Flor contornada passo a passo | Croche.com.br

Flor contornada passo a passo

Hoje apresento a vocês o passo a passo desta linda FLOR CONTORNADA. Fica ótima para confecção de tapetes, colchas, toalhas de mesa, trilho… Enfim, o que a criatividade permitir. É uma flor de crochê bem simples e fácil de fazer, ao terminar a flor teremos o inicio de um motivo ótimo para continuar um trabalho.

flor-contornada

MATERIAIS

Para confeccionar a FLOR CONTORNADA vamos primeiro trabalhar uma base, se você preferir pode fazer apenas o miolinho com uma cor e em seguida fazer as duas voltas seguintes com a cor que ficará a flor. Escolhi fazer toda a base da mesma cor para que entre as pétalas também apareça a mesma cor do miolinho.

01 – Inicie com um anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura de um ponto alto. Em seguida faça mais 23 pontos altos totalizando então 24 pontos dentro do anel mágico.

Flor contornada passo a passo (1) Flor contornada passo a passo (2) Flor contornada passo a passo (3)

02 – Feche o anel mágico, finalize a volta com ponto baixíssimo.

Flor contornada passo a passo (4)

03 – Suba com 3 correntes e em seguida faça mais 2 pontos altos no mesmo ponto de base.

Flor contornada passo a passo (5)  Flor contornada passo a passo (6)

04 – Faça uma corrente de espaço, pule 2 pontos de base e em seguida faça novamente um grupinho com 3 pontos altos no mesmo ponto de base. Siga por toda a volta sempre com uma corrente de espaço e pulando dois pontos de base. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

 Flor contornada passo a passo (7) Flor contornada passo a passo (8) Flor contornada passo a passo (9) Flor contornada passo a passo (10)

05 – Inicie mais uma volta com 3 correntes e em seguida faça ponto alto encima de ponto alto. Faça duas correntes de espaço (caso seu ponto seja apertado faça 3 correntes de espaço para não ficar repuxando)

Flor contornada passo a passo (11) Flor contornada passo a passo (12) Flor contornada passo a passo (13)

06 – Siga fazendo ponto alto encima de ponto alto, duas correntes de espaço… ponto alto encima de ponto alto… finalize a volta com ponto baixíssimo, alongue o fio e corte para arrematar.

Flor contornada passo a passo (14) Flor contornada passo a passo (15) Flor contornada passo a passo (16) Flor contornada passo a passo (17)

07 – Para fazer o arremate, utilize agulha para chegar com o fio até o centro da flor e arremate com o barbante inicial. Em seguida esconda as pontas de fio no miolinho da flor e corte as sobras. Pronto, já temos a base pronta para fazer apenas o contorno.

Flor contornada passo a passo (18) Flor contornada passo a passo (19) Flor contornada passo a passo (20)

Flor contornada passo a passo (21) Flor contornada passo a passo (22)

08 – Para fazer o contorno utilizei o barbante barroco multicolor 9587. Inicie prendendo com ponto baixo em um dos pontos altos da base da flor. Escolhi prender no ponto alto do meio, desta forma ao finalizar faremos um arremate de forma que não fique aparecendo onde iniciamos a volta.

Flor contornada passo a passo (24) Flor contornada passo a passo (25)

09 – Faça ponto baixo encima de ponto alto e em seguida faça 3 pontos baixo descendo no ponto alto da ultima volta da base da flor, novamente 3 pontos baixos no ponto alto da segunda volta da base.

Flor contornada passo a passo (26) Flor contornada passo a passo (27)

Flor contornada passo a passo (28) Flor contornada passo a passo (29)

10 – