Tapete Russo passo a passo parte2

Esta é a segunda parte do passo a passo, se você está procurando como iniciar o trabalho clique AQUI.

Vamos aprender passo a passo como confeccionar o TAPETE RUSSO REDONDO. Este lindo tapete em crochê apesar de bastante detalhes não é difícil de fazer, com as imagens e textos detalhando cada passo facilita ainda mais. Confeccionado com barbante número 6 e agulha 3.0mm ele fica com 60cm de diâmetro, para fazer maior a sugestão é mudar o barbante utilizado para o número 8, barbante barroco natural ou fios de malha (trapilho) e seguir o mesmo passo a passo.

Para mudar o tamanho acrescentando voltas precisa um pouco mais de atenção para que não atrapalhe o acabamento sem contar que precisa sempre ajustar os aumentos de pontos para não formar “babados” nem ficar repuxando. Se você faz crochê para fortalecer sua renda e quer ter uma noção de valor para vendas, temos uma tabela aqui no blog para auxiliar você, confira AQUI. Este mesmo modelo pode ser utilizado com toalha de mesa redonda, principalmente uma mesa mais rústica combina muito bem.

MATERIAIS

40 – 18ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça 4 pontos baixos na primeira alça. Na segunda alça faça 3 pontos baixos, na terceira alça faça apenas 4 pontos baixos e na quarta alça faça 3 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (169) Tapete russo passo a passo (170) Tapete russo passo a passo (171) Tapete russo passo a passo (172)

41 – Para passar para o leque seguinte, entre um ponto pipoca e outro tem apenas uma corrente, nesta corrente não faremos nada. Sem fazer corrente de espaço vá para a primeira alça e faça 4 pontos baixo, na segunda alça 3 pontos baixos, na terceira alça 4 pontos baixos e na quarta alça 3 pontos baixo. Viu que sempre vai intercalando? Siga assim por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 4 que estão na primeira alça.

Tapete russo passo a passo (173) Tapete russo passo a passo (174) Tapete russo passo a passo (175) Tapete russo passo a passo (176) Tapete russo passo a passo (177)

42 – 19ª volta – Após finalizar a volta anterior Siga para o segundo ponto e faça ponto baixo, siga fazendo ponto baixo até que sobre apenas 2 neste leque. veja que são ao todo 10 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (178) Tapete russo passo a passo (179) Tapete russo passo a passo (180)

43 – Faça 5 correntes de espaço, pule os 2 pontos baixos deste leque e os 2 primeiros do leque seguinte, prenda com ponto baixo no terceiro ponto baixo de base, faça mais 9 pontos baixos e novamente uma alça com 5 correntes. Clique nas imagens para ampliar e entender melhor…

Tapete russo passo a passo (181) Tapete russo passo a passo (182) Tapete russo passo a passo (183) Tapete russo passo a passo (184) Tapete russo passo a passo (185) Tapete russo passo a passo (186) Tapete russo passo a passo (187)

44 – Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto baixo que inicia esta volta.

Tapete russo passo a passo (188) Tapete russo passo a passo (189)

45 – 20ª volta – Após finalizar a volta anterior faça mais 1 ponto baixíssimo, em seguida faça 6 pontos baixos, desta forma vai sobrar 1 ponto baixo de base vazio e o segundo que inicia a alça.

Tapete russo passo a passo (190) Tapete russo passo a passo (191)

46 – Em seguida faça 10 pontos altos na alça com 5 correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo, observe que não conto o ponto que está prendendo a alça, temos que pular um ponto de base vazio. Em seguida faça mais 5 pontos baixos. Novamente trabalhe 10 pontos altos na alça com 5 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que inicia esta volta.

Tapete russo passo a passo (192) Tapete russo passo a passo (193) Tapete russo passo a passo (194) Tapete russo passo a passo (195) Tapete russo passo a passo (196) Tapete russo passo a passo (197) Tapete russo passo a passo (198) Tapete russo passo a passo (199) Tapete russo passo a passo (200) Tapete russo passo a passo (201) Tapete russo passo a passo (202)

47 – 21ª volta – Após finalizar a volta anterior, faça mais 1 ponto baixíssimo e em seguida faça 2 pontos baixos, veja que sobram 2 pontos baixo de base.

Tapete russo passo a passo (203) Tapete russo passo a passo (204)

48 – Faça uma corrente de espaço e vamos fazer ponto alto triplo em baixo relevo. Enrole o barbante 3 vezes na agulha e em seguida passe a agulha de baixo mara cima como mostra a terceira imagem… em seguida faça o ponto alto triplo e uma corrente de espaço.

Tapete russo passo a passo (205) Tapete russo passo a passo (206) Tapete russo passo a passo (207) Tapete russo passo a passo (208)

49 – Após a corrente de espaço faça novamente ponto alto triplo em baixo relevo pegando o segundo ponto alto… faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto triplo… siga até completar os 10 pontos, faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no segundo ponto de base, faça mais 1 ponto baixo. É normal que o ultimo ponto alto triplo fique um pouco encolhido, na próxima volta ele vai ficar normal.

Tapete russo passo a passo (209) Tapete russo passo a passo (210) Tapete russo passo a passo (211) Tapete russo passo a passo (212)

50 – Após o segundo ponto baixo, faça uma corrente e novamente trabalhe pontos altos triplos como no passo anterior… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete russo passo a passo (213) Tapete russo passo a passo (214) Tapete russo passo a passo (215) Tapete russo passo a passo (216) Tapete russo passo a passo (217)

51 – 22ª volta – Após finalizar com ponto baixíssimo ande com ponto baixíssimo e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço de uma corrente que separam 2 pontos altos triplos. Faça 3 correntes de espaço e prenda com ponto baixo no próximo espaço de uma corrente… Siga fazendo alças em todos os espaços seguintes, teremos no total 8 alças com 3 correntes neste leque.

Tapete russo passo a passo (218) Tapete russo passo a passo (219) Tapete russo passo a passo (220) Tapete russo passo a passo (221) Tapete russo passo a passo (222) Tapete russo passo a passo (223)

52 – Faça 3 correntes e espaço e prenda com ponto baixo no primeiro espaço de uma corrente que separam os pontos altos triplos do segundo leque. Veja que aquele ponto que estava encolhido se normaliza. Repita novamente 8 alças com 3 correntes, para passar para o leque seguinte novamente 3 correntes… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Tapete russo passo a passo (224) Tapete russo passo a passo (225) Tapete russo passo a passo (226) Tapete russo passo a passo (227) Tapete russo passo a passo (228) Tapete russo passo a passo (229) Tapete russo passo a passo (230) Tapete russo passo a passo (231)

54 – 23ª e ultima volta – Após finalizar com ponto baixíssimo faça 2 pontos baixos na primeira alça com 3 correntes. Em seguida faça 1 ponto picô (3 correntes e prenda com ponto baixo no alto do segundo ponto baixo) Em seguida vá para a segunda alça e faça 2 pontos baixos.

Tapete russo passo a passo (232) Tapete russo passo a passo (233) Tapete russo passo a passo (234) Tapete russo passo a passo (235)

55 – Após os 2 pontos baixos faça ponto picô novamente e vá para a terceira alça e faça 2 pontos baixos, novamente ponto picô e vá para a quarta alça e faça 2 pontos baixos. Em seguida faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no alto do segundo ponto baixo, ou seja, é exatamente como o ponto picô só que com 5 correntes.

Tapete russo passo a passo (236) Tapete russo passo a passo (237) Tapete russo passo a passo (238)

56 – Vá para a alça seguinte e faça 2 pontos baixos e faça 1 ponto picô, siga até terminar a oitava alça com 2 pontos baixos, veja que são 3 pontos picôs com correntinha, 1 ponto picô com 5 correntinhas e mais 3 pontos picôs com 3 correntinhas.

Tapete russo passo a passo (239) Tapete russo passo a passo (240)

57 – Na alça com 3 correntes que separam os leques faça apenas 1 ponto baixo, siga para o próximo leque e repita os passos anteriores… siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Finalmente tapete pronto!!!

