Flor caracol passo a passo

Vamos aprender passo a passo como fazer a flor caracol?

Esta flor eu utilizo sempre em meus trabalhos, tanto com linha Anne como com barbante 4/6. As vezes faço variações nas folhas, mas a base é sempre a mesma.

Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br

caracol

Materiais

1 – Com o Barbante Barroco 9368 (amarelo), faça um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) com 16 pontos alto.

Miolo da flor - www.croche.com (1)

 2 – Veja que fechei o anel, cortei o fio e vou arrematar com a agulha para que fique um circulo bem certinho. não gosto de arrematar com ponto baixíssimo porque sempre fica diferente, então veja nas imagens abaixo como farei o arremate.

Miolo da flor - www.croche.com (2)

 Veja que eu pego as duas alcinhas do ponto alto e não das correntinhas que subimos para fazer o primeiro.

Miolo da flor - www.croche.com (3) Miolo da flor - www.croche.com (4)

 Passe o fio e introduza a agulha no mesmo lugar que ele está saindo do 16º ponto alto.

Miolo da flor - www.croche.com (5)

 Assim o fio foi para a parte de trás do trabalho e nosso círculo ficou perfeito!

Miolo da flor - www.croche.com (6) Miolo da flor - www.croche.com (7)

No avesso faremos o arremate:

Miolo da flor - www.croche.com (8) Miolo da flor - www.croche.com (9)

Lado direito:

Miolo da flor - www.croche.com (10)

Lado avesso:

Miolo da flor - www.croche.com (11)

3 – Agora vamos trabalhar com o barbante barroco lilás (9587) puxe o fio em qualquer um dos 16 pontos alto, não vou amarrar para não ficar volume, deixe uma pedaço sobrando para arrematar posteriormente. Prenda com ponto baixo. Vamos fazer apenas a trama para trabalhar as pétalas.
Após prender com ponto baixo faça 5 correntinhas, pule 2 pontos de base e prenda com ponto baixo.

Flor caracol - www.croche.com (1) Flor caracol - www.croche.com (2) Flor caracol - www.croche.com (3) Flor caracol - www.croche.com (4)

4 – Faça 2 correntes, vire a flor para o avesso e vamos trabalhar mais 11 pontos alto nesta argolinha.

Flor caracol - www.croche.com (5) Flor caracol - www.croche.com (6) Flor caracol - www.croche.com (7)

5 – Vire a flor de volta para o lado direito, dos dois pontos que pulamos e está entre a pétala, prenda com ponto baixo no segundo, deixo o primeiro livre e só vamos utilizar ele para prender a ultima pétala. Observe que a pétala fica retorcida.

Flor caracol - www.croche.com (8) Flor caracol - www.croche.com (9)

6 – Após  prender com ponto baixo a primeira pétala está pronta, faça novamente 5 correntes e vamos iniciar a segunda pétala.

Flor caracol - www.croche.com (10) Flor caracol - www.croche.com (11)

7 –  Após fazer 5 correntes, agora vamos pular apenas 1 ponto de base e prender com ponto baixo. faça 2 correntes, vire a flor para e faça 11 pontos alto na argolinha de 5 correntes.

Flor caracol - www.croche.com (12) Flor caracol - www.croche.com (13) Flor caracol - www.croche.com (14)

8 – Prenda com ponto baixo no ponto alto de base que está entre a pétala. Observe que o barbante sempre fica na frente, a pétala fica retorcida. Para fazer as pétalas seguintes repita os passos e não se esqueça de pular apenas 1 ponto de base, somente na primeira pétala que pulamos dois pontos de base justamente para que a 8ª pétala também fique presa atrás da primeira não deixando aparecer onde iniciamos e onde terminamos.

Flor caracol - www.croche.com (15) Flor caracol - www.croche.com (16)

9 – Veja que ao completar 7 pétalas já não tem mais ponto alto sobrando. Na verdade tem apenas 1! justamente aquele que está entre a primeira pétala. Após fazer as 5 correntes, prenda no ponto de base passando por trás da primeira pétala. Faça 2 correntes, vire a flor, faça os 11 pontos alto da pétala e finalize com ponto baixíssimo no pé da primeira pétala pela frente da flor, veja as imagens:

Flor caracol - www.croche.com (17) Flor caracol - www.croche.com (18) Flor caracol - www.croche.com (19)

10 – Após prender com ponto baixo, retire a agulha e introduza de trás para a frente, vamos puxar este fio para a parte de trás da flor onde faremos as alças para a próxima camada.

