Seja muito bem-vindo! Hoje tenho o prazer de compartilhar com você a adaptação de uma peça que é um verdadeiro sucesso aqui no site. Preparei um guia completo e didático da FLOR RASTEIRINHA PREMIUM. Este passo a passo foi desenvolvido com todo carinho para que você aprenda não apenas a confeccionar a flor, mas também a criar a base perfeita para dar continuidade aos seus tapetes, trilhos de mesa ou qualquer outro projeto. Com minha voz calma e acolhedora, vou te guiar por cada ponto para que sua peça fique impecável.
Para confeccionar esta flor, utilizei fios de algodão mercerizados de alta qualidade. Você que busca cores vibrantes e um brilho especial vai se encantar com o resultado que esse tipo de material proporciona ao artesanato. É uma técnica simples, mas com um acabamento refinado que valoriza muito o seu trabalho manual.

MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Fio de algodão (barbante multicolor) – Cores: Mescla de Rosa/Bordo, Mescla de Lilás e Mescla de Verde
- Agulha para crochê – 3,0 mm (ou a de sua preferência para o fio escolhido)
- Tesoura e agulha de tapeceiro para acabamentos
- Pérola para o miolo (opcional)
1 – Inicie com um anel mágico, faça duas correntes para dar a altura do primeiro ponto alto e siga fazendo mais 15 pontos altos dentro do círculo.

2 – Feche o anel mágico puxando a ponta do fio e finalize a volta prendendo com um ponto baixo no primeiro ponto da carreira.

3 – Suba 6 correntes. Volte na segunda corrente (contando da agulha para baixo) e faça um ponto baixíssimo pegando apenas uma das alcinhas do fio.

4 – Continue trabalhando pontos baixíssimos nas correntes seguintes, pegando apenas uma alça, até chegar na base. Faça um ponto baixíssimo também sobre o ponto baixo da base, conforme sinalizado com a agulha na foto.

5 – Caminhe com 2 pontos baixos nos próximos pontos de base e suba novamente 6 correntes para iniciar a próxima haste.

6 – Repita o processo: desça a corrente com pontos baixíssimos, faça 2 pontos baixos na base e repita até completar toda a volta. Observe as imagens para ver como o miolinho vai ganhando forma.

7 – Ao chegar no final da volta, você terminará com um ponto baixo logo antes da primeira haste confeccionada.

8 – Retire a agulha da laçada. Introduza-a de trás para frente no ponto baixo inicial. Lace o fio e puxe-o para o lado avesso da flor.

9 – No avesso, alongue levemente o fio e prenda com um ponto baixo na mesma direção, exatamente no espaço entre as duas hastes.

10 – Faça 3 correntes, pule a haste seguinte e prenda com um ponto baixo pegando os fios de trás do miolinho, sempre no intervalo entre as hastes.

11 – Repita por toda a volta e finalize com um ponto baixíssimo. Corte o fio deixando uma sobra. Com a agulha de tapeceiro, leve o fio até a pontinha inicial e faça o arremate com um nó firme. Se desejar aplicar a pérola, este é o momento ideal!

12 – Com o fio na agulha de tapeceiro, passe-o para a frente da flor.

13 – Coloque a pérola na agulha e retorne com o fio para o avesso, pulando o centro do miolo para que a pérola fique bem centralizada.

14 – No avesso, os fios estarão separados pelo miolo. Amarre-os com cuidado, esconda as pontas entre os pontos e corte o excesso.

15 – Agora vamos trabalhar com a cor lilás para as pétalas. Prenda o fio com um ponto baixo exatamente no ponto baixo que está entre as duas hastes.

16 – Em seguida, faça um ponto baixo pegando a alça do ponto baixo que inicia a haste. Note que sobraram 5 alcinhas de fio bem visíveis na lateral da haste.

17 – Enrole o fio na agulha e faça meio ponto alto no próximo fio disponível na haste. (Dica didática: para o meio ponto alto, laçamos o fio, introduzimos a agulha, buscamos o fio e passamos por dentro das 3 laçadas de uma vez).

18 – Continue com uma sequência de 3 pontos altos, um em cada fio subsequente da haste.

19 – No último fio (a pontinha da haste), vamos trabalhar 4 pontos altos juntos.

20 – Agora trabalharemos a outra lateral da haste descendo. No primeiro fio oposto, faça novamente 4 pontos altos.

21 – Siga com a sequência de 3 pontos altos (um em cada alcinha de fio), descendo em direção à base.

22 – Faça meio ponto alto no fio seguinte.

23 – Faça um ponto baixo no pé da haste (no fiozinho do ponto baixo inicial, não no que está entre as pétalas).

24 – Para prender e finalizar a primeira pétala, faça um ponto baixíssimo sobre o ponto baixo da base que fica entre as hastes.

25 – Repita este processo em todas as hastes. A sequência é: ponto baixo no pé da haste, meio ponto alto, 3 pontos altos, 4 pontos altos na ponta, 4 pontos altos descendo, 3 pontos altos, meio ponto alto e ponto baixo. Finalize a pétala com baixíssimo no centro.

26 – Ao terminar a última pétala, retire a agulha da laçada. Introduza-a de trás para frente no primeiro ponto baixo lilás e puxe a laçada para o avesso.

