Sousplat – Passo a passo | Croche.com.br

Sousplat – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender mais uma daquelas peças que deixam sua mesa toda estilosa! Este SOUSPLAT cai como uma luva na decoração natalina. O fio verde e o detalhe triangular do acabamento remete imediatamente ao formato de pinheiro e vamos combinar que  o pinheiro só lembra natal :)

Sousplat - Jogo americano

Confeccionei esta peça utilizando o fio Barroco Maxcolor da Círculo S/A. A variedade de cores e espessura de fio vai deixar sua mesa bonita o ano inteiro, não deixe de fazer esta linda peça! Este é um trabalho inspirado na página Latajece Dywany e com contribuição da Pastora Edinéia Sinatra. Agradecimentos a elas.

MATERIAIS

Quer fazer menor? Utilize fio número 4, fio Duna ou fio Anne!

Apesar da cor nos lembrar logo esta deliciosa data comemorativa que é o natal, este trabalho pode ser utilizado o ano inteiro! Com a grande variedade de cores de fios disponíveis opções não vão faltar. Bom trabalho!!!

sousplat-passo-a-passo-7 sousplat-passo-a-passo-2

01 – Faça um anel mágico (ou uma argola com 6 correntes). Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 15 pontos altos dentro do anel mágico. Ao final teremos um total de 16 pontos altos.

sousplat-passo-a-passo-1 sousplat-passo-a-passo-2 sousplat-passo-a-passo-3 sousplat-passo-a-passo-4

02 – Puxe a ponta de fio fechando o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo.

sousplat-passo-a-passo-5 sousplat-passo-a-passo-6

03 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto

sousplat-passo-a-passo-7 sousplat-passo-a-passo-8

04 – Faça ponto o segundo ponto alto no mesmo ponto de base. Siga fazendo 2 pontos altos em cada ponto de base e finalize a volta com ponto baixíssimo.

sousplat-passo-a-passo-9 sousplat-passo-a-passo-10 sousplat-passo-a-passo-11

05 – 3ª volta –  Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto, siga para o próximo ponto de base e faça 2 pontos altos.

sousplat-passo-a-passo-12 sousplat-passo-a-passo-13

06 – No terceiro ponto de base faça apenas 1 ponto alto… no quarto ponto de base faça 2 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

sousplat-passo-a-passo-15 sousplat-passo-a-passo-16 sousplat-passo-a-passo-17 sousplat-passo-a-passo-18 sousplat-passo-a-passo-19 sousplat-passo-a-passo-20

07 – 4ª volta –  Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto, siga para o próximo ponto de base e faça apenas 1 ponto alto… no terceiro ponto de base faça 2 pontos altos.

sousplat-passo-a-passo-22 sousplat-passo-a-passo-23 sousplat-passo-a-passo-24

08 – Agora só seguir intercalando, faça 2 pontos altos sendo um em cada ponto de base e depois faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base como mostrado nas imagens. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

sousplat-passo-a-passo-25 sousplat-passo-a-passo-26 sousplat-passo-a-passo-27 sousplat-passo-a-passo-28 sousplat-passo-a-passo-29

09 – O fio inicial você pode esconder dando mais algumas voltas com ele na parte de trás da peça antes de cortar.

sousplat-passo-a-passo-31 sousplat-passo-a-passo-32 sousplat-passo-a-passo-33

10 – 5ª volta –  Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto.

sousplat-passo-a-passo-34

11 – No segundo e terceiro ponto de base não tem aumento… faça apenas ponto alto em cima de ponto alto. Já no 4º ponto de base faça 2 pontos altos.

sousplat-passo-a-passo-35 sousplat-passo-a-passo-37

12 – Nesta volta o aumento será sempre após 3 pontos altos, ou seja, faça 3 pontos altos sendo um em cada ponto de base e depois faça 2 pontos altos no mesmo ponto de base… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

sousplat-passo-a-passo-38 sousplat-passo-a-passo-39 sousplat-passo-a-passo-40 sousplat-passo-a-passo-41

13 – 6ª volta –  Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto ou faça o falso ponto alto. Nesta volta não tem aumentos, siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto por toda a volta. Como pode ver na segunda imagem é normal ele repuxar um pouco, mas veja que se passar a mão em cima ele já ficará reto, a próxima volta já vai deixar ele reto normalmente.

sousplat-passo-a-passo-42 sousplat-passo-a-passo-43 sousplat-passo-a-passo-44

14 – 7ª volta – Faça 5 correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto. Faça duas correntes, pule 1 ponto de base e faça ponto alto… siga por toda a volta fazendo alças com duas correntes e ponto alto pulando um ponto de base.

sousplat-passo-a-passo-45 sousplat-passo-a-passo-46 sousplat-passo-a-passo-47 sousplat-passo-a-passo-48 sousplat-passo-a-passo-49

15 – Finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 5 que fizemos para iniciar a volta.

sousplat-passo-a-passo-50 sousplat-passo-a-passo-51

16 – 8ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base (neste caso na mesma corrente de base)

sousplat-passo-a-passo-52 sousplat-passo-a-passo-53

17 – Faça duas corrente de espaço e prenda com ponto baixo em cima do ponto alto seguinte.