Tapete russo passo a passo (241) Tapete russo passo a passo (242) Tapete russo passo a passo (243) Tapete russo passo a passo (244) Tapete russo passo a passo (245) Tapete russo passo a passo (246)

Tapete russo passo a passo (247) Tapete russo passo a passo (248) Tapete russo passo a passo (249) Tapete russo passo a passo (250) Tapete russo passo a passo (253) Tapete russo passo a passo (255) Tapete russo passo a passo (257) Tapete russo passo a passo (258) Tapete Russo passo a passo (4) Tapete Russo passo a passo (6) Tapete Russo passo a passo (12) Tapete Russo passo a passo (14)

Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido confeccionar esta linda peça, em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você!

Participe do nosso grupo no FACEBOOK e compartilhe seus trabalhos! (Aqui)

Gráfico

63 comentários em “Tapete Russo passo a passo parte2

  1. Ufa consegui, segui seu pap, refiz algumas vezes mas ficou lindo nem acredito que fui eu quem fiz,o primeiro de muitos. Obrigada por compartilhar conosco e de uma maneira simples e de fácil compreensão.

  2. Terminei agora o meu, este é o segundo que faço, eu nunca tinha feito e comecei pelo mesmo modelo no oval, gostei muito do site, mas minha sogra me ajudou muito me ensinando a fazer os pontos. Só queria fazer uma observação de que se colocasse a marca do fui que usou.. pq comprei um no seis” mas parece ser bem mais grosso que o da foto. Mas estão de parabéns! Vou fazer mais! Obrigado ☺

  3. Terminei o meu tapete agora.. estou muito feliz por ter conseguido,pois e o primeiro q faço sozinha. Gostei muito do site,ensina muito certinho. Vcs estao de parabens. E obrigado pela ajuda

    1. Que legal Mara, você fez um dos modelos mais difíceis do site logo na primeira vez!

      Onde eu assino seu certificado de aprendizado? :) Espero que seja o primeiro de muitos!!!!

      Grande beijo e muito obrigado pelo carinho.

  4. finalizei ele o tapete russo hoje, nossa esse site e otimo, comecei agora tambem, tambem tenho pontos apertados kkkkkk mas ficou gradinho faço os truques quen dá pra fazer, ficou lindo fiz na cor azul, e ficou maravilhoso

  5. Fiquei encantada com os tapetes , mas a unica unica linha que tinha aqui en quantidade certa era vermelha , ok , fiz assim mesmo embora prefiro sempre branco ou bege em fim era o que tinha para hoje . Mas o que quero salientar aqui Sara , é o seu passo a passo e sua explicacao , excelente , muito bem explicadinho , fiz sem erro . Muito obrigada por essa maravilha!

  6. Olá, muito lindo todos os trabalhos. Parabéns. Finalizei o tapete redondo russo, usei barbante circulo numero 6 e agulha 3,5mm, ficou lindo mas com exatamente 50cm; vc sabe me esclarecer porque não ficou com 60cm? Sou iniciante e este é meu primeiro trabalho, e para mim tornou-se um rob. Obrigada. Att.

    1. Olá Sara, muito obrigado pelo carinho. Provavelmente seus pontos são bem mais apertados que os meus e esta seria a causa de ficar menor. Quando comecei fazer crochê minhas peças ficavam menores também e isso é normal, com o tempo seus pontos vão ficar mais soltos, vai fazer com menos mendo de errar e naturalmente ficam mais soltos. Tenho trabalhos que fiz quando iniciei que são 15cm menores do que os mesmo modelo feito hoje :)

      1. Obrigada pela atenção.
        Deve ser isso mesmo pois até fiquei com os dedos um pouco doloridos. Vou fazer novamente tentando não apertar tanto.

