Caminho de mesa passo a passo

 Vamos aprender passo a passo este lindo caminho de mesa que fiz inspirado no trabalho da artesã Marli Sauberlich Crochêt. Utilizei fio Duna e flor Camélia

Materiais 

caminho-de-mesa-espirais 1

Confeccionei 10 Flores Camélia com o fio vermelho e fiz as folhas com o fio verde. Para ver o passo a passo da flor CLIQUE AQUI. Inicie amarrando o fio branco em uma das alças e em seguida faça ponto baixo.

1 Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (7)
 Faça  7 correntinhas, prenda com ponto baixo na alça seguinte, novamente 7 correntinhas e prenda com ponto baixo, faça por toda a volta até completar 8 alças com 7 correntes cada. Finalize a volta baixíssimo. Veja a sequência de imagens:

Você pode iniciar o trabalho diretamente nas 5 correntes de intervalos entre uma folha e outra, mas se seu ponto for mais solto aconselho fazer as correntes como nas imagens.

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (8) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (9)
Agora trabalhe 7 pontos baixo na primeira alça, faça 3 correntes de intervalo (se seu ponto for apertado faça 4 correntes) e faça 7 pontos baixo na alça seguinte, repita este passo em todas as alças.
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (10) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (11) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (12)

Ao terminar a primeira volta, faça 3 correntes, pula o primeiro ponto baixo e no ponto seguinte inicie fazendo ponto baixo encima dos pontos da carreira anterior, são 7 na carreira anterior, como pulamos o primeiro teremos um total de 6 pontos baixos nesta volta. No espaço de 3 correntes faça mais 2 pontos baixo totalizando 8.

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (13) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (14) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (15)
Novamente faça 3 correntes de espaço, pule o primeiro ponto e repita o mesmo procedimento.
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (16)  

Veja que na terceira volta teremos um total de 9 pontos baixo… siga pulando o primeiro ponto baixo e acrescentando 2 pontos baixo na correntinha até completar 12 voltas.

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (17) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (18)
Ao final de 12 voltas teremos 18 pontos baixo. Na 13ª volta (pule o primeiro ponto e sobra um ponto no final) faça apenas 16 pontos baixo para iniciar as diminuições. Faça então 4 correntes, prenda com ponto baixo nas correntes de espaço, faça novamente 4 correntes e comece trabalhar ponto baixo novamente. Veja a sequência de imagens:
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (19) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (22) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (23) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (49)
14ª volta – Trabalhe apenas 14 pontos baixos, faça 4 correntes, prenda com ponto baixo na correntinha da carreira anterior, faça novamente 4 correntes, prenda na próxima correntinha e por fim faça novamente mais 4 correntes e comece a trabalhar pontos baixos novamente… repita o mesmo procedimento em toda a volta. Veja a sequência de imagens:
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (24) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (27) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (28) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (29) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (30) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (31)
15ª Volta – Trabalhe apenas 12 pontos baixos e repita o procedimento de correntinhas.
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (32) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (33) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (34) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (35)
16ª volta – Veja  na imagem abaixo que fiz o seguinte: Trabalhei apenas 10 pontos baixos, fiz 15 correntinhas e pulei lá todas as alcinhas e comecei trabalhar ponto baixo novamente.
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (35-1) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (35-2)
17ª volta – Faça apenas 8 pontos baixo, 7 correntes e na alça de 15 correntes da volta anterior faça um ponto alto na 8ª correntinha (Vai sobrar 7 para cada lado) veja nas imagens abaixo:
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (50) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (51)

Após o ponto alto, faça 4 correntes de espaço e faça ponto alto no mesmo ponto.

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (52) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (53)

Faça 7 correntinhas novamente e trabalhe novamente 8 pontos baixo… repita durante toda a volta.

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (54)
18ª volta – Trabalhe apenas 6 pontos baixo, faça 7 correntes e no intervalo dos dois pontos alto faça 11 pontos alto.
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (55) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (56)
Faça novamente 7 correntes para continuar…
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (57)

19ª volta – Trabalhe somente 4 pontos baixo e apenas 6 correntinhas

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (58)

Faça ponto alto encima de cada um dos 11 pontos da carreira anterior só que com uma correntinha de intervalo entre eles.

