Tapete Salmão – Gráfico e passo a passo | Croche.com.br

Tapete Salmão – Gráfico e passo a passo

Neste passo a passo vou ensinar como confeccionar o TAPETE SALMÃO. Um tapete com laterais em forma de moldura e que pode ser utilizado como manta para sofá ou se fizer com um fio mais fino também serve como trilho de mesa.

Preparei também o gráfico deste tapete e você pode fazer o DOWNLOAD gratuitamente. Observe que deixei o link no final desta postagem. O gráfico facilita na hora de acompanhar ou tirar dúvidas na hora da confecção do trabalho. Aqui no blog tem bastante trabalhos com gráfico para download, então aproveite para aumentar sua coleção :)

Tapete salmão

Possivelmente este seja um dos últimos senão o último passo a passo com fotografias que vou postar aqui no blog mas, fiquem tranquilos, o blog nunca vai deixar de existir! A partir de agora vou me dedicar a fazer VIDEOAULAS, ou seja, vamos continuar tendo passo a passo porém em vídeos como já puderam conferir alguns que disponibilizei aqui no blog e em meu canal no YouTube.

Aproveito para convidar você a se inscrever! Assim vamos continuar juntos e trocando experiências agora em vídeo. :)

Inscreva-se
Siga-me
Quanto cobrar

MATERIAIS

01 – Inicie com 88 correntes, volte na penúltima corrente e faça ponto baixo pegando apenas 1 fio da corrente.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (1) Tapete corações em moldura - Passo a passo (2) Tapete corações em moldura - Passo a passo (3)

02 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em todas as correntes até chegar no final do cordão.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (4) Tapete corações em moldura - Passo a passo (5) Tapete corações em moldura - Passo a passo (6) Tapete corações em moldura - Passo a passo (7)

03 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha e vire o trabalho. Volte com ponto alto em cima de ponto alto em todos os pontos de base.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (8) Tapete corações em moldura - Passo a passo (9) Tapete corações em moldura - Passo a passo (10) Tapete corações em moldura - Passo a passo (11)

04 – Inicie a carreira fazendo duas correntes, vire o trabalho e faça mais 6 pontos altos. Contando com as correntes que fizemos para virar teremos um total de 7 pontos altos que equivale a 2 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (12) Tapete corações em moldura - Passo a passo (13) Tapete corações em moldura - Passo a passo (14)

05 – Faça duas correntes, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Teremos um bloquinho vazio.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (15) Tapete corações em moldura - Passo a passo (16)

06 – Faça mais 3 pontos altos para completar 1 bloquinho cheio e em seguida faça 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (17) Tapete corações em moldura - Passo a passo (18)

07 – Após os 2 bloquinhos vazios siga com mais 18 pontos altos, contando com o ponto alto que fizemos para completar o segundo bloquinho vazio teremos um total de 19 pontos altos que equivale a 6 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (19) Tapete corações em moldura - Passo a passo (20)

08 – Faça 2 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio e novamente 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (21) Tapete corações em moldura - Passo a passo (22) Tapete corações em moldura - Passo a passo (23)

09 – Siga com mais 18 pontos altos completando novamente 6 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (24)

10 – Faça 2 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e para completar a carreira faça 6 pontos altos que equivale a 2 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (25) Tapete corações em moldura - Passo a passo (26) Tapete corações em moldura - Passo a passo (27) Tapete corações em moldura - Passo a passo (28)

11 – Inicie a carreira fazendo duas correntes e continue com mais 9 pontos altos que equivale a 3 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (29) Tapete corações em moldura - Passo a passo (30)

12 – Faça 1 bloquinho vazio, 1 bloquinho cheio e em seguida faça 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (31) Tapete corações em moldura - Passo a passo (32) Tapete corações em moldura - Passo a passo (33)

13 – Faça 1 bloquinho cheio, 2 bloquinhos vazios e novamente 1 bloquinho cheio.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (34) Tapete corações em moldura - Passo a passo (35) Tapete corações em moldura - Passo a passo (36)

14 – Faça 2 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio e 1 bloquinho vazio.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (37) Tapete corações em moldura - Passo a passo (38) Tapete corações em moldura - Passo a passo (39)

15 – Faça 1 bloquinho cheio, 2 bloquinhos vazios e 1 bloquinho cheio.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (40) Tapete corações em moldura - Passo a passo (41) Tapete corações em moldura - Passo a passo (42)

16 – Faça 2 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio e 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (43) Tapete corações em moldura - Passo a passo (44) Tapete corações em moldura - Passo a passo (45)

17 – Faça 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e complete a carreira com ponto alto que equivale a 3 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (46) Tapete corações em moldura - Passo a passo (47) Tapete corações em moldura - Passo a passo (48)

Faça o Download do gráfico! Ele facilita muito acompanhar o passo a passo e tirar dúvidas.

18 – Inicie a carreira com duas correntes, vire o trabalho e faça mais 6 pontos altos. Faça 1 bloquinho vazio

Tapete corações em moldura - Passo a passo (49) Tapete corações em moldura - Passo a passo (50) Tapete corações em moldura - Passo a passo (51)

19 – Continue com 3 bloquinhos cheios, apontei com a agulha para facilitar.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (52) Tapete corações em moldura - Passo a passo (53)

20 – Após os 3 bloquinhos cheios faça 2 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios e novamente 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (54) Tapete corações em moldura - Passo a passo (55) Tapete corações em moldura - Passo a passo (56)

21 – Continue fazendo 5 bloquinhos cheios, apontei com a agulha para facilitar.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (57) Tapete corações em moldura - Passo a passo (58)

22 – Faça 2 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios, novamente 2 bloquinhos vazios e continue com 3 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (59) Tapete corações em moldura - Passo a passo (60) Tapete corações em moldura - Passo a passo (61) Tapete corações em moldura - Passo a passo (62) Tapete corações em moldura - Passo a passo (63)

23 – Faça 1 bloquinho vazio e para completar a carreira siga com ponto alto em cima de ponto alto formando a lateral do tapete.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (64) Tapete corações em moldura - Passo a passo (65) Tapete corações em moldura - Passo a passo (66)

24 – Inicie a carreira com duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto em cima de ponto alto formando 2 bloquinhos cheios. Em seguida faça 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (67) Tapete corações em moldura - Passo a passo (68) Tapete corações em moldura - Passo a passo (69)

25 – Faça 2 bloquinhos cheios, 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (70) Tapete corações em moldura - Passo a passo (71)

26 – Faça 2 bloquinhos cheios e em seguida faça 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (72) Tapete corações em moldura - Passo a passo (73)

27 – Continue com 5 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (74)

28 – Faça 2 bloquinhos vazios, 2 bloquinhos cheios e novamente 2 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (75) Tapete corações em moldura - Passo a passo (76) Tapete corações em moldura - Passo a passo (77)

29 – Faça 2 bloquinhos cheios e para completar a carreira faça 2 bloquinhos vazios e a lateral com ponto alto em cima de ponto alto que equivale a 2 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (78) Tapete corações em moldura - Passo a passo (79) Tapete corações em moldura - Passo a passo (80)

30 – Inicie a carreira fazendo duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, vire o trabalho e siga com mais 8 pontos altos. Observe que são 3 bloquinhos cheios e para isso fiz 2 pontos altos no espaço de duas correntes e em 1 ponto alto em cima do ponto alto seguinte.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (81) Tapete corações em moldura - Passo a passo (82) Tapete corações em moldura - Passo a passo (83)

31 – Siga com 4 bloquinhos vazios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (85) Tapete corações em moldura - Passo a passo (86)

32 – Faça 1 bloquinho cheio, 2 bloquinhos vazios e novamente 1 bloquinho cheio.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (87) Tapete corações em moldura - Passo a passo (89) Tapete corações em moldura - Passo a passo (90)

33 – Faça 2 bloquinhos vazios, 1 bloquinho cheio, 1 bloquinho vazio e novamente 1 bloquinho cheio.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (91) Tapete corações em moldura - Passo a passo (92)

34 – Faça 2 bloquinhos vazios e 1 bloquinho cheio.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (94)

35 – Faça 4 bloquinhos vazios e complete a carreira com pontos altos. Equivalente a 3 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (95) Tapete corações em moldura - Passo a passo (96)

36 – Inicie a carreira com duas correntes, vire o trabalho e siga com mais 12 pontos altos, contando com as correntes teremos um total de 13 pontos altos que equivalem a 4 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (97) Tapete corações em moldura - Passo a passo (98)

37 – Faça 2 bloquinhos vazios e siga com mais 18 pontos altos, [apontei com a agulha]… contando com o último ponto alto que foi feito ao completar o segundo bloquinho vazio teremos um total de 19 pontos altos que equivalem a 6 bloquinhos cheios.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (99) Tapete corações em moldura - Passo a passo (100) Tapete corações em moldura - Passo a passo (101)

38 – Faça 2 bloquinhos vazios e 1  bloquinho cheio

Tapete corações em moldura - Passo a passo (102)

39 – Faça 2 bloquinhos vazios e siga com 6 bloquinhos cheios, apontei com a agulha para facilitar.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (103) Tapete corações em moldura - Passo a passo (104)

40 – Faça 2 bloquinhos vazios e para completar a carreira faça 5 bloquinhos cheios, ou seja, só completar a carreira com ponto alto.

Tapete corações em moldura - Passo a passo (105) Tapete corações em moldura - Passo a passo (106)

Chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, mas não se preocupe! A continuação do tapete já está disponível, veja:

Parte 2 – Parte 3 – Gráfico

Inscreva-se
Siga-me

Tapete salmão - passo a passo (5) Tapete salmão - passo a passo (6)

Forte abraço,

Samuel Ramos

30 comentários em “Tapete Salmão – Gráfico e passo a passo

  1. Nossa que bênção VC é, reencontrei o crochê de pois de anos sem pegar nas agulhas,tem sido uma terapia,acompanhado seu blog a algum tempo VC ensina muito bem já assisto os vídeos mas ainda prefiro por aqui.quero fazer todos tapetes são lindos rsr.parabens e Deus abençoe muito VC.

    1. :) Muito obrigado pelo carinho, Janaina!!!
      Fico feliz por você gostar do passo a passo aqui do blog e espero que faça todos!!
      Forte abraço e que Deus abençoe a todos nós sempre.

  2. É Samuel não canso de visitar seu blog e a parte que gosto mais são os tapetes , fico namorando todos , dá uma vontade de fazer um por um , mas tenho que ir de vagar. Mas o meu xodó e este tapete Salmão de corações no centro 5 corações subindo e os outros 5 descendo. Ainda vou fazer para mim , na mesma cor que é linda d +++.
    Embora como falei todos são divinos até os mais simples o tapete azul Bic , o de flores simples , flores filé que estou até fazendo um joguei na cor amarelo vou presentear minha irmã.Sao simples , prático e econômico.
    Um forte abraço da Rita sua fã.

  3. Samuel bom dia , meu amigo foi este o tapete Salmão do qual lhe falei , mas graças a Deus já encontrei e tirei o gráfico estava muito bem explicado eu que não tinha conseguido logo e te pedi ajuda. Mas desculpa e obrigada mesmo assim, ainda bem que vc não me respondeu pois logo achei todos no blog .
    Lindos e maravilhoso.
    Fica na paz um beijo da amiga Rita

  4. Samuel o tapete é lindo e já confessionei um igual ao que você postou, ficou lindo.Só que uma amiga quer que eu faça um com 2 metros e meio.Como faço para aumentar?

    1. Oi Marcia! Ela quer com 2 metros e meio de comprimento, certo?

      Siga fazendo até atingir 1 metro e 25 centímetros ou o mais aproximado e só depois inverte os corações, assim terá o tamanho desejado!

      Forte abraço.

  5. Bom dia Samuel, sou sua fã, adoro seus trabalhos, vc é muito caprichoso. Mas vou confessar que prefiro esse passo a passo, mas de qualquer maneira vou segui copiando seus trabalhos. Abraços.

    1. Oi Andrea! Muito obrigado pelo carinho!!!
      Feliz em saber que és uma fã e seguidora do passo a passo com fotografias. Um grande beijo e tudo de bom sempre!

      1. Minha duvida como ele é mais grosso, com quantas correntinhas será que posso iniciar? Ou você sabe me dizer quantos cm dá as correntinhas iniciais? Daí eu acho que consigo ter uma ideia rs.
        Eu perguntei do video porque ainda nao entendo muito bem quando é por receita, gráficos, porque comecei a fazer crochê agora..
        Muito obrigada

        1. Oi Mayne, vai ficar bem mais largo com o fio 24, não sei dizer exatamente e vai variar dependendo dos seus pontos.O desenho não dá para mudar, então se deseja fazer o mesmo trabalho com o mesmo desenho e com fio 24 precisa iniciar com a mesma quantidade de correntes. É super fácil saber a largura, faça as correntes iniciais e tire a medida para ver se vai ficar com a largura desejada!

          1. ah entendi, então vou ter que tentar com o fio mais fino.
            É incrivel que ainda nao me acostumei com o fino.
            Quando comecei, já fui pelo mais grosso e me acostumei beem mais facil, mais vou continuar tentando rs
            Algum dos seus tapetes sera que daria pra modificar as correntes porem sem estragar os desenhos..?
            Obrigada por responder.

          2. Oi Mayne, no inicio vai sentir diferença mas logo se acostuma com fio e agulha mais fina.
            Os trabalhos que não tem desenho único como no caso da passadeira mosaico de corações e o tapete quadradinhos você consegue fazer mais largo sem alterar o desenho :)

            Forte abraço.

    1. Oi Eliane! Falha minha!!!
      já atualizei e agradeço por fazer a pergunta e me alertar para a correção.

      Ele mede 140cm x 70cm