Flor caracol passo a passo | Croche.com.br

Flor caracol passo a passo

Vamos aprender passo a passo como fazer a flor caracol?

Esta flor eu utilizo sempre em meus trabalhos, tanto com linha Anne como com barbante 4/6. As vezes faço variações nas folhas, mas a base é sempre a mesma.

Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br

caracol

Materiais

1 – Com o Barbante Barroco 9368 (amarelo), faça um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) com 16 pontos alto.

Miolo da flor - www.croche.com (1)

 2 – Veja que fechei o anel, cortei o fio e vou arrematar com a agulha para que fique um circulo bem certinho. não gosto de arrematar com ponto baixíssimo porque sempre fica diferente, então veja nas imagens abaixo como farei o arremate.

Miolo da flor - www.croche.com (2)

 Veja que eu pego as duas alcinhas do ponto alto e não das correntinhas que subimos para fazer o primeiro.

Miolo da flor - www.croche.com (3) Miolo da flor - www.croche.com (4)

 Passe o fio e introduza a agulha no mesmo lugar que ele está saindo do 16º ponto alto.

Miolo da flor - www.croche.com (5)

 Assim o fio foi para a parte de trás do trabalho e nosso círculo ficou perfeito!

Miolo da flor - www.croche.com (6) Miolo da flor - www.croche.com (7)

No avesso faremos o arremate:

Miolo da flor - www.croche.com (8) Miolo da flor - www.croche.com (9)

Lado direito:

Miolo da flor - www.croche.com (10)

Lado avesso:

Miolo da flor - www.croche.com (11)

3 – Agora vamos trabalhar com o barbante barroco lilás (9587) puxe o fio em qualquer um dos 16 pontos alto, não vou amarrar para não ficar volume, deixe uma pedaço sobrando para arrematar posteriormente. Prenda com ponto baixo. Vamos fazer apenas a trama para trabalhar as pétalas.
Após prender com ponto baixo faça 5 correntinhas, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Flor caracol - www.croche.com (1) Flor caracol - www.croche.com (2) Flor caracol - www.croche.com (3) Flor caracol - www.croche.com (4)

4 – Faça 2 correntes, vire a flor para o avesso e vamos trabalhar mais 11 pontos alto nesta argolinha.

Flor caracol - www.croche.com (5) Flor caracol - www.croche.com (6) Flor caracol - www.croche.com (7)

5 – Vire a flor de volta para o lado direito, dos dois pontos que pulamos e está entre a pétala, prenda com ponto baixo no segundo, deixo o primeiro livre e só vamos utilizar ele para prender a ultima pétala. Observe que a pétala fica retorcida.

Flor caracol - www.croche.com (8) Flor caracol - www.croche.com (9)

6 – Após  prender com ponto baixo a primeira pétala está pronta, faça novamente 5 correntes e vamos iniciar a segunda pétala.

Flor caracol - www.croche.com (10) Flor caracol - www.croche.com (11)

7 –  Após fazer 5 correntes, agora vamos pular apenas 1 ponto de base e prender com ponto baixo. faça 2 correntes, vire a flor para e faça 11 pontos alto na argolinha de 5 correntes.

Flor caracol - www.croche.com (12) Flor caracol - www.croche.com (13) Flor caracol - www.croche.com (14)

8 – Prenda com ponto baixo no ponto alto de base que está entre a pétala. Observe que o barbante sempre fica na frente, a pétala fica retorcida. Para fazer as pétalas seguintes repita os passos e não se esqueça de pular apenas 1 ponto de base, somente na primeira pétala que pulamos dois pontos de base justamente para que a 8ª pétala também fique presa atrás da primeira não deixando aparecer onde iniciamos e onde terminamos.

Flor caracol - www.croche.com (15) Flor caracol - www.croche.com (16)

9 – Veja que ao completar 7 pétalas já não tem mais ponto alto sobrando. Na verdade tem apenas 1! justamente aquele que está entre a primeira pétala. Após fazer as 5 correntes, prenda no ponto de base passando por trás da primeira pétala. Faça 2 correntes, vire a flor, faça os 11 pontos alto da pétala e finalize com ponto baixíssimo no pé da primeira pétala pela frente da flor, veja as imagens:

Flor caracol - www.croche.com (17) Flor caracol - www.croche.com (18) Flor caracol - www.croche.com (19)

10 – Após prender com ponto baixo, retire a agulha e introduza de trás para a frente, vamos puxar este fio para a parte de trás da flor onde faremos as alças para a próxima camada.

Flor caracol - www.croche.com (20) Flor caracol - www.croche.com (21)

11 – Após puxar o fio para a parte de trás prenda com ponto baixo no pé da pétala. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte…. siga até completar a volta terminando com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça. Teremos então 8 alças de 5 correntes. Corte o fio e arremate.

