Toalha de mesa natalina passo a passo parte 2

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar uma linda TOALHA DE MESA NATALINA. Os bicos de acabamento assemelha-se a um pinheiro dando um charme especial para este trabalho. A confecção é rápida e bem fácil com um resultado maravilhoso, vale a pena fazer!

Confeccionei na cor verde porém fica muito bonito em branco ou vermelho para decoração nas festas de fim de ano.

Esta é a segunda parte do passo a passo, se está procurando o inicio do trabalho siga o link abaixo:

Temos outra toalhinha com tema natalino, veja:

Materiais

45 – Após ter finalizado a volta anterior faça mais 2 pontos baixíssimos sobre os pontos altos de base e desta forma vamos iniciar a volta encima do terceiro e ultimo ponto alto deste canto. Faça duas correntes.

Centro de mesa natalino passo a passo (182)

46 – Agora faremos um leque também em cada canto, no espaço de duas correntes faça 5 pontos altos e em seguida 1 ponto alto encima do primeiro ponto anto da lateral seguinte.

Centro de mesa natalino passo a passo (183) Centro de mesa natalino passo a passo (184)

47 – Faça duas correntes de espaço e então siga para fazer os leques nos pontos “V” não se esqueça que entre um leque e outro tem apenas uma corrente de espaço e a unica exceção entre os leques do meio e o leque que fica no canto da toalhinha. Veja na terceira imagem que após o primeiro leque do ponto “V” faça apenas uma corrente de espaço e siga para o próximo leque.

Centro de mesa natalino passo a passo (185) Centro de mesa natalino passo a passo (186) Centro de mesa natalino passo a passo (187) Centro de mesa natalino passo a passo (188)

48 – Quando chegar no canto faça duas correntes de espaço e então faça o leque do canto. Para fazer este leque faça 1 ponto alto no terceiro ponto alto de base, 5 pontos altos no espaço de duas correntes e 1 ponto alto no primeiro ponto alto da segunda lateral… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Nesta volta o primeiro novelo de linha vai acabar, então vou ensinar como fazer uma emenda que fica imperceptível! Na sequência vamos continuar o trabalho normalmente. Se o fio não acabar nesta volta pule para o passo 54 e continue o trabalho!

Centro de mesa natalino passo a passo (189) Centro de mesa natalino passo a passo (190)

49 – Quando notar que o fio está acabando, faça apenas os primeiros pontos altos do leque.

Centro de mesa natalino passo a passo (191) Centro de mesa natalino passo a passo (192)

50 – Enrole o fio na agulha para iniciar outro ponto alto, introduza a agulha para buscar o fio porém já puxe o fio do segundo novelo e complete o ponto alto.

Centro de mesa natalino passo a passo (193) Centro de mesa natalino passo a passo (194) Centro de mesa natalino passo a passo (195) Centro de mesa natalino passo a passo (196)

51 – Desta forma fizemos o ponto alto porém iniciamos com o fio do primeiro novelo e terminamos com o fio do segundo novelo.

Centro de mesa natalino passo a passo (197)

52 – No avesso vão ficar então as duas pontas de fio. Faça um nó sem apertar para não repuxar os pontos e em seguida faça o segundo nó e aperte bem.

Centro de mesa natalino passo a passo (198) Centro de mesa natalino passo a passo (199) Centro de mesa natalino passo a passo (200)

53 – Agora complete o leque com pontos altos escondendo as pontas do fio e corte as sobras.

Centro de mesa natalino passo a passo (201) Centro de mesa natalino passo a passo (202)

Veja que não dá pra notar que trocamos de fio. Finalize então a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto alto do leque do canto.

Centro de mesa natalino passo a passo (203) Centro de mesa natalino passo a passo (204) Centro de mesa natalino passo a passo (205)

54 – Agora vamos virar o trabalho para trabalhar no avesso da peça e voltar com ponto baixíssimo nas duas correntinhas e também no primeiro ponto alto do primeiro leque. Veja na segunda imagem que já estamos com o trabalho no avesso e com ponto baixíssimo encima do primeiro ponto do leque.

Centro de mesa natalino passo a passo (207) Centro de mesa natalino passo a passo (208) Centro de mesa natalino passo a passo (209)

55 – Faça 5 correntes e em seguida faça 1 ponto alto ainda no primeiro ponto de base formando então o ponto em “V”

Centro de mesa natalino passo a passo (210) Centro de mesa natalino passo a passo (211)

56 – Faça duas correntes de espaço e em seguida faça o “V” na corrente de espaço entre os leques. Novamente duas correntes de espaço e o leque seguinte… siga até o ultimo leque onde fará o ponto em “V” encima do ultimo ponto do leque. Não faça no leque do canto, observer as imagens…

Centro de mesa natalino passo a passo (212) Centro de mesa natalino passo a passo (213) Centro de mesa natalino passo a passo (214)  Centro de mesa natalino passo a passo (216) Centro de mesa natalino passo a passo (215)

57 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha para ponto alto e vire o trabalho de forma que fique novamente no “direito” da peça e não no avesso.

