Olá! Que alegria ter você aqui no meu ateliê digital. Hoje, vamos aprender passo a passo como confeccionar um PORTA-PAPEL HIGIÊNICO que é um verdadeiro charme! Este modelo, apesar de ser simples e rápido de fazer, serve como uma base excelente para você soltar a criatividade e desenvolver trabalhos ainda mais elaborados. É a peça perfeita para quem quer deixar o banheiro organizado com aquele toque artesanal que só o crochê proporciona. Vamos preparar as agulhas?
Criação e execução: Samuel Ramos / croche.com.br
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Barbante colorido (Sugestão: Vermelho)
- Barbante número 6 na cor Cru
- Agulha para crochê 3.0mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- 4 Pérolas nº 8 para um acabamento sofisticado
- 3 flores CATAVENTO (Confira o passo a passo da flor aqui no blog)
Para este projeto, escolhi a FLOR CATAVENTO, que dá um volume lindo à peça. Se você quiser variar, temos uma galeria imensa de flores que você pode conferir clicando AQUI. Lembre-se que o tutorial da flor já ensina como deixar as alças prontas para iniciarmos a base do nosso porta-papel.
01 – Com as flores prontas, vamos trabalhar o motivo de base. Na primeira alça, prenda com ponto baixo e suba duas correntes. Faça mais 2 pontos altos, 2 correntes de espaço e 3 pontos altos no mesmo lugar, formando o nosso primeiro “leque”. Intercale com uma corrente de espaço e um bloquinho de 3 pontos altos na alça seguinte para formar a base quadrada.
02 – Na segunda e terceira voltas, trabalharemos leque sobre leque e bloquinho sobre bloquinho nos intervalos. Ao finalizar a terceira volta no barbante cru, teremos nosso primeiro motivo quadrado concluído. Arremate e reserve.
03 – Com a segunda flor, repita as duas primeiras voltas. Na terceira volta, faremos a união: ao chegar no canto, faça uma corrente e prenda com ponto baixo no canto do primeiro motivo já pronto.
04 – Continue a união prendendo com pontos baixos nos espaços correspondentes do primeiro motivo enquanto finaliza a carreira da segunda flor. Siga as imagens para não errar a posição.
05 – Note que na lateral de união não é necessário fazer correntes, pois o ponto baixo de ligação já cria o espaço necessário entre os blocos de pontos altos.
06 – Finalize a volta completa, corte o fio e reserve o par de flores já unidas.
07 – Repita o processo de união com a terceira flor. Desta vez, não corte o fio ao terminar; vamos iniciar uma quarta volta circulando todo o conjunto de 3 motivos, transformando-os em um retângulo único.
08 – Nas emendas entre as flores, trabalhe um bloquinho no espaço de cada leque, garantindo que o retângulo fique bem uniforme.
09 – Com a base retangular pronta, vamos trabalhar a trama da parte de trás. Amarre o barbante no avesso, na parte estreita do retângulo, pegando na penúltima volta, como indicado nas imagens.
10 – Suba 5 correntes (3 para o ponto alto e 2 de espaço) e siga fazendo a telinha com pontos altos e 2 correntes de intervalo, prendendo na base do retângulo.
11 – Ao virar o trabalho, suba sempre 5 correntes. No final da carreira, o último ponto alto deve ser feito na terceira corrente da carreira anterior para manter a trama reta.
12 – Trabalhe por 46 carreiras. Essa trama é propositalmente maior que o retângulo frontal para dar o volume necessário para o rolo de papel.
13 – Na 47ª carreira, vamos unir a trama na outra extremidade do retângulo. Suba apenas 2 correntes, vire e prenda com ponto baixo no leque da penúltima volta da base frontal.
14 – Siga fechando a trama prendendo com pontos baixos na base do retângulo, ponto a ponto, até completar a carreira.
15 – Com a trama fechada, você terá um “túnel” de barbante. Agora, vamos definir os espaços dos rolos. Use pedaços de barbante para amarrar a trama na base, exatamente nas divisões entre os motivos das flores. Conte 15 carreiras da trama para cada rolo.
16 – Para um acabamento impecável, faça cordões de aproximadamente 60 correntes e use-os para fazer laços nas emendas, decorando com pérolas nas pontas.
17 – Teste com um rolo (mesmo os de 60m cabem perfeitamente!) para ver como a peça se molda.
18 – Para a alça de pendurar, faça um anel com 12 correntes e preencha com 24 pontos baixos no barbante colorido.
19 – Por fim, faça o bico de acabamento ao redor de todo o retângulo frontal com o barbante colorido. Usei o ponto “cogumelo” (3 pontos altos, 1 picô, 3 pontos altos no mesmo espaço) intercalado por pontos baixos.
20 – No topo da peça, integre a alça circular fazendo correntes longas (18 a 20 correntes) que prendem o anel ao bico de acabamento, garantindo que suporte o peso dos rolos.
Você sabia?
O porta-papel higiênico é uma das peças mais vendidas por artesãos que trabalham com pronta-entrega. Sabia que a trama traseira ser maior que a frente é o “segredo” para que o papel não fique amassado ou difícil de tirar? Muitos iniciantes pecam fazendo as duas partes do mesmo tamanho, o que acaba esticando demais o crochê. Com as minhas dicas, sua peça terá o caimento perfeito!
Gostou desse tutorial? Me acompanhe também nas redes sociais:
- YouTube: https://www.youtube.com/c/blogdocroche
- Instagram: https://www.instagram.com/blogdocroche
- Facebook: https://www.facebook.com/blogdocroche
Espero que você tenha gostado de mais esse passo a passo. É gratificante ver o banheiro decorado com algo feito por nossas próprias mãos, não é? Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários ou me mande uma mensagem. Quero muito ver o seu trabalho pronto!
Um forte abraço,
Samuel Ramos