27 – No avesso, faça uma corrente de espaço e prenda com um ponto baixo na alça de 3 correntes que está atrás da pétala.

28 – Suba duas correntes para o primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto na mesma alça.

29 – Prenda com um ponto baixíssimo no terceiro fio da haste (contando da ponta para a base). A agulha nas fotos indica exatamente o local da inserção.

30 – Volte para a alça de 3 correntes e faça mais 2 pontos altos.

31 – Faça uma corrente de espaço e siga para trabalhar na próxima alça.

32 – Repita o processo em todas as alças. Finalize a volta com um ponto baixíssimo na segunda corrente inicial. Este passo é fundamental para deixar as pétalas firmes.

33 – Sem cortar o fio, caminhe com pontos baixíssimos sobre os pontos altos até chegar no espaço de uma corrente. Ali, faça um ponto baixo.

34 – Faça 5 correntes, pule para o próximo espaço de uma corrente e prenda com um ponto baixo, formando a primeira alça da base.

35 – Complete a volta com alças de 5 correntes. Finalize com ponto baixíssimo no início, alongue, corte e arremate. (Não se preocupe se as pétalas parecerem um pouco desorganizadas agora, elas ficarão retinhas com a próxima etapa!)

36 – Utilizaremos o fio de algodão verde para confeccionar as folhinhas e a base de continuação.

37 – Amarre o fio verde em uma das alças de 5 correntes, faça um ponto baixo e suba duas correntes para dar altura ao primeiro ponto alto.

38 – Faça mais 2 pontos altos. Agora, vamos prender com um ponto baixíssimo pegando dois fios da ponta da pétala lilás (lembra dos 4 pontos altos que fizemos na ponta? Pegue um fio de cada lado).

39 – Após o ponto baixíssimo, faça mais 3 pontos altos na mesma alça de 5 correntes.

40 – Faça uma corrente de espaço e repita o processo nas demais alças. Finalize com ponto baixíssimo. Note como as pétalas agora ficam centralizadas e alinhadas.

41 – Caminhe com pontos baixíssimos até o penúltimo ponto alto. Pule o último ponto e faça um ponto baixo no espaço de uma corrente. Isso garante que sua folhinha não fique repuxada.

42 – No espaço de uma corrente, trabalhe a folha: faça 7 correntes e um ponto baixo no mesmo lugar; 10 correntes e um ponto baixo no mesmo lugar; 7 correntes e um ponto baixo no mesmo lugar.

43 – Caminhe com pontos baixíssimos até o próximo espaço e repita as folhas por toda a volta.

44 – Finalize a carreira e conduza o fio para o avesso com a agulha de tapeceiro para realizar um arremate limpo.

Veja como a flor está ficando linda e bem estruturada:

45 – Faremos agora um detalhe no miolinho com o fio lilás. Introduza a agulha no alto de um dos pontos altos do centro. Lace o fio que está atrás e puxe a laçada para a frente.

46 – No avesso, o fio deve estar posicionado para que você possa puxá-lo através dos pontos.

47 – Introduza a agulha no próximo ponto, busque o fio e passe por dentro da laçada na frente da flor, criando um contorno de pontos baixíssimos.

48 – Para finalizar sem emendas aparentes, pare no último ponto, corte o fio e use a agulha de tapeceiro para simular o último elo do ponto baixíssimo, saindo com o fio no avesso.

49 – Amarre e arremate no avesso. Sua flor está concluída!

CONSTRUINDO A BASE PARA O TRABALHO
50 – Agora vamos preparar a base branca (ou na cor de sua preferência) para seguir com o tapete ou manta. Prenda o fio com ponto baixo no espaço central do bloquinho lilás que fica atrás da pétala.

51 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no centro do próximo bloquinho.

52 – Ao completar a volta, você terá 8 alças prontas para iniciar o motivo quadrado.

53 – Para deixar o trabalho quadrado: na primeira alça faça um leque (3 pontos altos, 2 correntes, 3 pontos altos). Faça uma corrente e na alça seguinte faça um bloco de 3 pontos altos. Siga intercalando leque e bloco simples.

54 – Na segunda volta, trabalhe leque sobre leque e blocos de 3 pontos altos nos espaços de corrente. A partir daqui, é só seguir o tamanho desejado para o seu projeto!

Confira o resultado final desta flor maravilhosa:


Curiosidade do Samuel: Você sabia que o termo “Flor Rasteirinha” ganhou esse nome porque ela é ideal para tapetes de porta e passadeiras? Por ser uma flor plana (sem relevos altos), ela evita que as pessoas tropecem, unindo a beleza do artesanato com a segurança para o dia a dia da sua casa!
Espero que você tenha aproveitado cada detalhe deste tutorial detalhado. Produzir peças com dedicação transforma o ambiente e traz uma paz imensa. Se você fizer a flor, não esqueça de me mostrar!
Ficou com alguma dúvida? Me acompanhe nas redes sociais e vamos conversar!
YouTube: @BlogdocrocheOficial
Instagram: @Blogdocroche
Facebook: @Blogdocroche
TikTok: @Blogdocroche
Um forte abraço e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos