Borboleta passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar uma linda BORBOLETA que serve como toalhinha de copa ou para aplicações em outros trabalhos dependendo do tipo de fio que utilizar para confeccionar altera o tamanho do trabalho possibilitando diversas formas de uso. Esta foi confeccionada com fio Anne, fica com 26cm e utilizo como toalhinha no criado mudo.

borboleta-grande

MATERIAIS

01 – Inicie com um anel mágico (ou um círculo com 8 correntes ) Após prender com ponto baixo faça duas correntes e mais 23 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos então um circulo com 24 pontos altos. Feche o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo.

Borboleta (1) Borboleta (2) Borboleta (3) Borboleta (4)

02 – Faça 6 correntes, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto. Faça 3 correntes de espaço, pule um ponto de base e faça ponto alto… siga até completar 8 pontos altos (teremos 8 espaços) Em seguida faça 6 correntes.

Borboleta (5) Borboleta (6) Borboleta (7) Borboleta (8) Borboleta (10)

03 – Agora vamos trabalhar voltando, não vamos completar o círculo. Após as 6 correntes vire o trabalho e vamos trabalhar 2 pontos altos no primeiro espaço de 3 correntes como mostram as imagens abaixo.

Borboleta (11) Borboleta (12)

04 – Faça 3 correntes de espaço e no espaço seguinte faça novamente 2 pontos altos… siga até fazer os pontos no ultimo espaço. Após os 2 pontos altos, faça 3 correntes e em seguida faça 1 ponto alto na terceira correntinha das 6 que formam a ultima alça, observe as imagens…

Borboleta (13) Borboleta (14) Borboleta (15) Borboleta (16)

05 – Faça 3 correntes, vire e vamos voltar trabalhando nos espaços novamente. Após as 3 correntes logo no primeiro espaço faça um leque da seguinte forma:

Em seguida faça 3 correntes para seguir para o segundo espaço onde faremos diferente.

Borboleta (17) Borboleta (18) Borboleta (19) Borboleta (20) Borboleta (21) Borboleta (22) Borboleta (24)

06 – No segundo espaço faça 4 pontos altos juntos… faça novamente 3 correntes e no terceiro espaço faça novamente um leque como o que fez no primeiro espaço… siga intercalando, sempre faça 1 leque e no espaço seguinte um grupinho com 4 pontos altos… ao final vai terminar com leque.

Borboleta (25) Borboleta (26) Borboleta (27) Borboleta (28) Borboleta (29)

07 – Após o ultimo leque, faça 1 ponto alto na terceira correntinha das 6 que iniciaram a volta anterior, desta forma esta carreira fica como a anterior.

Borboleta (30) Borboleta (31)

08 – Em seguida faça 3 correntes, vire o trabalho e vamos voltar, faça leque dentro do primeiro leque.

Borboleta (32) Borboleta (34) Borboleta (35)

09 – Faça 3 correntes de espaço, e no grupinho com 4 pontos altos faça 2 pontos altos juntos para cada ponto de base, desta forma o grupinho vai ficar com 8 pontos altos. Faça 3 correntes de espaço, e em seguida faça leque dentro de leque… siga por toda a carreira até o final terminando com leque dentro do leque.

Borboleta (37) Borboleta (38) Borboleta (39) Borboleta (40) Borboleta (41) Borboleta (42)

10 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e para voltar novamente faça leque dentro de leque, faça 3 correntes de espaço e vamos trabalhar no grupinho com 8 pontos altos.

Borboleta (43) Borboleta (44) Borboleta (45) Borboleta (46)

11 – Faça 1 ponto alto, uma corrente de espaço, em seguida ponto alto encima de ponto alto sempre com uma corrente de espaço. Vai permanecer com 8 pontos altos mas com espacinhos de uma corrente entre um ponto e outro. Nesta carreira tem uma diferença, veja que após o primeiro leque fizemos 3 correntes, mas agora faremos apenas duas correntes de espaço e em seguida fala leque dentro de leque. Faça até trabalhar o ultimo grupinho sempre fazendo duas correntes de espaço de intervalo entre os leques e os grupinhos… Após o ultimo grupinho faça novamente 3 correntes e então trabalhe o ultimo leque.

Borboleta (47) Borboleta (49) Borboleta (50) Borboleta (51) Borboleta (52) Borboleta (53) Borboleta (54) Borboleta (55) Borboleta (56) Borboleta (57)

12 – Após o ultimo leque, faça 3 correntes, vire o trabalho para voltar, faça leque dentro de leque, 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo encima do primeiro ponto alto do grupinho com 8 pontos.

Borboleta (58) Borboleta (59) Borboleta (60) Borboleta (61) Borboleta (62)

13 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida prenda com ponto baixo encima do segundo ponto alto, novamente 3 correntes… siga fazendo e veja que teremos então 7 alças com 3 correntes, faça novamente 3 correntes de espaço  e trabalhe leque dentro de leque. Após o leque 3 correntes de espaço e novamente trabalhe as alças encima dos pontos altos como anteriormente… siga por toda a carreira e termina com leque.

Borboleta (63) Borboleta (64) Borboleta (65) Borboleta (66) Borboleta (67) Borboleta (68) Borboleta (69) Borboleta (70) Borboleta (71)

14 – Faça 3 correntes, vire e faça leque dentro de leque. Agora trabalhe 4 correntes e em seguida prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes. Em seguida faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… siga trabalhando as alças e teremos então apenas 6 alças. Novamente 4 correntes de espaço e faça leque dentro de leque. Siga até o final terminando com leque.

Borboleta (72) Borboleta (73) Borboleta (74) Borboleta (75) Borboleta (76) Borboleta (77) Borboleta (78) Borboleta (79)

15 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e trabalhe leque dentro de leque. Agora faça 5 correntes de espaço e prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes, faça 3 correntes e prenda na alça seguinte… desta vez teremos então 5 alças com 3 correntes. Faça novamente 5 correntes e trabalhe leque dentro de leque. Faça toda a carreira e termine com leque.

Borboleta (81) Borboleta (82) Borboleta (83) Borboleta (84) Borboleta (85) Borboleta (86) Borboleta (87)

16 – Esta será a ultima carreira que faremos completa. Após terminar a carreira anterior, faça 3 correntes, vire e trabalhe leque dentro do primeiro leque. Faça 5 correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes… siga fazendo as alças, faça 5 correntes de espaço e agora faremos diferente nos leques intermediários.

Borboleta (88) Borboleta (89) Borboleta (90)

17 – No leque faça da seguinte forma:

Faça 5 correntes e prenda na alça seguinte. Observe as imagens… Faça as alças como anteriormente, nos leques intermediários trabalhe sempre como este ultimo e no ultimo leque trabalhe um leque normal como o primeiro desta carreira.

Borboleta (91) Borboleta (92) Borboleta (93) Borboleta (94) Borboleta (95) Borboleta (96) Borboleta (97) Borboleta (98) Borboleta (99) Borboleta (100)

18 – Faça 3 correntes, vire e faça leque dentro de leque. Desta vez vamos trabalhar apenas o primeiro “abacaxi” para formar a primeira asa da nossa borboleta. Após o leque faça 5 correntes e trabalhe as alças, faça novamente 5 correntes e faça 1 leque comum (2 pontos altos, uma corrente e 2 pontos altos) dentro do primeiro espaço de uma corrente do leque de 8 pontos, veja nas imagens.

Borboleta (102)  Borboleta (103) Borboleta (104) Borboleta (105)

19 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e repita leque dentro de leque.

Borboleta (106) Borboleta (107) Borboleta (108)

20 – Faça 5 correntes de espaço e prenda na primeira alça, trabalhe as alças e nesta volta restará apenas duas. Faça 5 correntes e trabalhe leque dentro de leque.

Borboleta (109) Borboleta (110) Borboleta (111) Borboleta (112)

21 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. 5 correntes de espaço e prenda nas alças de 3 correntes… desta vez vai sobrar apenas uma alça! Faça 5 correntes e trabalhe leque dentro de leque.

Borboleta (113) Borboleta (114)

22 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. Desta vez faça apenas 4 correntes, prenda com ponto baixo na única alça, faça novamente 4 correntes e faça leque dentro de leque.

Borboleta (115) Borboleta (116) Borboleta (117)

23 – Faça 3 correntes, vire o trabalho e faça leque dentro de leque. Faça apenas uma corrente de espaço e em seguida trabalhe o outro leque finalizando então esta “asa”. Alongue o fio corte e arremate. Não fiz o arremate/acabamento para que você possa ver futuramente exatamente onde terminei o trabalho.