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (59) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (60)

Novamente 6 correntinhas para continuar…

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (61)
20ª volta – Trabalhe apenas 2 pontos baixos, faça 6 correntinhas, faça ponto alto encima de ponto alto com 2 correntinhas de intervalo entre eles.
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (62) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (63) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (64)

21ª ultima volta! – Faça apenas 1 ponto baixo, 6 correntinhas e prenda com ponto baixo no primeiro intervalo de duas correntes. Veja nas imagens:

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (65) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (66)
Após prender com ponto baixo, faça 3 correntinhas e prenda no espaço seguinte… siga assim até o ultimo espaço, logo após faça novamente 6 correntes para prender novamente com ponto baixo.. siga as imagens:
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (67)
Arremate no final da volta e então teremos um módulo pronto!!! Fica lindo como toalhinha.
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (3)
Para unir os módulos faça 4 alcinhas na ultima volta, em seguida faça uma correntinha, prenda na quarta alcinha do primeiro módulo, faça uma correntinha e prenda novamente no módulo que está sendo feito… veja nas imagens…
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (69) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (71) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (72) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (73)

Veja que pulei 4 alcinhas, prendi em outras 4 e sobraram uma.

Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (74)
Veja aqui como fica a união de 2 módulos:
IMG_5173
Veja aqui como fica a união do módulo da ponta:
IMG_5173
No centro da união de 4 módulos fica o espaço que vamos prender esta flor:
– Amarre o fio em uma das alças,
– Faça 9 correntinhas e prenda com ponto baixo na segunda alcinha do módulo,
– Faça novamente 9 correntes e prenda com ponto baixo na alça da flor e assim segue até prender por completo veja:
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (75) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (77) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (79) Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (80) IMG_5171 IMG_5173
Aqui o avesso para que possa observar melhor
Caminho de mesa passo a passo - www.croche.com (78)
Outras imagens da emenda
IMG_5169 IMG_5170 IMG_5172 IMG_5177
Espero que tenham conseguido compreender o passo a passo. Caso tenham alguma dúvida entre em contato! Pode ser por e-mail crochetapetes@gmail.com, nos comentários abaixo ou através do facebook.Este passo a passo pode ser compartilhado caso queiram.

Veja quanto passo a passo temos aqui no blog!

Flores passo a passo

Flores e folhas para aplicações

Tapete estrela passo a passo

Tapete camélia passo a passo

Tapete oval passo a passo

Tapete redondo passo a passo

Tapete retangular passo a passo

Tapete para banheiro passo a passo

Acabamento de tapete passo a passo

Caminho de mesa passo a passo

Guirlanda passo a passo

Porta pano de prato passo a passo

Puxa-saco passo a passo

Toalha natalina passo a passo

(para fazer o caminho de mesa você vai precisar de 7 novelos na cor branco nº8001 –  1 novelo na cor vermelha nº3542 – 1 novelo na cor verde nº9392  — novelos de 170m)

189 comentários em “Caminho de mesa passo a passo

  1. Fiz o caminho flor de lótus e não gostei, pois o fio é fino demais p/ aguentar o peso das flores e com isso o trabalho ficou péssimo, perdi tempo e dinheiro.

  2. Olá, acabei de descobrir teu blog,e vou ser cincera pra ti, estou mega apaixonada, além de muita coisa linda a forma q vc explica é muito fácil pra confeccionar as peças,parabéns!!!! Eu amo crochê,minha casa parece um armarinho de tantas linhas, adoroooo! Ai deixa eu te pedir so uma coisa,sempre q tiver novidades manda pra mim, por favor!obrigadaaaa…

  3. Me disseram pra engomar meu trilho, mas nao sei como, tentei colocar a foto dele aqui pra te mostrar mais nao consegui.

    1. Oi Karine, tem disponível nos armarinhos o FIXA CROCHÊ que é o substituto da antiga goma da Círculo. Nunca utilizei, mas já vi artesãs dizer ser ótimo.

      Vi seu e-mail e respondi, sendo sincero, não parece ser o caso de utilizar fixa croche… acredito que após a lavagem se passar com ferro o que também é conhecido como “engomar” vai resolver seu problema.

  4. boa tarde, gostaria de saber como faço pra ficar bem certinho o trabalho igual ta na foto?
    tudo esticadinho bem certinho, fiz ele mas nao fica esticadinho.

    1. Oi Karine, a diferença pode ser os pontos.
      Este caminho de mesa foi dado de presente e ele está em uso, continua lindo e esticadinho do mesmo jeito!
      Que pena que o seu não ficou :(

  5. Amo crochê e artesanato em geral. No futuro gostaria de ganhar um extra, para completar a renda fazendo crochê e artesanato em geral. Sou sozinha e não tenho com quem contar à não ser Deus e eu, tenho muita fé que com dedicação e trabalho e a ajuda das colegas de trabalho conseguirei , agradeço a ajuda.

  6. bom dia! amei esse trilho estou querendo fazer, mas gostaria de saber se posso fazer com outro fio? seria o barroco.

        1. saberia me dizer quanto grande ele ficaria se fizer com as 10 flores?
          queria ter uma nocao mais ou menos pra nao fazer e se arrepender.

          1. Confeccionado com Duna o meu ficou com 176cm de comprimento. Nunca fiz com outro tipo de fio e por isso não sei dizer o tamanho que ficaria.

  7. Ola.
    Achei maravilhoso esse caminho de mesa, mas gostaria de fazer sem as flores. Poderia me ensinar o início sem a flor?
    Muito obrigada, seus trabalhos são maravilhosos! Encantada.
    Bj Fabíola

  8. Estou terminando o meu caminho hoje, adorando o resultado, mas não gostei muito de fazer com a Duna, achei que ficou muito duro (tenho o ponto muito apertado) da próxima vez que eu for fazer acho que vou usar o Anne, parabéns pelo pap, seus trabalhos são ótimos!

    1. Obrigado pelo carinho Sandra!
      Fico feliz que tenha gostado do resultado… Você vai ver que ele com fio Duna vai ficar com um efeito maravilhoso. Realmente fica mais duro, mas o brilho é incomparável :)

      Forte abraço e tudo de bom sempre.

  9. Gostaria se saber para um jogo de 8 peças sendo um caminho de mesa de 1,80cm/ um de 0,80cm/ dois paninhos de 0,50cm e mais 4 pequenos.
    Quantos novelos vou precisar?
    Obrigada!!!

    1. Olá Sandra, infelizmente não existe uma fórmula para calcular o quanto se gasta de fio e neste caso fico te devendo… :( Sempre coloco na descrição a quantidade que utilizei para orientar quem está fazendo a mesma peça, mas não tem como saber exatamente quanto gastará em tantas peças.

      Se todas as outras peças seguir o modelo de espiral igual a este caminho de mesa fica fácil você calcular, para cada espiral eu gastei 1 novelo com 340m, basta contar quantos espirais vai gastar em uma toalhinha para saber quantos novelos vai gastar.

      Forte abraço.

      1. Obrigada pela atenção, vou tentar comprar os novelos que precisarei.
        Lindo o seu trabalho continue assim!
        Deus abençoe!!!

  10. Parabéns pelo trabalho ficou maravilhoso!!! Gostaria de saber se vc usou todos os novelos na cor branca ou se sobrou um pouco,pois tenho aqui uma linha de 1000 metros e como faz tempo que comprei acredito que não vou encontrar da mesma cor,mas tenho medo de começar e faltar linha pra terminar.Desde já agradeço pela atenção 😉

    1. Olá Marisa, provavelmente vá precisar de mais fios… Sobra muito pouquinho de cada novelo e acredito que o total gasto seja um pouquinho mais que 1000 metros.

      Um forte abraço e muito obrigado pelo carinho!

  11. Oi Samuel parabéns pelo blog, você é um artista, são lindos todos os seus trabalhos. Será que se eu fizer com o fio Anne ficaria bonito? Você acha que é possível?

    1. Oi Celeste, ficará menor mas fica bonito também!

      Muito obrigado pelo carinho, grande beijo e bom trabalho.

  12. Terminei meu trilho de mesa, ficou fantástico. Obrigada por nos ajudar com seus passo a passo.
    Sou fã do site indico a todas…

  13. minha dificuldade esta sendo na finalização da toalhinha e temo não conseguir ligar os modulos

    1. Olá Poliana, os módulos precisam ser ligados na última volta. O primeiro você faz completo e a partir do segundo já emenda ao fazer a última volta.

    1. Oi Maira, a única diferença é que não fiz a base que fica no fundo da flor e fiz alças com 5 correntes ligando uma pétala na outra. Se você iniciar nas alças que ficam entre as folhas não faz diferença alguma!

    1. Oi Elizangela, da pra fazer sim, mas ele fica muito largo… Esse com fio duna tem mais de 40cm de largura.

  14. oi Boa tarde!
    achei lindo esse trabalho,gostaria de saber se na linha anne fica no mesmo tamanho?e como eu faço pra aumentar?

    1. Olá Maria, com fio Anne ele fica menor já que este fio tem a metade da espessura do fio Duna. Para deixá-lo maior teria que fazer mais módulos.

  15. Nossa, muuuuuuito lindaaaa essa toalhinha!!!
    Vou tentar fazer, se tiver dificuldade mando mensagem 😀
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento!!!

  16. Por favor me puede mandarin unas instructions para Centro de Mesa. Los fotos estan bellisimos. Mucho gracias si me puedes aser este favor.

  17. Oi!!! É normal, depois de pronto o módulo, ficar meio amontoadas as correntinhas das voltas 13°, 14°e 15°?
    Obrigada.

    1. Oi Leticia, este é feito com fio Duna e agulha 2.0mm infelizmente este fio não tem numeração de espessura.

    1. Oi Márcia, este passo a passo foi um dos primeiro que fiz e faltou foto na sequência, faltou explicar que são 2 sem contar os pontos baixos que prendem a corrente e o outro para fazer a corrente… faltava experiência para passar o ensinamento e sua observação é super válida. Já fiz a correção (são 4 pontos mesmo, 2 prendendo as correntes + 2 entre elas) Como é uma sequência de diminuição acredito que muitos fizeram sem problema, mas já tenho planos de refazer este passo a passo ainda mais detalhado futuramente. Um grande beijo.

      1. Samuel, seu pap esta super explicadinho, nem acho necessário refaze-lo. Estou conseguindo segui-lo sem dificuldades, e olha que eu estou começando a fazer crochê agora. Obrigada por nos passar os seus conhecimentos. Um grande beijo pra vc também.

    1. Perfeitamente! Ele fica com 176cm (1 metro e 76 centímetros) ótimo para mesa com 8 cadeiras também. Caso queira pode colocar mais dois módulos para aumentar o tamanho!

  18. não entendi muito bem a parte branca (não sobe carreira vai so fazendo em volta nunca sei onde inciei a volta)

      1. Achei que fosse assim que fazia ja estou com o meu quase pronto ele fica lindo muito obrigado pela dica e por compartilhar com a gente essas exelente receita muito obrigada

  19. Meu Deus!!!!!!! QUE CAMINHO É ESSE??!!!
    PARABÉNS!!! MARAVILHOSOOO
    É por isso que AMO esse Blog S2
    Que bom que o achei…

  20. ola muito lindo esse caminho de mesa eu gostaria de tirar uma duvida uma amiga viu e gostou mto e pediu para mm fazer 2 para ela e eu nao tenho ideia de qto devo cobrar queria uma dica de quanto mais ou menos devo cobrar cada um dele. muito obrigado bjus

    1. ja ia esquecendo aqui eu paguei 8,70 o novelo Anne e gastei 7 pq fiz com cores diferentes cada caminho sendo que sobra bastante as cores de fazer as flores e a folhinha queria uma ajuda obg

    2. Olá Ana, o preço a ser cobrado tem que sempre levar em conta quanto gastou e também o tempo de trabalho. Tem um artigo aqui no blog explicando como fazer o cálculo para que seja justo para o cliente e também pra você, veja AQUI.

  21. Olá.
    Estou fazendo as flores para o caminho, mas percebi que a finalização da flor camélia no pap é diferente e não ficam alças para iniciar o trabalho com a linha branca.
    No pap…a flor alças em formato de estrela que são preenchidas com 3 pontos altos cada.
    Mas para fazer o caminho não pode ter a estrela, e precisa ter as alças retas para iniciar o trabalho.
    Por favor…me ajude!

    1. Oi Tais, após fazer a base e as folhas faça alças com 5 correntes sempre prendendo embaixo da folha. Inicie o trabalho nestas alças e não nas que foram feitas para mudar de uma folha para outra.

      1. Não entendi.
        Aquela base de alças em forma de estrela e aqueles 3 pontos altos pra descer e 3 pra subir em todas as alças (da explicação que tem no pap) …não é pra fazer??
        Onde vou prender as folhas? Pq os leques formados por esses pontos altos são exatamente onde o pap diz pra fazer as folhas.
        Assim…
        Terminei as pétalas da flor…como faço as alças e depois como faço as folhas??
        Obrigada pela ajuda.

        1. Oi Tais, faça a flor normalmente como explicado no passo a passo. Depois da flor pronta faça alças novamente mas desta vez com 5 correntes para então iniciar o trabalho!

          Mas tem outra maneira de fazer também como expliquei no passo a passo, faça a flor normalmente como explicado no passo a passo e inicie o trilho com o fio branco nas alças de 5 correntes que foram feitas entre uma folha e outra.

  22. Oi querido estou começando esse trabalho, vi em um comentário que a linha duna manchou o trabalho de uma pessoa, estou trabalhando com o azul marinho mesclado e fiquei com medo, será que pode acontecer?

  23. Bom dia adorooo esse site e aprendo muito com vcs. Muito obrigado por compartilharem coisas tão lindas. Gostaria muito de aprender a fazer almofadas com zíper. Por favor ensinem.

  24. Qto cobro nesse caminho , onde moro o novelo da duna 170m custa 8,00 reais , me ajude a calcular , agradeço muito , obrigada.

    1. Olá Maria,
      O valor a ser cobrado em uma peça é muito pessoal e envolve também a mão de obra e não apenas o valor do material.
      Se somar o material gasto nesta peça, vai dar um total de aproximadamente R$88,00 digamos que demore 3 dias para fazer esta peça, O valor da diária de uma costureira aqui em fortaleza hoje (08/01/16) custa R$81,00 neste caso a peça precisaria ser vendida por R$243,00 + R$88,00 do material -Total R$331,00
      Se não trabalhar as 8 horas seguidas na peça, marque + ou – as horas gasta em uma peça para saber calcular melhor o valor!
      Este valor de R$331,00 seria um preço justo para esta peça.

      Grato.

  25. Adorei este caminho de mesa espiral estou tentando fazer, mas estou com duvida na quarta carreira, nao sei quantos pontos baixo leva nesta carreira, sendo que na terceira leva 9 pontos baixo se vai diminuindo 1 ponto antes e aumentando 2 adiante, como poderei estar com 18 pontos na decima segunda carreira, tem como me passar detalhado a quantidade de pontos baixo de cada carreira, desde ja agradeço e fique com Deus. aguardo resposta.

    1. Como descrito no passo a passo, teremos um total de 18 pontos na 12ª carreira, veja como está e agora detalhado aqui – Na 3ª carreira tem 9
      na 4ª – 10
      na 5ª – 11
      na 6ª – 12
      na 7ª – 13
      na 8ª – 14
      na 9ª – 15
      na 10ª – 16
      na 11ª – 17
      na 12ª – 18

  26. Fiz com fio numero 2 da euroroma e agulha 2,0. Ficou perfeito , mas fiz com 6 motivos só. Ficou bem leve . Obrigada por compartilhar.

  27. Olá, gostei muito do site e do passo a passo, lindo caminho de mesa, eu gostaria de saber a quantidade das linhas usadas neste trabalho, desde já obrigado.

    1. Olá, para fazer o caminho de mesa você vai precisar de 7 novelos na cor branco nº8001 – 1 novelo na cor vermelha nº3542 – 1 novelo na cor verde nº9392 — novelos de 170m

  28. Fiquei encantada com o caminho de mesa e comecei tecer.quando terminei a primeira peça,ela mediu 42cm de diâmetro.Minha pergunta é: Quando se junta as 2 peças do meio ela medirá 84 cms. Não é muito larga? Essa medida de largura é a mesma que a sua?. Antecipadamente obrigado.

  29. Muito obrigada pelos posts, estou começando agora o croche e estou conseguindo otimos resultados, os passo a passo são excelentes, obriagada.

  30. Boa noite, gosto muito dos seus trabalhos e agora quero fazer esse caminho, mais quero saber se pode ser feito com a linha Charme da círculo, comprei está linha e quero testar pra ver se fica bom tbem pra utilizar em trabalhos futuros.
    Desde já agradeço.

  31. Deus te abençoe, seus trabalhos são lindos, e sempre que posso faço alguns dos seus trabalhos, e sempre da certo, gosto muito.E agora quero fazer este caminho porq ele é lindo demais, mais quero saber se posso faze-lo com a linha Charme da círculo, porq quero testar está linha para futuros trabalhos, vc acha que daria certo?
    Muito obrigada

  32. Olá Parabéns pelo trabalho e obrigada pelo pap.Gostaria de saber se da pra fazer com o Anne duplo ou com barbante número 4,será que fica com o mesmo tamanho?

  33. Amei fazer esse trabalho sua explicacao e muito clara e facil de seguir o passo a passo a unica mudanca que fiz foi que na ultima carreira usei a cor vermelha a mesma da flor pra dar um realce! obrigada por compartilhar esses maravilhosos trabalhos!!!!

  34. Amei tudo que vi na verdade sou uma amante do crochê e tenho certeza que de ágora em diante meus trabalhos ficarão mais bonitos pois sprendi muito com o trabalho e crochê de vocês vou fazer um destes e postarei a foto obriga e Deus abençoe vocês bjs.

  35. Amei tudo que vi na verdade sou uma amante do crochê e tenho certeza que de ágora em diante meus trabalhos ficarão mais bonitos pois sprendi muito com o trabalho e crochê de vocês vou fazer um destes e postarei a foto obriga e Deus abençoe vocês bjs.

  36. Estou fazendo e seguindo as dicas, está ficando maravilhoso! Obrigada por compartilhar!

  37. parabéns eu gosto muuito do seus trabalhos o passo a passo é exelente nao deixa nehuma dúvida! Gostatia de saber se vc nao faz vestidos de crochê e o passo a passo obg desde ja.

  38. Adorei o seu trabalho e quero parabenizá-lo pela didática nas explicações.
    Usei Clea para a flor ficar mais delicada e Clea 5 branca no restante. Fiz 4 e uni conforme sua sugestão. Ficou linda. Obrigada.

  39. Boa noite, seus trabalhos são lindos.
    Gostaria de saber se vc fez modulos por modulos e depois uniu todos eles?
    Desde já agradeço. Bjos

    1. Oi Fátima, quando chega na ultima volta do segundo módulo já vai unir ao primeiro, na ultima volta do terceiro módulo une aos dois primeiros… assim até terminar.

  40. Boa Tarde !
    Seu trabalho é maravilhoso, nunca tinha feito croche antes e já consegui tirar alguns modelos com suas explicações!
    Gostaria de saber se posso fazer um motivo desses em barbante e usar como tapete. Será q ficaria bom ?
    Obrigada

  41. Oi, muito lindo esse caminho de mesa, vou tentar fazer.
    Gostaria de saber se esse fio duna é equivalente ao fio número 4 ?

  42. amei esse caminho vou fazer um pra mim com a flor catavento dupla será que vai ficar bom ? essa é linda mais mto trabalhosa

  43. maravilhoso este caminho de mesa …estou fazendo não estou conseguindo fazer as emendas dos módulos , mas não vou desistir …Deus abençoe vc por compartilhar estas peças perfeitas e lindas :)

  44. Amei esse caminho de mesa,vou fazer um você pode me dizer quantos novelos do fio Anne vou usar?
    Muito agradecida.Deus continuará te abençoando,porque compartilhar é um gesto de amor.
    Bjks! Edna.

  45. Olá, boa noite, amei este caminho de mesa, ja confeccionei as flores, e comecei a trabalhar com o fio branco, mas estou com dificuldade em trabalhar com o ponto baixo, queria saber então se posso fazer as carreiras com o ponto alto.
    Obg

    1. Oi Cynthia, agradeço sua mensagem e carinho. (para fazer o caminho de mesa você vai precisar de 7 novelos na cor branco nº8001 – 1 novelo na cor vermelha nº3542 – 1 novelo na cor verde nº9392 – novelos de 170m)

  46. Oi,estou fazendo esse caminho de mesa,mas não estou conseguindo fazer as emendas,será que tu poderia explicar melhor,pois olho,olho as imagens,mas não to conseguindo! Obrigada

    1. Angela, veja como está escrito na 21ª volta.

      21ª ultima volta! – Faça apenas 1 ponto baixo, 6 correntinhas e prenda com ponto baixo no primeiro intervalo de duas correntes. Veja nas imagens:

      Para emendar os módulos o procedimento é o mesmo, porém ao invés de fazer 3 correntinhas e prende com ponto baixo no espaço seguinte você vai fazer 1 corrente, em seguida prender com ponto baixo no primeiro módulo, fazer + uma corrente e então voltar a prender no espaço seguinte do módulo que está sendo feito.

      ou seja, no lugar de 3 correntes vai ficar – 1 corrente + 1 ponto baixo no módulo que ja está pronto + 1 corrente

  47. Oii boa tarde!! Estou com dúvida, na 20 e 21 carreira é 1 ponto baixo em ambas?1 ponto baixo em cima de outro ponto baixo? Obrigada

      1. Desculpe-me set repetitiva, mais o meu está ficando diferente. Parece que eu vi ali uma sequencia de 6pb, depois 4pb, 2pb e 1pb. Não sei se me expressei direito mil perdões se eu estiver vendo coisas, estou fazendo esse e estou adorando!!

        1. 20ª volta – Trabalhe apenas um ponto baixo, faça 6 correntinhas, faça ponto alto encima de ponto alto com 2 correntinhas de intervalo entre eles.

          21ª ultima volta! – Faça apenas 1 ponto baixo, 6 correntinhas e prenda com ponto baixo no primeiro intervalo de duas correntes. Veja nas imagen

  48. amo teus trabalhos,estou sempre fazendo algo aqui do teu site.Vou fazer esse caminho de mesa e gostaria de saber que tamanho ele fica mais ou menos.Eu sei que depende do tamanho do ponto,mas é só para ter uma idéia,ok?!
    Tens mãos abençoadas e mais abençoada tu és,por compartilhar esses maravilhosos trabalhos e os passo a passo,pois consigo fazer tudo direitinho.Bjus

      1. Fiz com a linha indicada e mesmo assim o vermelho manchou o meu caminho, estou muito chateada com a qualidade da circulo.
        E não me esquecendo de parabeniza-la pelo lindo trabalho e por nos ter dado a oportunidade de também faze-lo.

  49. adorei este trilho mas não consigo abrir o paso a paso poderia me mandar por email e a flor tambem.