Se você busca um tutorial completo para elevar o nível dos seus trabalhos manuais, este passo a passo detalhado da Flor Tamiris é o conteúdo ideal. Esta peça é versátil e perfeita para aplicações em tapetes, caminhos de mesa ou mantas. Preparamos este guia para iniciantes e artesãos avançados com fotos nítidas e explicações técnicas precisas para garantir que seu resultado final seja impecável. Vamos começar?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Barbante multicolor (Cores: Amarelo mesclado, Vermelho mesclado e Verde mesclado)
- Agulha para crochê 3,5 mm
- Tesoura para arremates
EXECUÇÃO
01 – Inicie com um cordão de 8 correntes e feche formando um círculo, suba 3 correntes e faça mais 15 pontos altos preenchendo todo o círculo formando o miolinho da flor totalizando 16 pontos altos. (obs: aproveite para ir escondendo o fio da laçada inicial). Finalize a carreira com um ponto baixíssimo.
02 – Suba 3 correntes e no mesmo espaço faça 3 pontos altos, retire a agulha e introduza no primeiro ponto alto e faça um ponto pipoca. Faça 5 correntes de separação, pule um ponto da carreira de base e no próximo faça novamente um ponto pipoca. Siga com o trabalho até obter 8 pontos pipoca finalize com um ponto baixíssimo corte e arremate.
Prenda o fio vermelho no ponto de base que pulamos entre os pontos pipocas suba 3 correntes que servirá como um ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Siga contornando com pontos altos em torno do ponto pipoca da seguinte forma: 2 pontos altos (um em cada ponto da corrente que fizemos para subir).
03 – Na terceira corrente faça 2 pontos altos no mesma corrente, e no próximo espaço que é sobre o ponto pipoca 2 pontos altos. Agora continue fazendo da mesma forma (2 pontos altos no próximo espaço, e mais 2 pontos altos desta vez um em cada espaço em volta do ponto pipoca) e no ponto de base que pulamos entre o ponto pipoca 2 pontos altos juntos. Faça por toda a volta, finalize com um ponto baixíssimo corte e arremate.
04 – Ainda com o fio vermelho prenda-o no espaço das 5 correntes de separação e faça 3 pontos baixos.
05 – Faça 6 correntes e prenda com um ponto baixo no próximo espaço de 5 correntes. Faça mais 2 pontos baixos siga assim até completar a volta feche com um ponto baixíssimo.
06 – Continue com o mesmo fio, faça uma corrente e 3 pontos baixos um em cada ponto baixo da carreira anterior.
07 – Passe para a primeira argola e faça meio ponto alto, 3 pontos altos, 1 ponto picô, 3 pontos altos e meio ponto alto sem fazer corrente de espaço faça 3 pontos baixos para formar a primeira pétala. Em seguida faça ponto baixo sendo um em cada ponto baixo da carreira anterior, siga desta forma até completar a volta.
08 – Ao final da volta passe o fio para trás e faça 6 correntes, prenda com 1 ponto baixíssimo entre uma pétala e outra e repita o mesmo até formar 8 argolas, corte o fio e arremate.
09 – Agora novamente com o barbante amarelo, prenda em uma das alças e faça da seguinte forma: 1 ponto baixo, meio ponto alto, 8 pontos altos, novamente meio ponto alto e 1 ponto baixo finalizando a primeira pétala. Passe para a próxima argola repetindo o mesmo até o final da carreira e finalize com um ponto baixíssimo.
10 – Passe novamente o fio para trás e trabalhe mais 8 alças com 7 correntes cada prendendo com um ponto baixíssimo entre as pétalas.
11 – Para a segunda camada de pétalas com o amarelo, em cada alça faça: 1 ponto baixo, meio ponto alto, 10 pontos altos, novamente meio ponto alto e mais um ponto baixo. Antes de passar para a próxima pétala, faça um ponto baixo alongado. Complete a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte e arremate.
12 – Para as folhas, prenda o fio verde entre as pétalas e faça 6 correntes. Prenda com um ponto baixo no mesmo espaço, mais 9 correntes e 1 ponto baixo no mesmo espaço, continue com mais 6 correntes e um ponto baixo no mesmo espaço concluindo a primeira folha. Faça 7 correntes de separação e repita por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo e arremate.
Assim estará pronta a FLOR TAMIRIS!
O ponto pipoca, utilizado no centro desta flor, é uma das técnicas mais queridas por artesãos para criar profundidade e destaque em peças decorativas. No Blog do Crochê, valorizamos essas técnicas que transformam um simples barbante em uma verdadeira obra de arte tridimensional!
- ? YouTube: @BlogdocrocheOficial
- ? Instagram: @Blogdocroche
- ? Facebook: @Blogdocroche
- ? TikTok: @Blogdocroche












