  7. Adorei o trabalho !! Lindíssimo e de muito bom gosto!! gostaria de saber se vc pode enviar o passo a passo do tapete oval e do redondo em PDF para meu email para que eu possa imprimir ? Obrigado

  8. Parabéns…fiz o tapete russo e ficou maravilhoso obrigada pelo compartilhamento muita luz na sua vida
    ..

  9. Fiz os dois tapetes russo,o oval e o redondo.Ficaram lindos.Obrigada pelo passo a passo e que Deus continue te abencoando para criar trabalhos maravilhosos.

    1. Olá,
      peço desculpas pela demora na resposta, estava em recesso e retornei hoje.

      Que legal Thereza, fico feliz por ter conseguido fazer seus trabalho,

      Forte abraço.

  10. Melhor Blog sobre croche da Vidaaaa!!! Parabens e td mt bem explicado e os modelos de tapetes sao lindooos, ja fiz alguns seguindo seu passo a passo e pretendo fazer mt mais…Parabens mais uma vez!!

    1. Obrigado Magdalena! Fico feliz que mesmo de tão distante e com linguagem diferente seja uma visitante do blog. Grande beijo.

  11. Olá, quero parabenizar o blog pelos trabalhos lindos e pela didática pra ensinar!! Eu fiz o tapete oval russo e agora estou fazendo esse redondo!! Amei esses tapetes russos, são mto lindos e delicados, parecem rendas!!! E todo passo a passo é mto bem explicado, o tapete ficou lindo, certinho, sem babados!! Amei!!!

    1. Oi Débora, fico muito feliz por seu comentário. Muitas vezes nosso trabalho não fica igual o que postam por conta dos nossos pontos serem diferentes e muitos não entendem isso. Um grande beijo e espero que faça muitos outros trabalhos aqui do blog.

  12. Acabei de fazer este tapete russo ficou maravilhoso amei fazer
    Muito feliz obrigada por dividir com a gente bjs

  13. Consegui fazer com facilidade graças às explicações tão bem dadas! Fiz o oval e o redondo. Ficaram lindos! Obrigada!

  14. Parabéns! Muito obrigada pelo passo a passo
    Fiz e não tive dificuldade, ficou muito bonito, mas pequeno
    Será que dobrando o número de pontos dá certo?
    Obrigada

    1. Oi Vera, fico feliz por ter feito o trabalho! Infelizmente para modelos redondos os aumentos são mais complicados. Se apenas dobrar o número de pontos pode formar babados… Teria que realmente criar algo. Outra dica é fazer com fio mais grosso e agulha com numeração maior.

  15. Lindos e você está de parabéns, explica muito bem, fiz o oval e agora estou acabando o redondo, Deus te ajude em tudo que precisar hoje e sempre !

  16. Eu me sinto muito feliz quando vejo que a pessoa arruma um tempo, faz o pap , apenas para compartilhar com a gente. Isso se chama amor ao proximo! Parabens e muito obrigada!

  17. M A R A V I L H O O O SO!!!!!! Seu pap é muito bem explicado,amei fazer este tapete beijo grande e muito sucesso!!!!!!!

  18. Bom dia, adorei este tapete, mas queria faze-lo um pouco maior, vc poderia me dizer onde seria a melhor opção de aumento.
    Desde já agradeço, obrigada

  19. Meus parabéns, trabalho lindíssimo. Fiz o tapete, ficou maravilhoso. Gostaria de saber, como faço para fazer o tapete maior neste mesmo modelo? Desde ja agradeço!

  20. Parabéns pelo seu trabalho e pela generosidade de ensinar de uma forma simples e detalhada. Fiz o tapete e ficou lindooo!!! Obrigadooooo

  21. Parabéns pelo seu trabalho, é maravilhoso, tomei a liberdade de copiar, e por incrível que pareça, consegui
    fazer.
    Seu passo a passo é muito bem elaborado. Por isso não tive dificuldade de executa-lo.
    Abraços.

  22. Adorei esse tapete e acabei de fazer o meu, ficou maravilhoso… Gostaria se possivel de poder imprimir o passo a passo desse redondo e do oval, tem como vcs me enviar. Desde já agradeço o carinho em compartilhar conosco essas maravilhas de trabalhos… abraços.