Square para colcha de cama

Como fazer uma colcha de cama?

Esta é uma pergunta que recebo com muita frequência. Existem vários modelos de colcha de cama em crochê uma mais deslumbrante que a outra, talvez o grande desafio é se encorajar a fazer uma visto que é um trabalho longo e então precisa muita dedicação. Recentemente lançaram um desafio que achei genial; Fazer uma colcha de cama em um ano. A proposta é muito interessante e consiste em fazer um quadradinho (square) por dia, como o ano tem 365 dias, ao final do ano você terá então sua colcha pronta! Não sei que propôs este desafio, então quero antecipadamente parabenizar mas assim que souber colocarei os créditos aqui porque realmente achei muito boa esta ideia.

Pegando o embalo e para deixar minha contribuição aqui está o passo a passo de um square super fácil mas com um efeito muito bonito como opção para sua colcha de cama em crochê.

Este square com fio DUNA e agulha 2.5mm fica com 15x15cm, se você optar por fazer com fio Anne por exemplo ele fica um pouco menor, 12x12cm

As medidas oficiais da cama são:

King Size: 2,00 x 2,00 m
Queen Size: 1,60 x 2,00 m
Casal: 1,40 x 1,90 m
Solteiro: 0,90 x 1,90 m
Solteiro Extra: 1,00 x 2,00 m

Sugestão de tamanho para sua colcha com fio Duna:

Largura X Comprimento

Colcha King Size: 2,70 x 2,40 m = 288 squares (18 para a largura e 16 para o comprimento)
Colcha Queen Size: 2,40 x 2,40 m = 256 squares (16 para a largura e 16 para o comprimento)
Colcha Casal: 2,10 x 2,40 m = 210 squares (14 para a largura e 16 para o comprimento)
Colcha Solteiro: 1,65 x 2,10 m = 154 squares (11 para a largura e 14 para o comprimento)
Colcha Solteiro Extra: 1,65 x 2,40 m = 176 square (11 para a largura e 16 para o comprimento)

Um novelo de fio Duna com 170m dá pra confeccionar de 6 a 7 squares. O novelo grande de 340m de 12 a 14 squares. Vale lembrar que a quantidade varia dependendo da pressão do ponto de cada um.

Agora que já sabemos todas as medidas e quantidades vamos precisar não tem desculpas, mãos a obra!!!

MATERIAIS

IMG_4882

01 – Inicie fazendo 8 correntes e feche com ponto baixíssimo formando um círculo.

IMG_4883 IMG_4884 IMG_4885

02 – Faça 16 pontos baixos dentro do círculo e finalize a volta com ponto baixíssimo.

IMG_4886 IMG_4887

03 – Suba com 6 correntes, pule 1 ponto de base e faça 1 ponto alto.

IMG_4888 IMG_4889

04 – Em seguida faça 3 correntes, pule 1 ponto de base e faça novamente ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na terceira corrente das 6 que fizera no inicio da volta.

IMG_4890 IMG_4891 IMG_4892 IMG_4893 IMG_4894

05 – No primeiro espaço de 3 correntes faça 3 pontos baixos, faça ponto baixo encima do ponto alto, no segundo espaço novamente 3 pontos baixos e ponto baixo encima do ponto alto.

IMG_4896 IMG_4897 IMG_4898 IMG_4899

06 – Faça 9 correntes, vire o trabalho e prenda com ponto baixo encima do ponto baixo que foi feito no ponto alto anterior. Veja que fizemos ponto baixo em 2 espaços, mas ao virar o trabalho, prenda com ponto baixo encima do ponto alto que separa o primeiro espaço.

IMG_4900 IMG_4901 IMG_4902

07 – Desvire o trabalho e na alça de 9 correntes faça 3 pontos baixos, 1 ponto picô

IMG_4903 IMG_4904 IMG_4905 IMG_4906

08 – Novamente 3 pontos baixos e 1 ponto picô, mais 3 pontos baixos e mais 1 ponto picô, totalizando então 3 pontos picôs. Em seguida faça 3 pontos baixos.

IMG_4907 IMG_4908 IMG_4909 IMG_4910 IMG_4911

09 – Faça 9 correntes, vire o trabalho novamente e prenda com ponto baixo do meio entre um picô e outro. Faça novamente mais 9 correntes e prenda com ponto baixo no espaço entre o segundo e o terceiro picô, mais 9 correntes e prenda com ponto baixo encima do primeiro ponto baixo da alça anterior.

IMG_4912 IMG_4913 IMG_4914 IMG_4915 IMG_4916

10 – Desvire o trabalho novamente e temos então 3 alças com 9 correntes. Na primeira alça faça da seguinte forma:

IMG_4917 IMG_4918 IMG_4919 IMG_4920 IMG_4921 IMG_4922 IMG_4923 IMG_4924

11 – Na segunda alça faça da seguinte sequência:

IMG_4925 IMG_4926 IMG_4927 IMG_4928 IMG_4929

12 – Na terceira alça faça a seguinte sequência:

IMG_4930 IMG_4931 IMG_4932 IMG_4933

13 – Após o ponto baixo na alça de 9 correntes, vamos diretamente iniciar a segunda pétala. Faça 3 pontos baixos no espaço de 3 correntes logo a frente, 1 ponto baixo encima do ponto alto, novamente 3 pontos baixos no espaço de 3 correntes e 1 ponto baixo encima do ponto alto… agora só repetir o que fizemos na primeira pétala. Não se esqueça, após fazer 9 correntes vire e prenda com ponto baixo encima do ponto baixo feito encima do ponto alto anterior, não prenda junto com a pétala anterior, precisa ficar o espaço para acomodar as pétalas, observe na terceira imagem abaixo.

IMG_4937 IMG_4938 IMG_4939 IMG_4940 IMG_4941 IMG_4942 IMG_4943 IMG_4944

14 – Ao completar toda a volta teremos 4 pétalas, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que fizemos no  inicio da volta. Corte o fio e arremate.

IMG_4945 IMG_4946

Ou corte o fio logo após o ultimo ponto baixo na alça de 9 correntes e faça o acabamento com a agulha de tapeceiro. Veja nas imagens, com o auxílio da agulha passe o fio no primeiro ponto baixo e em seguida passe no ultimo ponto baixo da alça de 9 correntes.

IMG_4947 IMG_4948 IMG_4949 IMG_4950 IMG_4951

Veja como não dá pra perceber que terminamos o trabalho neste ponto.

IMG_4952

Na parte de trás passe o fio por dentro dos pontos baixos da alça logo a frente, faça algumas voltinhas e corte as sobras.

IMG_4953 IMG_4954 IMG_4955 IMG_4956 IMG_4957

Pronto! Square finalizado

IMG_4959 IMG_4960 IMG_4961

15 – Para emendar os motivos vamos utilizar os pontos picôs. Durante a confecção do motivo seguinte, logo após os 6º ponto alto da segunda alça ao invés de fazer o ponto picô faremos a emenda.

IMG_4963 IMG_4964

16 – Após o ponto alto faça apenas uma corrente, prenda com ponto baixo no ponto picô do primeiro motivo e em seguida prenda com ponto baixo de volta como se estivesse finalizando o ponto picô. Siga normalmente no segundo motivo e no próximo ponto picô faremos novamente a emenda.

Observe que no lugar do ponto picô fizemos apenas uma corrente, 1 ponto baixo prendendo no picô do primeiro motivo e em seguida não faça mais correntes, apenas ponto baixo de volta no inicio da corrente da mesma forma que se finaliza o ponto picô.

IMG_4965 IMG_4966 IMG_4967 IMG_4968 IMG_4969

17 – Na terceira alça, logo após o ponto alto faríamos o ponto picô, então faça a emenda no primeiro motivo e em seguida trabalhe até finalizar esta pétala. Note que em uma pétala faremos apenas duas das 4 emendas do motivo.

IMG_4970 IMG_4971 IMG_4972 IMG_4973 IMG_4974 IMG_4975

18 – Ao iniciar outra pétala faremos as emendas logo no lugar dos 2 primeiros pontos picôs. Veja as imagens…

IMG_4976 IMG_4977 IMG_4978

IMG_4980 IMG_4981

19 – Sempre que for emendar um square no canto lembre-se, inicie as emendas logo na segunda pétala, veja as imagens abaixo…

IMG_4982 IMG_4983 IMG_4984 IMG_4985 IMG_4986

Aqui temos um conjuntinho com 4 squares emendados…

IMG_4987 IMG_4988 IMG_4990  IMG_4992 IMG_4993 IMG_4994 IMG_4995 IMG_4996

Espero que tenham gostado e conseguido fazer este square, mas em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com e responderemos o mais rápido possível. Quero agradecer o carinho e todos os comentários recebidos. Espero ver os trabalhos de vocês! Visite nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! VER O GRUPO NO FACEBOOK

Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Clicando nos links acima você encontra todos os passo a passo que estão nestas categorias!

