Seja muito bem-vindo ao Blog do Crochê! Hoje vamos mergulhar em um tutorial completo e detalhado para confeccionarmos uma peça que transborda elegância. Vamos aprender como fazer a FLOR CARISMA, uma criação que se destaca pelo relevo e delicadeza. Esta flor é extremamente versátil e pode ser o diferencial em seus tapetes de crochê, jogos de banheiro, toalhas de mesa ou onde sua imaginação alcançar. Com minha didática calma e focada nos detalhes, vou te guiar para que o resultado seja perfeito. Vamos trabalhar?

Criação e execução: Samuel Ramos / Blog do Crochê

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Fio de algodão na cor amarela (mesclado ou sólido)
  • Fio de algodão na cor verde (mesclado ou sólido)
  • Agulha para crochê 2.5mm
  • Agulha de costura, pérola para o miolo e tesoura para arremates

01 – Inicie o trabalho com um anel mágico (ou se preferir, uma argolinha com 6 correntes). Dentro deste círculo, faça 16 pontos altos. Finalize a carreira com um ponto baixíssimo no primeiro ponto alto para formar a base central da nossa flor.

Flor Carisma em crochê finalizada com pérola central
Início do miolo da flor com pontos altos
Fechamento do círculo central em crochê
Base da Flor Carisma finalizada

02 – Suba 4 correntes e prenda com um ponto baixo no mesmo ponto de base onde iniciou. Agora, sem fazer corrente de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com um ponto baixo no ponto seguinte.

Primeira alça de correntes no miolo
Ponto baixo prendendo a alça decorativa
Pulando ponto de base no crochê

03 – Faça 3 correntes e prenda com um ponto baixo no mesmo ponto de base. Novamente, sem espaço, pule um ponto e prenda com ponto baixo no próximo. Repita esse processo por toda a volta e finalize com um ponto baixíssimo no ponto de base onde tudo começou.

Repetição das alças decorativas do centro
Contorno do miolo da flor amarela
Finalização do detalhe central da Flor Carisma

04 – Alongue um pouco a laçada, retire a agulha e introduza-a de trás para frente no trabalho. Puxe a laçada para a parte de trás, pois é no avesso que criaremos as alças de sustentação para as pétalas.

Preparando para puxar o fio para o avesso
Técnica para trabalhar no avesso da flor
Fio posicionado na parte de trás da flor

05 – Prenda com um ponto baixo e faça 3 correntes. Agora, prenda com um ponto baixo exatamente naquele ponto de base que deixamos sobrando (o ponto que pulamos no passo anterior). Continue criando essas alças por toda a volta até ter 8 alças e finalize com um ponto baixíssimo.

Criando alças de correntes no avesso
Prendendo a alça no ponto de base pulado
Detalhe das alças de sustentação
Base de alças finalizada no avesso

06 – Siga para a primeira alça com um ponto baixo. Suba 3 correntes e faça 5 pontos altos para iniciarmos o ponto pipoca. Retire a agulha, introduza na terceira correntinha inicial, lace o fio e puxe, fechando o ponto pipoca com um ponto baixo.

Iniciando bloco de pontos altos para pipoca
Técnica para fechar o ponto pipoca no crochê
Ponto pipoca finalizado com relevo

07 – Faça 5 correntes de separação e, na próxima alça, repita o ponto pipoca (6 pontos altos fechados juntos). Siga esse padrão por toda a volta até completar 8 pontos pipoca e finalize com ponto baixíssimo.

Sequência de pontos pipoca e correntes
Padrão rítmico de pétalas em pipoca
Carreira de relevo concluída

08 – Agora vamos trabalhar as pétalas superiores. Na primeira alça de 5 correntes, faça 1 ponto baixo, suba uma corrente e faça 7 pontos altos.

Ponto baixo inicial da pétala larga
Trabalhando pontos altos na alça de 5 correntes
Pétala ganhando formato arredondado

09 – Finalize a primeira pétala fazendo uma corrente e um ponto baixo na mesma alça.

Finalização da pétala com ponto baixo

10 – Siga para a próxima alça e repita: 1 ponto baixo, 1 corrente, 7 pontos altos, 1 corrente e 1 ponto baixo. Ao completar as 8 pétalas, feche com um ponto baixíssimo no ponto baixo inicial e puxe o fio para o avesso novamente para criar as alças da base.

Continuação das pétalas por toda a volta
Flor aberta com relevo e pétalas arredondadas

11 – No avesso, prenda o fio com um ponto baixo e faça 4 correntes. Prenda com ponto baixo naquele ponto de base central (o mesmo que usamos no passo 05), criando alças que sobem e descem em direção ao centro.

Alças traseiras para base da flor
Prendendo a alça no centro do avesso

12 – Faça mais 4 correntes e prenda na junção das pétalas. Continue esse zigue-zague por toda a volta para formar a base de fixação. Veja na quarta imagem como as alças ficam distribuídas.

Trabalho de alças intercaladas no avesso
Estrutura de fixação concluída

13 – Para a base verde: prenda o fio verde na alça que desce em direção ao miolo. Faça ponto baixo, 2 correntes e mais 2 pontos altos.

Iniciando a base verde de sustentação

14 – Sem correntes, faça 3 pontos altos na alça que sobe. Agora sim, faça 2 correntes de separação para o próximo bloco.

Blocos de pontos altos na base verde
Detalhe do ponto alto verde

15 – Repita o padrão (3 pontos na descida, 3 na subida, 2 correntes) por toda a volta. Arremate o fio amarelo e use as sobras para costurar a pérola no centro do miolo. Veja como o avesso fica organizado.

Base verde completa ao redor da flor
Avesso da flor com arremates e pérola centralizada

16 – Para as folhas: amarre o fio verde em uma das alças de 2 correntes, prenda com ponto baixo e faça 5 correntes.

Início da folha com alça de correntes

17 – Prenda com ponto baixo na mesma alça, faça 8 correntes e prenda novamente. Finalize com 5 correntes e outro ponto baixo na mesma base.

Alça central maior da folha verde
Pétala da folha tripla em crochê

18 – Para seguir para o próximo espaço, faça 5 correntes de intervalo e repita a folha tripla na próxima alça. Siga por toda a volta, arremate com carinho e sua Flor Carisma estará prontinha para brilhar em seus trabalhos!

Folhas verdes finalizadas ao redor da flor amarela
Resultado final da Flor Carisma Samuel Ramos
Flor Carisma pronta para aplicação em tapetes
Detalhe do ponto picô e pipoca da flor

Parabéns por concluir este trabalho! A Flor Carisma é uma peça que realmente traz um toque especial para qualquer decoração artesanal. Espero que você tenha desfrutado deste momento de paz e criatividade.

Forte abraço e até o próximo ponto,
Samuel Ramos

Você sabia?

O nome desta flor não foi escolhido por acaso. No mundo do artesanato, o “carisma” de uma peça vem do amor e da paciência que o artesão coloca em cada ponto pipoca. Flores com relevo alto, como esta, são ideais para serem o centro de atenção em caminhos de mesa, pois criam um efeito tridimensional que valoriza todo o ambiente!

Acompanhe o Blog do Crochê nas Redes Sociais: