Flor catavento dupla com miolo | Croche.com.br

Flor catavento dupla com miolo

Hoje vamos aprender a FLOR CATAVENTO DUPLA COM MIOLO PASSO A PASSO, uma linda flor para confeccionar seus trabalhos.

catavento-dupla-com-miolo

MATERIAIS

Flor catavento dupla passo a passo (1)

01 – Inicie com um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) prenda com ponto baixo e faça 5 correntes

Flor catavento dupla passo a passo (2) Flor catavento dupla passo a passo (3)

02 – Faça 1 p0nto alto dentro do anel mágico, duas correntes de espaço e novamente ponto alto dentro do anel mágico. Siga fazendo assim até completar 8 pontos altos contando com as correntes iniciais, então faça duas correntes, feche o anel mágico.

Flor catavento dupla passo a passo (4) Flor catavento dupla passo a passo (5) Flor catavento dupla passo a passo (6) Flor catavento dupla passo a passo (7) Flor catavento dupla passo a passo (8)

03 – Antes de finalizar a volta, entrelace o fio inicial até a terceira corrente, então finalize a volta com ponto baixíssimo na terceira corrente fechando então o circulo e o primeiro espaço também vai ficar com duas correntes de espaço como os outros. Desta forma o fio inicial fica no alto da segunda volta para prendermos e fazer o arremate.

Flor catavento dupla passo a passo (9) Flor catavento dupla passo a passo (10) Flor catavento dupla passo a passo (11) Flor catavento dupla passo a passo (12)

04 – Faça um ponto baixo dentro do primeiro espaço (veja que aproveito para prender o fio inicial) + duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e mais 4 pontos altos ainda dentro do primeiro espaço totalizando então 5 pontos altos (temos 8 espaço para fazer 8 pétalas)

Flor catavento dupla passo a passo (13) Flor catavento dupla passo a passo (14) Flor catavento dupla passo a passo (15)

05 – Faça duas correntes, vire o trabalho e faça ponto alto encima de ponto alto, observe que ao fazer as duas correntes e virar não faremos ponto alto encima do ultimo ponto de base, faça 3 pontos altos encima de ponto alto de base e o ultimo será encima das correntes iniciais. No total teremos 5 pontos altos encima da carreira de base contando com as correntes que fez para virar.

Flor catavento dupla passo a passo (16) Flor catavento dupla passo a passo (17) Flor catavento dupla passo a passo (18)

06 – Faça 3 correntes e então vamos iniciar a segunda pétala.

Flor catavento dupla passo a passo (19)

07 – Veja na primeira imagem que o trabalho está no lado avesso, vamos trabalhar no espaço oposto ao que terminamos esta pétala, como estou prendendo o fio inicial fica fácil ver a direção. A pétala vai ficar torcida, agora veja na segunda imagem após virar o trabalho novamente para iniciar a segunda pétala que as 3 correntes ficarão atrás da primeira pétala…

Flor catavento dupla passo a passo (20) Flor catavento dupla passo a passo (21)

08 – Faça 5 pontos altos no segundo espaço e em seguida basta repetir os passos da primeira pétala… após os 5 pontos altos, faça duas correntes, vire e faça ponto alto encima de ponto alto… 3 correntes vire e inicia a pétala seguinte… faça até completar as 8 pétalas.

Flor catavento dupla passo a passo (22) Flor catavento dupla passo a passo (23) Flor catavento dupla passo a passo (24) Flor catavento dupla passo a passo (25)

09 – Ao completar a oitava pétala, prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda corrente que fizemos para iniciar a primeira pétala.

Flor catavento dupla passo a passo (26) Flor catavento dupla passo a passo (27)

10 – Agora vamos trabalhar uma carreira de alças para a segunda camada de pétalas, veja que na junção de cada pétala temos um ponto baixo. Na verdade a primeira camada de pétalas até tem alças, porem gosto de fazer outras alças porque as primeiras são inclinadas. Caso queiram podem fazer a segunda camada nas alças das primeiras pétalas… ou…

Flor catavento dupla passo a passo (28) Flor catavento dupla passo a passo (29)

11 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na junção da primeira camada de pétalas. Faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo

Flor catavento dupla passo a passo (30) Flor catavento dupla passo a passo (31) Flor catavento dupla passo a passo (32) Flor catavento dupla passo a passo (33) Flor catavento dupla passo a passo (34)

12 – Já na primeira alça faremos a primeira pétala da segunda camada. Faça 1 ponto baixo + uma corrente + 6 pontos altos.