sousplat-passo-a-passo-54 sousplat-passo-a-passo-56

18 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e faça 3 pontos altos em cima do ponto alto seguinte. Observe que no primeiro fizemos apenas 2 pontos altos, quando chegar no final da volta faremos mais 1 ponto alto no mesmo lugar para depois finalizar com ponto baixíssimo. Desta forma as correntes ficam formando o ponto alto do meio.

sousplat-passo-a-passo-57 sousplat-passo-a-passo-58 sousplat-passo-a-passo-59

19 – Siga intercalando, faça duas correntes, prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte… duas correntes e faça o leque com 3 pontos altos. Faça por toda a volta.

sousplat-passo-a-passo-60 sousplat-passo-a-passo-61 sousplat-passo-a-passo-62 sousplat-passo-a-passo-63

20 – Como dito anteriormente, no final faça ponto alto no mesmo lugar que fizemos as correntes para iniciar a volta e depois finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das que fizemos no inicio.

sousplat-passo-a-passo-64 sousplat-passo-a-passo-65 sousplat-passo-a-passo-66 sousplat-passo-a-passo-67

21 – 9ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Veja que fiz o inicio exatamente igual a volta anterior, para finalizar também será igual a anterior…

sousplat-passo-a-passo-68 sousplat-passo-a-passo-69 sousplat-passo-a-passo-70

22 – Faça 3 correntes de espaço e faça 3 pontos altos em cima do segundo ponto alto do leque seguinte. Observe as imagens:

sousplat-passo-a-passo-71 sousplat-passo-a-passo-72 sousplat-passo-a-passo-73

23 – Siga por toda a volta fazendo alças com 3 correntes e leque em cima do ponto alto do meio…. ao final da volta faça ponto alto no mesmo ponto de base onde já tem 2 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.

sousplat-passo-a-passo-74 sousplat-passo-a-passo-75 sousplat-passo-a-passo-76

24 – Vai repuxar um pouco, mas não se preocupe! A próxima volta vai deixar ele reto novamente.

sousplat-passo-a-passo-77 sousplat-passo-a-passo-78

25 – 10ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alças de 3 correntes da volta anterior.

sousplat-passo-a-passo-79 sousplat-passo-a-passo-80 sousplat-passo-a-passo-81

26 – Faça 3 correntes e faça o leque em cima do ponto alto do meio do leque a frente… Siga intercalando sempre fazendo as alças com 3 correntes e prendendo com ponto baixo nas alças entre os leque. Faça por toda a volta, complete o primeiro leque e finalize com ponto baixíssimo.

sousplat-passo-a-passo-82 sousplat-passo-a-passo-83 sousplat-passo-a-passo-84 sousplat-passo-a-passo-85 sousplat-passo-a-passo-87 sousplat-passo-a-passo-88sousplat-passo-a-passo-90

27 – 11ª volta –  Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 4 correntes de espaço e faça leque em cima do ponto alto do meio no leque seguinte… Siga por toda a volta fazendo alças com 4 correntes e leque em cima do leque seguinte…. ao final da volta faça ponto alto no mesmo ponto de base onde já tem 2 pontos altos e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 3 que fizemos para iniciar a volta.

sousplat-passo-a-passo-89  sousplat-passo-a-passo-91 sousplat-passo-a-passo-92 sousplat-passo-a-passo-93 sousplat-passo-a-passo-94 sousplat-passo-a-passo-95 sousplat-passo-a-passo-96

28 – 12ª volta – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo ponto de base. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alças de 4 correntes da volta anterior.

sousplat-passo-a-passo-97 sousplat-passo-a-passo-98 sousplat-passo-a-passo-99

29 – Faça 4 correntes e faça o leque em cima do ponto alto do meio do leque a frente… Siga intercalando sempre fazendo as alças com 4 correntes e prendendo com ponto baixo nas alças entre os leque. Faça por toda a volta, complete o primeiro leque e finalize com ponto baixíssimo.

sousplat-passo-a-passo-100 sousplat-passo-a-passo-101 sousplat-passo-a-passo-102 sousplat-passo-a-passo-103

Chegamos ao final da primeira parte, mas não se preocupe! A continuação do trabalho já está disponível.

Sousplat – Passo a passo  parte 2

 

30 comentários em “Sousplat – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Gosto muito de todos os trabalhos e ideias aqui postados … bonecas vestidas com EVA, buques de noivas , bolos e salgados …so nao sei se posso postar os meus trabalhos !
    OBRIGADA !

  2. Estou fazendo esse sousplant, mas a quantidade de pontos não bateu na 8 carreira.
    Poderia enviar o gráfico para meu email?

    Grata!

  3. Boa tarde. Gosto muito de seus trabalhos. Parabéns e obrigada pelos PAP. Por quanto posso vender um sousplat?

  4. Amo crochê e estou amando tudo que vi em sua página obrigada por compartilhar seu conhecimento.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.