Square Floral

No passo a passo de hoje vou explicar como fazer um lindo SQUARE FLORAL. Uma ótima opção para montar tapetes, passadeira, colchas, mantas… Se quiser utilizar somente as flores e emendar as pétalas também fica ótimo.

Utilizei os fios Barroco Maxcolor da Círculo S.A. Fios 100% algodão e com uma maravilhosa cartela de cores. As cores utilizadas também foram estratégicas porque já vou utilizar o square em um próximo trabalho e logo vocês poderão conferir o passo a passo no link abaixo:

TAPETE FLORAL – PASSO A PASSO

Vamos ao passo a passo?

MATERIAIS:

O square pronto mede 18 x 18, ou seja, com poucas peças você consegue montar um trabalho. Outra vantagem é a mistura de cores que possibilita a utilização de sobras de fios. Você pode fazer vários squares/quadradinhos com cores diferentes utilizando sobras para montar uma única peça!

square-floral Square floral (112)

01 – Inicie com 8 correntes e prenda com ponto baixíssimo formando um círculo.

Square floral (2) Square floral (3)

02 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 3 correntes e em seguida faça ponto alto dentro do círculo. (As correntes iniciais são duas para dar altura do primeiro ponto alto e a terceira que ficará como espaço ao finalizar a volta).

Square floral (4) Square floral (5) Square floral (6) Square floral (7)

03 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça ponto alto novamente… Siga fazendo uma corrente de espaço entre 1 ponto alto e outro até completar 16 pontos altos contando com as correntes iniciais.

Square floral (8) Square floral (9) Square floral (10) Square floral (11)

04 – Finalize a volta com ponto baixíssimo na segunda corrente das 3 iniciais ou alongue o fio e corte para fazer o acabamento com uma agulha de mão.

Square floral (12)

05 – Se for finalizar com agulha de mão passe o fio de trás para frente na terceira corrente das 3 iniciais…

Square floral (14) Square floral (15)

06 – Em seguida passe na corrente feita após o último ponto alto e passe na segunda corrente saindo na parte de trás… Conduza o fio até o centro do círculo, divida em 2 e amarre bem, esconda parte da ponta e corte a sobra.

Square floral (16) Square floral (17) Square floral (18) Square floral (19) Square floral (20)

07 – Com o fio Barroco Maxcolor rosa (6085) amarre em um dos espaços de uma corrente. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo espaço.

Square floral (21) Square floral (22) Square floral (23) Square floral (24)

08 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 2 pontos altos no espaço seguinte… Siga fazendo 2 pontos altos nos espaços de uma corrente e sempre com uma corrente de espaço. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na segunda corrente das duas que formam o primeiro ponto alto.

Square floral (25) Square floral (26) Square floral (27)

09 – Faça ponto baixíssimo em cima do ponto alto seguinte e faça ponto baixo no espaço de uma corrente. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos no mesmo espaço.

Square floral (28) Square floral (29) Square floral (30) Square floral (31)

10 – Sem fazer corrente de espaço faça 2 pontos altos no espaço seguinte. Siga fazendo 3 pontos altos em todos os espaços e sem fazer corrente entre um grupinho e outro. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio para fazer o acabamento com agulha de mão.

Square floral (32) Square floral (33) Square floral (34)

11 – Com agulha de mão o acabamento é semelhante ao que fizemos na primeira fase. Passe a agulha no segundo ponto alto (o primeiro são as correntes) de trás para frente… passe em cima do último ponto alto saindo na parte de trás… Conduza o fio até onde está a ponta inicial amarre bem e corte as sobras.

Square floral (35) Square floral (36) Square floral (37) Square floral (38) Square floral (39)

12 – Amarre o fio Barroco Maxcolor vermelho (3501) entre um grupinho e outro e prenda com ponto baixo.

Square floral (40) Square floral (41) Square floral (42)

13 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no espaço entre os bloquinhos seguintes formando uma alça.

Square floral (43) Square floral (44)

14 – Faça 8 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no mesmo espaço.

Square floral (45) Square floral (46) Square floral (47)

15 – Faça 3 correntes e prenda no espaço seguinte… Siga fazendo até completar mais 4 alças de 3 correntes como mostrado nas imagens…

Square floral (48) Square floral (49) Square floral (50)

16 – Faça novamente uma alça 8 correntes e prenda no mesmo espaço… Agora basta seguir assim sempre fazendo uma alça a cada 4 alças e finalizar com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial.

Square floral (51) Square floral (52) Square floral (53) Square floral (54)

17 – Após finalizar a volta terá pela frente uma alça com 3 correntes. Faça um ponto baixíssimo na primeira corrente e em seguida faça ponto baixo no meio da alça.

Square floral (55)

18 – Em seguida faça 6 pontos altos na alça de 8 correntes. (Veja que aproveitei para esconder parte do fio inicial)

Square floral (56) Square floral (57)

19 – Após os 6 pontos altos faça duas correntes de espaço e faça mais 6 pontos altos na mesma alça. Para finalizar esta pétala prenda com ponto baixo na alça seguinte.

Square floral (58) Square floral (59) Square floral (60) Square floral (61)

20 – Sem fazer corrente de espaço faça 4 pontos altos na próxima alça. Faça uma corrente de espaço e em seguida faça 4 pontos altos na próxima alça e prenda com ponto baixo na ultima alça de 3 correntes antes da alça de 8 correntes.

Square floral (62) Square floral (63) Square floral (64) Square floral (65) Square floral (66) Square floral (67)

21 – Agora basta repetir os passos da primeira fase para fazer as pétalas seguintes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo ou finalize com agulha de mão.

Square floral (68) Square floral (69) Square floral (70) Square floral (71) Square floral (72) Square floral (73) Square floral (74) Square floral (75) Square floral (76) Square floral (77)

22 – Com o fio Barroco Natural Amarre em um dos espaços de duas correntes na ponta da pétala, prenda com ponto baixo, faça duas correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço.

Square floral (78) Square floral (79) Square floral (80) Square floral (81)

23 – Faça 6 correntes e em seguida faça ponto alto em cima do ponto baixo que prende a pétala como mostrado na imagem.

Square floral (82) Square floral (83) Square floral (84)

24 – Faça 4 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no espaço de uma corrente.

Square floral (85) Square floral (86) Square floral (87)

25 – Faça 4 correntes e em seguida faça ponto alto em cima do ponto baixo seguinte. Novamente 6 correntes e prenda com ponto baixo no espaço de duas correntes no alto da pétala.

Square floral (88) Square floral (89) Square floral (90) Square floral (91) Square floral (92) Square floral (93)

26 – Faça duas correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço. Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do primeiro ponto baixo.

Square floral (94) Square floral (95) Square floral (96) Square floral (97)

27 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Faça 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes, duas correntes de espaço e mais 2 pontos altos no mesmo espaço para formar o canto.

Square floral (98) Square floral (99) Square floral (100) Square floral (101)

28 – Faça ponto alto em cima do ponto baixo, na alça com 6 correntes faça 6 pontos altos e em seguida faça ponto alto em cima do ponto alto que prende a primeira alça.

Square floral (102) Square floral (103) Square floral (104)

29 – Faça 4 pontos altos na alça de 4 correntes e faça ponto alto em cima de ponto baixo… siga assim por toda a volta, sempre fazendo a mesma quantidade de pontos para as alças e em cima dos pontos que prendem as alças.

Square floral (105) Square floral (106) Square floral (107)

30 – Nos cantos serão sempre iguais, 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos. Finalize com ponto baixíssimo ou corte o fio e arremate com a agulha de mão.

Square floral (108) Square floral (109) Square floral (110)

Aqui o square prontinho para montar seus trabalhos!

Square floral (112)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo, forte abraço a todos e muito obrigado pelo carinho.

54 comentários em “Square Floral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Amo croche. Obrigada pelas receitas,cada pecas mais linda que a outra. Parabens por disponibilizar trabalhos tao lindo. Aprendi muito muito com voces. Que DEUS os abencoe.

  2. Tou impressionada com tanta informação e passo a passo!!!!!!!
    Vocês são fantásticos!!
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Boa tarde, fiz o square floral acompanhando o passo a passo amei o trabalho você está de parabéns vou terminar o tapete Deus abençoe !!!!

  4. Amei, muito fácil de fazer fiz uma almofada unindo 4 desses e ficou maravilhosa. Obrigada por compartilhar.

  5. Amei o square floral, fiz um, só mudei as cores, ficou lindo também. Achei fácil, pois vc explica super bem, Parabéns!!

  6. Só tenho elogios a fazer. Sou iniciante no crochê mas seu site é maravilhoso para nos ensinar.Tá de parabéns pelo passo a passo, pelas fotos. Sensacional para seus seguidores.

  7. Muito legal e fácil!! Estou usando a ideia para fazer um caminho de mesa, e está ficando muito bom!!!
    Está ficando lindo!!
    Obrigado!!!!!

  8. Oi eu amei aperte camelia gostaria de ver o passo a passo da capa de furgão e de beijão com a flor camelia .bejos

  9. Adorei esse passo a passo… Muito facil e lindo. Parabéns pelo trabalho… Utilizei em um jogo de tapete triangular ficou lindo.

  10. Olá. Parabéns pelos trabalhos. Estou começando no crochet e vou fazer o puxa saco vaso de flores.Se der certo eu te falo, pois achei lindo e diferente. Parabéns.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.