Borboleta (118) Borboleta (119) Borboleta (120) Borboleta (121)

24 – Para trabalhar a segunda asa da borboleta, veja que vamos iniciar no mesmo leque que terminamos a primeira. Vire o trabalho para que fique posicionado no avesso (veja segunda imagem) Amarre o fio, prenda com ponto baixo, faça dua correntes e trabalhe um leque comum como mostra a terceira imagem.

Borboleta (122) Borboleta (123) Borboleta (124)

25 – Agora basta repetir os passos da asa anterior para finalizar esta asa. Trabalhe sempre com espaços de 5 correntes em carreiras de ida e volta e apenas na penúltima carreira são 4 correntes e a última apenas uma corrente. Finalize e faça as duas asas seguintes da mesma forma.

Borboleta (125) Borboleta (126) Borboleta (127) Borboleta (128) Borboleta (129) Borboleta (130) Borboleta (131) Borboleta (132) Borboleta (133) Borboleta (134)

26 – Para fazer as anteninhas da borboleta, prenda com ponto baixo no primeiro ponto de base do miolinho que forma a cabeça. Veja que temos 7 pontos de base sobrando. Após prender com ponto baixo faça mais 2 pontos baixos chegando então ao terceiro ponto de base. Faça 10 correntes.

Borboleta (135) Borboleta (136) Borboleta (137)

27 – Volte na 5ª corrente e faça ponto baixo… volte fazendo ponto baixo nos 4 pontos restantes e em seguida prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base (ou seja, no terceiro ponto onde iniciou a anteninha)

Borboleta (138) Borboleta (139) Borboleta (140) Borboleta (141)

28 – Faça mais 2 pontos baixos e em seguida faça novamente 10 correntes e repita os passos da anteninha anterior finalizando com ponto baixo no mesmo ponto de base, faça mais 2 pontos baixos, alongue, corte o fio e arremate. Sua borboleta estará pronta!!!!

Borboleta (142) Borboleta (143) Borboleta (144) Borboleta (145)

Vejam que linda borboleta!

Borboleta (146) Borboleta (149) Borboleta (150) Borboleta (152) Borboleta (153)

Até o próximo passo a passo.

44 comentários em “Borboleta passo a passo

  1. Amei! Era um sonho criar uma borboleta, pois amo borboletas.
    Vou costumisar uma camiseta pra minha filha.
    Parabéns, excelente explanação! Muito obrigada!

    Agora planejo criar uma raquete de tênis com a bola amarela para aplicar nas minhas camisetas de jogar tênis. Tem alguma ideia?

    1. Eu que agradeço Maria! Bom trabalho e que as camisetas de sua filha fiquem lindas!
      Quanto a raquete com bola não tenho passo a passo, mas se encontrar algo mando em seu e-mail.

      Abraço.

  2. Fiz uma com lã e ficou perfeita, só que onde pede pra fazer 4 e 5 correntes eu fiz só 3 pra não ficar enrrugada, amei.

  3. GRAÇAS A DEUS DESCOBRI SEU SITE. COMECEI VARIAS BORBOLETAS DE CROCHE OLHANDO AS FOTOS, MAS NAO CONSEGUI CHEGAR AO FINAL. MUITO OBRIGADA. SE EU TIVESSE SEU E-MAIL ENVIARIA A FOTO DA MINHA (NOSSA) BORBOLETA LINDA.

    1. Olá Tatiane, pode ser que seja isso. Experimente fazer a borboleta com um fio Duna ou Anne, como são fios mais macios que o barroco multicolor sua borboleta pode ficar melhor com os pontos mais apertados.

  4. Parabéns!!! Seus trabalhos são maravilhosos! O passo a passo é muito bem explicado! Obrigada, tenho aprendido muito!

  5. Amo borboleta, esta feita com carinho e dedicação é perfeita. Obrigada pelos belíssimos trabalhos que compartilha e ainda faz o passo a passo, que facilita para quem tem dificuldade e para quem quer se aperfeiçoar ou mais ainda, incentiva quem quer aprender. Maravilha!! Desejo muito sucesso, realizações e tudo de bom.

  6. Elsa 16-6-2015 18:46 amei fazer essa borboleta você explica muito bem nâo tem como errar obrigada. disse:

    Amei fazer essa borboleta você explica muito bem ,não tem como errar ;Obrigada

  7. Olá seus trabalhos são muito lindos gostaria que vc mostrasse como aplicar essa borboleta na ponta do pano de prato, tenho dúvidas…obrigada