Tapete Max com flores azuis – Passo a passo parte 2

Esta é a segunda parte do passo a passo. Estamos confeccionando o Tapete max com flores azuis. A primeira parte do passo a passo já está disponível aqui no blog, não deixe de conferir!

Tapete max passo a passo

Materiais

Aqui algumas imagens do trabalho pronto:

tapete-max-passo-a-passo-319 tapete-max-passo-a-passo-324 tapete-max-passo-a-passo-320

Na primeira parte do passo a passo nossa peça ficou assim:

tapete-max-passo-a-passo-186

Agora reserve-a e vamos trabalhar nas outras flores. Esta peça vou chamar de Módulo 1 para que possam identificar na hora de unir as outras partes.

Nas outras flores vamos trabalhar as 3 voltas iniciais exatamente ao que fizemos no módulo 1, na quarta volta faremos a união… mas vou repetir o passo a passo deste início aqui para que não precise sair da página.

31 – Amarre o fio barroco maxcolor branco em uma das alças de 5 correntes que tem entre uma alça e outra. Prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

tapete-max-passo-a-passo-4 tapete-max-passo-a-passo-7 tapete-max-passo-a-passo-8

32 – Faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 3 pontos altos na mesma alça formando o primeiro leque.

tapete-max-passo-a-passo-9 tapete-max-passo-a-passo-10 tapete-max-passo-a-passo-11

33 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no meio da folha que tem a frente. Observe na terceira imagem que peguei 2 fios bem no meio da flor.

tapete-max-passo-a-passo-12 tapete-max-passo-a-passo-13 tapete-max-passo-a-passo-14 tapete-max-passo-a-passo-15

34 – Após prender com ponto baixo faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça leque formado por 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos. Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalizar com ponto baixíssimo.

tapete-max-passo-a-passo-16 tapete-max-passo-a-passo-17 tapete-max-passo-a-passo-18 tapete-max-passo-a-passo-19 tapete-max-passo-a-passo-20 tapete-max-passo-a-passo-22 tapete-max-passo-a-passo-23

35 – Siga com ponto baixíssimo nos pontos de base e faça ponto baixo dentro do leque. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos e desta forma teremos leque dentro de leque.

tapete-max-passo-a-passo-24 tapete-max-passo-a-passo-25

36 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto baixo que foi feito na folha.

tapete-max-passo-a-passo-26 tapete-max-passo-a-passo-27

37 – Faça duas correntes de espaço e novamente ponto alto em cima do mesmo ponto baixo formando um ponto “V”. Agora sem fazer corrente de espaço faça leque dentro do leque seguinte… siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-max-passo-a-passo-28 tapete-max-passo-a-passo-29 tapete-max-passo-a-passo-30 tapete-max-passo-a-passo-31 tapete-max-passo-a-passo-32 tapete-max-passo-a-passo-33 tapete-max-passo-a-passo-34 tapete-max-passo-a-passo-35 tapete-max-passo-a-passo-36

38 – Após finalizar com ponto baixíssimo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, siga com ponto alto em cima de ponto alto e dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes e 2 pontos altos.

tapete-max-passo-a-passo-39 tapete-max-passo-a-passo-40 tapete-max-passo-a-passo-41 tapete-max-passo-a-passo-42 tapete-max-passo-a-passo-43

39 – Siga com ponto alto em cima de ponto alto. Ao chegar no ponto V faça uma corrente de espaço e faça ponto alto dentro do ponto V (no espaço de duas correntes). Faça uma corrente de espaço e siga com ponto alto em cima de ponto alto… repita os aumentos dentro do leque. Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-max-passo-a-passo-44 tapete-max-passo-a-passo-45 tapete-max-passo-a-passo-46 tapete-max-passo-a-passo-47 tapete-max-passo-a-passo-48 tapete-max-passo-a-passo-49 tapete-max-passo-a-passo-50 tapete-max-passo-a-passo-51 tapete-max-passo-a-passo-52 tapete-max-passo-a-passo-53 tapete-max-passo-a-passo-54 tapete-max-passo-a-passo-55

40 – A quarta volta faça 4 leques completos e siga até chegar na metade do quinto leque como apresentado na imagem:

tapete-max-passo-a-passo-189

Veja que fiz um total de 6 pontos altos já contando com os 2 pontos altos dentro do leque.

