Centro de mesa com flor de pêssego – Passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar um centro de mesa com a FLOR DE PÊSSEGO. Optei por utilizar esta flor sem relevo para que não atrapalhe se precisar colocar algo em cima.

Para este trabalho utilizei os fios Duna da Círculo S.A. Você pode utilizar os fios Barroco maxcolor, Barroco natural ou Barroco multicolor para fazer o mesmo trabalho e utilizar como tapete, que tal?

Esta é a primeira parte do passo a passo, a continuação do trabalho você pode acompanhar através do link abaixo.

MATERIAIS

Nosso objetivo é fazer um centro de mesa que pode ser feito em duas fases, como o apresentado na primeira imagem ou com duas camadas como apresentado na segunda imagem.

centro de mesa pronta (21) Centro de mesa com flor de pêsego (205) centro de mesa pronta (3)

01 – Faça a FLOR DE PÊSSEGO exatamente como explicado no passo a passo utilizando o fio Duna branco (8001). Em seguida prenda o fio vermelho (3452) com ponto baixo em uma das pontas da flor.

Centro de mesa com flor de pêsego (1) Centro de mesa com flor de pêsego (2) Centro de mesa com flor de pêsego (3) Centro de mesa com flor de pêsego (4)

02 – Faça 6 correntes, pule 3 pontos de base e prenda com ponto baixo. Veja que será preso no último ponto alto que tem na lateral da pétala, neste caso ficará sobrando meio ponto alto.

Centro de mesa com flor de pêsego (5) Centro de mesa com flor de pêsego (6)

03 – Faça 3 correntes, pule o primeiro ponto (meio ponto alto) da pétala seguinte e prenda com ponto baixo. Novamente 6 correntes e prenda com ponto alto no ponto picô que forma a pontinha da pétala… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Centro de mesa com flor de pêsego (7) Centro de mesa com flor de pêsego (8) Centro de mesa com flor de pêsego (9) Centro de mesa com flor de pêsego (10) Centro de mesa com flor de pêsego (11) Centro de mesa com flor de pêsego (12) Centro de mesa com flor de pêsego (13) Centro de mesa com flor de pêsego (14)

04 – Após finalizar a volta com ponto baixíssimo faça uma corrente de espaço para iniciar a volta e faça ponto baixo na primeira alça de 6 correntes. (Finalizaremos a volta nesta corrente de espaço) 

Centro de mesa com flor de pêsego (15) Centro de mesa com flor de pêsego (16)

05 – Faremos 2 pontos altos duplos finalizados juntos. Enrole o fio duas vezes na agulha para fazer ponto alto duplo pegando dentro da alça de 3 correntes, porém não finalize o ponto, na última fase do ponto deixe-o na agulha e inicie novamente ponto alto duplo enrolando o fio duas vezes na agulha e faça-o até chegar na penúltima fase. Então faça a última fase passando o fio nas 3 alças que sobraram na agulha finalizando os 2 pontos altos duplos juntos.

Centro de mesa com flor de pêsego (17) Centro de mesa com flor de pêsego (18) Centro de mesa com flor de pêsego (19) Centro de mesa com flor de pêsego (20) Centro de mesa com flor de pêsego (21)

06 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida faça 3 pontos altos finalizados juntos na mesma alça de base onde já tem os pontos altos duplos. Vou explicar no próximo passo…

Centro de mesa com flor de pêsego (22)

07 – Enrole o fio uma vez na agulha, faça o ponto alto até sobrar a última fase e teremos então duas alças na agulha. (uma formada pela finalização da corrente de espaço e outra alça do ponto alto incompleto)

Centro de mesa com flor de pêsego (23) Centro de mesa com flor de pêsego (24)

08 – Enrole o fio novamente na agulha e inicie o segundo ponto alto deixando a última fase incompleta e teremos então 3 alças na agulha. Inicie o terceiro ponto alto e ao chegar na última fase teremos um total de 4 alças na agulha, lace o fio e finalize os 3 pontos altos juntos.

Centro de mesa com flor de pêsego (25) Centro de mesa com flor de pêsego (26) Centro de mesa com flor de pêsego (27) Centro de mesa com flor de pêsego (28) Centro de mesa com flor de pêsego (29)

09 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida faça novamente 2 pontos altos duplos finalizados juntos…

Centro de mesa com flor de pêsego (30) Centro de mesa com flor de pêsego (31) Centro de mesa com flor de pêsego (32) Centro de mesa com flor de pêsego (33) Centro de mesa com flor de pêsego (34) Centro de mesa com flor de pêsego (35) Centro de mesa com flor de pêsego (36)

10 – Após finalizar os 2 pontos altos duplos juntos prenda com ponto baixo na alça de 6 correntes, observe que fica quase no final da alça exatamente como o ponto baixo que fizemos ao iniciar esta volta.

Centro de mesa com flor de pêsego (37)

11 – Faça ponto baixo em cima do ponto baixo que divide as alças, faça ponto baixo na alça de 6 correntes e então repita os passos anteriores do inicio desta volta… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na corrente que fizemos ao iniciar a volta.

Centro de mesa com flor de pêsego (38) Centro de mesa com flor de pêsego (39) Centro de mesa com flor de pêsego (40) Centro de mesa com flor de pêsego (41)

12 – Faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça ponto alto em cima do ponto baixo que foi feito na alça de 6 correntes. Desta forma teremos 3 pontos altos e ao completar a volta faremos mais 1 para completar o conjunto de pontos.

Centro de mesa com flor de pêsego (43) Centro de mesa com flor de pêsego (44) Centro de mesa com flor de pêsego (45)

13 – Faça 3 correntes de espaço e em seguida faça um conjunto de 3 pontos altos juntos na alça de 3 correntes. Observe as imagens…

Centro de mesa com flor de pêsego (46) Centro de mesa com flor de pêsego (47) Centro de mesa com flor de pêsego (48)

14 – Faça 3 correntes de espaço e novamente 3 pontos altos juntos ainda na mesma alça.

Centro de mesa com flor de pêsego (49) Centro de mesa com flor de pêsego (50) Centro de mesa com flor de pêsego (51)

15 – Faça 3 correntes de espaço e na próxima alça faça novamente 2 conjuntos com 3 pontos altos finalizados juntos e com 3 correntes de espaço.

Centro de mesa com flor de pêsego (52) Centro de mesa com flor de pêsego (53)

16 – Faça 3 correntes de espaço e faça 3 pontos altos finalizados juntos porém cada um dos pontos altos sendo feito em cima dos pontos baixos que dividem as alças. Faça o primeiro ponto alto em cima do ponto baixo que está prendendo o conjunto de pontos altos duplos, não finalize a ultima fase, faça o segundo em cima do ponto baixo que fica na divisão das alças, e o terceiro ponto alto pegando em cima do ponto baixo que prende o grupo de pontos altos duplos seguinte e finalize os 3 pontos juntos. (Veja que apontei com a agulha onde será feito cada um dos pontos) 

Centro de mesa com flor de pêsego (59) Centro de mesa com flor de pêsego (60) Centro de mesa com flor de pêsego (61)

Veja como fica:

Centro de mesa com flor de pêsego (54) Centro de mesa com flor de pêsego (55) Centro de mesa com flor de pêsego (56) Centro de mesa com flor de pêsego (57) Centro de mesa com flor de pêsego (58)

17 – Ao completar a volta faça o ponto alto que ficou faltando no grupo inicial (que tem apenas 2 pontos altos) e finalize com ponto baixíssimo no alto do segundo ponto alto.

Centro de mesa com flor de pêsego (62) Centro de mesa com flor de pêsego (63) Centro de mesa com flor de pêsego (64)

18 – Siga com ponto baixíssimo na alça de 3 correntes e faça ponto baixíssimo também em cima do primeiro conjunto de 3 pontos altos. Na segunda imagem indiquei onde terminamos a volta para que veja exatamente onde vamos iniciar a próxima.

Centro de mesa com flor de pêsego (65) Centro de mesa com flor de pêsego (66)

19 – Faça ponto baixo dentro da alça de 3 correntes, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e em seguida faça mais 2 pontos altos deixando a última fase para finalizar juntos.

Centro de mesa com flor de pêsego (67) Centro de mesa com flor de pêsego (68)

20 – Faça 3 correntes de espaço e novamente um conjunto com 3 pontos altos finalizados juntos ainda na mesma alça.

Centro de mesa com flor de pêsego (69) Centro de mesa com flor de pêsego (70)

21 – Faça 3 correntes de espaço e faça  1 ponto alto na próxima alça. Faça 3 correntes de espaço e ainda na mesma alça faça novamente 1 ponto alto. (Observe as imagens)

Centro de mesa com flor de pêsego (71) Centro de mesa com flor de pêsego (72) Centro de mesa com flor de pêsego (73)

22 – Faça 3 correntes de espaço e na próxima alça trabalhe 2 conjuntos com 3 pontos altos finalizados juntos separando os grupos por 3 correntes de espaço. (Observe que esta parte fica entre uma pétala e outra da flor de pêssego)

Centro de mesa com flor de pêsego (74) Centro de mesa com flor de pêsego (75) Centro de mesa com flor de pêsego (76)

23 – Faça 3 correntes de espaço e faça ponto alto em cima do conjunto de 3 pontos da volta anterior, veja que este conjunto fica na mesma direção da ponta da pétala da flor.

Centro de mesa com flor de pêsego (77)

24 – Faça 3 correntes de espaço e entre as pétalas repita os passos do início da volta… Na primeira alça faça 2 conjuntos de 3 pontos altos finalizados juntos e separados por uma alça de 3 correntes. Faça 3 correntes de espaço e faça  1 ponto alto na próxima alça, faça 3 correntes de espaço e ainda na mesma alça faça novamente 1 ponto alto. Na próxima alça novamente os 2 conjuntos de 3 pontos altos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjuntinho de 3 pontos altos.

Centro de mesa com flor de pêsego (78) Centro de mesa com flor de pêsego (79) Centro de mesa com flor de pêsego (80) Centro de mesa com flor de pêsego (81) Centro de mesa com flor de pêsego (82) Centro de mesa com flor de pêsego (83) Centro de mesa com flor de pêsego (84)

25 – Após finalizar a volta faça ponto baixo dentro da primeira alça, duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 2 pontos altos finalizando juntos, faça 3 correntes de espaço e novamente um conjunto com 3 pontos altos

Centro de mesa com flor de pêsego (85) Centro de mesa com flor de pêsego (86)

26 – Faça 3 correntes de espaço, pule uma alça e faça ponto alto entre os 2 pontos altos da volta anterior.

Centro de mesa com flor de pêsego (87) Centro de mesa com flor de pêsego (88)

27 – Faça 5 correntes e faça ponto alto na mesma alça. Faça 3 correntes, pule a próxima alça e faça os 2 conjuntos com 3 pontos altos finalizando juntos e com 3 correntes de espaço. Veja que os conjuntos de 3 pontos altos ficam entre os conjuntinhos da volta anterior.

Centro de mesa com flor de pêsego (89) Centro de mesa com flor de pêsego (90) Centro de mesa com flor de pêsego (91) Centro de mesa com flor de pêsego (92) Centro de mesa com flor de pêsego (93) Centro de mesa com flor de pêsego (94)

28 – Faça 3 correntes, ponto alto em cima do ponto alto, 3 correntes de espaço e repita o mesmo que foi feito no grupo anterior. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjunto de 3 pontos altos.

Centro de mesa com flor de pêsego (95) Centro de mesa com flor de pêsego (96) Centro de mesa com flor de pêsego (97) Centro de mesa com flor de pêsego (98) Centro de mesa com flor de pêsego (99) Centro de mesa com flor de pêsego (100) Centro de mesa com flor de pêsego (101) Centro de mesa com flor de pêsego (102)

29 – Inicie a 6ª volta como as anteriores fazendo o conjunto de pontos altos finalizados juntos… Faça 3 correntes e na alça de 5 correntes faça 10 pontos altos.

Centro de mesa com flor de pêsego (103) Centro de mesa com flor de pêsego (104) Centro de mesa com flor de pêsego (106)

30 – Faça 3 correntes e novamente 2 conjuntos com 3 pontos altos finalizados juntos dentro do grupinho da volta anterior…

Centro de mesa com flor de pêsego (107) Centro de mesa com flor de pêsego (108)

31 – Entre um conjunto e outro faça 3 correntes, ponto alto em cima do ponto alto da volta anterior, novamente 3 correntes e repita o grupo como o anterior. Observe que entre as pétalas da flor está iniciando a formação do desenho de um abacaxi.

