Seja muito bem-vindo ao meu blog! Hoje vamos aprender como confeccionar este maravilhoso TAPETE EM CROCHÊ FILÉ. Preparei um tutorial completo e detalhado deste modelo que decorei com 12 corações – uma simbologia especial para que cada mês do seu ano seja repleto de amor e felicidade. Vamos seguir ponto por ponto, com todos os passos explicados de forma clara para que você consiga um resultado profissional, seja você iniciante ou experiente na arte do crochê.
O crochê filé é uma técnica clássica que permite criar desenhos incríveis através de espaços cheios e vazios. Neste passo a passo, vou te guiar na criação desta peça que une delicadeza e praticidade para o dia a dia. No final do artigo, disponibilizei o link para o gráfico gratuito, permitindo que você acompanhe a aula com ainda mais precisão. Vamos começar?

MATERIAIS
- Fio de algodão nº 6 – Cor Bronze (400g)
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para arremates
- Tamanho da peça pronta: 87cm x 45cm
- Gráfico do tapete – Baixe aqui
Com apenas um novelo de 400g, consegui finalizar este lindo tapete. Se você desejar uma peça maior, basta continuar repetindo os motivos dos corações até atingir o comprimento que preferir. O acabamento que escolhi é um dos meus favoritos, mas sinta-se à vontade para usar sua criatividade!

1 – Inicie fazendo um cordão com 65 correntes. Volte na segunda corrente a partir da agulha e faça um ponto baixo, pegando apenas uma das alças da corrente para um acabamento mais delicado.

2 – 1ª carreira: Suba duas correntes para dar a altura do primeiro ponto alto. Continue trabalhando um ponto alto para cada corrente de base até o final. Teremos um total de 64 pontos altos.

3 – 2ª carreira: Suba duas correntes, enrole o fio e vire o trabalho. Siga fazendo pontos altos sobre cada ponto de base até o fim da carreira. Lembre-se que o último ponto deve ser feito na segunda correntinha inicial da carreira anterior. Mantemos os 64 pontos altos.

4 – 3ª carreira: Suba duas correntes, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos. Aqui começamos a estruturar os motivos do crochê filé.

5 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça um ponto alto. Repita novamente: duas correntes, pule 2 pontos e faça um ponto alto. Criamos assim dois bloquinhos vazios.

6 – Agora trabalhe mais 6 pontos altos, totalizando uma sequência de 7 pontos cheios. Na sequência, faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça um ponto alto.

7 – Continue com mais uma sequência de 6 pontos altos.

8 – Faremos mais dois bloquinhos vazios: duas correntes, pula 2 de base, ponto alto (repita). Após isso, faça 4 pontos altos e repita os dois bloquinhos vazios.

9 – Após os espaços, teremos outra sequência de 7 pontos altos (o primeiro ponto alto do bloquinho vazio já conta, então faça mais 6).

10 – Finalize a carreira com 1 bloquinho vazio, 7 pontos altos, 2 bloquinhos vazios e termine a lateral com 4 pontos altos.

11 – 4ª carreira: Comece com as correntes de virada e faça os 4 pontos altos da lateral.

12 – Faça 1 bloquinho vazio e siga com mais 6 pontos altos. Observe onde posiciono a agulha: no espaço de correntes, trabalhe apenas 2 pontos altos e siga sobre os pontos seguintes.

13 – Agora faça uma sequência de 3 bloquinhos vazios (duas correntes, pula 2 de base).

14 – Faça mais 6 pontos altos para completar 7 pontos cheios, terminando exatamente sobre o primeiro ponto alto após o próximo bloquinho.

15 – Repita a sequência de 3 bloquinhos vazios e em seguida complete mais 7 pontos cheios.

16 – Mais uma vez, 3 bloquinhos vazios, 7 pontos altos, 1 bloquinho vazio e finalize com a lateral de pontos altos.

17 – 5ª carreira: Suba as correntes, vire e faça mais 9 pontos altos logo no início.

18 – Faça 5 bloquinhos vazios e, em seguida, uma sequência de 7 pontos altos (equivalente a 2 bloquinhos cheios).

19 – Faça 1 bloquinho vazio, outra sequência de 7 pontos altos, 5 bloquinhos vazios e complete com pontos altos até o fim da carreira.

20 – 6ª carreira: Comece com as correntes iniciais e faça 6 pontos altos, totalizando uma sequência de 7 logo na lateral.

21 – Trabalhe 7 bloquinhos vazios e depois uma sequência de 10 pontos altos cheios.

22 – Novamente faça 7 bloquinhos vazios e termine a carreira com pontos altos.

23 – 7ª carreira: Suba as correntes, vire e faça 3 pontos altos. Siga com 9 bloquinhos vazios e depois 1 bloquinho cheio (4 pontos).

24 – Faça mais 9 bloquinhos vazios e encerre com bloquinho cheio de 4 pontos altos.

