Porta-sabonete – Passo a passo

Neste passo a passo vou explicar como fazer este lindo PORTA-SABONETE em crochê. Para este trabalho utilizei o fio Anne da Círculo S.A. Esta peça fica bem delicada sem contar que o fio Anne rende muito. Você vai amar fazer este mimo!

Esta foi uma sugestão da artesã Katia Ribeiro do blog www.katiaribeiro.com.br e serve como porta-sabonete ou qualquer outro item que queira utilizar como lembrancinha. Se você já trabalha com sabonetes artesanal vai facilitar e muito :)

Porta-sabonete (1)

MATERIAIS

1 – Confeccionei a FLOR CRAVO utilizando o fio Anne. No miolinho utilizei a cor 7625, as pétalas com a cor 3526 e as folhas com a cor 9392. Segui o passo a passo que tem AQUI no blog e a única diferença é o tipo de fio utilizado já que no passo a passo da flor utilizei o fio Barroco multicolor.

20180311_094001 Porta-sabonete 1

2 – Para fazer a próxima etapa do trabalho vamos utilizar o fio Anne 8001 (branco)

Porta-sabonete (1)

3 – Na parte de trás da flor e logo embaixo das folhas do cantinho tem uma alça formada por 4 correntes, amarre o fio em uma destas alças.

Porta-sabonete (2) Porta-sabonete (3) Porta-sabonete (4) Porta-sabonete (5) Porta-sabonete (6)

4 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Porta-sabonete (7) Porta-sabonete (8) Porta-sabonete (9)

5 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça 3 pontos altos ainda no mesmo lugar para formar um cantinho.

Porta-sabonete (10) Porta-sabonete (11)

6 – Faça duas correntes, observe que mostrei com a agulha o último ponto de base que forma o cantinho da base:

Porta-sabonete (12) Porta-sabonete (14)

7 – Após as duas correntes faça ponto alto em cima deste ponto. Faça duas correntes novamente e vamos fazer ponto alto em cima do ponto alto do meio no bloquinho que temos na base. Este ponto é o mesmo que já utilizamos para prender todos os pontos da folha e para que ela fique na parte de cima vamos pegar por dentro da folhinha, observe as imagens:

Porta-sabonete (15) Porta-sabonete (16) Porta-sabonete (17) Porta-sabonete (19) Porta-sabonete (20) Porta-sabonete (21) Porta-sabonete (22)

8 – Faça duas correntes e agora temos outro cantinho logo a frente, faça ponto alto em cima do primeiro ponto alto, faça duas correntes e faça o leque dentro da alça que tem debaixo da folha.

Porta-sabonete (23) Porta-sabonete (24) Porta-sabonete (25) Porta-sabonete (26) Porta-sabonete (27) Porta-sabonete (28) Porta-sabonete (29)

9 – Veja como ficou no avesso:

Porta-sabonete (30)

10 – Após o leque basta seguir contornando a florzinha e finalize com ponto baixíssimo na segunda correte das duas que fizemos para formar o primeiro ponto alto. Veja que mostrei como fica no avesso:

Porta-sabonete (32) Porta-sabonete (33) Porta-sabonete (35) Porta-sabonete (36)

11 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.

Porta-sabonete (37)

12 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro e complete o leque fazendo mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos.

Porta-sabonete (38) Porta-sabonete (39)

13 – Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do último ponto alto do leque que está na volta anterior.

Porta-sabonete (40) Porta-sabonete (41)

14 – Agora só seguir com duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto… Observe que faremos ponto alto em cima do primeiro ponto alto do leque seguinte.

Porta-sabonete (43) Porta-sabonete (44)

15 – Faça duas correntes e então faça o leque dentro de leque.

Porta-sabonete (45) Porta-sabonete (46) Porta-sabonete (47)

16 – Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto desta volta.

Porta-sabonete (48) Porta-sabonete (49) Porta-sabonete (50) Porta-sabonete (51) Porta-sabonete (52) Porta-sabonete (53)

17 – 3ª volta – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque.

Porta-sabonete (54) Porta-sabonete (55)

18 – Agora só seguir com a mais uma volta exatamente igual a anterior, observe que sempre faremos o primeiro ponto alto em cima do último ponto alto do leque da volta anterior… o restante não tem nada de diferente, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para formar o primeiro ponto alto, corte o fio e arremate na parte de trás da peça. (Se quiser uma peça maior esta é a hora de fazer mais voltas antes de cortar o fio) 

Porta-sabonete (56) Porta-sabonete (57) Porta-sabonete (58) Porta-sabonete (59) Porta-sabonete (60) Porta-sabonete (61) Porta-sabonete (62) Porta-sabonete (63) Porta-sabonete (64)

19 – Agora vamos preparar a parte de trás do porta-sabonete

Faça um anel mágico e após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Porta-sabonete (66) Porta-sabonete (67)

20 – Faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e faça 3 pontos altos.

Porta-sabonete (68) Porta-sabonete (69) Porta-sabonete (70)

21 – Novamente duas correntes de espaço e 3 pontos altos, mais uma vez duas correntes, 3 pontos altos e duas correntes de espaço. Teremos 4 grupinhos com 3 pontos altos cada.

Porta-sabonete (71) Porta-sabonete (72)

22 – Puxe a ponta do fio para fechar o anel mágico e finalize a volta com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Porta-sabonete (73) Porta-sabonete (74)

23 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos de base e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.

