Se você busca um tutorial completo para elevar o nível dos seus trabalhos manuais, este passo a passo detalhado da Flor Tamiris é o conteúdo ideal. Esta peça é versátil e perfeita para aplicações em tapetes, caminhos de mesa ou mantas. Preparamos este guia para iniciantes e artesãos avançados com fotos nítidas e explicações técnicas precisas para garantir que seu resultado final seja impecável. Vamos começar?

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Barbante multicolor (Cores: Amarelo mesclado, Vermelho mesclado e Verde mesclado)
  • Agulha para crochê 3,5 mm
  • Tesoura para arremates

EXECUÇÃO

01 – Inicie com um cordão de 8 correntes e feche formando um círculo, suba 3 correntes e faça mais 15 pontos altos preenchendo todo o círculo formando o miolinho da flor totalizando 16 pontos altos. (obs: aproveite para ir escondendo o fio da laçada inicial). Finalize a carreira com um ponto baixíssimo.

Visão geral da Flor Tamiris finalizada
Iniciando o miolo da flor com pontos altos
Passo a passo do miolo circular
Miolinho da flor concluído com 16 pontos

02 – Suba 3 correntes e no mesmo espaço faça 3 pontos altos, retire a agulha e introduza no primeiro ponto alto e faça um ponto pipoca. Faça 5 correntes de separação, pule um ponto da carreira de base e no próximo faça novamente um ponto pipoca. Siga com o trabalho até obter 8 pontos pipoca finalize com um ponto baixíssimo corte e arremate.

Prenda o fio vermelho no ponto de base que pulamos entre os pontos pipocas suba 3 correntes que servirá como um ponto alto e faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço. Siga contornando com pontos altos em torno do ponto pipoca da seguinte forma: 2 pontos altos (um em cada ponto da corrente que fizemos para subir).

Execução do ponto pipoca na flor
Prendendo o fio colorido entre os pontos pipoca

03 – Na terceira corrente faça 2 pontos altos no mesma corrente, e no próximo espaço que é sobre o ponto pipoca 2 pontos altos. Agora continue fazendo da mesma forma (2 pontos altos no próximo espaço, e mais 2 pontos altos desta vez um em cada espaço em volta do ponto pipoca) e no ponto de base que pulamos entre o ponto pipoca 2 pontos altos juntos. Faça por toda a volta, finalize com um ponto baixíssimo corte e arremate.

Contornando o ponto pipoca com pontos altos
Preenchimento das pétalas com fio colorido
Detalhe do aumento de pontos na carreira
Progresso da carreira de pontos altos
Sequência de pontos altos em volta da pipoca
Finalizando a base da pétala
Carreira de contorno finalizada

04 – Ainda com o fio vermelho prenda-o no espaço das 5 correntes de separação e faça 3 pontos baixos.

Iniciando as alças de suporte
Pontos baixos na alça de correntes
Preparo para as novas argolas

05 – Faça 6 correntes e prenda com um ponto baixo no próximo espaço de 5 correntes. Faça mais 2 pontos baixos siga assim até completar a volta feche com um ponto baixíssimo.

Argola de 6 correntes para a pétala
Repetindo as argolas por toda a volta
Detalhe das alças prontas
Vista das argolas completas
Fechamento das argolas de base

06 – Continue com o mesmo fio, faça uma corrente e 3 pontos baixos um em cada ponto baixo da carreira anterior.

Pontos baixos sobre a base anterior

07 – Passe para a primeira argola e faça meio ponto alto, 3 pontos altos, 1 ponto picô, 3 pontos altos e meio ponto alto sem fazer corrente de espaço faça 3 pontos baixos para formar a primeira pétala. Em seguida faça ponto baixo sendo um em cada ponto baixo da carreira anterior, siga desta forma até completar a volta.

Pétala com ponto picô em execução
Trabalhando as pétalas na argola
Camada de pétalas finalizada

08 – Ao final da volta passe o fio para trás e faça 6 correntes, prenda com 1 ponto baixíssimo entre uma pétala e outra e repita o mesmo até formar 8 argolas, corte o fio e arremate.

Levando o fio para o verso da flor
Argolas traseiras para a segunda camada

09 – Agora novamente com o barbante amarelo, prenda em uma das alças e faça da seguinte forma: 1 ponto baixo, meio ponto alto, 8 pontos altos, novamente meio ponto alto e 1 ponto baixo finalizando a primeira pétala. Passe para a próxima argola repetindo o mesmo até o final da carreira e finalize com um ponto baixíssimo.

Iniciando pétala amarela na argola traseira
Pétalas amarelas preenchendo o fundo
Camada amarela finalizada

10 – Passe novamente o fio para trás e trabalhe mais 8 alças com 7 correntes cada prendendo com um ponto baixíssimo entre as pétalas.

Novas alças com 7 correntes

11 – Para a segunda camada de pétalas com o amarelo, em cada alça faça: 1 ponto baixo, meio ponto alto, 10 pontos altos, novamente meio ponto alto e mais um ponto baixo. Antes de passar para a próxima pétala, faça um ponto baixo alongado. Complete a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte e arremate.

Pétala externa amarela com 10 pontos altos
Detalhe do ponto baixo alongado entre pétalas
Todas as pétalas amarelas concluídas
Visão das camadas sobrepostas

12 – Para as folhas, prenda o fio verde entre as pétalas e faça 6 correntes. Prenda com um ponto baixo no mesmo espaço, mais 9 correntes e 1 ponto baixo no mesmo espaço, continue com mais 6 correntes e um ponto baixo no mesmo espaço concluindo a primeira folha. Faça 7 correntes de separação e repita por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo e arremate.

Iniciando as folhas com fio verde
Folha em formato de trevo
Progresso das folhas verdes
Folhas concluídas ao redor da flor

Assim estará pronta a FLOR TAMIRIS!

Flor Tamiris pronta vista frontal
Detalhe das cores da Flor Tamiris
Camadas da Flor Tamiris em relevo
Vista lateral da flor em crochê
Acabamento final da Flor Tamiris

Você Sabia?
O ponto pipoca, utilizado no centro desta flor, é uma das técnicas mais queridas por artesãos para criar profundidade e destaque em peças decorativas. No Blog do Crochê, valorizamos essas técnicas que transformam um simples barbante em uma verdadeira obra de arte tridimensional!
Siga nossas Redes Sociais: