Esta é a terceira e última parte do passo a passo e estamos confeccionando o TAPETE TURQUESA. Se está procurando o inicio do trabalho veja os links no final desta postagem. Lá também você encontra o link para fazer download do gráfico.
Agora tenho perfil no Instagram e no YouTube – Me siga por lá também! Vou fazer vídeos dos meus trabalhos e aos poucos o canal ficará bem recheado de ideias.

MATERIAIS
- Fio Barroco Maxcolor nº6 – Cor 2194 – Utilizei em média 700g (800m)
- Agulha para crochê 3mm
- Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos
- Tamanho do trabalho pronto: 120 cm x 63 cm
95 – Após finalizar com ponto baixíssimo siga com mais 2 pontos baixíssimos [até onde apontei com a agulha]

96 – Faça ponto baixo no ponto seguinte. Em seguida faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

97 – Faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo… mais uma vez 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Teremos 3 alças com 3 correntes cada.

98 – Faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo.

99 – Faça novamente sequência com 3 alças de 3 correntes pulando 2 pontos de base. e repita alça com 6 correntes pulando 5 pontos de base. [Teremos duas alças diferentes… explico no próximo passo]

100 – Ao longo da lateral em duas das alças de 6 correntes pule 6 pontos de base, em todas as outras alças grandes pule apenas 5 pontos. Assim chegaremos no canto do trabalho faltando apenas 5 pontos baixos após a sequência de 3 alças menores.

101 – Faça 6 correntes e prenda com ponto baixo no cantinho do tapete. Em seguida faça novamente 6 correntes, pule 6 pontos de base e prenda com ponto baixo. (isso mesmo, vamos trabalhar na largura do tapete e em todas as alças grandes vamos pular 6 pontos de base. Faremos diferente com as alças pequenas…

102 – Após o canto com a alça de 6 correntes pulando 6 pontos de base, faça a primeira sequência de alças pequenas com 3 correntes pulando apenas 2 pontos de base. Na próxima sequência vamos mudar um pouquinho…

103 – Faça a alça grande com 6 correntes pulando 6 pontos de base.

104 – Em seguida faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Faça 3 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo, faça 3 correntes, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo. Veja que mostrei com a agulha que a alça do meio pulei 3 pontos de base.

105 – Repita o passo a cima também na próxima sequência de alças pequenas… a do meio pule 3 pontos de base.

106 – A última sequência da largura do tapete é igual a primeira… alças com 3 correntes pulando apenas 2 pontos de base, sobram 6 pontos baixos, faça alça com 6 correntes e prenda com ponto baixo no canto do tapete.

107 – Após prender com ponto baixo, faça 6 correntes, pule 5 pontos de base e prenda com ponto baixo… como estamos na largura do tapete é exatamente igual a outra… apenas uma das alças grandes vamos pular 6 pontos ao invés de 5. Siga repetindo… a outra lateral que forma a largura do tapete repita os passos da primeira… Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo logo após o canto.

108 – Siga com ponto baixíssimo me duas das 3 correntes da alcinha a frente e em seguida faça ponto baixo abraçando a alça.

109 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte… novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo na próxima alça pequena.

110 – Sem fazer corrente de espaço, enrole o fio na agulha e faça 4 pontos altos na alça de 6 correntes.

111 – Faça duas correntes de espaço e novamente 4 pontos altos ainda na mesma alça. Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes.

112 – Faça 3 correntes e prenda na próxima alça, novamente 3 correntes e prenda na terceira alça… agora só seguir repetindo! Na alça de 6 correntes são 4 pontos altos, duas correntes e 4 pontos altos. Chegando no canto faremos diferente.

113 – No canto do trabalho faça 8 pontos altos na primeira alça, duas correntes de espaço e 8 pontos altos na alça seguinte. Prenda com ponto baixo na primeira alça de 3 correntes e siga repetindo por toda a volta. Finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

114 – Siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes da alça a frente. Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte.

115 – Faça 4 correntes e em seguida faça 2 pontos altos no espaço de duas correntes. Faça duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo lugar.

116 – Faça 4 correntes, prenda com ponto baixo na primeira alça, faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na segunda alça.

117 – Agora só seguir repetindo… no canto faremos diferente.

118 – Chegando no canto, logo após a alça de 3 correntes faça 9 correntes, 2 pontos altos no canto, duas correntes de espaço e novamente 2 pontos altos no mesmo lugar.

119 – Faça 9 correntes, prenda com ponto baixo na primeira alça, 3 correntes e prenda com ponto baixo na segunda alça… Siga repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que fizemos para iniciar a volta.

120 – Siga com ponto baixíssimo em duas das 3 correntes que formam a alça a frente, faça ponto baixo abraçando a alça, enrole o fio na agulha e faça 5 pontos altos na alça de 4 correntes.

121 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça ponto alto no espaço de duas correntes.

122 – Faça 3 correntes, prenda com ponto baixo no alto do ponto alto formando um ponto picô. Em seguida faça ponto alto no espaço de duas correntes.

123 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no alto do ponto alto, teremos um ponto picô alongado, em seguida faça ponto alto no espaço de duas correntes.

124 – Faça novamente ponto picô com 3 correntes e ponto alto no espaço de duas correntes. Observe que temos 4 pontos altos e 3 pontos picôs sendo o do meio com 5 correntes.

125 – Faça uma corrente de espaço e na alça de 4 correntes faça 5 pontos altos. Sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo na alça de 3 correntes. Siga repetindo até chegar no canto…

126 – No canto do trabalho faça 12 pontos altos na alça de 9 correntes, faça uma corrente de espaço e então faça o cantinho com os pontos picôs intercalados com pontos altos normalmente, uma corrente de espaço e 12 pontos altos na próxima alça de 9 correntes, sem fazer corrente de espaço prenda com ponto baixo no meio da alça de 3 correntes.

127 – Agora só seguir repetindo por toda a volta, chegando no final alongue bem o fio e corte para finalizar com agulha de tapeceiro.

128 – Passe o fio de trás para frente no alto do primeiro ponto alto dos 5 que fizemos após o ponto baixo. Passe dentro do último ponto alto que fizemos antes de cortar o fio e passe dentro do ponto baixo saindo na parte de trás do trabalho. Esconda parte do fio antes de amarrar e cortar as sobras.

Tapete pronto!

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado de confeccionar este modelo. Se postar nas redes sociais me marque na postagem para eu ver!
Agora tenho perfil no Instagram e no YouTube – Me siga por lá também! Vou fazer vídeos dos meus trabalhos e aos poucos o canal ficará bem recheado de ideias.
Um forte abraço e tudo de bom sempre!
Samuel Ramos