Porta-sabonete (75) Porta-sabonete (77)

24 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço formando um leque.

Porta-sabonete (78)

25 – Faça uma corrente de espaço e vamos fazer leque dentro do espaço seguinte.

Porta-sabonete (79) Porta-sabonete (80) Porta-sabonete (81)

26 – Uma corrente para separar e leque no terceiro espaço… uma corrente e leque no último espaço, uma corrente de espaço e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.

Porta-sabonete (82) Porta-sabonete (83) Porta-sabonete (84) Porta-sabonete (85) Porta-sabonete (86)

27 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

Porta-sabonete (87) Porta-sabonete (88) Porta-sabonete (89) Porta-sabonete (90)

28 – Faça duas correntes de espaço e faça ponto alto no espaço de uma corrente que tem entre um leque e outro na volta anterior.

Porta-sabonete (91) Porta-sabonete (92)

29 – Faça duas correntes e faça leque dentro do leque seguinte. Agora só fazer por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.

Porta-sabonete (93) Porta-sabonete (94) Porta-sabonete (95)

30 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

Porta-sabonete (96) Porta-sabonete (97)

31 – Faça duas correntes e faça ponto alto em cima do último ponto alto do leque que fizemos na volta anterior. A partir de agora faremos igual já fizemos na flor… são duas correntes de espaço, ponto alto em cima do ponto alto, duas correntes e ponto alto em cima do primeiro ponto do leque, duas correntes e leque dentro de leque.

Porta-sabonete (98) Porta-sabonete (100) Porta-sabonete (101) Porta-sabonete (102) Porta-sabonete (104)

32 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.

Porta-sabonete (105) Porta-sabonete (106) Porta-sabonete (107)

33 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

Porta-sabonete (108) Porta-sabonete (109)

34 – Após o leque faça duas correntes, ponto alto em cima do último ponto do leque anterior… duas correntes e ponto alto em cima do ponto alto. Nada de novidade, agora só seguir com duas correntes e ponto alto em cima de ponto alto. Não se esqueça de fazer ponto alto em cima do primeiro ponto do leque seguinte, duas correntes e só então fazer o leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente.

Porta-sabonete (110) Porta-sabonete (111) Porta-sabonete (112) Porta-sabonete (113)

35 – Siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e faça ponto baixo no espaço de duas correntes (dentro do leque). Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e complete o leque dentro do leque.

Porta-sabonete (114)

36 – Faça novamente toda a volta com duas correntes de espaço e ponto alto em cima de ponto alto, veja que teremos um total de 7 pontos altos entre um leque e outro, exatamente como fizemos na flor. Se optou por fazer um trabalho maior basta contar o número de pontos altos entre um leque e outro e fazer igual nesta segunda etapa.

Porta-sabonete (115) Porta-sabonete (116)

37 – Finalize a volta com ponto baixíssimo, siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos e não vamos cortar o fio e assim facilitar o trabalho futuramente já que vamos economizar com a quantidade de nó e visualmente ficará melhor.

Porta-sabonete (117) Porta-sabonete (118)

38 – Quando fizer o último ponto baixíssimo, alongue bem o fio e passe o novelo por dentro da laçada, puxe para prender. Assim os pontos não vão se desmanchar e também não precisamos cortar o fio já que futuramente vamos voltar a trabalhar com ele.

Porta-sabonete (119) Porta-sabonete (120) Porta-sabonete (121) Porta-sabonete (122)

39 – Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, na parte 2 vamos dar continuidade no trabalho e finalizar nosso porta-sabonete :)

Porta-sabonete (123) Porta-sabonete (248) Porta-sabonete (252)

Estão gostando do passo a passo? Não deixe de compartilhar! Utilize a caixa de comentários logo abaixo para deixar sua opinião, vou amar ler :)

 

Parte 2

14 comentários em “Porta-sabonete – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Boa noite, Samuel e Kátia. Estou fazendo o porta sabonete! Amei o passo a passo! Ficou muito fácil e muito bem explicado. Vocês estão de parabéns! Sucesso mil!
    Beijos!!!

    1. Obrigado Wilma!!!! Estamos felizes por você ter gostado e ansiosos para ver o resultado :)

      Grande beijo.

  2. Boa noite samuel e katia! Estou fazendo meu porta sabonete. E quero agradecer o carinho de vocês. Essa dedicação de vocês é essencial para o nosso trabalho. Parabéns!

    1. Oi Rita!
      Fico feliz com seu comentário e também em saber que está fazendo o porta-sabonete para participar do concurso :)

      Grande beijo minha amiga!

  3. Oi Samuel, boa noite só quero parabenizá-lo pelo carinho, capricho e dedicação com que você cria essas peças maravilhosas para nos ensinar, estou amando fazer este porta sabonete e vou usar sua dica de dar de brinde às clientes, é uma peça linda e delicada tenho certeza que minhas clientes vão adorar. Muito obrigada.Abraço.

    1. Oi Lúcia, fico muito feliz com seu comentário. Tenho certeza que suas clientes vão amar receber um brinde desse :)

      Forte abraço e muito sucesso minha amiga.

    1. Oi Suely, pode utilizar qualquer cor, qualquer fio. Só precisa ser este modelo com esta mesma flor :)

      Bom trabalho e boa sorte!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.