Trilho de mesa flor de lótus

No passo a passo de hoje vamos aprender como confeccionar o TRILHO DE MESA FLOR DE LÓTUS. Um lindo trabalho que vale a pena fazer. Apesar de parecer complexo a execução é bastante simples e tenho certeza que você vai amar fazer esta peça.

Se você faz para complementar sua renda e não sabe calcular o valor para venda veja um artigo explicativo que temos aqui no blog para ajudar você na formação de preços – Clique AQUI.

Este trabalho com a flor de Lótus e fio Duna fica ótimo para mesa, porém você pode optar por fazer com barbante com uma flor mais rasteira pode ser utilizado como tapete. Basta substituir os materiais e seguir o passo a passo! Não aconselho esta flor para o tapete por ser uma flor mais repolhuda e alta, logo poderá correr o risco de tropeçar.

Esta é a primeira parte do passo a passo, se você está buscando a continuação do trabalho visite os links abaixo:

MATERIAIS:

– Fiz as flores PASSO A PASSO que temos aqui no blog. Como são um total de 14 flores elas precisam ser emendadas em 2 conjuntos com 7 flores e durante a confecção. Por isso veja o passo a passo da base da flor e ao iniciar a confecção da 2ª peça não se esqueça de seguir este passo a passo para ir emendando ao mesmo tempo. Caso queira você pode fazer e emendar com agulha de tapeceiro posteriormente, porém além do trabalho não vai ficar tão seguro quanto emendar durante a confecção da peça.

IMG_4448 Trilho de mesa flor de lótus parte 3 (86)

01 – Vamos iniciar emendando a base das flores. Para cada lado do trilho de mesa vamos utilizar 7 flores. Faça uma base e reserve, a segunda base da flor será presa com ponto baixo em uma das pétalas da primeira base. Veja que ao chegar na pontinha da folha ao invés de fazer uma correntinha para virar e voltar fazendo o miolinho da folha, no lugar da corrente faremos um ponto baixo prendendo na primeira base.

Trilho Flor de Lótus parte 1 (1) Trilho Flor de Lótus parte 1 (2) Trilho Flor de Lótus parte 1 (3) Trilho Flor de Lótus parte 1 (4)

02 – Após prender com ponto baixo sem fazer corrente volte então fazendo os pontos baixíssimos no miolinho da folha. Após completar corte o fio e arremate e então teremos duas bases de flor unidas por uma pétala.

Trilho Flor de Lótus parte 1 (5) Trilho Flor de Lótus parte 1 (6) Trilho Flor de Lótus parte 1 (7) Trilho Flor de Lótus parte 1 (8)

03 – A terceira base será presa na base número 1 como apontei na primeira imagem e na base número 2 como apontei na segunda imagem..

Trilho Flor de Lótus parte 1 (9) Trilho Flor de Lótus parte 1 (10)

04 – O procedimento é o mesmo, quando chegar na pontinha da folha logo a pós o ponto baixo no lugar de fazer uma corrente para voltar então será feito o ponto baixo. Observe as imagens…

Trilho Flor de Lótus parte 1 (11) Trilho Flor de Lótus parte 1 (12) Trilho Flor de Lótus parte 1 (13)

05 – A quarta base de flor será preso na base número 1 e depois na base número 3… e assim segue contornando a primeira base. Ela tem 6 pétalas então vamos prender outras 6 bases.

Trilho Flor de Lótus parte 1 (14) Trilho Flor de Lótus parte 1 (15) Trilho Flor de Lótus parte 1 (16) Trilho Flor de Lótus parte 1 (17) Trilho Flor de Lótus parte 1 (18) Trilho Flor de Lótus parte 1 (19) Trilho Flor de Lótus parte 1 (20) Trilho Flor de Lótus parte 1 (21) Trilho Flor de Lótus parte 1 (22)

06 – No final ficará assim: A base número 1 no meio e as outras 6 ao redor. Aqui já montei as flores porém você pode fazer o trilho completo e montar a flor apenas no final, fica mais leve para trabalhar! Você precisará de dois motivos com 7 flores para dar continuidade ao trabalho…

Trilho flor de lótus parte 2 (1) Trilho flor de lótus parte 2 (2)

07 – Para emendar os motivos escolha uma das pétalas do meio de qualquer flor, veja que todas as flores da borda tem 3 pétalas sobrando, vamos iniciar na pétala do meio.

Trilho flor de lótus parte 2 (3) Trilho flor de lótus parte 2 (5)

08 – Prenda o fio branco com ponto baixo na lateral da pontinha da folha, deixe uma sobra de fio para esconder bem a pota… faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na lateral seguinte.