41 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo dentro de um dos leques do módulo 1.

tapete-max-passo-a-passo-190 tapete-max-passo-a-passo-191 tapete-max-passo-a-passo-192 tapete-max-passo-a-passo-193 tapete-max-passo-a-passo-194

42 – Sem fazer corrente de espaço enrole o fio na agulha e siga com mais 2 pontos altos dentro do leque da peça que está sendo trabalhada, siga com 4 pontos altos em cima dos pontos de base.

tapete-max-passo-a-passo-195 tapete-max-passo-a-passo-196

43 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto alto que tem entre os leques. Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo dentro do ponto V do módulo 1.

tapete-max-passo-a-passo-197 tapete-max-passo-a-passo-198 tapete-max-passo-a-passo-199

44 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no mesmo ponto de base formando o ponto V do módulo que está sendo trabalhado.

tapete-max-passo-a-passo-200 tapete-max-passo-a-passo-201

45 – Sem fazer corrente de espaço pule 1 ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Faça 2 pontos altos dentro do leque, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo nas duas correntes de espaço que tem em cima do leque pequeno que está entre um leque e outro.

tapete-max-passo-a-passo-202 tapete-max-passo-a-passo-203 tapete-max-passo-a-passo-204 tapete-max-passo-a-passo-205

46 – Sem fazer corrente de espaço siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Faça ponto alto em cima do ponto alto que está entre os leques, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no ponto V do módulo 1. Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto no mesmo ponto de base, sem fazer corrente de espaço pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… chegando no meio do leque prenda na ponta seguinte do módulo 1 e continue trabalhando apenas no módulo 2. Complete a volta finalizando com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

tapete-max-passo-a-passo-206 tapete-max-passo-a-passo-207 tapete-max-passo-a-passo-208 tapete-max-passo-a-passo-209 tapete-max-passo-a-passo-210 tapete-max-passo-a-passo-211 tapete-max-passo-a-passo-212 tapete-max-passo-a-passo-213 tapete-max-passo-a-passo-214 tapete-max-passo-a-passo-215 tapete-max-passo-a-passo-216 tapete-max-passo-a-passo-217

47 – Inicie novamente em outra flor e desta vez vamos iniciar prendendo no cantinho do módulo 2 que apontei com a agulha na imagem abaixo.

tapete-max-passo-a-passo-220 tapete-max-passo-a-passo-218

48 – Quando estiver na quarta volta basta prender com ponto baixo no cantinho do módulo 2. Siga trabalhando o módulo 3 e só prenda novamente no canto do módulo 1 como apresentado na 5ª imagem abaixo:

tapete-max-passo-a-passo-221 tapete-max-passo-a-passo-219tapete-max-passo-a-passo-222 tapete-max-passo-a-passo-223 tapete-max-passo-a-passo-224 tapete-max-passo-a-passo-225

49 – Agora siga trabalhando o módulo 3 e prendendo no módulo 1 como já fizemos com o módulo 2… Ao completar a volta corte o fio e arremate.

tapete-max-passo-a-passo-226 tapete-max-passo-a-passo-227 tapete-max-passo-a-passo-228 tapete-max-passo-a-passo-229 tapete-max-passo-a-passo-230 tapete-max-passo-a-passo-231

50 – Veja como vai ficando:

tapete-max-passo-a-passo-232

51 – Siga emendando todos os módulos e apenas o último não corte o fio, vamos continuar trabalhando com ele…

tapete-max-passo-a-passo-233 tapete-max-passo-a-passo-234 tapete-max-passo-a-passo-235

As próximas voltas faremos contornando todo o tapete…

52 – Ao finalizar a volta do último módulo siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de base. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto até o penúltimo ponto de base.

tapete-max-passo-a-passo-236 tapete-max-passo-a-passo-237 tapete-max-passo-a-passo-238 tapete-max-passo-a-passo-239

53 – Faça uma corrente de espaço, faça ponto alto dentro do ponto V, uma corrente de espaço e pule o primeiro ponto de base e siga para o leque seguinte… entre os leques é exatamente como fizemos no módulo 1, sempre intercalando entre ponto alto e ponto “V”.  Vamos ver como passar de um módulo ao outro?

