Combinação de cores

A combinação de cores é muito importante na hora de confeccionar uma peça ou decorar. As escolhas refletem nossa personalidade, influenciam no humor e dão vida ao ambiente.

Dica para combinar cores

Claro que as escolhas do cliente precisam ser respeitas, mas você pode sugerir combinações utilizando as cores que ele escolheu! O ideal é pegar uma cor como referência e sugerir combinações para compor o trabalho. Pensando nisso preparei algumas dicas de combinações harmônicas que vão ajudar você entender de forma fácil este belíssimo emaranhado de cores.

Abaixo temos um círculo cromático, ele é bem antigo e foi apresentado por Isaac Newton em 1966 que consiste em uma representação das cores percebidas pelo olho humano.

cores-padrao

Na hora de escolher uma combinação de cores você precisa ter em mente os diferentes tipos de harmonização que elas podem estabelecer entre si. Veja 6 diferentes harmonizações que podem deixar seu trabalho com muito equilíbrio:

1 – Combinação monocromática ou monocromia:

Esta é uma excelente harmonização e consiste em escolher apenas uma cor que pode estar em diferentes tons, esta combinação também é conhecida como tom sobre tom.

monocromatica

2 – Combinação análoga:

A analogia são as cores que aparecem em sequência no círculo cromático, esta combinação não tem contraste porque todas tem uma cor em comum. Combinar estas cores em um trabalho forma um belíssimo degradê.

analogas

3 – Combinação complementar:

São as cores que ficam em posições opostas no círculo cromático, diferente do que muitos pensam estas cores se complementam e formam ótimas combinações.

complementares

4 – Combinação tríade:

A combinação tríade é também conhecida como combinação de 360º. Combina-se cores em forma de triângulos no circulo cromático e a lógica é escolher uma cor, pular 3 cores e escolher a cor seguinte, veja:

triades

5 – Combinação complementar decomposta:

Também conhecida como “dividido” é fácil entender veja: Faça uma escolha oposta, em seguida escolha as duas cores vizinhas de uma das cores e elimine a cor oposta que ficou no centro. Observe que na escolha o verde que fica oposto ao vermelho foi eliminado e os 2 tons vizinhos ao verde compõe a combinação.

complementar-decomposta

6 – Combinação complementar dupla:

Estas combinações são as mais ricas para se trabalhar e também a mais difícil. Estas cores podem ser escolhidas em forma de quadrado sempre fazendo dois pares combinados. A forma mais fácil para entender é olhar para duas das 4 cores que estão escolhidas abaixo, o lilás e o vermelho são cores próximas enquanto que o verde e tom de amarelo também são próximos. Os pares não são tríades por não fazerem parte do mesmo leque porém são cores que estão sempre muito próximas umas das outras.

complementar-dupla

Agora que você já tem uma noção básica sobre as combinações harmônicas veja algumas dicas que preparei:

Utilize estas dicas em seus trabalhos! Um forte abraço e tudo de bom sempre.

 

 

25 comentários em “Combinação de cores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Colocando em prática as dicas de combinações de cores. Obrigada meu amigo Samuel. Que Deus o abençoe por compartilhar suas experiências conosco!!! Um grande abraço! !!

  2. Realmente útil essas dicas para combinação de cores, gostei mais das tríades, para diversificar meu trabalho.
    Muito Obrigada

  3. Muito obrigada Samuel pelas dicas das cores.Eu estava em dúvida e encontrei aqui…Tomei a liberdade de compartilhar lá na minha página @Letícia Moresco crochê. #Valeu abraços 😉

    1. Oi Letícia, fico muito feliz que tenha gostado e agradeço de coração por compartilhar :)
      Um forte abraço!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.