Toalhinha – Passo a passo

Gostei tanto deste modelo de toalhinha que fiz a minha e preparei o passo a passo pra vocês. Confeccionei utilizando o fio Duna da Círculo S/A.

Fiz utilizando apenas 1 novelo de fio! Você também pode fazer o mesmo modelo com fio 6 e utilizar como tapete. Tem o gráfico dela e você pode fazer  o download, mas se precisar é só seguir o passo a passo :)

toalhinha-passo-a-passo

MATERIAIS

Veja como fica linda! Ótima para utilizar em mesinhas de centro.

toalhinha-passo-a-passo-1 toalhinha-passo-a-passo-5

01 – Faça um anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

toalhinha-passo-a-passo-1 toalhinha-passo-a-passo-2

02 – Faça 1 ponto alto, 3 correntes de espaço e então faça 3 pontos altos.

toalhinha-passo-a-passo-3 toalhinha-passo-a-passo-4 toalhinha-passo-a-passo-5

03 – Novamente 3 correntes de espaço e o bloquinho com 3 pontos altos… 3 correntes e o terceiro bloquinho com 3 pontos altos… 3 correntes e apenas 1 ponto alto.

toalhinha-passo-a-passo-6 toalhinha-passo-a-passo-7 toalhinha-passo-a-passo-8 toalhinha-passo-a-passo-9

04 – Finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto, feche o anel mágico e teremos um total de 4 bloquinhos separados por 3 correntes.

toalhinha-passo-a-passo-10 toalhinha-passo-a-passo-11

05 – 2ª volta – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto alto e faça ponto baixo na alça de 3 correntes. Faça duas correntes para dar altura do ponto alto, 2 pontos altos, 3 correntes e 3 pontos altos formando um leque.

toalhinha-passo-a-passo-12 toalhinha-passo-a-passo-13 toalhinha-passo-a-passo-14 toalhinha-passo-a-passo-15 toalhinha-passo-a-passo-16

06 – Faça duas correntes de espaço e faça leque no espaço seguinte, não se esqueça, dentro do leque são 3 correntes de espaço… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

toalhinha-passo-a-passo-17 toalhinha-passo-a-passo-18 toalhinha-passo-a-passo-19 toalhinha-passo-a-passo-20

07 – 3ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque.

toalhinha-passo-a-passo-21 toalhinha-passo-a-passo-22 toalhinha-passo-a-passo-23 toalhinha-passo-a-passo-24 toalhinha-passo-a-passo-25

08 – Faça duas correntes de espaço e na alça com duas correntes que temos entre um leque e outro faça 4 pontos altos. Faça duas correntes e faça leque dentro de leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

toalhinha-passo-a-passo-26 toalhinha-passo-a-passo-27 toalhinha-passo-a-passo-28 toalhinha-passo-a-passo-29 toalhinha-passo-a-passo-30

09 – 4ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque.

toalhinha-passo-a-passo-31

10 – Faça duas correntes de espaço e na segunda corrente das duas que temos antes do bloquinho faça 2 pontos altos. Observe que fiz os 2 pontos pegando dentro da segunda corrente.

toalhinha-passo-a-passo-32 toalhinha-passo-a-passo-33

11 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto e na primeira corrente das duas que temos após o bloquinho faça novamente 2 pontos altos. Teremos um total de 8 pontos altos contando com os aumentos que fizemos nas correntes.

toalhinha-passo-a-passo-34 toalhinha-passo-a-passo-35 toalhinha-passo-a-passo-36

12 – Faça duas correntes de espaço e faça leque dentro do leque seguinte. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

toalhinha-passo-a-passo-37 toalhinha-passo-a-passo-38 toalhinha-passo-a-passo-39 toalhinha-passo-a-passo-40 toalhinha-passo-a-passo-41 toalhinha-passo-a-passo-42

13 – 5ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque.

toalhinha-passo-a-passo-43 toalhinha-passo-a-passo-44

14 – Faremos exatamente como na volta anterior… Faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos na segunda corrente antes do bloquinho, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça 2 pontos altos na primeira corrente após o bloco… Teremos um total de 12 pontos altos, finalize a volta com ponto baixíssimo. Observe as imagens:

toalhinha-passo-a-passo-45 toalhinha-passo-a-passo-46 toalhinha-passo-a-passo-47 toalhinha-passo-a-passo-48 toalhinha-passo-a-passo-49 toalhinha-passo-a-passo-50 toalhinha-passo-a-passo-51 toalhinha-passo-a-passo-52 toalhinha-passo-a-passo-53

15 – Até a 14ª volta é exatamente igual, basta seguir repetindo… Leque dentro de leque, duas correntes de espaço e 2 pontos altos dentro da segunda corrente, ponto alto em cima de ponto alto e 2 pontos altos na primeira corrente, duas correntes e leque dentro de leque. Veja como fica:

toalhinha-passo-a-passo-57 toalhinha-passo-a-passo-58

16 – 15ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque, faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos na segunda corrente da volta anterior.

toalhinha-passo-a-passo-60 toalhinha-passo-a-passo-61 toalhinha-passo-a-passo-62

17 – Siga com 10 pontos altos em cima dos pontos de base. Se contar os 2 que fizemos na corrente teremos 12.

toalhinha-passo-a-passo-64 toalhinha-passo-a-passo-65 toalhinha-passo-a-passo-66

18 – Faça 7 correntes de espaço, pule 8 pontos de base e no ponto seguinte faça 2 pontos altos.

toalhinha-passo-a-passo-67 toalhinha-passo-a-passo-69

19 – Faça 3 correntes de espaço e e no ponto seguinte faça 2 pontos altos. Veja que formou um leque diferente dos cantos.

toalhinha-passo-a-passo-70 toalhinha-passo-a-passo-71 toalhinha-passo-a-passo-72 toalhinha-passo-a-passo-73

20 – Faça 7 correntes, pule 8 pontos de base e faça o leque seguinte sendo 2 pontos altos em 1 ponto de base, 3 correntes e 2 pontos altos no ponto seguinte.

toalhinha-passo-a-passo-74 toalhinha-passo-a-passo-75 toalhinha-passo-a-passo-76 toalhinha-passo-a-passo-77

21 – Faça 7 correntes de espaço, pule 8 pontos de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Se você fez tudo certo chegará ao final do bloquinho com 10 pontos altos, faça 2 pontos altos na primeira corrente após o bloquinho e teremos um total de 12 pontos altos igual o inicio da volta.

toalhinha-passo-a-passo-78 toalhinha-passo-a-passo-79 toalhinha-passo-a-passo-80 toalhinha-passo-a-passo-81 toalhinha-passo-a-passo-82 toalhinha-passo-a-passo-83

22 – Faça duas correntes de espaço e faça o leque em cima do leque formando o canto seguinte… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

toalhinha-passo-a-passo-84 toalhinha-passo-a-passo-85 toalhinha-passo-a-passo-86

23 – 16ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque, faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos na segunda corrente da volta anterior.

toalhinha-passo-a-passo-87 toalhinha-passo-a-passo-88

24 –  Siga com ponto alto em cima de ponto alto até o final deste primeiro bloco, faça 7 correntes de espaço e faça o leque com 2 pontos altos, 3 correntes e 2 pontos altos dentro do leque da volta anterior.

toalhinha-passo-a-passo-89 toalhinha-passo-a-passo-90 toalhinha-passo-a-passo-91 toalhinha-passo-a-passo-92 toalhinha-passo-a-passo-93

25 – Faça 7 correntes e faça leque em cima do leque seguinte… 7 correntes e siga com ponto alto em cima de ponto alto… duas correntes e faça o leque formando o canto. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

toalhinha-passo-a-passo-94 toalhinha-passo-a-passo-95 toalhinha-passo-a-passo-96 toalhinha-passo-a-passo-97 toalhinha-passo-a-passo-98

26 – 17ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça leque dentro do leque, faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos na segunda corrente da volta anterior, siga com ponto bal em cima de ponto alto e chegando no final do bloco faça 4 correntes de espaço.

toalhinha-passo-a-passo-99 toalhinha-passo-a-passo-100

27 – Faça ponto baixo prendendo as duas alças com 7 correntes das voltas anteriores.

toalhinha-passo-a-passo-101 toalhinha-passo-a-passo-102 toalhinha-passo-a-passo-103

28 – Faça 4 correntes e faça leque dentro de leque… novamente 4 correntes, prenda com ponto baixo pegando as duas alças de 7 correntes… siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

toalhinha-passo-a-passo-104 toalhinha-passo-a-passo-105 toalhinha-passo-a-passo-106 toalhinha-passo-a-passo-107 toalhinha-passo-a-passo-108

29 – As voltas 18 e 19 são exatamente igual 16ª volta, leque nos cantos, 2 pontos altos na corrente e ponto alto em cima de ponto alto, alças com 7 correntes e leque dentro de leque… Faça as duas voltas e apenas a 20ª volta não será igual a última que fizemos. Vamos ver?

toalhinha-passo-a-passo-109 toalhinha-passo-a-passo-110 toalhinha-passo-a-passo-111 toalhinha-passo-a-passo-112 toalhinha-passo-a-passo-113 toalhinha-passo-a-passo-114 toalhinha-passo-a-passo-115 toalhinha-passo-a-passo-116 toalhinha-passo-a-passo-117 toalhinha-passo-a-passo-118

