Olá! Hoje vamos aprender a confeccionar a FLOR CATAVENTO DUPLA COM MIOLO PASSO A PASSO. Essa flor é maravilhosa para dar volume e sofisticação aos seus projetos de decoração, sendo uma das minhas favoritas para aplicações em tapetes e caminhos de mesa.

Eu preparei este tutorial com muito cuidado para que você consiga um resultado impecável. Vamos pegar a agulha e começar este trabalho?

Flor catavento dupla com miolo pronta


MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • Fio de algodão na cor pink;
  • Fio de algodão na cor verde;
  • Agulha para crochê 2.5mm;
  • Tesoura e agulha de tapeceiro para cortes e acabamentos;
  • Uma pérola para o miolo (opcional).

PASSO A PASSO: FLOR CATAVENTO DUPLA COM MIOLO

Início do trabalho

01 – Inicie com um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes), prenda com um ponto baixo e faça 5 correntes.

Anel mágico iniciado Correntes iniciais

02 – Faça 1 ponto alto dentro do anel mágico, duas correntes de espaço e novamente um ponto alto. Siga repetindo este processo até completar 8 pontos altos (contando com as correntes iniciais). Faça as duas últimas correntes e feche bem o anel mágico.

Pontos altos no anel Estrutura do miolo Fechamento do anel Miolo finalizado Miolo pronto

03 – Antes de finalizar a volta, entrelace o fio inicial até a terceira corrente e feche com um ponto baixíssimo. Isso fará com que o fio inicial fique posicionado no alto para facilitar o arremate posterior.

Passando o fio inicial Posicionamento do fio Fechamento com baixíssimo Base das pétalas pronta

04 – Faça um ponto baixo dentro do primeiro espaço (já prendendo o fio inicial), suba duas correntes para a altura do primeiro ponto alto e trabalhe mais 4 pontos altos no mesmo lugar, totalizando 5 pontos altos para a primeira pétala.

Primeira pétala Trabalhando os pontos altos Pontos da pétala

05 – Faça duas correntes, vire o trabalho e volte fazendo ponto alto sobre ponto alto. No total, você terá 5 pontos altos nesta carreira superior, contando com as correntes de virada.

Subida da pétala Trabalhando o avesso da pétala Primeira pétala completa

06 e 07 – Faça 3 correntes para iniciar a segunda pétala. Ao virar o trabalho novamente para a frente, observe que estas correntes ficarão atrás da primeira pétala, formando o “torque” característico da flor catavento.

Alça de transição Visão do avesso Início da segunda pétala

08 – Trabalhe 5 pontos altos no próximo espaço e repita os passos de subida e virada. Continue assim até completar as 8 pétalas da primeira camada.

09 – Finalize a oitava pétala prendendo com ponto baixíssimo na segunda corrente da primeira pétala.

10 e 11 – Agora criaremos as alças para a segunda camada. Faça 5 correntes e prenda com um ponto baixo na junção entre as pétalas da carreira anterior. Repita por toda a volta para obter 8 alças.

12 e 13 – Dentro de cada alça de 5 correntes, trabalhe a segunda camada: 1 ponto baixo, uma corrente, 6 pontos altos, uma corrente e mais um ponto baixo na mesma alça.

14 e 15 – Ao final, feche com ponto baixíssimo. Puxe o fio para trás e prenda firmemente no avesso da flor.

16 e 17 – No verso da peça, trabalhe uma volta de alças de 5 correntes presas nas junções das pétalas. Isso servirá de base para a folhagem verde.

18 e 19 – Amarre o fio verde em qualquer alça. Vamos iniciar a base quadrada.

20 ao 22 – No primeiro canto, faça um leque (3 PA, 2 corr, 3 PA). No próximo espaço, faça apenas um bloquinho de 3 PA. Siga intercalando para deixar a base perfeitamente quadrada. Finalize com ponto baixíssimo.

23 – Se desejar que a base verde apareça na frente da flor, faça mais uma volta seguindo o mesmo padrão antes de arrematar.

24 e 25 – Para finalizar, aplique a pérola no centro costurando-a nas alças internas. Amarre bem no avesso e sua flor estará concluída!


Chegamos ao final de mais um tutorial! Espero que o resultado do seu trabalho fique magnífico. Se tiver qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo!

Um grande abraço e até o próximo ponto!

Samuel Ramos