tapete-max-passo-a-passo-240

53 – Chegando no último ponto V do módulo faça 5 correntes e faça ponto alto no ponto baixo que fizemos para unir um módulo ao outro.

tapete-max-passo-a-passo-241 tapete-max-passo-a-passo-242 tapete-max-passo-a-passo-243 tapete-max-passo-a-passo-244

54 – Faça duas correntes e faça ponto alto no mesmo lugar formando um ponto “V” bem na emenda dos módulos.

tapete-max-passo-a-passo-245 tapete-max-passo-a-passo-246 tapete-max-passo-a-passo-247

55 – Faça 5 correntes de espaço e faça ponto alto dentro do V do módulo seguinte… Faça uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto…

tapete-max-passo-a-passo-248 tapete-max-passo-a-passo-249 tapete-max-passo-a-passo-250 tapete-max-passo-a-passo-251 tapete-max-passo-a-passo-252

Observe que entre os leques vamos continuar normalmente como já fizemos no módulo 1…

tapete-max-passo-a-passo-253

Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-max-passo-a-passo-254 tapete-max-passo-a-passo-255 tapete-max-passo-a-passo-256

56 – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto até o penúltimo ponto de base.

tapete-max-passo-a-passo-257 tapete-max-passo-a-passo-258 tapete-max-passo-a-passo-259 tapete-max-passo-a-passo-260 tapete-max-passo-a-passo-261

57 – Sem fazer corrente de espaço faça ponto alto em cima do ponto alto que está dentro do V da penúltima volta, faça duas correntes e ponto alto novamente no mesmo ponto de base formando um ponto em forma de V.

tapete-max-passo-a-passo-262

58 – Sem fazer corrente de espaço faça um leque com 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos dentro do ponto V que tem logo a frente (aquele que fizemos na emenda dos módulos)

tapete-max-passo-a-passo-263 tapete-max-passo-a-passo-264

59 – Sem fazer corrente de espaço faça um poto V em cima do próximo ponto alto… Sem fazer corrente de espaço pule o primeiro ponto do leque e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-max-passo-a-passo-265 tapete-max-passo-a-passo-266 tapete-max-passo-a-passo-267 tapete-max-passo-a-passo-268 tapete-max-passo-a-passo-269 tapete-max-passo-a-passo-270

60 – Siga com ponto baixíssimo no próximo ponto de base, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e siga com ponto alto em cima de ponto alto. Dentro do leque faça 2 pontos altos, duas correntes de espaço e 2 pontos altos. Siga com ponto alto até o penúltimo ponto de base.

tapete-max-passo-a-passo-271 tapete-max-passo-a-passo-272 tapete-max-passo-a-passo-273 tapete-max-passo-a-passo-274

61 – Faça uma corrente de espaço, faça ponto alto dentro do ponto V.

tapete-max-passo-a-passo-275

62 – Faça uma corrente de espaço e faça ponto alto dentro do leque…

tapete-max-passo-a-passo-276

63 – Uma corrente de espaço e ponto alto dentro do próximo ponto V.  Faça uma corrente de espaço, pule um ponto de base e siga com ponto alto em cima d e ponto alto… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-max-passo-a-passo-277 tapete-max-passo-a-passo-278 tapete-max-passo-a-passo-279 tapete-max-passo-a-passo-280 tapete-max-passo-a-passo-281 tapete-max-passo-a-passo-282 tapete-max-passo-a-passo-283 tapete-max-passo-a-passo-284

64 – Inicie a próxima volta exatamente como a anterior… siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Chegando na emenda não faça corrente de espaço, faça o ponto V em cima do ponto alto que foi feito dentro do leque na volta anterior… observe as imagens:

tapete-max-passo-a-passo-285 tapete-max-passo-a-passo-286 tapete-max-passo-a-passo-287

65 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-max-passo-a-passo-290 tapete-max-passo-a-passo-291

66 – Inicie a volta exatamente como as anteriores… siga com ponto alto em cima de ponto alto até o penúltimo ponto de base. Faça uma corrente de espaço, faça ponto alto dentro do ponto V, uma corrente de espaço, pule o primeiro ponto de base e siga com ponto alto em cima de ponto alto… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

tapete-max-passo-a-passo-292 tapete-max-passo-a-passo-293 tapete-max-passo-a-passo-294 tapete-max-passo-a-passo-295 tapete-max-passo-a-passo-296

A partir deste ponto não tenho mais as imagens, mas você pode fazer o download do gráfico para seguir e também vou descrever para que não sobre dúvidas.

Download do gráfico

67 – Após finalizar com ponto baixíssimo siga com ponto baixíssimo até o penúltimo ponto de base, no último faça ponto baixo. Observe sinalizei com bolinhas pretas os pontos baixíssimos e com um + o ponto baixo no último ponto de base antes de chegar no meio do leque.

tapete-max-passo-a-passo-296-002

Leia o gráfico da seguinte forma:

leia

Se observar no gráfico a volta anterior terminou exatamente onde estou apontando com uma seta…

 2-1

68 – Após fazer o ponto baixo no ponto alto antes do meio do leque faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no primeiro ponto alto após o meio do leque formando uma alça.

2-2 3

69 – Após prender com ponto baixo faça 9 correntes e faça ponto alto duplo em cima do ponto alto que fica entre um leque e outro.

4  2-4

Observe que o ponto alto duplo não fica na direção da emenda dos módulos… na direção da emenda é diferente… Observe a imagem abaixo que indiquei com uma seta a direção onde fica o ponto alto duplo.

tapete-max-passo-a-passo-294

70 – Após o ponto alto duplo faça 9 correntes. Desta vez chegamos no último leque antes da emenda dos módulos e vamos fazer diferente…

2-5

71 – Após as 9 correntes faça ponto alto em cima do último ponto alto na primeira lateral do leque. Faça 3 pontos altos dentro do leque e faça ponto alto no primeiro ponto de base.  Os leques que estão próximos da emenda dos módulos são desta forma:

5

72 – Já nos leques do meio de cada módulo não é feito ponto alto e sim 3 correntes formando uma alça como fizemos no início da volta.

6

73 – Para passar de um módulo para o outro faça 7 correntes. O leque seguinte fica ao lado da emenda então será feito ponto alto antes do meio do leque, 3 pontos altos dentro do leque e ponto alto após o leque… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo em cima do ponto baixo que inicia a volta.

7

73 – A próxima volta é toda em ponto alto, então faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça 3 pontos altos na alça de 3 correntes, faça ponto alto em cima do ponto baixo. A próxima alça tem 9 correntes, faça 1 ponto alto em cada corrente e faça ponto alto em cima do ponto alto duplo… faça toda a volta com 1 ponto alto para cada ponto ou corrente que fizemos na volta anterior e finalize com ponto baixíssimo. (no gráfico os traços indicam ponto alto)

8

74 – A volta seguinte também é toda em ponto alto e a única diferença é que você precisa fazer 2 pontos altos no 4º ponto de base dos 7 que tem na alça entre uma emenda e outra. Veja que indiquei na segunda imagem para se atentar ao gráfico.

9 10

Veja uma imagem bem detalhada do acabamento:

 img_0899-001

 74 – Na primeira volta de acabamento faça da seguinte forma:

75 –  Segunda volta de acabamento:

76 – A próxima volta é feita com o barroco multicolor  9113 (o azul mais claro)

77 – A última volta é feita com o fio barroco multicolor 9482 (o mais escuro) Amarre o fio dentro de um dos leques, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Após as duas correntes vamos fazer mais 2 pontos altos no ponto que indiquei na segunda imagem…

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (147) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (148) Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (149)

Tapete retangular passo a passo - www.croche.com (150)

Tapete pronto!

tapete-max-passo-a-passo-319 tapete-max-passo-a-passo-320 tapete-max-passo-a-passo-321 tapete-max-passo-a-passo-322 tapete-max-passo-a-passo-323 tapete-max-passo-a-passo-324

Acredito que com as explicações ficou mais fácil fazer o seu tapete, mas se surgir alguma dúvida envie uma mensagem para crochetapetes@gmail.com e vou ajudar você!

Download do gráfico

Parte 1

3 comentários em “Tapete Max com flores azuis – Passo a passo parte 2

  1. Excelente explicação. Tudo muito perfeito. Parabéns! Muito obrigada por passar esse lindo conhecimento. Deus te abençoe sempre!