Como Aumentar ou diminuir um Tapete Oval?

5 Passos que vão ajudar você aumentar ou diminuir um tapete oval de forma fácil!

Neste artigo vou te explicar o que precisa ser feito para alterar um tapete oval. A maneira de fazer isso depende se o modelo é com ou sem flores e também são formas diferentes para cada resultado, então continue lendo que vou explicar de forma bem detalhada e você pode avançar direto ao passo que corresponde ao que você precisa. Se você quer fazer este modelo CLIQUE AQUI.

  1. Aumentar o comprimento  sem mudar a largura.
  2. Diminuir o comprimento sem mudar a largura.
  3. Aumentar o comprimento e a largura.
  4. Diminuir o comprimento e a largura.

0081

O resultado final de um trabalho depende da espessura de fio utilizado, número da agulha e também dos pontos de cada um. Então antes de iniciar qualquer alteração precisamos saber:

Para entender melhor como fazer as alterações em uma peça você precisa saber a altura do SEU ponto, utilizando a espessura de fio que deseja confeccionar a peça, assim podemos fazer as alterações de forma fácil e precisa.

ATENÇÃO: Trabalhos que sofrem uma grande variação no desenho mudando a forma que são feitos no decorrer das carreiras precisam de uma atenção especial, estes não permitem uma alteração simples apenas aumentando as correntes de início. Neste caso utilize as explicações para ter uma noção do tamanho final e faça todas as adaptações como se fosse um novo trabalho utilizando o trabalho pronto como exemplo.

1 – Saber a altura do seu ponto:

2 – Aumentar o comprimento e manter a largura:

Já Sabemos a largura do trabalho feito com seus pontos.

Agora vamos aumentar o tapete?

E se o tapete tem flores?

3 – Diminuir o comprimento e manter a largura:

Digamos que eu tenha um tapete iniciando 65 correntes, tem 17 voltas,  100 cm de comprimento (1 metro) e  preciso diminuir 30 cm para ficar com apenas 70 cm de comprimento.

E se o tapete tem flores?

4 – Aumentar comprimento e largura:

Aqui você precisa fazer duas contas juntas para saber exatamente com quantas correntes precisa iniciar. Para amentar a largura você precisa fazer mais voltas e isso vai aumentar automaticamente o comprimento, então precisamos saber quantas voltas você pretende aumentar em seu tapete.

Neste exemplo a altura do ponto alto é 1,29 e o tapete com 17 voltas tem 44 cm de largura. Preciso de um tapete com 1 metro de largura (100 cm) e 2 metros (200 cm) de comprimento.

Agora vamos alterar o comprimento?

Preciso fazer o tapete com 2 metros.

E se o tapete tem flores?

5 – Diminuir comprimento e largura:

Chegou a hora de fazer a conta de modo inverso ao passo 4.  Lembre-se de contar as voltas incluindo o acabamento!

Neste exemplo a altura do ponto alto é 1,29 e o tapete com 17 voltas tem 44 cm de largura. Preciso de um tapete com 70 centímetros de comprimento e apenas  50 centímetros na largura.

Preciso fazer o tapete com 70 centímetros de comprimento.

E se o tapete tem flores?

Como vocês podem ver, a pergunta é super simples mas, a resposta é bem complexa! Este artigo serve para você ter guia básico para fazer suas alterações e sugestões são sempre bem-vindas!

Um forte abraço,

Samuel Ramos.

0099

3 comentários em “Como Aumentar ou diminuir um Tapete Oval?