Flor caracol - www.croche.com (22) Flor caracol - www.croche.com (23) Flor caracol - www.croche.com (24) Flor caracol - www.croche.com (25) Flor caracol - www.croche.com (26) Flor caracol - www.croche.com (27)

12 – Agora vamos trabalhar com o Barbante Barroco Roxo (9563) Amarre-o em qualquer uma das 8 alças, prenda com ponto baixo e faça 1 correntinha.

Flor caracol - www.croche.com (28)

13 – Em seguida faça 8 pontos alto, novamente 1 correntinha e prenda com ponto baixo na mesma alça. (você pode fazer apenas 7 pontos alto, gosto de fazer 8 para que a flor fique mais cheia e a segunda camada de pétalas apareça mais)

Flor caracol - www.croche.com (29) Flor caracol - www.croche.com (30)

Veja como fica, assim está pronta a primeira pétala da segunda camada.

Flor caracol - www.croche.com (31)

14 – Prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça uma corrente, 8 pontos alto, uma corrente e prenda com ponto baixo. Siga repetindo por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo no inicio da volta e assim a segunda camada de pétalas estará pronta. Repita os passos puxando o fio para a parte de trás da flor para fazer novamente 8 alças onde trabalharemos as folhas.

Flor caracol - www.croche.com (32) Flor caracol - www.croche.com (33) Flor caracol - www.croche.com (34) Flor caracol - www.croche.com (35) Flor caracol - www.croche.com (36) Flor caracol - www.croche.com (37) Flor caracol - www.croche.com (38) Flor caracol - www.croche.com (39)

15 – Para fazer as alças, após puxar o fio para a parte de trás da flor, prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na junção das pétalas, veja na imagem abaixo que pego sempre os dois fios da junção. Ao completar a volta prenda com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor caracol - www.croche.com (40) Flor caracol - www.croche.com (41) Flor caracol - www.croche.com (42)

Aqui o avesso com 8 alças

Flor caracol - www.croche.com (43)

Aqui a frente da flor já com as duas camadas de pétalas.

Flor caracol - www.croche.com (44)

16 – Para fazer as folhas você pode variar conforme seu gosto já que temos 8 alças, vou ensinar aqui a fazer uma base quadrada que é a mais tradicional nos trabalhos. Com o Barbante Barroco Verde claro (9384) amarre em qualquer uma das alças, prenda com ponto baixo e faça 2 correntes para dar altura de 1 ponto alto, faça mais dois pontos alto, 2 correntes e 3 pontos alto. (Este é um leque – que serve como canto)

Flor caracol - www.croche.com (45) Flor caracol - www.croche.com (46) Flor caracol - www.croche.com (47) Flor caracol - www.croche.com (48)

17 – Faça uma corrente de espaço (se o seu ponto for apertado, faça 2 correntes de espaço), na alça seguinte faça apenas um bloquinho de 3 pontos alto, novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente outro leque (3 pontos alto, 2 correntes, 3 pontos alto)… siga intercalando e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntinhas iniciais desta volta. Corte o fio e arremate e sua flor estará pronta!

Flor caracol - www.croche.com (49) Flor caracol - www.croche.com (50)
Aqui o avesso:

Flor caracol - www.croche.com (51)

Aqui a frente da flor, prontinha para ser iniciar seus trabalhos.

Flor caracol - www.croche.com (52) Flor caracol - www.croche.com (53) Flor caracol - www.croche.com (54) Flor caracol - www.croche.com (55) Flor caracol - www.croche.com (56) Flor caracol - www.croche.com (57) Flor caracol - www.croche.com (58) Flor caracol - www.croche.com (59) Flor caracol - www.croche.com (60) Flor caracol - www.croche.com (61) Flor caracol - www.croche.com (62) Flor caracol - www.croche.com (63) Flor caracol - www.croche.com (64) Flor caracol - www.croche.com (65)

Se você quiser fazer as folhas com “biquinhos” temos o passo a passo aqui no blog, veja:
FOLHA COM BIQUINHOS – PASSO A PASSO AQUI
Folha-com-biquinhos-14-200x200
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!
Você pode enviar imagens dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!

85 comentários em “Flor caracol passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Olá, pra eu fazer a folha biquinho, como faço pra continuar o trabalho com base quadrada?
    Muito linda!♥️♥️♥️
    Deus te abençoe!!!

    1. Oi Tania, neste caso precisa fazer novas alças pegando na junção das folhas e então trabalhar a base nas alças.
      Que Deus abençoe a todos nós sempre!!!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.