Trilho flor de lótus parte 2 (6) Trilho flor de lótus parte 2 (7) Trilho flor de lótus parte 2 (8) Trilho flor de lótus parte 2 (9) Trilho flor de lótus parte 2 (10)

09 – Faça 12 correntes, veja que aproveitei para ir escondendo a ponta do fio para que não precise amarrar ele e ficar aparecendo a emenda.

Trilho flor de lótus parte 2 (11)

10 – Após as 12 correntes faça ponto alto na ponta da pétala seguinte, faça 3 correntes e faça ponto alto no mesmo lugar formando um “V”.

Trilho flor de lótus parte 2 (12) Trilho flor de lótus parte 2 (13) Trilho flor de lótus parte 2 (14)

11 – Faça novamente 12 correntes, passe para a próxima pétala que será a primeira pétala da segunda flor, faça novamente o ponto alto, 3 correntes e ponto alto no mesmo lugar…

Trilho flor de lótus parte 2 (15) Trilho flor de lótus parte 2 (16)

12 – Faça 12 correntes e então chegamos novamente na pétala do meio da segunda flor, prenda com ponto baixo na lateral, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na lateral seguinte. Sempre faremos isso ao chegar na pétala do meio, ela fica mais na parte externa do motivo e então fazendo desta forma deixaremos o motivo mais arredondado… Siga fazendo alças com 12 pontos altos até  chegar na mesma direção do lado oposto ao que iniciamos como mostra a 7ª imagem…

Trilho flor de lótus parte 2 (17) Trilho flor de lótus parte 2 (18) Trilho flor de lótus parte 2 (19) Trilho flor de lótus parte 2 (20) Trilho flor de lótus parte 2 (21) Trilho flor de lótus parte 2 (22) Trilho flor de lótus parte 2 (23)

13 – Como terminamos também em uma pétala do meio então terminamos com ponto baixo, vire o trabalho e faça ponto baixo dentro da alça de 3 correntes.

Trilho flor de lótus parte 2 (24) Trilho flor de lótus parte 2 (27) Trilho flor de lótus parte 2 (28)

14 – Faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto, faça mais um ponto alto, duas correntes de espaço e 2 pontos altos.

Trilho flor de lótus parte 2 (29) Trilho flor de lótus parte 2 (30)

15 – Faça 6 correntes de espaço e em seguida faça 3 pontos baixos na alça de 12 correntes. Em seguida faça novamente 6 correntes e então no espaço de 3 correntes entre o “V” faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.

Trilho flor de lótus parte 2 (31) Trilho flor de lótus parte 2 (32) Trilho flor de lótus parte 2 (33) Trilho flor de lótus parte 2 (34)

Siga fazendo alças de 6 correntes, prendendo com 3 pontos baixo na alça de 12 correntes. Esta carreira toda terá leques de 2 pontos altos duas correntes e 2 pontos altos… Só faremos diferente ao chegar no ultimo leque…

Trilho flor de lótus parte 2 (35)

16 – Ao chegar no inicio não faremos o leque completo. Faça 2 pontos altos, duas correntes e apenas 1 ponto alto. Vire o trabalho e faça ponto baixo no espaço de duas correntes.

Trilho flor de lótus parte 2 (36) Trilho flor de lótus parte 2 (37) Trilho flor de lótus parte 2 (38) Trilho flor de lótus parte 2 (39)

17 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes de espaço e então faça 3 pontos altos ainda no mesmo espaço. Veja que um lado do leque ficou com apenas 2 pontos altos e o outro lado com 3 pontos altos.

Trilho flor de lótus parte 2 (40) Trilho flor de lótus parte 2 (41)

18 – Faça 6 correntes e em seguida faça ponto alto na alça antes dos 3 pontos baixos. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto na alça seguinte…

Trilho flor de lótus parte 2 (42) Trilho flor de lótus parte 2 (43) Trilho flor de lótus parte 2 (44)

19 – Após os 2 pontos altos faça novamente 6 correntes e então faça leque (3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos) dentro do leque da carreira anterior. Faça por toda a carreira e veremos como virar.

Trilho flor de lótus parte 2 (45) Trilho flor de lótus parte 2 (46) Trilho flor de lótus parte 2 (47) Trilho flor de lótus parte 2 (48) Trilho flor de lótus parte 2 (49) Trilho flor de lótus parte 2 (50)

20 – Ao chegar no final da carreira, logo após o leque faça 1 ponto alto no leque da carreira anterior formando uma alça. como na segunda imagem…

Trilho flor de lótus parte 2 (51) Trilho flor de lótus parte 2 (52)

O trabalho ficará assim…

Trilho flor de lótus parte 2 (54)

21 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque.

