Seja muito bem-vinda e bem-vindo ao Blog do Crochê! É uma alegria imensa compartilhar com você mais um tutorial completo e detalhado. Hoje, vamos aprender a confeccionar a belíssima FLOR BIBI, uma peça que encanta pelo relevo e delicadeza. Este trabalho é uma colaboração especial da talentosa artesã Maria J. S. Caleffi, que gentilmente cedeu o passo a passo para nossa comunidade. Com minha didática tranquila e acolhedora, vou guiar você por cada ponto pipoca e cada pétala deste projeto inspirador.

O artesanato é uma troca constante de carinho e técnica. Se você também desenvolveu uma peça exclusiva e deseja compartilhar sua criatividade com milhares de seguidores, saiba que nosso blog está sempre de portas abertas. Basta entrar em contato conosco através do nosso formulário de contato para conversarmos sobre o seu trabalho.

Flor Bibi em crochê finalizada com pétalas pink e miolo azul

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Fio de algodão multicolor na cor Amarela
  • Fio de algodão na cor Azul
  • Fio de algodão multicolor na cor Pink
  • Fio de algodão multicolor na cor Verde
  • Agulha de crochê 3.0mm

Criação e execução: Maria J. S. Caleffi


01 – Inicie com o fio amarelo fazendo um anel mágico. Dentro dele, trabalhe 16 pontos altos. Feche o círculo e arremate de forma cuidadosa para um acabamento limpo.

Início do anel mágico com pontos altos para flor de crochê

02 – Com o fio de outra cor (azul), prenda com ponto baixo em um dos pontos de base. Suba 4 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de origem. Sem fazer corrente de intervalo, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo no próximo; faça 3 correntes e prenda novamente com ponto baixo no mesmo ponto de base.

Prendendo o fio azul no miolo da flor
Trabalhando alças de correntes no miolo
Detalhe das alças azuis sobre a base amarela

03 – Siga este padrão por toda a volta até completar 8 alças que formarão o miolo decorativo da flor. Finalize com ponto baixíssimo no ponto inicial. Alongue o fio levemente, retire a agulha e introduza-a de trás para frente para puxar a ponta do fio para o avesso da peça.

Concluindo as 8 alças do miolo da Flor Bibi
Puxando o fio para o avesso da peça

04 – Com o fio no avesso, prenda com um ponto baixo naquele ponto de base que pulamos na sequência anterior. Note que ele fica posicionado exatamente entre as alças azuis da frente.

Trabalhando a base das pétalas no avesso
Ponto baixo na base para sustentação das alças

05 – Após o ponto baixo, faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no próximo espaço vazio (entre as alças da frente). A partir daqui, faça alças de 3 correntes prendendo nos próximos pontos vazios. Somente a primeira alça leva 4 correntes; as demais levam 3. Finalize com ponto baixíssimo e reserve o fio azul, sem cortá-lo.

Formando as alças de suporte no avesso
Finalização das alças de suporte das pétalas

06 – Agora vamos trabalhar com o fio Pink. Prenda-o na primeira alça traseira com um ponto baixo, suba 3 correntes e faça mais 5 pontos altos. Solte a alça da agulha, introduza-a na terceira correntinha inicial e puxe a laçada do último ponto alto para formar o ponto pipoca.

Iniciando ponto pipoca em crochê
Puxando a laçada para fechar o ponto pipoca

07 – Faça 5 correntes de espaço. Na próxima alça, repita o ponto pipoca: 6 pontos altos, retire a agulha, introduza no primeiro ponto do bloco e puxe a alça para fechar. Repita por toda a volta até ter 8 pontos pipoca. Antes de fechar a última alça, lembre-se de passar o fio azul reservado para a frente da flor. Arremate o fio pink.

Correntes de separação entre pontos pipoca
Sequência de pétalas em ponto pipoca finalizada

08 – Retome o fio azul que deixamos na frente. Faça duas correntes e prenda com ponto baixo na base antes do primeiro ponto pipoca.

Contorno decorativo sobre as pétalas

09 – Faça mais duas correntes e prenda com ponto baixo na alça logo após o mesmo ponto pipoca. Este detalhe dará um contorno especial à peça.

Prendendo o contorno azul entre os pontos pipoca

10 – Repita o processo: duas correntes, ponto baixo no intervalo. Siga contornando todos os 8 pontos pipoca. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e faça o arremate final desta etapa.

Contorno da Flor Bibi finalizado em azul
Detalhe do acabamento decorativo das pétalas
Visão frontal da Flor Bibi pronta para a base verde
Pétalas em relevo para aplicação em tapetes

11 – Para criar a base de sustentação (ideal para unir em tapetes), usaremos o fio verde. No avesso da flor, localize as alças de 5 correntes que ficam atrás dos pontos pipoca. Prenda o fio com um ponto baixo.

Iniciando a base verde no avesso da flor

12 – Trabalhe 2 correntes (para altura do ponto alto) e mais 2 pontos altos, 2 correntes de espaço e 3 pontos altos no mesmo lugar, formando o primeiro leque de canto.

Leque verde para base quadrada de crochê

13 – Faça 1 corrente de espaço e, na próxima alça, trabalhe um bloco de 3 pontos altos. Siga alternando: um leque nos cantos e um bloquinho nas laterais, sempre com 1 corrente de intervalo. Finalize com ponto baixíssimo e sua Flor Bibi estará concluída e pronta para aplicação!

Trabalhando a base quadrada em barbante verde
Base finalizada para união em tapetes ou mantas
Flor Bibi pronta - Detalhe frontal
Resultado final do tutorial Flor Bibi

Espero que você tenha apreciado este projeto tanto quanto eu! A Flor Bibi é uma peça versátil que valoriza qualquer trabalho manual. Se você postar sua peça nas redes sociais, não esqueça de me marcar, ficarei imensamente feliz em prestigiar seu talento.

Forte abraço,
Samuel Ramos


Curiosidade do Artesão: Você sabia que o nome “Flor Bibi” é uma homenagem carinhosa? No mundo do crochê, é muito comum batizarmos nossas criações com nomes de pessoas queridas ou apelidos de família. Isso faz com que cada peça carregue não apenas técnica, mas uma história de afeto. E o ponto pipoca, usado aqui, é um dos favoritos para dar textura e durabilidade às flores que decoram tapetes de alto tráfego!

Siga o Blog do Crochê nas redes sociais:

YouTube: @BlogdocrocheOficial
Instagram: @Blogdocroche
Facebook: @Blogdocroche
TikTok: @Blogdocroche