30 – 20ª volta –  Após finalizar a volta anterior faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima de ponto alto.

toalhinha-passo-a-passo-124 toalhinha-passo-a-passo-125 toalhinha-passo-a-passo-126

31 – Dentro do leque faça 3 pontos altos e siga com ponto alto em cima de ponto alto, faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de base da lateral. Observe que desta vez não é na corrente.

toalhinha-passo-a-passo-127 toalhinha-passo-a-passo-128 toalhinha-passo-a-passo-129 toalhinha-passo-a-passo-130 toalhinha-passo-a-passo-131

32 – Faça 3 correntes de espaço e 2 pontos altos no ponto seguinte formando um leque bem no início.

toalhinha-passo-a-passo-132 toalhinha-passo-a-passo-133

32 – Faça 13 correntes de espaço e faça 2 pontos altos no penúltimo ponto de base, 3 correntes e 2 pontos altos em cima do último ponto alto. Observe as imagens:

toalhinha-passo-a-passo-134 toalhinha-passo-a-passo-135 toalhinha-passo-a-passo-136 toalhinha-passo-a-passo-137

33 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo pegando as duas alças de 7 correntes… faça 4 correntes e faça leque dentro de leque… 4 correntes e prenda com ponto baixo prendendo as duas alças, leque dentro de leque, novamente 4 correntes e prenda as duas alças, faça 4 correntes e faça 2 pontos altos em cima do primeiro ponto de base, 3 correntes e 2 pontos altos em cima do segundo ponto de base.

toalhinha-passo-a-passo-138 toalhinha-passo-a-passo-139 toalhinha-passo-a-passo-140 toalhinha-passo-a-passo-141 toalhinha-passo-a-passo-142

34 – Faça 13 correntes e faça 2 pontos altos em cima do penúltimo ponto de base, 3 correntes e 2 pontos altos em cima do último ponto de base. Faça duas correntes de espaço e no canto faça ponto alto em cima de ponto alto, dentro do leque faça 3 pontos altos, siga com ponto alto em cima de ponto alto completando o canto e agora só repetir por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

toalhinha-passo-a-passo-143 toalhinha-passo-a-passo-144 toalhinha-passo-a-passo-145 toalhinha-passo-a-passo-146 toalhinha-passo-a-passo-147 toalhinha-passo-a-passo-148 toalhinha-passo-a-passo-149 toalhinha-passo-a-passo-150 toalhinha-passo-a-passo-151 toalhinha-passo-a-passo-152 toalhinha-passo-a-passo-153

35 – 21ª volta – Inicie com 3 correntes e faça ponto alto em cima de ponto alto, duas correntes e leque em cima de leque… 13 correntes e leque em cima de leque.

toalhinha-passo-a-passo-154 toalhinha-passo-a-passo-155 toalhinha-passo-a-passo-156 toalhinha-passo-a-passo-157

36 – Na direção das alças que estão presas continua como já fizemos antes… são alças com 7 correntes e leque em cima de leque. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

toalhinha-passo-a-passo-158 toalhinha-passo-a-passo-159 toalhinha-passo-a-passo-160 toalhinha-passo-a-passo-161

37 – 22ª volta – Inicie com 4 correntes, faça ponto alto no ponto seguinte. Desta vez faremos ponto alto em cima de ponto alto porém com uma corrente de espaço entre um ponto e outro.

toalhinha-passo-a-passo-162 toalhinha-passo-a-passo-163 toalhinha-passo-a-passo-164 toalhinha-passo-a-passo-165

38 – Faça duas correntes de espaço e faça o leque em cima do leque seguinte. Faça 13 correntes e faça leque em cima de leque novamente. Na direção das alças com 7 correntes continua com alças de 7 correntes… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

toalhinha-passo-a-passo-166 toalhinha-passo-a-passo-167 toalhinha-passo-a-passo-168 toalhinha-passo-a-passo-169

39 – 22ª volta – Faça 5 correntes, volte na terceira corrente e prenda com ponto baixo formando um ponto picô.

toalhinha-passo-a-passo-170 toalhinha-passo-a-passo-171 toalhinha-passo-a-passo-172

40 – Faça ponto alto em cima do ponto alto seguinte, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no pé das correntes (no alto do ponto alto) formando ponto picô.

toalhinha-passo-a-passo-173 toalhinha-passo-a-passo-174 toalhinha-passo-a-passo-175 toalhinha-passo-a-passo-176 toalhinha-passo-a-passo-177

41 – No canto ficará com 8 pontos picôs e 9 pontos altos.