Flor catavento dupla passo a passo (35) Flor catavento dupla passo a passo (36) Flor catavento dupla passo a passo (37)

13 – Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça. Assim estará pronta a primeira pétala, para iniciar a segunda faça ponto baixo na segunda alça e repita os passos da primeira pétala da segunda camada….

Flor catavento dupla passo a passo (38) Flor catavento dupla passo a passo (39) Flor catavento dupla passo a passo (40) Flor catavento dupla passo a passo (41) Flor catavento dupla passo a passo (42)

14 – Faça até completar a volta e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala.

Flor catavento dupla passo a passo (43) Flor catavento dupla passo a passo (44)

15 – Alongue o fio, retire a agulha e introduza de trás para frente na junção das duas pétalas bem na direção do fio alongado, lace-o e puxe para a parte de trás da flor.

Flor catavento dupla passo a passo (45) Flor catavento dupla passo a passo (46) Flor catavento dupla passo a passo (47) Flor catavento dupla passo a passo (48) Flor catavento dupla passo a passo (49)

16 – Já na parte de trás faça um ponto baixo e 5 correntes… Vamos trabalhar uma volta de alças para fazer a base da flor.

Flor catavento dupla passo a passo (50) Flor catavento dupla passo a passo (51) Flor catavento dupla passo a passo (52)

17 – Veja que na junção das pétalas temos o ponto baixo e na parte de trás temos dois fios bem aparentes que estou mostrando na primeira imagem. Após as 5 correntes prenda com ponto baixo nesta junção. Siga fazendo alças de 5 correntes e prendendo na junção das pétalas, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor catavento dupla passo a passo (53) Flor catavento dupla passo a passo (54) Flor catavento dupla passo a passo (55) Flor catavento dupla passo a passo (56) Flor catavento dupla passo a passo (57) Flor catavento dupla passo a passo (58) Flor catavento dupla passo a passo (59) Flor catavento dupla passo a passo (60)

18 – A flor fica assim:

Flor catavento dupla passo a passo (61)

19 – Para fazer uma base quadrada utilizei o fio duna verde 9392. Amarre-o em qualquer uma das alças e faça um ponto baixo.

Flor catavento dupla passo a passo (62) Flor catavento dupla passo a passo (63) Flor catavento dupla passo a passo (64)

20 – Faça  duas correntes para dar altura de um ponto alto e mais 2 pontos altos. Duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos na mesma alça formando então um leque que será um canto.

Flor catavento dupla passo a passo (65) Flor catavento dupla passo a passo (66) Flor catavento dupla passo a passo (67) Flor catavento dupla passo a passo (68)

21 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos.

Flor catavento dupla passo a passo (69) Flor catavento dupla passo a passo (70) Flor catavento dupla passo a passo (71)

22 – Na terceira alça faça novamente um leque, na quarta alça um bloquinho com 3 pontos altos… siga intercalando e a base ficará quadrada. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

Flor catavento dupla passo a passo (72) Flor catavento dupla passo a passo (73) Flor catavento dupla passo a passo (74)

23 – Veja que com apenas uma volta na cor verde não aparece na frente da flor, para que fique aparecendo faça mais uma volta e então corte o fio e arremate.

Flor catavento dupla passo a passo (75) Flor catavento dupla passo a passo (76) Flor catavento dupla passo a passo (77) Flor catavento dupla passo a passo (78) Flor catavento dupla passo a passo (79) Flor catavento dupla passo a passo (80) Flor catavento dupla passo a passo (81) Flor catavento dupla passo a passo (82)

24 – Em flores com este tipo de miolinho, para aplicar a pérola veja que costurei nas alças que ficam na mesma direção e o mais próximo possível do centro da flor.

Flor catavento dupla passo a passo (84) Flor catavento dupla passo a passo (85) Flor catavento dupla passo a passo (86)

25 – Amarre bem na parte de trás e corte as sobras, a flor estará pronta!

Flor catavento dupla passo a passo (87)

Flor catavento dupla passo a passo (88) Flor catavento dupla passo a passo (89) Flor catavento dupla passo a passo (91) Flor catavento dupla passo a passo (92) Flor catavento dupla passo a passo (93)

Em caso de dúvidas deixe um comentário ou envie um email para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você

12 comentários em “Flor catavento dupla com miolo

  1. eu conseguir faz esta flor ficou linda obrigada .eu aprendi faz as flores com vcs amo este croche.com obrigada

        1. :) Obrigado Djane!
          Fico feliz que em saber que gosta dos trabalhos que posto aqui no blog. Um forte abraço.