Trilho de mesa corujas passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar o TRILHO DE MESA CORUJAS. Este trabalho com certeza fará grande sucesso entre suas clientes, então aproveitem para oferecer mais esta opção! Caso queiram calcular o valor de venda temos um artigo aqui no grupo para ajudar você, veja AQUI.

Neste passo a passo utilizei fio Duna, porém você pode utilizar barbante e seguir o mesmo passo a passo caso queira.

Esta é a primeira parte do passo a passo, para ver as outras partes visite os links abaixo:

MATERIAIS

01 – Inicie com 10 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um círculo, em seguida faça 1 ponto baixo dentro do círculo e mais duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Trilho de mesa coruja (1) Trilho de mesa coruja (2) Trilho de mesa coruja (3) Trilho de mesa coruja (4)

02 – Faça 2 pontos altos, duas correntes e mais 3 pontos altos formando dentão um leque. Faça 6 correntes de espaço e em seguida faça leque novamente. (o leque é formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos) 

Trilho de mesa coruja (6) Trilho de mesa coruja (7) Trilho de mesa coruja (8) Trilho de mesa coruja (9)

03 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo até o meio do leque e faça ponto baixo, em seguida duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos formando leque dentro de leque.

Trilho de mesa coruja (10) Trilho de mesa coruja (11) Trilho de mesa coruja (12)

04 – Na alça de 6 correntes faça 11 pontos altos. Em seguida sem fazer corrente de espaço faça leque dentro do leque do outro lado.

Trilho de mesa coruja (13) Trilho de mesa coruja (14) Trilho de mesa coruja (15)

05 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. Veja que ao fazer 3 correntes para virar formou-se então uma alça na lateral onde vamos trabalhar na segunda fase. Sempre que iniciar virando com 3 correntes para formar esta alça faremos uma alça do outro lado na mesma direção.

Trilho de mesa coruja (16) Trilho de mesa coruja (17) Trilho de mesa coruja (18) Trilho de mesa coruja (19)

06 – Após o leque sem fazer corrente de espaço faça ponto alto encima do primeiro ponto alto, então faça corrente de espaço e faça ponto alto encima de ponto alto (sempre com uma corrente de espaço entre um ponto e outro). Após o último ponto sem fazer corrente de espaço faça leque dentro de leque.

Trilho de mesa coruja (20) Trilho de mesa coruja (21) Trilho de mesa coruja (22) Trilho de mesa coruja (23) Trilho de mesa coruja (24) Trilho de mesa coruja (25)

07 – Antes de virar vamos fazer a alça como do outro lado, então faça ponto alto encima do leque anterior (encima do ponto que fica mas a esquerda do trabalho)

Trilho de mesa coruja (26) Trilho de mesa coruja (27) Trilho de mesa coruja (28)

08 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo e faça ponto baixo no meio do leque, faça então leque dentro de leque para iniciar mais uma carreira. (Sempre que terminar a carreira fazendo alça na carreira anterior precisará voltar com ponto baixíssimo até o meio do leque como neste passo)

Trilho de mesa coruja (29) Trilho de mesa coruja (30) Trilho de mesa coruja (31) Trilho de mesa coruja (32) Trilho de mesa coruja (33)

09 – Desta vez vamos fazer um aumento no inicio e no final da sequência de pontos altos. Faça ponto alto encima do primeiro ponto alto, faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo ponto alto encima de ponto alto sempre com uma corrente de espaço até chegar no ultimo ponto de base onde fará então ponto alto, corrente e ponto alto no mesmo ponto de base.

Trilho de mesa coruja (34) Trilho de mesa coruja (35) Trilho de mesa coruja (36) Trilho de mesa coruja (37) Trilho de mesa coruja (38) Trilho de mesa coruja (39) Trilho de mesa coruja (40)

10 – Sem fazer corrente de espaço faça então leque dentro de leque. Desta vez não faça ponto alto no leque da volta anterior, faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque.

Trilho de mesa coruja (41) Trilho de mesa coruja (42) Trilho de mesa coruja (43)

11 – Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo encima do primeiro ponto alto, em seguida faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo encima do segundo ponto alto, siga fazendo alças com 3 correntes e prendendo encima dos pontos de base, ao final teremos então um total de 12 alças com 3 correntes.

Trilho de mesa coruja (44) Trilho de mesa coruja (45) Trilho de mesa coruja (46) Trilho de mesa coruja (47) Trilho de mesa coruja (48) Trilho de mesa coruja (49) Trilho de mesa coruja (50)

12 – Faça então 3 correntes e em seguida faça leque dentro de leque. Faça ponto alto encima do leque da carreira anterior para formar a alça deste lado do trabalho.

Trilho de mesa coruja (51) Trilho de mesa coruja (52) Trilho de mesa coruja (53)

13 – Volte com ponto baixíssimo até o meio do leque para iniciar mais uma carreira. Faça leque dentro de leque e em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da primeira alça com 3 correntes.

Trilho de mesa coruja (54) Trilho de mesa coruja (55)

14 – Siga fazendo  3 correntes e prendendo com ponto baixo no meio das alças da carreira anterior, assim as alças do meio vão diminuindo e fechando o trabalho, siga até que fique com apenas uma alça de 3 correntes. Como é uma repetição dos passos anteriores basta fazer sempre igual que o trabalho vai diminuir até sobrar apenas uma alça.

Trilho de mesa coruja (56) Trilho de mesa coruja (57) Trilho de mesa coruja (58)

15 – Quando sobrar apenas uma alça, após o leque faça 4 correntes e prenda com ponto baixo, novamente 4 correntes e faça o leque seguinte. Como esta carreira termina com ponto alto encima da carreira anterior, volte com ponto baixíssimo até o meio do leque e faça leque dentro de leque, sem fazer corrente de espaço faça leque dentro do leque seguinte, corte o fio e arremate.

Trilho de mesa coruja (59) Trilho de mesa coruja (60) Trilho de mesa coruja (61) Trilho de mesa coruja (62)

O trabalho fica assim: Veja que em cada lateral teremos então 18 leques.

Trilho de mesa coruja (63) Trilho de mesa coruja (64)

16 – Agora com o fio amarelo ouro, amarre no círculo inicial, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, em seguida faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos formando então um leque.

Trilho de mesa coruja (65) Trilho de mesa coruja (66)

17 – Vamos seguir fazendo leque nas alças que estão na lateral do trabalho, entre um leque e outro não tem corrente de espaço, siga por toda a lateral..

Trilho de mesa coruja (67) Trilho de mesa coruja (68) Trilho de mesa coruja (69)

18 – Na pontinha do trabalho faça leque dentro de leque, em seguida na outra lateral siga fazendo apenas nas alças e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do leque.

Trilho de mesa coruja (70) Trilho de mesa coruja (71) Trilho de mesa coruja (72) Trilho de mesa coruja (73)

19 – Siga com ponto baixíssimo e incie a segunda volta com leque dentro de leque. Esta vota é igual a anterior, leque dentro de leque e não tem corrente de espaço, (se seus pontos sejam mais apertados faça uma corrente de espaço entre um leque e outro). É normal que fique repuxando um pouquinho mas na próxima volta faremos aumentos.

Trilho de mesa coruja (74) Trilho de mesa coruja (75) Trilho de mesa coruja (76)

20 – Inicie a terceira volta com leque dentro de leque, sem fazer corrente de espaço faça faça 1 ponto alto entre os leques da volta anterior, faça uma corrente de espaço e faça novamente ponto alto entre os leques da volta anterior formando então um “V”.

Trilho de mesa coruja (77) Trilho de mesa coruja (78) Trilho de mesa coruja (79)

21 – Agora sem fazer corrente de espaço faça leque dentro de leque. Siga por toda a volta assim, sempre fazendo o “V” entre um leque e outro. Finalize a volta com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Trilho de mesa coruja (80) Trilho de mesa coruja (81) Trilho de mesa coruja (82)

O trabalho vai ficar assim:

Trilho de mesa coruja (83) Trilho de mesa coruja (84)

22 – Agora vamos fazer um acabamento com o fio amarelo mesclado (9368) Amarre o fio dentro do leque onde terminamos o trabalho, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do ponto alto, faça mais dois pontos altos.

Trilho de mesa coruja (87) Trilho de mesa coruja (88)

23 – Agora vamos fazer um ponto picô, para isso faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ultimo ponto alto como mostram as imagens… Em seguida faça 3 pontos altos dentro do mesmo leque.

Trilho de mesa coruja (89) Trilho de mesa coruja (90) Trilho de mesa coruja (91) Trilho de mesa coruja (92)

24 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo dentro do “V”, em seguida faça novamente duas correntes e 3 pontos altos dentro do leque seguinte.

Trilho de mesa coruja (93) Trilho de mesa coruja (94) Trilho de mesa coruja (95)

25 – Faça o ponto picô e complete com 3 pontos altos… siga nesta lateral sempre fazendo os leques com ponto picô e para passar de um para o outro são duas correntes, prende com ponto baixo e duas correntes novamente. Siga até completar 9 leques, ou seja, faça até o penúltimo leque desta lateral… desta forma chega nos leques que ficam nas pontinhas do trabalho.

Trilho de mesa coruja (96) Trilho de mesa coruja (97) Trilho de mesa coruja (98) Trilho de mesa coruja (99)

26 – A partir do ultimo leque desta lateral não faça mais ponto picô, faça apenas leque normal porque vamos utiliza-los para unir um trabalho ao outro, observe as imagens… Complete toda a volta com leque normal sem picô e finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Para o trilho de mesa precisaremos de duas peças iguais a esta.

Trilho de mesa coruja (101) Trilho de mesa coruja (263) Trilho de mesa coruja (264) Trilho de mesa coruja (265) Trilho de mesa coruja (266)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, na parte 2 vamos aprender a fazer a cabeça da nossa corujinha e unir a esta primeira parte. Siga os links abaixo para continuar o trabalho.

84 comentários em “Trilho de mesa corujas passo a passo

    1. Com este modelo ela fica pequena para tapete se fizer apenas a coruja. Mas se fizer exatamente igual o trilho de mesa pode utilizar como tapete sim!

      Medida 105 x 40

    1. O trilho completo mede 105 x 40 – Infelizmente não tenho mais o trabalho em mãos para medir apenas a coruja, mas ela aparenta pequena ao fazer porém o trilho fica nessa medida.

  1. Boa tarde Samuel… Tenho um pedido de caminho de mesa para fazer e estou na dúvida se posso substituir a linha Duna pela linha Charme da círculo. Atenciosamente Inglid. E desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.