25 – A 8ª carreira é uma repetição exata da 7ª. Trabalhe 4 pontos altos, 9 espaços vazios, 1 cheio, 9 vazios e finalize com o cheio lateral. Por ser uma cópia da anterior, não incluí nova foto.

26 – 9ª carreira: Comece com os 4 pontos laterais, faça 4 vazios, 1 cheio e mais 4 vazios.

27 – Trabalhe 1 cheio, 4 vazios, 1 cheio, outros 4 vazios e feche com 1 bloquinho cheio.

28 – 10ª carreira: Comece como as outras e complete uma sequência de 7 pontos altos logo na entrada.

29 – Faça 2 bloquinhos vazios e 3 cheios (o que totaliza 10 pontos altos sequenciais).

30 – Repita: 2 bloquinhos vazios e 3 cheios. O desenho do coração já está bem visível!

31 – Faça mais 2 vazios, 3 cheios, 2 vazios e termine com os 7 pontos altos da lateral.

32 – 11ª carreira: Suba as correntes e trabalhe apenas pontos altos até atingir exatamente o meio do tapete. São 10 bloquinhos cheios seguidos.

33 – Faça apenas 1 bloquinho vazio no centro e complete o restante da carreira com pontos altos.

34 – 12ª carreira: Faça os 4 pontos laterais, 1 bloquinho vazio e siga com 7 bloquinhos cheios. Sobrarão 3 pontos de base antes do primeiro espaço central.

35 – No meio, trabalhe 3 bloquinhos vazios e continue com mais 7 bloquinhos cheios.

36 – Faça 1 bloquinho vazio, outro vazio logo após e finalize com a lateral de 4 pontos altos.

37 – Concluída a 12ª carreira, você deve recomeçar o processo repetindo os passos a partir da terceira carreira. Assim, a 13ª carreira será idêntica à 3ª, a 14ª será igual à 4ª, e sucessivamente.

38 – Após completar os 12 corações (ou o tamanho que desejar), finalize o corpo do tapete com uma carreira completa de pontos altos logo após a 11ª carreira do último motivo.

39 – Para o acabamento: faça uma corrente e inicie com 1 ponto baixo no meio do último ponto alto. O próximo ponto baixo fica no “pé” do ponto alto e siga assim por toda a lateral. Esta primeira volta de contorno é toda em ponto baixo.

40 – Nos cantos, faça: ponto baixo, duas correntes e outro ponto baixo no mesmo espaço. Aproveite para esconder as pontas dos fios enquanto tece. Finalize a volta com um ponto baixíssimo sobre o primeiro ponto baixo.

41 – Terminei com ponto baixíssimo logo após o canto. O ponto seguinte na lateral é o que apontei com a agulha.

42 – Caminhe até o 4º ponto da lateral: faça um ponto baixíssimo no ponto seguinte e, em seguida, um ponto baixo sobre o próximo ponto de base.

43 – Agora vamos criar o bico “cogumelo”. Pule 3 pontos de base, enrole o fio e faça 3 pontos altos no ponto seguinte.

44 – Faça duas correntes e teça 2 pontos altos abraçando o último ponto alto feito, usando-o como uma alça.

45 – Volte para a mesma base inicial e faça mais 3 pontos altos. O cogumelo está pronto!

46 – Pule 3 pontos de base e prenda com um ponto baixo. Repita a sequência até o fim da lateral. Ao final, sobrarão 3 pontos antes do canto.

47 – O cogumelo do canto é um pouco maior para evitar que a peça repuxe. Antes de começar, faça uma corrente e teça 4 pontos altos dentro do espaço de correntes do canto.

48 – Faça duas correntes, 2 pontos altos abraçando o último ponto e complete com mais 4 pontos altos no mesmo espaço de canto.

49 – Após o canto, faça uma corrente, pule 3 pontos e prenda com um ponto baixo.

50 – Siga o padrão. Atenção: na largura do tapete, para que a conta feche certinha nos cantos, você precisará pular 4 pontos de base (em vez de 3) apenas uma vez em cada largura. Recomendo fazer esse ajuste próximo ao meio da peça.

Confira o resultado final deste trabalho encantador:

VOCÊ SABIA?
O crochê filé surgiu como uma imitação da renda “filet” (renda de rede), que era muito popular na Europa. A técnica se baseia em uma grade de espaços abertos e fechados, onde os blocos cheios formam os desenhos. É uma das formas mais antigas e gratificantes de personalizar peças de decoração, permitindo que cada artesão “escreva” histórias e formas nos seus fios.
Espero que você tenha gostado deste meu tutorial e que ele inspire muitas produções lindas! Não esqueça de compartilhar suas fotos e me marcar nas redes sociais – eu adoro ver o resultado do trabalho de vocês.
Acompanhe minhas redes sociais para não perder nenhuma novidade:
YouTube: @BlogdocrocheOficial
Instagram: @Blogdocroche
Facebook: @Blogdocroche
Um forte abraço e até o próximo passo a passo!
Samuel Ramos
