Toalha de mesa redonda passo a passo | Croche.com.br

Toalha de mesa redonda passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender uma linda toalha de mesa redonda. Confeccionei esta com a cor vermelha para aproveitar na decoração de natal.

Esta é a primeira parte do passo a passo, para ver a continuação siga o link abaixo:

Toalha de mesa pronta (3) Toalha de mesa pronta (4)

MATERIAIS

01 – Inicie com 6 correntes e feche com ponto baixíssimo para formar uma argolinha ou com anel mágico. Prenda com ponto baixo e em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Toalha vermelha passo a passo (1) Toalha vermelha passo a passo (2) Toalha vermelha passo a passo (3) Toalha vermelha passo a passo (4) Toalha vermelha passo a passo (5)

02- Faça mais 15 pontos altos totalizando então 16, feche com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (6)

03 – Vou iniciar a minha com anel mágico, prefiro assim porque não fica o buraquinho no inicio do trabalho. (Veja como fazer o anel mágico AQUI) em seguida preencha com 16 pontos altos e feche com ponto baixíssimo formando o círculo.

Toalha vermelha passo a passo (7) Toalha vermelha passo a passo (8) Toalha vermelha passo a passo (10)

04 – Faça 4 correntes e em seguida faça ponto alto no ponto de base seguinte, faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto. Observe que não vamos pular nenhum ponto de base, desta forma teremos na segunda volta 16 pontos altos separados por uma corrente de espaço entre um e outro.

Toalha vermelha passo a passo (11) Toalha vermelha passo a passo (12) Toalha vermelha passo a passo (13) Toalha vermelha passo a passo (14) Toalha vermelha passo a passo (15)

05 – Finalize com ponto baixíssimo na terceira correntinha das 4 que iniciamos a volta.

Toalha vermelha passo a passo (16) Toalha vermelha passo a passo (17)

06 – Após finalizar a volta, faça ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente logo a freten, faça correntes, pule um espaço entre um ponto e outro e prenda com ponto baixo no terceiro espaço, veja as imagens…

Toalha vermelha passo a passo (18) Toalha vermelha passo a passo (19) Toalha vermelha passo a passo (20)

Observe que formamos uma alça porém pulamos um espaço da base.

Toalha vermelha passo a passo (21)

07 – Novamente 4 correntes, pule um espaço e prenda com ponto baixo no espaço seguinte… Faça por toda a volta e teremos então 8 alças com 4 correntes. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (22) Toalha vermelha passo a passo (23) Toalha vermelha passo a passo (24) Toalha vermelha passo a passo (25)

Como iniciei meu trabalho com anel mágico, vou esconder as pontas do fio inicial e recortar para não atrapalhar, veja que utilizei uma agulha de tapeceiro para esconder a ponta do fio no avesso da peça utilizando o miolinho (circulo) Após umas duas voltas corte a sobra e estará seguro.

Toalha vermelha passo a passo (26) Toalha vermelha passo a passo (27) Toalha vermelha passo a passo (28) Toalha vermelha passo a passo (29)

08 – Voltando ao trabalho na parte da frente, após finalizar a volta com ponto baixíssimo, faça ponto baixo dentro da primeira alça de 4 correntes, em seguida faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos na mesma alça. Faça 3 correntes de espaço e mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando um LEQUE.

Toalha vermelha passo a passo (30) Toalha vermelha passo a passo (31) Toalha vermelha passo a passo (32) Toalha vermelha passo a passo (33) Toalha vermelha passo a passo (34)

De agora em diante todas as vezes que pedir para fazer “leque” lembre-se, são 3 pontos altos, 3 correntes e 3 pontos altos.

Toalha vermelha passo a passo (35)

09 – Após concluir o leque da primeira alça, não faça corrente de espaço, siga para a próxima alça e faça outro leque, veja as imagens…

Toalha vermelha passo a passo (36) Toalha vermelha passo a passo (37) Toalha vermelha passo a passo (38)

10 – Siga fazendo leque por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo na segunda correntinha que forma o primeiro ponto alto da terceira volta.

Toalha vermelha passo a passo (39) Toalha vermelha passo a passo (40)

11 – Após finalizar com ponto baixíssimo, siga com mais 2 pontos baixíssimos em cima dos pontos altos do leque da volta anterior, desta forma vamos chegar até o meio do leque onde faremos ponto baixo para iniciar a quinta-volta.

Toalha vermelha passo a passo (41) Toalha vermelha passo a passo (42)

12 – Após fazer o ponto baixo dentro do leque, faça novamente duas correntes, em seguida complete o leque com mais 2 pontos altos, 3 correntes e 3 pontos altos.

Toalha vermelha passo a passo (44) Toalha vermelha passo a passo (45) Toalha vermelha passo a passo (46) Toalha vermelha passo a passo (47)

13 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça leque sobre leque da volta anterior, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (48) Toalha vermelha passo a passo (49) Toalha vermelha passo a passo (50) Toalha vermelha passo a passo (51) Toalha vermelha passo a passo (52) Toalha vermelha passo a passo (53) Toalha vermelha passo a passo (55)

Todas as vezes que finalizar a volta, siga com ponto baixíssimo até atingir o meio do leque onde faremos ponto baixo para iniciar a volta seguinte.

Toalha vermelha passo a passo (56)

14 – 6ª volta – Inicie com leque sobre leque, em seguida faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo nas correntes que separam os leques da volta anterior.

Toalha vermelha passo a passo (57) Toalha vermelha passo a passo (58) Toalha vermelha passo a passo (59)

15 – Faça 3 correntes e prenda ainda no mesmo espaço, faça novamente duas correntes e então faça leque sobre o leque seguinte.

Toalha vermelha passo a passo (60) Toalha vermelha passo a passo (61) Toalha vermelha passo a passo (62) Toalha vermelha passo a passo (63) Toalha vermelha passo a passo (64)

16 – Agora basta ir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (65) Toalha vermelha passo a passo (66) Toalha vermelha passo a passo (67)

17 – 7ª volta – Faça leque sobre leque, faça 7 correntes de espaço e faça leque sobre o leque seguinte… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (68) Toalha vermelha passo a passo (69) Toalha vermelha passo a passo (70) Toalha vermelha passo a passo (71) Toalha vermelha passo a passo (72) Toalha vermelha passo a passo (73) Toalha vermelha passo a passo (74) Toalha vermelha passo a passo (75)

18 – 8ª volta – Faça leque sobre leque, em seguida faça 3 correntes de espaço e prenda na alça de 7 correntes que fica entre um leque e outro da volta anterior.

Toalha vermelha passo a passo (77) Toalha vermelha passo a passo (78) Toalha vermelha passo a passo (79) Toalha vermelha passo a passo (80) Toalha vermelha passo a passo (81)

19 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço, faça novamente 3 correntes e faça leque sobre leque.

Toalha vermelha passo a passo (82) Toalha vermelha passo a passo (83) Toalha vermelha passo a passo (84) Toalha vermelha passo a passo (85) Toalha vermelha passo a passo (86)

20 – Agora basta ir repetindo até completar toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (87) Toalha vermelha passo a passo (88) Toalha vermelha passo a passo (90)

21 – 9ª volta – Inicie com leque sobre leque, faça 3 correntes de espaço e agora vamos utilizar aquela alça formada por 3 correntes que fica entre um leque e outro na volta anterior, veja que mostrei com a agulha.

Toalha vermelha passo a passo (91) Toalha vermelha passo a passo (92) Toalha vermelha passo a passo (93)

22 – Após as 3 correntes de espaço faça leque dentro desta alça, faça novamente 3 correntes de espaço e faça leque sobre leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (94) Toalha vermelha passo a passo (95) Toalha vermelha passo a passo (96) Toalha vermelha passo a passo (97) Toalha vermelha passo a passo (98)

23 – 10ª volta – Inicie com leque sobre leque, faça duas correntes de espaço e prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes que dividem o leques da volta anterior, novamente duas correntes de espaço e faça leque sobre leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (99) Toalha vermelha passo a passo (100) Toalha vermelha passo a passo (101) Toalha vermelha passo a passo (102) Toalha vermelha passo a passo (103) Toalha vermelha passo a passo (104) Toalha vermelha passo a passo (105) Toalha vermelha passo a passo (106) Toalha vermelha passo a passo (107)

24 – 11ª volta – Inicie com leque sobre leque e em seguida faça 4 correntes de espaço, como pode ver nas imagens, logo a frente temos um dos leques que não iniciaram desde o miolinho do trabalho.

Toalha vermelha passo a passo (108) Toalha vermelha passo a passo (109) Toalha vermelha passo a passo (110)

25 – Dentro deste leque faça 9 pontos altos. Faça então 4 correntes de espaço e novamente leque sobre leque já que o próximo leque começou lá no miolinho do trabalho.

Toalha vermelha passo a passo (111) Toalha vermelha passo a passo (112) Toalha vermelha passo a passo (113) Toalha vermelha passo a passo (114) Toalha vermelha passo a passo (116)

26 – Siga por toda a volta intercalando, após o leque são 4 correntes, em seguida 9 pontos altos dentro do leque seguinte, 4 correntes e leque sobre leque… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (118) Toalha vermelha passo a passo (119)

27 – 12ª volta – Inicie com leque sobre leque, em seguida faça 3 correntes de espaço e ponto alto encima do primeiro ponto alto dos 9 que formam a sequência da volta anterior como mostram as imagens.

Toalha vermelha passo a passo (120) Toalha vermelha passo a passo (121) Toalha vermelha passo a passo (122)

28 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça novamente ponto alto, siga intercalando e teremos um total de 9 pontos altos separados por uma corrente de espaço.

Toalha vermelha passo a passo (123) Toalha vermelha passo a passo (124) Toalha vermelha passo a passo (125) Toalha vermelha passo a passo (126)

29 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida faça leque encima sobre leque, siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (127) Toalha vermelha passo a passo (128) Toalha vermelha passo a passo (129) Toalha vermelha passo a passo (130) Toalha vermelha passo a passo (131)

30 – 13ª volta – Inicie com leque sobre leque e em seguida faça 4 correntes de espaço. Prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente dos 8 espaços que temos logo a frente. Veja as imagens…

Toalha vermelha passo a passo (132) Toalha vermelha passo a passo (133) Toalha vermelha passo a passo (134)

31 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no espaço seguinte. Novamente 3 correntes e prenda no espaço seguinte… ao final teremos 7 alças com 3 correntes.

Toalha vermelha passo a passo (135) Toalha vermelha passo a passo (136) Toalha vermelha passo a passo (137) Toalha vermelha passo a passo (138)

32 – Faça novamente 4 correntes de espaço e em seguida faça leque sobre leque. Agora basta repetir por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (139) Toalha vermelha passo a passo (140) Toalha vermelha passo a passo (141) Toalha vermelha passo a passo (142) Toalha vermelha passo a passo (143)

33 – 14ª volta – Inicie com leque sobre leque e em seguida faça 3 correntes de espaço e faça mais 3 pontos altos no mesmo leque. Veja que formou um leque com duas alças.

Toalha vermelha passo a passo (144) Toalha vermelha passo a passo (145) Toalha vermelha passo a passo (146) Toalha vermelha passo a passo (147)

34 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes que está formando o abacaxi na volta anterior.

Toalha vermelha passo a passo (148) Toalha vermelha passo a passo (149)

35 – Novante 3 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte… ao final teremos 6 alças com 3 correntes sem contar a que está ligando o leque ao abacaxi.

Toalha vermelha passo a passo (150) Toalha vermelha passo a passo (151) Toalha vermelha passo a passo (152)

36 – Então faça 3 correntes e em seguida faça o leque com duas alças em cima do leque seguinte. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (153) Toalha vermelha passo a passo (154) Toalha vermelha passo a passo (155)

Toalha vermelha passo a passo (156)

Veja como vai ficar o trabalho…

Toalha vermelha passo a passo (157) Toalha vermelha passo a passo (158) Toalha vermelha passo a passo (159) Toalha vermelha passo a passo (160)

37 – 15ª volta – Após finalizar a volta anterior, siga com ponto baixíssimo como já de costume e faça leque sobre o primeiro espaço de 3 correntes do leque com duas alças, observe as imagens…

Toalha vermelha passo a passo (161) Toalha vermelha passo a passo (162)

38 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça leque na alça seguinte. Veja que agora temos 2 leques separados por uma corrente.

Toalha vermelha passo a passo (163) Toalha vermelha passo a passo (164)

39 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes das 6 que estão formando o desenho do abacaxi. ATENÇÃO! A alça que liga o leque ao abacaxi também tem 3 correntes, observe o desenho e não prenda nesta alça.

Toalha vermelha passo a passo (165) Toalha vermelha passo a passo (166)

40 – Siga fazendo alças com 3 correntes e ao final teremos então um total de 5 alças com 3 correntes (sem contar a que liga o leque ao abacaxi)

Toalha vermelha passo a passo (167) Toalha vermelha passo a passo (168)

41 – Faça 3 correntes de espaço e faça leque sobre a primeira alça do leque seguinte, faça uma corrente de espaço e leque na segunda alça… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (169) Toalha vermelha passo a passo (170) Toalha vermelha passo a passo (171) Toalha vermelha passo a passo (172)

42 – 16ª volta – Inicie com leque sobre o primeiro leque, faça uma corrente de espaço e em seguida faça ponto alto no espaço de uma corrente da volta anterior, faça 3 correntes e novamente ponto alto no mesmo espaço. Observe as imagens e veja que temos um ponto em formato de “V”.

Toalha vermelha passo a passo (173) Toalha vermelha passo a passo (174) Toalha vermelha passo a passo (175) Toalha vermelha passo a passo (176) Toalha vermelha passo a passo (177)

43 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça leque sobre leque.

Toalha vermelha passo a passo (178) Toalha vermelha passo a passo (179)

44 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes do abacaxi. Siga fazendo alças com 3 correntes e teremos um total de 4 alças. Faça novamente 3 correntes de espaço e faça leque sobre o primeiro leque, repita os passos anteriores fazendo o ponto em formato de “V”… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (180) Toalha vermelha passo a passo (181) Toalha vermelha passo a passo (182) Toalha vermelha passo a passo (183) Toalha vermelha passo a passo (184) Toalha vermelha passo a passo (185) Toalha vermelha passo a passo (186)

45 – 17ª volta – Inicie com leque sobre leque, faça uma corrente de espaço e em seguida faça um leque no espaço de 3 correntes do ponto “V” que fica entre os 2 leques. Observe as imagens…

Toalha vermelha passo a passo (187) Toalha vermelha passo a passo (188) Toalha vermelha passo a passo (189) Toalha vermelha passo a passo (190)

46 – Após o segundo leque faça uma corrente de espaço e então faça o leque sobre o leque seguinte. Teremos então uma sequência com 3 leques com uma corrente de espaço entre um e outro.

Toalha vermelha passo a passo (191) Toalha vermelha passo a passo (192)

47 – Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo na primeira das 4 alças que formam o abacaxi. Siga fazendo alças com 3 correntes e teremos então um total de 3 alças. Faça 3 correntes e em seguida faça leque sobre o primeiro leque, repita os passos anteriores fazendo também o leque sobre o ponto “V”… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Toalha vermelha passo a passo (194) Toalha vermelha passo a passo (195) Toalha vermelha passo a passo (196) Toalha vermelha passo a passo (197) Toalha vermelha passo a passo (198)

Veja que após esta volta temos uma sequência de leque na mesma direção da sequência que vem desde o miolinho do trabalho…

 Toalha vermelha passo a passo (199) Toalha vermelha passo a passo (200)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo. Não se preocupe! Para continuar temos o link da segunda e última parte logo abaixo:

48 comentários em “Toalha de mesa redonda passo a passo

  1. Samuel estou eternamente apaixonada pelo seus trabalhos,e gastaria pedir sua autorização para compartilhar sua página, muitas pessoas tem que conhecer sua arte e principalmente sua forma do passo a passo é perfeito eu quero fazer a toalha redonda vermelha, gostaria saber qual é a grossura da linha para esse toalha? Olha mais uma pergunta nos aqui não temos essa marca de linha pode ser outra marca? Desde já muito obrigada um abraço.

    1. Oi Maria, pode compartilhar sim!!! Aliás eu agradeço por compartilhar.
      Quanto ao fio utilizado ele é TEX 590 ou seja, duas vezes mais grosso que o fio Anne por exemplo que é TEX 295.

      Como não existe disponível esta marca você vai procurar da seguinte forma: Quero fio que seja TEX 590
      Se não encontrar assim, procure um fio que seja para agulha de crochê de 2.5 a 3.0 milímetros. Apesar de ter esta indicação no fio Duna eu utilizo a agulha 2.0 para o trabalho ficar com os pontos mais apertados e consequentemente mais delicado :)

      Espero que consiga um fio parecido. Mesmo se não encontrar um fio da mesma espessura compre um fio que seja no máximo fio 4 e vai ficar legal sua peça. Se utilizar mais grosso como fio 6 por exemplo já ficará melhor usar como tapete.

      Forte abraço e um grande beijo no coração.

  2. Boa noite Samuel Ramos, eu tenho uma encomenda de um caminho de mesa, entendo + ou – ele, só não tenho ideia como vou começar, será que você poderia me ajudar?
    Como eu faria pra mandar a foto do modelo pra você?
    Ficaria muito agradecida se você me ajudasse…um forte abraço.

  3. Amei a sua aula, adoraria fazer essa toalha, sou principiante, como poderia fazer ela com 1,80 de diametro? vc poderia me orientar por favor… obrigada bjs, e mais uma vez parabéns

      1. Samuel, talvez usando uma agulha meio ponto maior, já resolveria, não? o ponto ficaria um tanto mais gordinho, o que já aumentaria o diâmetro da peça