Porta-sabonete – Passo a passo | Croche.com.br

Porta-sabonete – Passo a passo

Neste passo a passo vou explicar como fazer este lindo PORTA-SABONETE em crochê. Para este trabalho utilizei o fio Anne da Círculo S.A. Esta peça fica bem delicada sem contar que o fio Anne rende muito. Você vai amar fazer este mimo!

Esta foi uma sugestão da artesã Katia Ribeiro do blog www.katiaribeiro.com.br e serve como porta-sabonete ou qualquer outro item que queira utilizar como lembrancinha. Se você já trabalha com sabonetes artesanal vai facilitar e muito :)

Porta-sabonete (1)

MATERIAIS

1 – Confeccionei a FLOR CRAVO utilizando o fio Anne. No miolinho utilizei a cor 7625, as pétalas com a cor 3526 e as folhas com a cor 9392. Segui o passo a passo que tem AQUI no blog e a única diferença é o tipo de fio utilizado já que no passo a passo da flor utilizei o fio Barroco multicolor.

20180311_094001 Porta-sabonete 1

2 – Para fazer a próxima etapa do trabalho vamos utilizar o fio Anne 8001 (branco)

Porta-sabonete (1)

3 – Na parte de trás da flor e logo embaixo das folhas do cantinho tem uma alça formada por 4 correntes, amarre o fio em uma destas alças.

Porta-sabonete (2) Porta-sabonete (3) Porta-sabonete (4) Porta-sabonete (5) Porta-sabonete (6)

4 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Porta-sabonete (7) Porta-sabonete (8) Porta-sabonete (9)

5 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça 3 pontos altos ainda no mesmo lugar para formar um cantinho.

Porta-sabonete (10) Porta-sabonete (11)

6 – Faça duas correntes, observe que mostrei com a agulha o último ponto de base que forma o cantinho da base:

Porta-sabonete (12) Porta-sabonete (14)

7 – Após as duas correntes faça ponto alto em cima deste ponto. Faça duas correntes novamente e vamos fazer ponto alto em cima do ponto alto do meio no bloquinho que temos na base. Este ponto é o mesmo que já utilizamos para prender todos os pontos da folha e para que ela fique na parte de cima vamos pegar por dentro da folhinha, observe as imagens:

Porta-sabonete (15) Porta-sabonete (16) Porta-sabonete (17) Porta-sabonete (19) Porta-sabonete (20) Porta-sabonete (21) Porta-sabonete (22)

8 – Faça duas correntes e agora temos outro cantinho logo a frente, faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto, faça duas correntes e faça o leque dentro da alça que tem debaixo da folha.

Porta-sabonete (23) Porta-sabonete (24) Porta-sabonete (25) Porta-sabonete (26) Porta-sabonete (27) Porta-sabonete (28) Porta-sabonete (29)

9 – Veja como ficou no avesso:

Porta-sabonete (30)

10 – Após o leque basta seguir contornando a florzinha e finalize com ponto baixíssimo na segunda correte das duas que fizemos para formar o primeiro ponto alto. Veja que mostrei como fica no avesso:

Porta-sabonete (32) Porta-sabonete (33) Porta-sabonete (35) Porta-sabonete (36)

11 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.

Porta-sabonete (37)

12 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro e complete o leque fazendo mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Porta-sabonete (38) Porta-sabonete (39)

13 – Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do último ponto alto do leque que está na volta anterior.

Porta-sabonete (40) Porta-sabonete (41)

14 – Agora só seguir com duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto… Observe que faremos ponto alto em cima do primeiro ponto alto do leque seguinte.

Porta-sabonete (43) Porta-sabonete (44)

15 – Faça duas correntes e então faça o leque dentro de leque.

Porta-sabonete (45) Porta-sabonete (46) Porta-sabonete (47)

16 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto desta volta.

Porta-sabonete (48) Porta-sabonete (49) Porta-sabonete (50) Porta-sabonete (51) Porta-sabonete (52) Porta-sabonete (53)

17 – 3ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque.

Porta-sabonete (54) Porta-sabonete (55)

18 – Agora só seguir com a mais uma volta exatamente igual a anterior, observe que sempre faremos o primeiro ponto alto em cima do último ponto alto do leque da volta anterior… o restante não tem nada de diferente, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para formar o primeiro ponto alto, corte o fio e arremate na parte de trás da peça. (Se quiser uma peça maior esta é a hora de fazer mais voltas antes de cortar o fio) 

Porta-sabonete (56) Porta-sabonete (57) Porta-sabonete (58) Porta-sabonete (59) Porta-sabonete (60) Porta-sabonete (61) Porta-sabonete (62) Porta-sabonete (63) Porta-sabonete (64)

19 – Agora vamos preparar a parte de trás do porta-sabonete

Faça um anel mágico e após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Porta-sabonete (66) Porta-sabonete (67)

20 – Faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos.

Porta-sabonete (68) Porta-sabonete (69) Porta-sabonete (70)

21 – Novamente duas correntes de espaço e 3 pontos altos, mais uma vez duas correntes, 3 pontos altos e duas correntes de espaço. Teremos 4 grupinhos com 3 pontos altos cada.

Porta-sabonete (71) Porta-sabonete (72)

22 – Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Porta-sabonete (73) Porta-sabonete (74)

23 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.

Porta-sabonete (75) Porta-sabonete (77)

24 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço formando um leque.

Porta-sabonete (78)

25 – Faça uma corrente de espaço e vamos fazer leque dentro do espaço seguinte.

Porta-sabonete (79) Porta-sabonete (80) Porta-sabonete (81)

26 – Uma corrente para separar e leque no terceiro espaço… uma corrente e leque no último espaço, uma corrente de espaço e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.

Porta-sabonete (82) Porta-sabonete (83) Porta-sabonete (84) Porta-sabonete (85) Porta-sabonete (86)

27 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

Porta-sabonete (87) Porta-sabonete (88) Porta-sabonete (89) Porta-sabonete (90)

28 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente que tem entre um leque e outro na volta anterior.

Porta-sabonete (91) Porta-sabonete (92)

29 – Faça duas correntes e faça leque dentro do leque seguinte. Agora só fazer por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.

Porta-sabonete (93) Porta-sabonete (94) Porta-sabonete (95)

30 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

Porta-sabonete (96) Porta-sabonete (97)

31 – Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do último ponto alto do leque que fizemos na volta anterior. A partir de agora faremos igual já fizemos na flor… são duas correntes de espaço, ponto alto em cima do ponto alto, duas correntes e ponto alto em cima do primeiro ponto do leque, duas correntes e leque dentro de leque.

Porta-sabonete (98) Porta-sabonete (100) Porta-sabonete (101) Porta-sabonete (102) Porta-sabonete (104)

32 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.

Porta-sabonete (105) Porta-sabonete (106) Porta-sabonete (107)

33 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

Porta-sabonete (108) Porta-sabonete (109)

34 – Após o leque faça duas correntes, ponto alto em cima do último ponto do leque anterior… duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto. Nada de novidade, agora só seguir com duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Não se esqueça de fazer ponto alto em cima do primeiro ponto do leque seguinte, duas correntes e só então fazer o leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente.

Porta-sabonete (110) Porta-sabonete (111) Porta-sabonete (112) Porta-sabonete (113)

35 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

Porta-sabonete (114)

36 – Faça novamente toda a volta com duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto, veja que teremos um total de 7 pontos altos entre um leque e outro, exatamente como fizemos na flor. Se optou por fazer um trabalho maior basta contar o número de pontos altos entre um leque e outro e fazer igual nesta segunda etapa.

Porta-sabonete (115) Porta-sabonete (116)

37 – Finalize a volta com ponto baixíssimo, siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e não vamos cortar o fio e assim facilitar o trabalho futuramente já que vamos economizar com a quantidade de nó e visualmente ficará melhor.

Porta-sabonete (117) Porta-sabonete (118)

38 – Quando fizer o último ponto baixíssimo, alongue bem o fio e passe o novelo por dentro da laçada, puxe para prender. Assim os pontos não vão se desmanchar e também não precisamos cortar o fio já que futuramente vamos voltar a trabalhar com ele.

Porta-sabonete (119) Porta-sabonete (120) Porta-sabonete (121) Porta-sabonete (122)

39 – Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, na parte 2 vamos dar continuidade no trabalho e finalizar nosso porta-sabonete :)

Porta-sabonete (123) Porta-sabonete (248) Porta-sabonete (252)

Estão gostando do passo a passo? Não deixe de compartilhar! Utilize a caixa de comentários logo abaixo para deixar sua opinião, vou amar ler :)

Parte 2

31 comentários em “Porta-sabonete – Passo a passo

    1. Oi Solange, esta página não abre totalmente pra você?
      Você saberia me informar qual o erro que aparece? ex, página não existe, ou não aparece imagens…

        1. Oi Solange, neste caso será que é a internet que está mais lenta e não está carregando a página toda? Faça o teste com outra conexão e me conte. Durante todo este período o site está funcionando certinho inclusive coloquei novidades nele!
          Forte abraço.

  1. Gosto de todas as linhas da círculo,amo fazer croche.será que to participando agora do concurso do dia das mães?

  2. Parabéns está muito lindo perfeito esse porta sabonete e parabéns também ao passo a passo .bem explicado

  3. Consegui fazer três e ainda sobrou,Deus abençoe muito,você e o Samuel, vocês sempre com ótimas idéias para nós