Trilho flor de lótus parte 2 (55) Trilho flor de lótus parte 2 (56)

22 – Após o leque faça 7 correntes e prenda com ponto baixo entre os dois pontos altos da carreira anterior, faça novamente 7 correntes e em seguida faça leque dentro de leque… Faça por toda a carreira e ao chegar novamente no inicio faremos diferente.

Trilho flor de lótus parte 2 (57) Trilho flor de lótus parte 2 (58) Trilho flor de lótus parte 2 (59) Trilho flor de lótus parte 2 (60) Trilho flor de lótus parte 2 (61)

23 – Ao chegar no final desta carreira estaremos novamente no inicio do trabalho. Faça 3 pontos altos, duas correntes e apenas 2 pontos altos, ou seja, como sempre faltando 1 ponto para completar o leque. Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo encima do ponto alto e faça ponto baixo dentro do leque.

Trilho flor de lótus parte 2 (62) Trilho flor de lótus parte 2 (63)

24 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 1 ponto alto, duas correntes de espaço e em seguida 3 pontos altos no mesmo espaço formando novamente leque dentro de leque.

Trilho flor de lótus parte 2 (64) Trilho flor de lótus parte 2 (65) Trilho flor de lótus parte 2 (66)

25 – Faça 8 correntes e em seguida faça ponto alto na primeira alça, sem fazer corrente de espaço faça ponto alto na segunda alça. Faça novamente 8 correntes e então faça leque dentro de leque… siga por toda a carreira até chegar no final.

Trilho flor de lótus parte 2 (67) Trilho flor de lótus parte 2 (68) Trilho flor de lótus parte 2 (69) Trilho flor de lótus parte 2 (70) Trilho flor de lótus parte 2 (71)

26 – Sempre que chegar ao final da carreira logo após o leque faça ponto alto encima do leque da carreira anterior. Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque.

Trilho flor de lótus parte 2 (72) Trilho flor de lótus parte 2 (73) Trilho flor de lótus parte 2 (74) Trilho flor de lótus parte 2 (75) Trilho flor de lótus parte 2 (76)

27 – Após o leque faça 8 correntes e em seguida prenda com ponto baixo entre os 2 pontos altos da carreira anterior… novamente 8 correntes e então faça leque dentro de leque… siga até o final da carreira onde vamos unir ao segundo motivo.

Trilho flor de lótus parte 2 (77) Trilho flor de lótus parte 2 (78) Trilho flor de lótus parte 2 (79) Trilho flor de lótus parte 2 (80)

28 – Chegando no ultimo leque faça apenas 3 pontos altos e em seguida prenda com ponto baixo em uma pétala do meio de qualquer uma das folhas. Observe que nosso trabalho está no avesso e portanto o segundo motivo também precisa estar no avesso. Prenda com ponto baixo na lateral da pétala, faça uma corrente e prenda na outra lateral. em seguida complete o leque do primeiro motivo.

Trilho de mesa flor de lótus parte 3 (1) Trilho de mesa flor de lótus parte 3 (2) Trilho de mesa flor de lótus parte 3 (4) Trilho de mesa flor de lótus parte 3 (5)  Trilho de mesa flor de lótus parte 3 (6) Trilho de mesa flor de lótus parte 3 (7) Trilho de mesa flor de lótus parte 3 (8)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Para continuar o trabalho siga os links abaixo:

74 comentários em “Trilho de mesa flor de lótus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Olá, Samuel!

    Belíssimo trabalho! Parabéns!
    Você faria um deste para vender?

    Aguardo seu retorno.

    Grata.

    Ana.

  2. Lindo esse caminho de mesa,eu poderia usar barbante n°4, ou ficaria muito grande?

    Que Deus te abençoe e te ilumine, pelos lindos trabalhos que vc tem compartilhado conosco.

    Obrigada!

    1. Oi Josiane, desculpe a demora na resposta… estava de férias.

      Acredito que com fio 4 ele ficará muito grande :(

  3. Nossa, você tem o dom de ensinar por texto e fotos. Fiz o trilho de mesa sem dúvidasou dificuldade. Ficou lindo! Obrigada por compartilhar essa maravilha!

  4. Samuel Ramos primeiro muito obrigada pela generosidade de compartilhar o q sabes fazer tão bem com todos,eu gostaria de saber se vc tem algum pap de um centro de mesa com cachos de uvas, muito obrigada pela atenção .