Centro de mesa com flor de pêsego (109) Centro de mesa com flor de pêsego (110) Centro de mesa com flor de pêsego (111) Centro de mesa com flor de pêsego (112) Centro de mesa com flor de pêsego (113) Centro de mesa com flor de pêsego (114)

32 – 7ª volta – Inicie como nas voltas anteriores fazendo os 2 conjuntos de 3 pontos altos, faça 3 correntes de espaço  e faça ponto alto em cima de ponto alto sempre com uma corrente de espaço entre um ponto alto e outro. To total continuará com 10 pontos altos porém desta vez com uma corrente de espaço entre um e outro. No final faça 3 correntes de espaço  e faça os conjuntos de pontos altos finalizados juntos e novamente com 3 corrente entre um conjunto e outro.

Centro de mesa com flor de pêsego (115) Centro de mesa com flor de pêsego (116) Centro de mesa com flor de pêsego (117) Centro de mesa com flor de pêsego (118) Centro de mesa com flor de pêsego (119)

33 – Para passar de um grupo para o outro faça apenas 3 correntes de espaço, observe que desta vez não faremos mais o ponto alto em cima de ponto alto como nas voltas anteriores… Repita o que foi feito no grupo anterior, faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjunto de 3 pontos altos.

Centro de mesa com flor de pêsego (120) Centro de mesa com flor de pêsego (121) Centro de mesa com flor de pêsego (122) Centro de mesa com flor de pêsego (123) Centro de mesa com flor de pêsego (124) Centro de mesa com flor de pêsego (125) Centro de mesa com flor de pêsego (126) Centro de mesa com flor de pêsego (127) Centro de mesa com flor de pêsego (128) Centro de mesa com flor de pêsego (129)

34 – 8ª volta – Inicie como nas voltas anteriores e logo após os 2 conjuntos de 3 pontos altos faça 3 correntes de espaço. Faça ponto alto em cima de ponto alto porém desta vez faça duas correntes de espaço entre um ponto alto e outro. Continua com 10 pontos altos porém com duas correntes de espaço entre um ponto e outro.

Centro de mesa com flor de pêsego (130) Centro de mesa com flor de pêsego (131) Centro de mesa com flor de pêsego (132)

35 – Faça 3 correntes, os bloquinhos de 3 pontos altos e para passar de um grupo para o outro faça apenas duas correntes. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo.

Centro de mesa com flor de pêsego (133) Centro de mesa com flor de pêsego (134) Centro de mesa com flor de pêsego (135) Centro de mesa com flor de pêsego (136) Centro de mesa com flor de pêsego (137) Centro de mesa com flor de pêsego (138) Centro de mesa com flor de pêsego (139)

36 – 9ª volta – Inicie como nas voltas anteriores e após os dois grupos de 3 pontos altos faça 6 correntes e prenda no primeiro espaço de duas correntes entre os pontos altos.

Centro de mesa com flor de pêsego (140) Centro de mesa com flor de pêsego (141) Centro de mesa com flor de pêsego (142) Centro de mesa com flor de pêsego (143)

37 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no próximo espaço de duas correntes… Siga fazendo alças com 3 correntes e teremos um total de 8 alças de 3 correntes.

Centro de mesa com flor de pêsego (144) Centro de mesa com flor de pêsego (145) Centro de mesa com flor de pêsego (146) Centro de mesa com flor de pêsego (147)

38 – Faça 6 correntes de espaço e faça os 2 conjuntos de pontos altos…

Centro de mesa com flor de pêsego (148) Centro de mesa com flor de pêsego (149)

39 – Desta vez para passar de um grupo para outro não terá correntes de espaço. Após finalizar o conjunto de pontos altos enrole o fio na agulha e inicie o outro como apresentado nas imagens… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no alto do primeiro conjunto de pontos altos.

Centro de mesa com flor de pêsego (150) Centro de mesa com flor de pêsego (151) Centro de mesa com flor de pêsego (152) Centro de mesa com flor de pêsego (153) Centro de mesa com flor de pêsego (154)

Bem, chegamos ao final da primeira parte do passo a passo, para continuar siga o link abaixo.

 

18 comentários em “Centro de mesa com flor de pêssego – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. boa tarde, fiz duas toalha dessa, mas agora eu gostaria de fazer menores,poderia me dar uma ajuda de como fazer?

    1. Oi Karine, como não dá para diminuir a quantidade de voltas, faça com fio Anne e agulha 1.75!
      Elas ficam menores com certeza

  2. Muito bonita esta peça. Pelo que eu vi, você é de fortaleza, o estilo que vocês fazem crochê é diferente aqui do Sul do país, mas o resultado é sempre muito bonito!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.