Neste tutorial completo, você vai aprender a confeccionar o TAPETE QUADRADINHOS. Este modelo versátil é uma escolha maravilhosa para ser utilizado como passadeira, tapete de porta ou até mesmo em jogos de cozinha. Além disso, este passo a passo detalhado permite que você adapte a largura para criar peças maiores, ideais para salas, tudo de forma muito simples e didática.
Após compreender a lógica dos pontos, você perceberá que este é um modelo super fácil de executar. O bico de acabamento foi planejado para se ajustar perfeitamente, não importa com quantos motivos você decida fazer o seu trabalho.
MATERIAIS UTILIZADOS
- Fio: Barbante ou fio de algodão nº 6 – Cor 3501 (Usei 1 novelo de 400g)
- Agulha: Agulha para crochê 3.5mm
- Acessórios: Tesoura e agulha de tapeceiro para acabamentos
- Tamanho final: 47cm de largura por 75cm de comprimento
Como aumentar o tamanho: Este trabalho foi feito com 4 bloquinhos iniciais. Se desejar fazer maior, a regra é simples: para cada novo bloquinho, adicione 16 correntes na base. O cálculo para 4 blocos é (4 x 16) + 3 = 67 correntes. Para 5 blocos, seria (5 x 16) + 3 = 83 correntes.
01 – Inicie com 67 correntes. Conte da agulha para trás e, na segunda corrente, faça um ponto baixo.
02 – Após o ponto baixo, faça 3 correntes. Pule uma corrente de base e faça um ponto alto. Siga fazendo mais 13 pontos altos, formando o primeiro bloco com 14 pontos altos no total.
03 – Faça duas correntes de espaço, pule duas correntes de base e repita a sequência de 14 pontos altos. Ao final, teremos 4 blocos e sobrarão duas correntes.
04 – No final da carreira, faça uma corrente, pule uma corrente de base e faça um ponto alto na última corrente disponível.
05 – 2ª Carreira: Suba duas correntes e vire o trabalho. Faça um ponto alto no espaço de uma corrente. Contando com as correntes iniciais, teremos 2 pontos altos.
06 – Faça duas correntes, pule os 2 primeiros pontos de base e siga com ponto alto sobre ponto alto até que restem 2 pontos. Teremos uma sequência de 10 pontos altos.
07 – Faça duas correntes, pule os 2 pontos restantes e trabalhe 2 pontos altos dentro do espaço de duas correntes.
08 – Repita o processo até o fim: duas correntes, pule 2 pontos, faça 10 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos no espaço.
09 – No final da carreira, faça duas correntes, um ponto alto no espaço de 3 correntes e outro ponto alto na segunda corrente inicial.
10 – 3ª Carreira: Suba duas correntes e vire. Faça ponto alto sobre ponto alto e mais 2 pontos altos no espaço, totalizando 4 pontos altos.
11 – Faça duas correntes, pule 2 pontos e trabalhe ponto alto sobre ponto alto. Agora teremos uma sequência de 6 pontos altos no bloco.
12 – Faça duas correntes, pule 2 pontos e trabalhe 2 pontos altos no espaço, ponto sobre ponto, e mais 2 pontos altos no próximo espaço.
13 – Siga intercalando: blocos com 6 pontos altos e espaços de correntes. Note que apenas o início e o fim da carreira ficam com 4 pontos altos.
14 – 4ª Carreira: Suba duas correntes, vire, faça ponto sobre ponto e 2 pontos altos no espaço, totalizando 6 pontos altos na lateral.
15 – Faça duas correntes, pule 2 pontos e trabalhe os 2 pontos centrais do bloco anterior.
16 – No bloco crescente, agora teremos 10 pontos altos (2 no espaço inicial, ponto sobre ponto e 2 no espaço final).
17 – Siga o padrão. Note que os blocos em forma de pirâmide estão sendo finalizados nesta carreira.
18 – 5ª Carreira: Suba duas correntes, vire, ponto sobre ponto e 2 no espaço. A lateral agora tem 8 pontos altos.
19 – Faça duas correntes e pule os pontos da pirâmide finalizada. Trabalhe um novo bloco com 14 pontos altos.
20 – Repita por toda a carreira. O último bloco lateral também terá 8 pontos altos.
21 – 6ª Carreira: Suba duas correntes, vire. Faça 5 pontos altos (total 6), deixando sobrar 2 pontos de base.
22 – Faça duas correntes, 2 pontos altos no espaço, duas correntes e pule 2 pontos de base. Trabalhe 10 pontos altos no bloco seguinte.
23 – Intercale blocos de 2 e 10 pontos altos até o fim da carreira.
25 – 7ª Carreira: Suba duas correntes e vire. Faça 3 pontos altos (total 4), deixando sobrar 2 pontos na base.
26 – Faça duas correntes, 2 pontos no espaço, ponto sobre ponto e 2 no próximo espaço (total 6). Intercale blocos de 6 pontos e espaços por toda a carreira.
27 – 8ª Carreira: Suba duas correntes, vire e faça 1 ponto alto (total 2). No espaço, trabalhe o crescimento do bloco para 10 pontos altos. Finalize o desenho geométrico nesta carreira.
28 – 9ª Carreira: Agora repetimos a lógica da primeira carreira. Suba 3 correntes, vire e preencha os espaços e pontos altos para formar blocos de 14 pontos altos.
29 – Siga repetindo essa lógica por quantas carreiras desejar. No meu tapete, fiz um total de 49 carreiras para atingir o comprimento desejado. Certifique-se de terminar na carreira que espelha a primeira do trabalho.
30 – Acabamento: Para iniciar o bico sem cortar o fio, volte na corrente de espaço com um ponto baixíssimo, conforme as imagens.
31 – No espaço do canto, faça ponto baixo e duas correntes. Trabalhe mais 3 pontos altos no mesmo local.
32 – Suba duas correntes e faça 2 pontos altos usando o último ponto alto como alça.
33 – Complete o “cogumelo” fazendo mais 4 pontos altos no mesmo espaço de base do canto.
34 – Sem correntes, pule uma carreira lateral e prenda com ponto baixo. O bico do canto é o único com 4 pontos altos de cada lado para evitar que o trabalho repuxe.
35 – Na lateral, faça os cogumelos menores (apenas com 3 pontos altos de cada lado). Trabalhe na carreira central de cada pirâmide lateral.
38 – Continue por toda a lateral, pulando carreiras entre os pontos baixos e os bicos cogumelo.
39 – Repita o cogumelo maior (4 pontos altos) em todos os cantos do tapete.
40 – Na largura, pule 3 pontos e prenda com ponto baixo entre o terceiro e o quarto ponto alto do bloco.
41 – Pule 4 pontos e faça o cogumelo no centro da pirâmide, conforme as imagens.
43 – Repita o padrão por toda a volta do trabalho para finalizar o acabamento de forma harmoniosa.
O resultado final é uma peça elegante e geométrica que valoriza qualquer ambiente!
Gostou deste tutorial detalhado? Deixe seu comentário abaixo contando o que achou!
Siga o Blog do Crochê nas redes sociais:
- ? YouTube: @BlogdocrocheOficial
- ? Instagram: @Blogdocroche
- ? Facebook: @Blogdocroche
- ? TikTok: @Blogdocroche
Um forte abraço e tudo de bom sempre! Samuel Ramos.





































