  5. Bom dia
    Tentei comprar alguns de seus trabalhos mas meu computador é bloqueado e não consegui finalizar a compra como poderia adquirir algumas receitas de vocês.

    Obrigada pela atenção

    1. Oi Claudia, se preferir posso enviar o botão de pagamento do pagseguro direto para seu e-mail. Neste caso mande a lista com os itens que deseja para crochetapetes@gmail.com e respondo já informando o valor e como proceder.

      No aguardo.

  6. Consigo fazer esse trilho, com 3 camadas de flores? Somente para ficar maior ou não? Desculpa, sou novo no crochê tem 3 meses e já tenho muitas encomendas.

  7. Adoro seus trabalhos,comecei a fazer crochê tem uma semana, minha sogra me ensinou a fazer os pontos bases em 1 dia e no dia seguinte montei uma flor bergamota pelo seu pap,todos amaram e ficou lindo. Obrigado por involuntariamente me ensinarem a fazer crochê 😉

  8. Adorei trabalhar com estas linhas meus trabalhos além de ficarem lindos continuar a fazer o sucesso, pois não disbotara!

    1. Legal Valdete! Adoro trabalhar com fio Duna para trilho de mesa também, o brilho desta linha deixa o trabalho muito refinado.

  9. Estou fazendo esse caminho de flores, seguindo o pap do site. Agradeço muito pelas explicações detalhadas, pois meu trabalho está ficando muito certinho. Obrigada! Abraços

  10. Oi pessoal do croche.com! Estou passando somente para parabenizar pela paciência e a boa fé com que agem!
    Os modelos são repassados muito detalhadamente, confesso que há certas revistas em que não consigo interpretar as explicações, mas aqui é perfeito!
    Agradeço pela gentileza de nos ensinar e não cobrar nada, além da perfeita didática muito bem aplicada.
    Que Deus abençoe grandemente e parabéns! Beijos

  11. Olá!

    Que espetáculo! Que dom! Parabéns!

    Você vende o trilho já pronto? Se sim, como obtenho mais informações?

    Fico no aguardo e, desde já, agradeço.

  12. Adorei o seu trabalho. Estou fazendo co a linha clea com 2 fios, sera q vai ficar mt pequeno q o seu? Obrigada!

  13. Olá novamente. Peço desculpas por não ter encontrado o link com o passo a passo da folha, pois sou nova na area da interet. Já encontrei. Agora vou fazer esse lindo trilho. Um abraço.

  14. Boa Noite. Achei lindo seu trilho, porém não encontrei o passo a passo das folhas. Na parte 1 á inicia as imagens prontas, mas não ensina o passo a passo dela. Por favor, poderia me auxiliar. Grata.

  15. Olá, gostara de saber qual a diferença entre a linha duna e barroco, e se posso utilizar barroco nesse trabalho.

    Abraços.

  16. Esse trilho é muito lindo!teria como vocês mandarem a receita e gráfico pelo meu e-mail?desde já agradeço a atenção

  17. Gente e muito lindo este trilho e muitos outros que vi aqui voçes sao abençoados por deus parabens pelos trabalhos vou começar e vou faser quiser sou a.pa.cho.nado …por trico e croche e obrigado por um passo a passo tao bem esplicado que deus te abençoe sempre bjos

  18. Olá maravilhoso esse trilho…
    Fiz um e ficou perfeito, mas sou iniciante e só consigo fazer com a receita, gostaria de saber como faço para fazer um menor, com 1m?
    Onde devo diminuir?

    Aguardo resposta, Obrigada!
    Luciana

  19. Achei maravilhoso esse caminho das flores, só que não consegui fazer o retorno na folha, seria possível fazer o esquema no desenho? já fiz as corujas mas esse me enrolei na volta da folha, obrigada Lourdes

  20. Lindo fiz um ,mas com margarida,este está maravilhoso vou tentar fazer flor de lótus obrigada pela explicação abracos

  21. Olá, estou confeccionando esse trilho, achei lindo apesar de trabalhoso :), gostaria de saber qual o preço sugerido para a venda?

  22. Adorei esse trilho de mesa e já comecei a fazer.Muito obrigada por vc nos ajudar,depois que conheci seu site e vi suas explicações me apaixonei pelo croche.Muito obrigada mesmo e que Deus te abençoe sempre.

  23. achei lindo esse caminho ja tenho tenho até encomenda mais gostaria de saber como aumento o comprimento dele

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.