Centro de mesa natalino passo a passo (217) Centro de mesa natalino passo a passo (218)

58 – Continue então fazendo os leques sempre com uma corrente de espaço entre um e outro até finalizar com ponto alto na segunda corrente das 5 iniciais para que este leque também fique em forma de “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (219) Centro de mesa natalino passo a passo (220) Centro de mesa natalino passo a passo (221)

59 – Novamente vamos virar e trabalhar no avesso. Desta vez após o ultimo ponto alto volte com ponto baixíssimo encima de todos os pontos altos do leque e faça ponto baixo dentro do primeiro espaço de uma corrente.

Centro de mesa natalino passo a passo (222) Centro de mesa natalino passo a passo (223) Centro de mesa natalino passo a passo (224) Centro de mesa natalino passo a passo (225) Centro de mesa natalino passo a passo (226)

60 – Após o ponto baixo faça 5 correntes, ponto alto no mesmo espaço… dua correntes de espaço e novamente outro “V” entre os leques seguintes… siga até o ultimo espaço de uma corrente. Observe que de agora em diante não vamos até o ultimo ponto do leque para que vá diminuindo para formar o bico de acabamento. Teremos um total de 5 pontos em “V”.

Centro de mesa natalino passo a passo (227) Centro de mesa natalino passo a passo (228) Centro de mesa natalino passo a passo (229)

61 – Faça duas correntes, enrole o fio na agulha, vire o trabalho e volte fazendo os leques até finalizar com ponto alto encima da segunda corrente das 5 iniciais…

Centro de mesa natalino passo a passo (230) Centro de mesa natalino passo a passo (231) Centro de mesa natalino passo a passo (232) Centro de mesa natalino passo a passo (233)

62 – Vire o trabalho e volte com ponto baixíssimo encima de todos os pontos altos de base e faça ponto baixo na corrente de espaço entre os leque e em seguida 5 correntes… agora basta ir repetindo em carreiras de ida e volta até que vai ficar com apenas 1 “V” finalizando então com 1 leque.

Centro de mesa natalino passo a passo (234) Centro de mesa natalino passo a passo (235) Centro de mesa natalino passo a passo (236) Centro de mesa natalino passo a passo (237) Centro de mesa natalino passo a passo (238) Centro de mesa natalino passo a passo (239) Centro de mesa natalino passo a passo (240)

63 – Corte o fio e arremate com a ajuda de uma agulha de tapeceiro. (agulha de mão) E teremos então um dos 8 bicos de acabamento.

Centro de mesa natalino passo a passo (241) Centro de mesa natalino passo a passo (242) Centro de mesa natalino passo a passo (243) Centro de mesa natalino passo a passo (244) Centro de mesa natalino passo a passo (245) Centro de mesa natalino passo a passo (246)

64 – Para fazer o bico seguinte vamos iniciar no avesso da peça. Veja que apontei com a agulha que vamos iniciar encima do primeiro ponto alto do leque estando com a peça no avesso. Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e 1 ponto alto no mesmo ponto de base… siga fazendo pontos em “V” como já fizemos anteriormente do passo 55 até o 63.

Centro de mesa natalino passo a passo (247) Centro de mesa natalino passo a passo (248) Centro de mesa natalino passo a passo (249) Centro de mesa natalino passo a passo (250) Centro de mesa natalino passo a passo (251) Centro de mesa natalino passo a passo (252)

Basta repetir em todos os entremeios da toalhinha fazendo então os 8 bicos de acabamento e sua toalhinha estará pronta!

Centro de mesa natalino passo a passo (253) Centro de mesa natalino passo a passo (254) Centro de mesa natalino passo a passo (255) Centro de mesa natalino passo a passo (256) Centro de mesa natalino passo a passo (257)

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado!

Até o próximo!

Temos outra toalhinha com tema natalino, veja:

26 comentários em “Toalha de mesa natalina passo a passo parte 2

    1. Obrigado Nilma! Feliz em ver seu comentário por aqui e espero que volte mais vezes.

      Estou feliz em ter encontrado pessoas de bem, sejam sempre bem-vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: GIRO HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.