Como emendar o Fio – Fácil e sem deixar aparecer | Croche.com.br

Como emendar o Fio – Fácil e sem deixar aparecer

Neste passo a passo vamos aprender como emendar o fio sem que apareça o nó na frente do trabalho. Utilizei as imagens de um passo a passo que já temos aqui no blog porém dá certo fazer em qualquer trabalho, basta seguir estas dicas.

Vejam como é simples porém o resultado excelente!

Inscreva-se
Siga-me

01 – Quando notar que o fio está acabando vamos iniciar o ponto com um fio e em seguida puxar o segundo fio para continuar…

Centro de mesa natalino passo a passo (191) Centro de mesa natalino passo a passo (192)

02 – Enrole o fio na agulha para iniciar outro ponto, introduza a agulha para buscar o fio porém já puxe o fio do segundo novelo e complete o ponto.

Centro de mesa natalino passo a passo (193) Centro de mesa natalino passo a passo (194) Centro de mesa natalino passo a passo (195) Centro de mesa natalino passo a passo (196)

03 – Desta forma fizemos o ponto completo porém iniciamos com o fio do primeiro novelo e terminamos com o fio do segundo novelo.

Centro de mesa natalino passo a passo (197)

04 – No avesso vão ficar então as duas pontas de fio. Faça um nó sem apertar para não repuxar os pontos e em seguida faça o segundo nó e aperte bem.

Centro de mesa natalino passo a passo (198) Centro de mesa natalino passo a passo (199) Centro de mesa natalino passo a passo (200)

05 – Agora complete o leque com pontos altos escondendo as pontas do fio e corte as sobras.

Centro de mesa natalino passo a passo (201) Centro de mesa natalino passo a passo (202)

Outra dica importante é sempre utilizar agulha de mãos para fazer o acabamento nas peças, uma vez que você experimentar vai ser difícil abandonar a agulha de mão nos acabamentos. Ela deixa os arremates perfeitos e imperceptíveis!

Até a próxima!

89 comentários em “Como emendar o Fio – Fácil e sem deixar aparecer

  1. Oi Samuel quis dizer em uns dos meus comentários que modéstia parte faço crochê , mas dou valor de outros artesão
    Principalmente você tem as mãos abençoada. Eu herdei de minha vó materna que fazia muito bem o crochê com linha fina ( mercê crochê) vc é novo não deve conhecer. Pois bem admiro muito o seu trabalho sucesso 😘😘😘😘

    1. Muito grato por ter você acompanhando meus trabalho! Muito obrigado pelo elogio, ter uma pessoa que aprendeu com a avó elogiando meu trabalho é muito bom!!! Feliz, feliz!
      😘😘😘

  2. Olá Samuel , sou sua fã desde que vi uma aula sua no vídeo amei , achei você diferente dos demais , deixa suas anotações de tipo de fio, agulha , gráfico , a largura do trabalho , quantos ponto é tudo mais , gostei tenho noção de crochê mas para quem é iniciante e uma grande ajuda que no meu tempo não tinha nada disso.
    Um grande abraço e um beijão da amiga de sempre Rita🤗

    1. Feliz em saber gosta mesmo das minhas aulas :)
      Verdade Rita, pra gente que já tem uma intimidade maior com o crochê parece besteira esses detalhes, mas quando vou ensinar quero que todos consigam fazer o trabalho e explico o máximo possível. Feliz por vocês entenderem e gostarem desta maneira de explicar.

      Grande beijo minha amiga.

    1. Oi Samuel gostei de aprender a emendar o fio quando termina para começar outro fio fica bem legal sem deixar sinal algum.
      Gostei também meu amigo de ter visto seu perfil, parece que te conheço a muito tempo só ouvia tua voz ,agora sim gostei vc é muito simpático e com uma aparência legal bem elegante.
      Um forte abraço meu amigo.🤗🤗🤗🤗

      1. ❤❤❤ Muito obrigado Rita!!!
        Feliz em saber que está sempre aqui no blog e encontrou também o dono da voz do passo a passo rsrsrs
        Grande beijo e tudo de bom sempre!

  3. Adorei esta dica de emenda. Os acabamentos eu já faço com agulha de mão. Fica perfeito. Obrigada.

    1. Eu que agradeço! Fico feliz que tenha gostado :)
      Realmente o acabamento com agulha de mão deixa um acabamento perfeito!

  4. Ouvi dizer que existem formas de mudar de linha sem perceber nem da frente nem do avesso. Como fazer para o avesso também ficar impercetível?

    1. Olá Bety, neste caso basta ir escondendo a sobra de fio ao continuar fazendo os pontos altos na base. Similar ao ponto conduzido.

  5. O ideal e aproveitar os retalhos que temos em casa.  Eu prefiro trabalhar com fios de malha, jersey ou lycra pois eles nao desmancham. E nos podemos fazer os nossos proprios fios, como bem mostrou Andrea nesse post.