toalhinha-passo-a-passo-178

42 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto em cima do primeiro ponto do leque seguinte… faça 3 correntes e faça ponto picô, faça ponto alto em cima do segundo ponto de base e faça novamente o ponto picô… Dentro do leque ficará com 2 pontos altos também separados por pontos picôs e nos 2 pontos de base seguinte.

toalhinha-passo-a-passo-179 toalhinha-passo-a-passo-180 toalhinha-passo-a-passo-181 toalhinha-passo-a-passo-182

43 – Veja que nos leques vai ficar com 5 pontos picôs e 6 pontos altos:

toalhinha-passo-a-passo-183

44 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo pegando as 3 alças de 13 correntes, faça novamente 5 correntes e faça o leque seguinte igual o anterior.

toalhinha-passo-a-passo-184 toalhinha-passo-a-passo-185 toalhinha-passo-a-passo-186 toalhinha-passo-a-passo-187

45 – Na direção das alças de 7 correntes faça apenas duas correntes e prenda com ponto baixo abraçando as duas alças das voltas anteriores, faça duas correntes e siga para o próximo leque…. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

toalhinha-passo-a-passo-188 toalhinha-passo-a-passo-189 toalhinha-passo-a-passo-190 toalhinha-passo-a-passo-191 toalhinha-passo-a-passo-192

Veja como fica a toalhinha pronta:

toalhinha-passo-a-passo-1 toalhinha-passo-a-passo-2 toalhinha-passo-a-passo-3 toalhinha-passo-a-passo-4 toalhinha-passo-a-passo-5 toalhinha-passo-a-passo-6 toalhinha-passo-a-passo-7

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado e conseguido confeccionar a sua!

Um forte abraço,

Samuel Ramos.

Gráfico da toalhinha

52 comentários em “Toalhinha – Passo a passo

  1. Lindo modelo,já estou na última volta. Muito rápido de executar, lindo, estou fazendo com a linha brilhante e agulha nº 2 niquelada. Assim que terminar vou postar para participar do sorteio. Grata por compartilhar.

  2. Acabei de fazer a minha só que com o fio 6 ficou um lindo tapete eu simplesmente amei, muito fácil o passo a passo sempre faço por vídeos essa foi a primeira vez que fiz olhando passo a passo vocês estão de parabéns explicam muito bem tô apaixonada pelo meu tapete amo esse site 😍😍😍😍😍 muito obrigada.

    1. Obrigado pelo carinho Leila!
      Fico feliz que tenha gostado do site e conseguido fazer sua toalhinha seguindo o passo a passo aqui do blog :)

      Forte abraço.

  3. Fiz a toalhinha para participar do sorteio.
    meu nome é Iranês, meu face é Sonia e meu e-mail é madalena19661@hotmail.com, vai dar algum problema?
    Nao tenho pratica em internet e nemcem computador, postei a foto da toalhinha que fiz c a frase: “Participando do sorteio da toalhinha”
    Sera que postei no lugar certo?
    Desde ja agradeço se poderem me responder e esclarecer!

  4. Amei fazer esta linda toalhinha, so que nao tou sabendo postar, nao tenho pratica em internet, computador.
    alguem pode me ajudar?

  5. Achei linda. Tentarei fazê-la, o passo a passo está bem detalhado e as fotos perfeitas sera fácil. Obrigada! Um bom ano pra vc.!

  6. bom dia uma duvida qual linha ou barbante se assemelha a essa duna e que aqui por onde eu moro nao tem so outra marca qual e mais parecida com essa duna desculpa a ingnorancia nessa parte obg belo trabalho

    1. Oi Julia, não sei qual a marca que existe em sua cidade, mas é fácil você comparar!
      O fio Duna é 100% algodão e TEX 590 – Sendo assim veja o fio da outra marca que também seja 100% algodão e que o TEX seja igual.

      Se o fio não for 100% algodão não adianta comparar o TEX. Então se atente a isso ok.

      Abraço.

  7. Fiz a toalhinha e eu nunca tinha feito croche antes ficou muito bonita postei no face, muita gente elogiou. Fico muito agradecida porque agora acho que consigo aprender um pouco, Voce ensina muito bem vou tentar fazer um tapete se conseguir volto para dizer.

    Um 2017 cheio de realizações para voce.

    Obrigada.

    1. Que felicidade ler seu comentário Irma. Saber que minhas aulas estão sendo úteis é um verdadeiro prêmio!

      Obrigado pelo carinho, espero mais comentários seus e se sentir dificuldade estarei aqui para ajudá-la. Um forte abraço e um 2017 de muita paz pra você também.

  8. Muito obrigada pela receita….obrigada pelas explicações. Vou acompanhar seu site sempre…quero fazer croche…bem devagar e sempre…..por causa da minha tendinite.