120 comentários em “Square para colcha de cama

    1. Oi Neuza, infelizmente não tem como calcular apenas com base no número do fio. Precisa fazer um square, ver a metragem de fio que gastou nele e calcular.
      Quantidade de fio no novelo dividido pela metragem gasta no square vezes a quantidade de square que vai precisar pro tamanho de colcha desejado.

      Forte abraço.

  1. Gostaria de saber se dá para fazer essa colcha de barbante, se der qual marca seria a melhor, pois estou montando um quarto no estilo rústico e o barbante dá esse efeito.
    Grata

    1. Oi Christiane, dá pra fazer sim, é até bom que rende mais… Uma dica é não fazer com barbante muito grosso, o ideal seria o número 4 para deixar o trabalho mais fácil na hora de lavar.

  2. Amo este site e este square é show, muito lindo. Mas gostaria de tirar uma dúvida, posso fazê-lo com o fio 4 ou para colcha ele fica pesado? Desde já agradeço.

    1. Obrigado Ana!

      Fico feliz que tenha gostado da maneira que ensino aqui no blog.
      Forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  3. Sou uma novata, e consegui faze o square com esta excelente explicação. Obrigada pelo carinho e generosidade em compartilhar.

    1. Olá Renina, fico feliz que tenha conseguido fazer o square :)
      Eu que agradeço o carinho e espero que volte mais vezes. Grande beijo.

  4. Estava procurando um square para fazer uma colcha de casal para dar de presente à minha sogra, este é prefeito!Muito obrigada,mil bjs.

  5. Olá! Adorei este square, já iniciei minha colcha, ficará linda. Adoro as explicações de vcs, mto bm explicado, obrigada

  6. Parabéns!!! amei os squares para esta colcha!Já comecei a fazer a minha! eheheheh
    O trabalho de vocês é muito bom! O passo a passo é bem explicado e as ilustrações tiram qualquer dúvida! Pelo menos para mim.
    Um grande abraço

    1. Olá Walkiria, fico feliz que tenha gostado e espero que seu trabalho fique maravilhoso. Um forte abraço e muito obrigado pelo carinho.

    1. Olá Louise, obrigado pelo carinho! No momento não tenho um passo a passo mais simples, assim que possível disponibilizarei.

  7. Boa tarde,
    Quero deixar minha gratidão, existem pessoas generosas nesse mundo e certamente você é uma delas.Obrigada por sua atitude de disponibilizar seus conhecimentos, estou aprendendo isso com você
    Abraços,
    Ivana

  8. Olá, primeiramente quero parabenizar pelo site e blog, essa dedicação de vcs faz com que muitas pessoas assim como eu consigam confeccionar peças de muita qualidade. Obrigada por compartilhar conosco.

    1. Olá Marlene, depende muito do ritmo de trabalho de cada um. Se pegar todos os dias acredito que em 15 dias consegue concluir o trabalho.

  9. Olá.Tudo bem? Achei muito bonito esse square da colcha.mas gostaria de saber se você tem a pretensão de de fazer motivos de colcha de cama com alguma dessas lindas flores que você disponibiliza o passo a passo? Imagino que ficam muito lindas.

    1. Olá Lucimara, no momento não tenho nada planejado, mas acredito que fica realmente muito bonito e logo que possível farei sim! Grande beijo e obrigado pela sugestão.