Flor caracol - www.croche.com (20) Flor caracol - www.croche.com (21)

11 – Após puxar o fio para a parte de trás prenda com ponto baixo no pé da pétala. Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte…. siga até completar a volta terminando com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça. Teremos então 8 alças de 5 correntes. Corte o fio e arremate.

Flor caracol - www.croche.com (22) Flor caracol - www.croche.com (23) Flor caracol - www.croche.com (24) Flor caracol - www.croche.com (25) Flor caracol - www.croche.com (26) Flor caracol - www.croche.com (27)

12 – Agora vamos trabalhar com o Barbante Barroco Roxo (9563) Amarre-o em qualquer uma das 8 alças, prenda com ponto baixo e faça 1 correntinha.

Flor caracol - www.croche.com (28)

13 – Em seguida faça 8 pontos alto, novamente 1 correntinha e prenda com ponto baixo na mesma alça. (você pode fazer apenas 7 pontos alto, gosto de fazer 8 para que a flor fique mais cheia e a segunda camada de pétalas apareça mais)

Flor caracol - www.croche.com (29) Flor caracol - www.croche.com (30)

Veja como fica, assim está pronta a primeira pétala da segunda camada.

Flor caracol - www.croche.com (31)

14 – Prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça uma corrente, 8 pontos alto, uma corrente e prenda com ponto baixo. Siga repetindo por toda a volta finalizando com ponto baixíssimo no inicio da volta e assim a segunda camada de pétalas estará pronta. Repita os passos puxando o fio para a parte de trás da flor para fazer novamente 8 alças onde trabalharemos as folhas.

Flor caracol - www.croche.com (32) Flor caracol - www.croche.com (33) Flor caracol - www.croche.com (34) Flor caracol - www.croche.com (35) Flor caracol - www.croche.com (36) Flor caracol - www.croche.com (37) Flor caracol - www.croche.com (38) Flor caracol - www.croche.com (39)

15 – Para fazer as alças, após puxar o fio para a parte de trás da flor, prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na junção das pétalas, veja na imagem abaixo que pego sempre os dois fios da junção. Ao completar a volta prenda com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor caracol - www.croche.com (40) Flor caracol - www.croche.com (41) Flor caracol - www.croche.com (42)

Aqui o avesso com 8 alças

Flor caracol - www.croche.com (43)

Aqui a frente da flor já com as duas camadas de pétalas.

Flor caracol - www.croche.com (44)

16 – Para fazer as folhas você pode variar conforme seu gosto já que temos 8 alças, vou ensinar aqui a fazer uma base quadrada que é a mais tradicional nos trabalhos. Com o Barbante Barroco Verde claro (9384) amarre em qualquer uma das alças, prenda com ponto baixo e faça 2 correntes para dar altura de 1 ponto alto, faça mais dois pontos alto, 2 correntes e 3 pontos alto. (Este é um leque – que serve como canto)

Flor caracol - www.croche.com (45) Flor caracol - www.croche.com (46) Flor caracol - www.croche.com (47) Flor caracol - www.croche.com (48)

17 – Faça uma corrente de espaço (se o seu ponto for apertado, faça 2 correntes de espaço), na alça seguinte faça apenas um bloquinho de 3 pontos alto, novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente outro leque (3 pontos alto, 2 correntes, 3 pontos alto)… siga intercalando e finalize com ponto baixíssimo no alto das correntinhas iniciais desta volta. Corte o fio e arremate e sua flor estará pronta!

Flor caracol - www.croche.com (49) Flor caracol - www.croche.com (50)
Aqui o avesso:

Flor caracol - www.croche.com (51)

Aqui a frente da flor, prontinha para ser iniciar seus trabalhos.

