADO. Parabéns pela forma que utiliza para explicar. MUITO FÁCIL SUA METODOLOGIA.Me sentindo muito feliz.

    1. Obrigado pelo carinho Bruna, fico muito feliz que tenha gostado do resultado. Grande beijo e tudo de bom sempre!

    1. Olá Manfrin, tente iniciar com um número maior de correntes de forma que o miolinho fique mais largo. Isso pode resolver seu problema, outra dica é fazer uma pétala a menos.

  8. Ola. Estou procurando um passo a passo de um caminho de mesa que parece um catavento. Tenho fotos no meu fb. Como faço pra enviar pra vc e dai vc ve se pode me ensinar. Obrigada

  9. Maravilhoso trabalho! Que Deus continue te iluminando! Gostaria de lhe perguntar, como faço para fazer esta toalha ainda maior. Você me ajuda?

    1. Olá,
      peço desculpas pela demora na resposta, estava em recesso e retornei hoje.

      Larissa, para fazer maior você precisaria continuar fazendo a parte central um pouco maior e só depois iniciar os espaços entre um leque e outro fazendo os detalhes. Para cada volta que der a mais antes de iniciar a “cava” que define os leques, vai aumentar uma volta também no acabamento.

      Forte abraço.

    1. Olá Lucimeia, curta nossa página no Facebook que estamos sempre compartilhando as postagens aqui do blog. Estava em recesso e retornei hoje e vamos retomar as novidades.

  10. Ola boa tarde !!
    Primeiramente quero dizer que amo muito seus trabalho e ja fiz varios deles amei tudo,mais queria saber se tem algum outro fio a nao ser o duna q posso usar para fazer toalhas de mesa??
    Muito obrigada por ensinar esses belissimos trabalhos.bjoosss
    Aguardo resposta ansiosa

    1. Oi Micheli, muito obrigado pelo carinho!
      Você pode utilizar barbante número 4 que é bem parecido ou fios Ane que apesar de mais finos tem as cores bem vivas e ficam muito bons para toalhas de mesa.

      Gosto muito do fio Duna por ser um fio muito bonito, com um brilho diferenciado e que valoriza as peças… mas pode substituir tranquilamente por outros sem problema.

  11. Boa noite. Primeiro gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho.

    O meu também embabou. Então desmanchei e iniciei com 12 correntes ao invés de 10. Aí deu tudo certo.

    Até.

  12. Boa tarde! Já fiz várias vezes e desmanchei pois ela fica com babados. Não sei mais o que fazê. Por favor me ajude com dicas pois gostaria muito de ter esssa toalha

    1. Olá Samira, se está formando babados provavelmente seus pontos estão muito soltos ou esteja utilizando agulha com numeração maior. Como pode ver o trabalho fica bem retinho então esta seria a única explicação.

      1. A minha também embabadou. Comecei de novo e tirei três pontos altos e então ficou no total 21 pontos e não 24.
        Isso quer dizer que minha ficou com 7 pontas e não 8. Mas, ficou assentadinha, linda!!!

      2. E verdade a minha tambem estava embabando ,ai percebi que a agulha era maior e meu ponto estava um pouco frouxo !

  13. adoro crochê, tem como voce para pro meu email o passo a passo para que eu possa fazer pra mim, a toalha natalina, desde já agradeço se eu for atendida.

  14. Amei o pap e o trabalho, gostaria de fazer só que não enxergo muito bem principalmente na tela do tablet que uso para acompanhar os pontos, em outros trabalhos eu consigo ampliar as imagens mas neste as imagens são muito pequenas e quando clico em cima não amplia!

  15. Muito linda ,vou tentar fazer uma pro Natal desse ano.muito obrigada por publicar o passo a passo

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.