  10. Olá! Primeiro queria parabeniza-la pelo belissimo trabalho e por compartilha-lo conosco!!
    Estou começando no croche com aulas online como as suas e gostei desse desafio de fazer um pedacinho por dia e em um ano ter uma colcha… minha dúvida é se preciso ir fazendo a emenda de um square em outro assim que eu inicio o outro? ou se posso fazer os squares separados e emenda-los depois? e, se sim, como eu emedaria?
    Obrigada

    1. Oi Amanda, obrigado pelo carinho!
      Olha, o melhor é ir emendando um ao outro na última volta, assim fica praticamente imperceptível. Até daria para emendá-los posteriormente com agulha, mas teria que fazer tantos nós de acabamento e isso acabaria comprometendo seu trabalho, sem contar que é mais fácil já unir na última volta do square. Grande beijo e bom trabalho!

  11. Olá,muito lindo todos os trabalhos,fico encantada e tenho vontade de fazer tudo,comecei a fazer crochê a pouco tempo,e adoro,fico muito feliz em saber que tem site como o de vcs,que tem esse carinho de passa passo a passo cada trabalho muito obrigado,aproveitando gostaria de saber se ficaria bom fazer essa colcha de barbante,pois vou tentar fazer.Obrigado.

    1. Oi Priscila, muito obrigado pelo carinho! Sim, da pra fazer com barbante, porém recomendo o nº4, quanto mais grosso o fio pior na hora de lavar a peça e você precisa pensar nisso :) Grande beijo.

  12. Oi, muito obrigada pelo passo a passo. Adoro o seu site. Comecei hoje a fazer essa colcha, só que com lã. Espero que sai bonita igual a essa sua.

  13. Se você ver a foto de uma colcha você consegui fazer um passo a passo? Pq eu vi a foto de uma e quero muito fazer mas eu nao consigo.

  14. Muito obrigada por essas aulas maravilhosas, mais gostaria de saber qual a marca de linha pra fazer colcha? Quero uma linha não muito fina, e uma linha de seda, sou iniciante estou aprendendo agora.obrigada.

  15. Uma colcha de casal,simples….

    210 squares x R$ 8,50 = R$ 1785,00 reais (apenas o fio).

    Vender, torna-se inviável, infelizmente, e o custo…igualmente desanimador.

    R$ 160,00 por mês….

    Sua sugestão é belíssima. Dá também uma bela toalha de mesa social, quadrada ou retangular.

    1. Oi Olenka, acho que você se enganou… vai gastar 210 squares. Acontece que um novelo de fio dá pra fazer vários squares e não apenas 1. Você somou como se cada novelo fosse fazer apenas 1 square! Acredito que um novelo dê pra fazer 12 squares e gastaria então 24 novelos x 8,50 = 212,50

  16. ola tenho uma encomenda de colcha solteiro qtos novelos de lã mollet de 100grs gastaria já comprei 10 novelos,será q dá? grata, e tbm tenho q fazer um cauda de sereia p/ uma os 1,60m, será q gastaria msm continua de lã. Grat por responder.muito obrigada . Nice Fiore

    1. Olá Nice, nunca fiz com este fio mas é fácil você calcular. Faça os motivos utilizando um novelo, veja quantos motivos dará pra fazer e a medida de cada um. Depois basta somar a quantidade e medida para saber o tamanho que os 10 novelos daria pra fazer. Cada trabalho, fio e pontos depende muito da artesã então esta é uma resposta que não será precisa e só da pra saber a medida exata fazendo mesmo.

  17. Ola tudo bem eu adorei os trabalhos e fiz alguns mas me surgiu uma duvida eu queria saber quantos novelos preciso usar para fazer essa colcha ou melhor uma colcha de 3×3 mt. Obrigado e Parabens pelo trabalho de voces

    1. Olá Leonardo, como o tamanho do ponto de cada pessoa é diferente eu sugiro que faça o seguinte: Faça um motivo e veja qual a medida. Depois trabalhe com um novelo e veja quantos motivos vai dar pra fazer. Pega o tamanho da colcha em centímetros e divida pelo tamanho de motivo e terá então quantos motivos vai precisar. Com a quantidade dá pra saber quantos novelos.

  18. Muito obrigada! Que Deus continue te abençoando com muita saúde e disposição para que possa continuar este lindo trabalho. Entrei no blog por acaso, em busca de um tapetinho de banheiro, e acabei me deparando com tanta coisa linda que fui ficando e passeando pelos seus trabalhos. Mesmo para nós, principiantes, é muito fácil entender e acompanhar seu pap. Deletei todos os outros sites de crochê da minha pasta “favoritos”. Agora você é a minha professora oficial e o seu blog, a minha sala de aula! rs Beijos!!!

  19. Oi! Boa tarde! É minha primeira vez aqui, adorei seu pap muito bem explicado, vou entrar nessa e fazer “tentar” minha primeira colcha em 1 ano. Começarei a contar a partir de segunda feira dia 25 de maio de 2015. Obrigada pelos ensinamentos e que Deus te abençoe sempre. Agora que te descobri vou passar sempre por aqui bjs.

  20. Oi .. adorei o trabalho estou treinando e vou começar a comprar linhas ” muitas ” , só tenho uma duvida .Sera que posso deixar as petalas soltas ? ou é preciso junta las como voce fez com agulha de costura .

  21. Amei a ideia!! é demais compartilhar o que sabe, com muito desprendimento e humildade. Obrigada. Deus lhe abençoe, sempre.

  22. amiga,sou eternamente grata a vc por toda dedicação e carinho de nós ensinar com tanto amor vc explica nos minímos detalhes sem esses detalhes eu com certeza não entenderia que Deus lhe abençoe comm saúde e paz te adoro parabens.

  23. obrigada amiga pela disposição, de passar seus lindos trabalhos com pessoas como eu q. sou iniciante, é a primeira vez que entro aqui e ja amei, essa colcha é demais tentei e consegui, por isso to muito feliz, pois comecei a fazer por recomendação médica, depois de um tombo, pra não paralisar os movimentos do braço, por isso se me permitir vou dar uma passadinha aqui de vez enquando. Deus te abençõe por partilhar essas maravilhas com a gente.

  24. Q lindo este square, p colcha não me atrevo kkkkk é muito trabalho, mas gostei muito, sera q em um caminho de mesa fica legal, se sim qual o acabamento q fica melhor ah adoro seu blog, sou iniciante mas estou conseguindo acompanhar os pap obrigada

    1. Kelly, acredito que fica lindo como caminho de mesa também. Para destacar bem os desenhos e facilitar o acabamento poderia ser uma volta com correntes e prendendo com ponto baixo em cada pontinha e depois mais uma volta toda com ponto alto para finalizar. Assim continuaria clean e destacaria o desenho do square.

  25. Boa tarde ,achei lindo este modelo de colcha ,pretendo realizar o trabalho,gostaria de saber qual a melhor linha para ter um bom resultado.
    Desde ja ,muito obrigada

    1. Rosangela, as melhores linhas para este modelo são Anne ou Duna. Linha Duna o trabalho é mais rápido. Linha anne fica mais barato mas dá um pouco mais de trabalho.

  26. Linda, qto de linha é necessario para fazer uma colcha queen? E se for usar barbante n 4, qyo sera preciso, obrigada Bel

    1. Oi Isabel, no inicio do passo a passo coloquei a quantidade de square para cada tamanho de colcha. Se você utilizar linha Duna basta dividir a quantidade de square pela quantidade que cada novelo de linha rende. No caso da Queen vai precisar em média de 37 novelos pequenos de 170mt ou 19 novelos de 340m. Nunca utilizei barbante número 4 por isso não sei em media quanto vai precisar… mas acredito que uma colcha queen com barbante 4 vai dar muito trabalho na hora de lavar, caso queira fazer utilize um novelo para ver quantos square dá pra fazer e depois compra o restante.

  27. Adorei este lindo tudo perfeito .obrigado por trasmitir o q sabe para nos ajudar.bjs!!!!!

  28. AMIGA , DEUS ABENÇÕE , POR NOS ENSINAR C/ TANTO CARINHO…APRENDI MTO C/ SEUS PAPS, SOU APRENDIZ, TEM UMA FLOR QUERO APRENDER E NINGUÉM ENSINA É A FLOR DA AMIGA * ALAIDE CROCHE * NOS BARRADOS DE TOALHA JÁ QUEBREI A CABEÇA E NÃO FICA IGUAL DE MANEIRA NENHUMA SE PUDER ME AJUDAR FICAREI MTA GRATA A TI….

    1. Oi Nadir, fico feliz que tenha se beneficiado dos pap’s postados aqui. Quanto a flor da amiga Alaide, vou pedir autorização e se ela conceder faremos o passo a passo sim.