Flor caracol - www.croche.com (52) Flor caracol - www.croche.com (53) Flor caracol - www.croche.com (54) Flor caracol - www.croche.com (55) Flor caracol - www.croche.com (56) Flor caracol - www.croche.com (57) Flor caracol - www.croche.com (58) Flor caracol - www.croche.com (59) Flor caracol - www.croche.com (60) Flor caracol - www.croche.com (61) Flor caracol - www.croche.com (62) Flor caracol - www.croche.com (63) Flor caracol - www.croche.com (64) Flor caracol - www.croche.com (65)

Se você quiser fazer as folhas com “biquinhos” temos o passo a passo aqui no blog, veja:
FOLHA COM BIQUINHOS – PASSO A PASSO AQUI
Folha-com-biquinhos-14-200x200
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!
Você pode enviar imagens dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!

83 comentários em “Flor caracol passo a passo

  1. Olá, pra eu fazer a folha biquinho, como faço pra continuar o trabalho com base quadrada?
    Muito linda!♥️♥️♥️
    Deus te abençoe!!!

    1. Oi Tania, neste caso precisa fazer novas alças pegando na junção das folhas e então trabalhar a base nas alças.
      Que Deus abençoe a todos nós sempre!!!

    1. Oi Naiara, basta fazer leque em todas as alças e então. Como são 8 alças após uma volta de leques estará exatamente igual a base da flor camélia. :)

  2. Nossa eu consegui fazer, tb com um passo a passo bem detalhadinho desses, ficou facil…e linda!! Rs
    Vou aproveitar e tirar uma duvida.
    É possível continuar com uma base redonda a partir da segunda carreira de pétalas? Teria como me ajudar? Muito obrigada

    1. Oi Katia, tem sim! Foram feitas 5 alças para fazer as folhas certo? Para iniciar uma base redonda basta fazer apenas 4 pontos altos em cada alça e uma corrente de espaço ao invés de fazer leques e formar cantos.

  3. Bom dia!!! Agradeço imensamente pelo cuidado que vocês tem de ensinar. Há muito tempo estava querendo fazer um tapete russo e quando entrei na página de vocês não tive problema em fazer. Foi super fácil pois é muito bem explicado o passo a passo. Parabéns e que Deus continue abençoando todos!!!

    1. Obrigado pelo carinho Verônica, fico feliz por em saber que conseguiu fazer o tapete. Que Deus abençoe a todos nós sempre!!!

  4. Gostaria de agradecer a vcs a 1 ano atrás eu queria fazer tapete mais nunca tinha feito crochê nem se quer pegar na agulha eu sabia eu tinha muita vontade de aprender foi quando por acaso eu olhando o Facebook de alguém que estava fazendo um tapete que vcs fizeram aqui no site eu vi o tapete achei lindo vi o link e hoje estou aqui pra agradecer sei que foi Deus que me direcionou a vcs já estou no meu 4 tapete que Deus continue abençoando vcs obrigado de coração por nos mostrar um pouco deste dom que Deus deu a vcs.

    1. Olá Magna, fico muito feliz por suas palavras e por saber que conseguiu fazer seus tapetes através do site.
      Eu que agradeço o carinho. Um forte abraço e que Deus abençoe a todos nós sempre!

    1. Olá,
      peço desculpas pela demora na resposta, estava em recesso e retornei hoje.
      Obrigado pelo carinho!

  5. Eu adorei o passo a passo muito bem explicado.Consegui fazer as flores sem dificuldade nenhuma.Parabéns e obrigado por ajudar tantas crocheteiras!

  6. ANJOS
    Dizem q tem anjos aki na terra, e tem ,sao pessoas q disponibilizam tempo, dedicação e amor ao proximo,fico com coração cheio d ternura quando tenho a oportunidade de admirar esses trabalhos.simplesmente um SHOW. Parabens ,consigo fazer tudo q vcs postam. grata!!!!

  7. Olá
    Quero parabenizar pelo site nota 10 . Tudo bem explicado melhor que das revistas. Vocês tem me ajudado bastante.
    Carla Soares. Manaus-AM

  8. Amiga, vc é uma das poucas pessoas que ensinam o passo a passo tão bem. Meus parabéns! É dando que se recebe e por vc nos dar essa maravilhosa explicação, receberá mais e mais bênçãos. Obrigada por ajudar-nos.

  9. amei !!! que Deus te abençoe sempre e que esse trabalho de ensinar as pessoas te traga muitas realizações na vida .
    aprendi com vc a fazer uma flor estou feliz .

  10. Felicidades bella página, excelente explicación, todo muy claro.me quedó bellísima, muchas gracias.