Tapete coruja passo a passo – parte 4

Neste passo a passo vamos aprender como unir as partes do trabalho e finalizar o tapete coruja.

As outras partes do trabalho você encontra aqui no blog, veja:

MATERIAS

Você pode efetuar a troca dos seguintes materiais:

Tamanho final do trabalho: 62cm x 40cm

 39 – Já temos todas as partes prontas. Posicione a cabeça da coruja bem centralizada e de forma que fique ocupando apenas as duas voltas finais da primeira parte do tapete. Veja que a parte central dos olhos fica exatamente na ultima volta completa da primeira parte. Prenda com alfinete ou amarre com barbante para que não se mora enquanto você faça a costura. (Clique nas imagens para ampliar)

Emendas passo a passo (1)

40 – Com o barbante barroco marrom mesclado, corte um pedaço suficiente para fazer a costura da cabeça, utilize uma agulha de tapeceiro (eu utilizo a número 14)

Emendas passo a passo (2)

41 – Inicie a costura na borda da peça e deixe uma sobra de barbante para usarmos posteriormente. Veja que vamos fazer pontos pegando dentro do ponto alto que forma a cabeça para que a costura fique o mais invisível possível. Como o barbante é da mesma cor não teremos muitos problemas para conseguir isso, já que as mesclas também faz parte do trabalho. O que não pode é sair alinhavando grosseiramente.

Emendas passo a passo (3) Emendas passo a passo (4) Emendas passo a passo (5)

42 – Vá circulando toda a borda da cabeça costurando na primeira parte do tapete…

Emendas passo a passo (6) Emendas passo a passo (7) Emendas passo a passo (8)

43 – Veja que peguei com a agulha onde está ficando a minha costura… Siga até chegar na borda seguinte.

Emendas passo a passo (9) Emendas passo a passo (10) Emendas passo a passo (11)

44 – Agora vamos passar para a parte de trás do tapete, veja que temos duas abas soltas da primeira parte… vamos seguir costurando, só que desta vez tome o cuidado de pegar apenas o fio de forma que a agulha não passe para a frente do tapete. Veja na segunda imagem que detalhei bem isso, siga fazendo o contorno na parte de trás do tapete sempre pegando apenas fios do avesso da cabeça.

Emendas passo a passo (12) Emendas passo a passo (13) Emendas passo a passo (14) Emendas passo a passo (15)

45 – Não chegue até o final, retire o barbante da agulha e pegue a sobra inicial e vá costurando até encontrar a outra ponta do fio e faça o arremate, assim o acabamento não fica na borda do tapete e sim na parte de trás da peça. Faça o arremate e então a cabeça da coruja já estará fixa no lugar correto.

Emendas passo a passo (16) Emendas passo a passo (17) Emendas passo a passo (18) Emendas passo a passo (19) Emendas passo a passo (20)

 46 – Para fixar o bico da coruja, posicione-o no local que vai ficar e prenda com alfinetes, temos uma sobra de barbante que confeccionamos o bico, coloque-o na agulha e comece então prendendo a pontinha do bico. Assim como prendemos a cabeça da coruja, siga fazendo o contorno de forma que os pontos não fique aparente. Faça toda a volta e arremate na parte de trás da peça e seu tapete coruja finalmente estará pronto!!!

Bico passo a passo (22) Bico passo a passo (23) Bico passo a passo (24)

Tapete coruja (2) Tapete coruja (3) Tapete coruja (5) Tapete coruja (7)

Chegamos ao fim de mais um passo a passo, o tapete coruja está pronto!!! Espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!

Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também diretamente no grupo clicando AQUI. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas.

As outras partes do trabalho você encontra aqui no blog, veja:

12 comentários em “Tapete coruja passo a passo – parte 4

  1. Seus trabalhos sao lindos… Parabens… Agradeço por compartilhar os pap estou iniciando agora e ja fiz algumas peças com os seus pap que sao muito bem detalhados. Obrigada por compartilhar com a gente. Sucessos.

    1. Obrigado pelo carinho Kely, fico feliz em fazer parte deste inicio :) Um forte abraço e muito sucesso sempre!

  2. adorei a suas explicações eu tinha muita vontade de fazer este tapete mais não tinha ideia como fazer , parabénssss pela sua ajuda