Tapete Tulipas com flor Camila – Passo a passo | Croche.com.br

Tapete Tulipas com flor Camila – Passo a passo

Apresento a vocês mais um modelo de tapete que também pode ser utilizado com toalha ou centro de mesa. Este é o TAPETE TULIPAS COM FLOR CAMILA. Um modelo fácil e rápido de se confeccionar.

Neste passo a passo vou detalhar todos os passos para que você faça sua peça. No final da primeira parte deste passo a passo está as explicações de como fazer este trabalho maior. Nesta peça utilizei os fios Barroco da Círculo S/A. Este fio maravilhoso vai valorizar ainda mais suas peças, pode apostar!

Tapete tulipa com flor camila 1

MATERIAIS

Você pode optar por um tapete mais trabalhado, aplicar várias flores ou utilizar ele com cor única. Se fizer o contorno apenas em volta do trabalho sem ir até o centro e não aplicar a flor ficará ótimo como centro de mesa!

Tapete tulipa com flor camila (337) Tapete tulipa com flor camila (225)

1 – Inicie com ANEL MÁGICO, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 1 ponto alto.

Tapete tulipa com flor camila (1) Tapete tulipa com flor camila (2) Tapete tulipa com flor camila (3)

2 – Faça duas correntes de espaço e faça 2 pontos altos no anel mágico.

Tapete tulipa com flor camila (4) Tapete tulipa com flor camila (5)

3 – Novamente duas correntes de espaço, 2 pontos altos no anel mágico… siga até completar 6 conjuntos de 2 pontos altos.

Tapete tulipa com flor camila (8) Tapete tulipa com flor camila (9) Tapete tulipa com flor camila (10)

4 – Faça duas correntes, feche o anel mágico puxando a ponta de fio e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto.

Tapete tulipa com flor camila (11) Tapete tulipa com flor camila (12)

5 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto de base e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes.

Tapete tulipa com flor camila (13)

6 – Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto no mesmo espaço. Faça duas correntes e 2 pontos altos ainda no mesmo espaço formando um leque.

Tapete tulipa com flor camila (14) Tapete tulipa com flor camila (15) Tapete tulipa com flor camila (16) Tapete tulipa com flor camila (17)

7 – Sem fazer corrente de espaço faremos um leque no próximo espaço de duas correntes… basta fazer 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos no mesmo espaço…. siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente das duas que fizemos para iniciar a volta.

Tapete tulipa com flor camila (18) Tapete tulipa com flor camila (19) Tapete tulipa com flor camila (20) Tapete tulipa com flor camila (21)

8 – Siga com ponto baixíssimo em cima do próximo ponto alto e faça ponto baixo dentro do espaço de duas correntes. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça ponto alto, duas correntes e 2 pontos altos ainda no mesmo espaço formando leque dentro de leque.

Tapete tulipa com flor camila (22) Tapete tulipa com flor camila (23) Tapete tulipa com flor camila (24) Tapete tulipa com flor camila (25)

9 – Faça uma corrente de espaço e ponto alto entre os 2 leques da volta anterior… observe que apontei com a agulha onde será feito o ponto alto.

Tapete tulipa com flor camila (27) Tapete tulipa com flor camila (29)  Tapete tulipa com flor camila (28) Tapete tulipa com flor camila (30)

10 – Após o ponto alto faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do próximo leque da volta anterior… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete tulipa com flor camila (31) Tapete tulipa com flor camila (32) Tapete tulipa com flor camila (33) Tapete tulipa com flor camila (34) Tapete tulipa com flor camila (35)

11 – Siga com ponto baixíssimo e faça ponto baixo dentro do leque. Inicie fazendo leque dentro do leque como nas voltas anteriores.

Tapete tulipa com flor camila (36) Tapete tulipa com flor camila (37) Tapete tulipa com flor camila (38)

12 – Faça uma corrente de espaço, ponto alto no primeiro espaço de uma corrente, ponto alto em cima do ponto alto e ponto alto no segundo espaço de uma corrente. Observe as imagens:

Tapete tulipa com flor camila (39) Tapete tulipa com flor camila (40) Tapete tulipa com flor camila (41) Tapete tulipa com flor camila (42)

13 – Faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do leque seguinte… siga repetindo por toda  a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete tulipa com flor camila (43) Tapete tulipa com flor camila (44) Tapete tulipa com flor camila (45) Tapete tulipa com flor camila (46) Tapete tulipa com flor camila (47) Tapete tulipa com flor camila (48) Tapete tulipa com flor camila (49) Tapete tulipa com flor camila (50)

14 – Siga com ponto baixíssimo em cima do ponto alto e faça ponto baixo dentro do leque… Inicie a carreira com leque dentro de leque como nas voltas anteriores.

Tapete tulipa com flor camila (51) Tapete tulipa com flor camila (52)

15 – Faça uma corrente de espaço, ponto alto no espaço de uma corrente, siga com ponto alto em cima dos pontos altos e faça ponto alto no espaço seguinte.

Tapete tulipa com flor camila (53) Tapete tulipa com flor camila (54) Tapete tulipa com flor camila (55)

16 – Faça uma corrente de espaço e faça leque dentro do leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete tulipa com flor camila (56) Tapete tulipa com flor camila (57) Tapete tulipa com flor camila (58) Tapete tulipa com flor camila (59) Tapete tulipa com flor camila (60) Tapete tulipa com flor camila (61)

17 – Inicie a próxima volta como as anteriores… Após o leque faça duas correntes. Faça ponto alto no espaço antes dos pontos altos, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no próximo espaço. Observe que desta vez teremos um total de 7 pontos altos entre um leque e outro.

Tapete tulipa com flor camila (62) Tapete tulipa com flor camila (63) Tapete tulipa com flor camila (64) Tapete tulipa com flor camila (65)

18 – Faça duas correntes, leque dentro de leque e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete tulipa com flor camila (66) Tapete tulipa com flor camila (67) Tapete tulipa com flor camila (68) Tapete tulipa com flor camila (69) Tapete tulipa com flor camila (70)

19 – Inicie a volta com leque dentro de leque, faça duas correntes, ponto alto no espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no próximo espaço. Teremos um total de 9 pontos altos. Faça duas correntes, leque dentro de leque e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete tulipa com flor camila (71) Tapete tulipa com flor camila (72) Tapete tulipa com flor camila (73) Tapete tulipa com flor camila (74) Tapete tulipa com flor camila (75) Tapete tulipa com flor camila (76) Tapete tulipa com flor camila (77) Tapete tulipa com flor camila (79)

20 – Inicie a volta com leque dentro de leque, faça duas correntes, ponto alto no espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no próximo espaço. Teremos um total de 11 pontos altos. Faça duas correntes, leque dentro de leque e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete tulipa com flor camila (80) Tapete tulipa com flor camila (81) Tapete tulipa com flor camila (82) Tapete tulipa com flor camila (83) Tapete tulipa com flor camila (84) Tapete tulipa com flor camila (85)

21 – Inicie a volta com leque dentro de leque, faça duas correntes, ponto alto no espaço de duas correntes, siga com ponto alto em cima de ponto alto e faça ponto alto no próximo espaço. Teremos um total de 13 pontos altos. Faça duas correntes, leque dentro de leque e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Tapete tulipa com flor camila (86) Tapete tulipa com flor camila (87)

22 – Como pode ver é sempre uma repetição… siga até completar um total de 18 voltas. Entre um leque e outro teremos um total de 31 pontos altos como apresentado nas imagens abaixo.

Tapete tulipa com flor camila (88) Tapete tulipa com flor camila (89) Tapete tulipa com flor camila (90)

Este é o lugar certo para aumentar seu tapete! Basta fazer mais voltas já que os aumentos são proporcionais. Confira seu trabalho se está como o apresentado nas imagens acima e no próximo passo vamos dar continuidade no trabalho. Link para continuar está no final desta postagem.

Tapete Tulipas com flor Camila – Parte 2

Tapete Tulipas com flor Camila – Parte 3

61 comentários em “Tapete Tulipas com flor Camila – Passo a passo

    1. Oi, Francisca!!! Infelizmente não tenho o gráfico deste modelo 🙁
      Um grande beijo no coração e tudo de bom sempre!!

  1. Oi boa tarde ….
    Quero fazer o tapete tulipa com 1 metro e oitenta…Vc pode me ajudar ….quantas carreiras eu preciso aumentar obrigada

    1. Oi, Solange! Quantos centímetros tem seu ponto alto?
      Ex. O meu tem 115cm e se fosse fazer com 180cm faltam 65cm
      Digamos que meu ponto tenha 1 centímetro e meio. Então significa que preciso de 21 voltas a mais (22 voltas x 1,5 = 33cm)quando for diminuir precisa de novamente 22 voltas a mais que completa os outros 33 centímetros.

    1. Olá, Elisa!
      Infelizmente ainda não tenho videoaula deste modelo, apenas o passo a passo com fotografias 🙁

  2. Boa noite, consegui fazer essa peça com 1,5 metros no barbante 8. Ao colocar no chão ele fica um pouco emborcado, mas da pra ajeitar e ele fica perfeito. Ficou muito bonito! Obrigada Samuel por nos disponibilizar passo a passo de peças maravilhosas

    1. Oi Simony, acredito ter respondido sua pergunta em algum outro lugar… mas basicamente é ver quanto mede seu ponto alto e reduzir metade do comprimento na primeira etapa que ao diminuir o desenho reduz o restante. Detalhei bem a quantidade que precisa diminuir mas não estou me lembrando se foi por e-mail ou instagram.
      Se não foi você que perguntou antes me diga que detalho novamente ok. Beijo!

  3. Ola Samuel!!
    Lindooo trabalho, maravilhoso. Chego a encher os *zoi d’agua*. kkkk
    Você podia fazer o passo a passo do tapete orion para nós.
    Abraço e muito mais sucesso.

    1. Muito obrigado Giseli!
      Fico feliz por você gostar das minhas receitas e indicar meu blog.
      Um forte abraço e tudo de bom sempre!!!

  4. Olá boa tarde Samuel,quero este tapete redondo, maior 1’50 quanta carreiras eu faço,vc pode me ajudar.tapete tulipas . obrigada 😘.

    1. Oi Marina, você precisa medir a altura do seu ponto alto. Digamos que seja 1cm então para atingir 150cm você precisaria de 75 voltas já que cada volta vai aumentar 2cm no trabalho por ser redondo.
      Se o trabalho tem 35 voltas você precisaria aumentar mais 40 voltas!

    1. Legal Fátima!!! Fico feliz que tenha gostado do resultado. Muito obrigado por acompanhar meu trabalho. Espero ver seus comentários aqui mais vezes.

      1. Oi Samuel,seu trabalho é impecavel e o passo a passo muito detalhado.
        gostaria de saber se é possível fazer esse tapete com 60cm?

        1. Oi Telma, muito obrigado pelo carinho!
          Quanto ao tapete, é possível sim apesar de dar um pouquinho de trabalho para calcular.

          Você vai precisar medir a altura do seu ponto alto, cada volta aumenta duas vezes a altura dele.
          Meu tapete ficou com 115cm de diâmetro, então para reduzir para 60cm significa que preciso diminuir 55cm (vou arredondar para 56)

          Digamos que meu ponto alto tenha 1cm de altura, então significa que preciso reduzir 28 voltas e como cada volta conta de um lado e do outro teríamos os 56cm (por isso arredondei para um número par)

          Agora vamos ao formato do tapete:
          Ele tem desenhos de losango, então cada volta que eu diminuir na hora do crescimento do tapete significa que vai reduzir também na hora de diminuir o desenho de losango. Sendo assim não posso reduzir 28 voltas e sim 28/2 que dividido por 2 dá 14

          Agora sim… vou diminuir 14 voltas na hora do crescimento do losango e então teremos uma redução de 28cm
          quando reduzir outras 14 voltas na hora de diminuir o losango teremos um novamente redução de mais 28cm
          28+28=56 ou seja, redução de 56cm

          O desenho de losango vai ficar minúsculo! Porém vamos manter o formato 🙂

          Espero que consiga entender, bom trabalho!!!