Se recordar é viver… Lá vamos nós com mais um modelo clássico de TAPETE EM CROCHÊ FILÉ, passo a passo detalhado e gráfico redesenhado e disponível para download. Aliás AQUI no blog tem vários modelos clássicos e com gráfico para download aproveite!
Este trabalho é originalmente utilizado como trilho de mesa e foi adaptado para utilizar como tapete. Para fazer um jogo de tapetes para cozinha basta fazer tamanhos diferentes. Utilizei o fio BARROCO MAXCOLOR da CÍRCULO S/A. Esta cor maravilhosa é a tutti-frutti, 6156 – Gastei 1 novelo de 400g + meio novelo de 200g para fazer este trabalho com 48 x 95.

MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº 6 – Cor 6156 – Gatei 500g (pouco mais de 1 novelo grande)
- Agulha para crochê 3.5mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para corte e acabamentos
- Tamanho do trabalho: 48 x 95 cm
Para fazer maior basta continuar repetindo os motivos (estes desenhos no centro do tapete) e para facilitar não deixe de fazer download do gráfico! Uma dica é fazer numero par de motivos vai deixar o início e o final do trabalho exatamente iguais 🙂

01 – Inicie com 77 correntes, volte na penúltima e faça ponto baixo.

02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em todas as correntes restantes. Ao final teremos um total de 76 pontos altos contando com as correntes iniciais que formam o primeiro ponto.

03 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte com ponto alto em cima de ponto alto. Tome o cuidado de continuar sempre a partir do segundo ponto de base já que as correntes estão formando o primeiro ponto alto. Ao final teremos os mesmos 76 pontos altos.

04 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e faça mais 3 pontos altos. Contando com as correntes que fizemos para virar teremos 4 pontos altos formando a lateral.

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto… veja que estamos formando bloquinhos vazios… siga até completar um total de 23 bloquinhos vazios. Complete com 3 pontos altos para finalizar a carreira e formar a outra lateral.

06 – Faça duas correntes, vire e complete a lateral com mais 3 pontos altos. Siga com 3 bloquinhos vazios.

07 – Em seguida faça 3 bloquinhos cheios o que corresponde a uma sequência de 10 pontos altos. Após o último ponto alto que forma o bloquinho vazio faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes, faça ponto alto em cima do ponto alto… siga até completar 10 pontos altos. Observe as imagens:

08 – Faça 3 bloquinhos vazios e 2 bloquinhos cheios

09 – Faça 1 bloquinho vazio e novamente 2 bloquinhos cheios.

10 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios, novamente 3 bloquinhos vazios e complete a carreira com mais 3 pontos altos formando a lateral.

11 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos e siga com 2 bloquinhos vazios.

12 – Em seguida faça 3 bloquinhos cheios, observe que vamos terminar a sequência de 10 pontos altos faltando 3 pontos de base da sequência que fizemos na carreira anterior.

13 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto e continue com mais 2 bloquinhos vazios.

14 – Agora vamos fazer o primeiro ponto “pompom”. Enrole o fio na agulha como quem vai fazer ponto alto e busque a laçada. Observe que vai ficar como o que apresento na imagem abaixo:

15 – Reserve na agulha e enrole o fio novamente e mais uma vez busque o fio como se fosse fazer ponto alto… exatamente o mesmo que fizemos no passo anterior… desta forma já teremos 5 laçadas na agulha.

16 – Repita mais uma vez… Enrole o fio na agulha e busque o fio… teremos um total de 3 pontos altos iniciados apenas com a primeira fase na agulha. Então lace o fio e passe entre todas as laçadas de uma só vez. Quer ver como faço isso em VÍDEO? não é exatamente neste tapete mas o ponto é o mesmo, veja AQUI.

17 – Após o ponto pompom faça uma corrente e faça ponto alto em cima do ponto alto formando o bloquinho. Veja que o ponto pompom vai ficar dentro de um bloquinho, fiz a corrente após o ponto pompom apenas para que fique com o espaço igual aos demais.

18 – Faça 1 bloquinho vazio e siga com 2 bloquinhos cheios.

19 – Faça 1 bloquinho vazio e novamente 2 bloquinhos cheios.

20 – Faça 3 bloquinhos vazios e 3 bloquinhos cheios.

21 – Para completar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e a lateral com 4 pontos altos.

22 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos, siga com 1 bloquinho vazio e 3 bloquinhos cheios.

23 – Faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios, 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.

24 – Faça 1 bloquinho vazio e e no próximo espaço faça o ponto pompom, uma corrente de espaço e faça ponto alto.

25 – Faça 1 bloquinho vazio, faça ponto pompom, corrente de espaço e ponto alto… (Sempre tem uma corrente após o ponto pompom então se eu me esquecer de mencionar esta corrente não deixe de fazer pois ela sempre completa o espaço/largura de um bloquinho).

26 – Faça 3 bloquinhos vazios, 3 bloquinhos cheios e complete a carreira com 1 bloquinho vazio e 4 pontos altos.

27 – Inicie a carreira fazendo a lateral com 4 pontos altos, faça 1 bloquinho vazio e siga com 2 bloquinhos cheios, os 2 bloquinhos cheios equivale a uma sequência de 7 pontos altos.

28 – Faça 3 bloquinhos vazios, ponto pompom,

29 – Bloquinho vazio, ponto pompom. Novamente bloquinho vazio e então o terceiro ponto pompom.

30 – Faça 11 correntes, pule 3 pontos de base e siga com 7 pontos altos que formam 2 bloquinhos cheios.

31 – Faça 1 bloquinho vazio e 2 bloquinhos cheios.

32 – Faça 3 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 1 bloquinho vazio e a lateral com 4 pontos altos.

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Na próxima postagem vamos dar sequência em nosso trabalho! Não deixe de fazer o download do gráfico, aliás este é apenas um entre muitos modelos que tem gráfico disponível. Veja outros AQUI.
–
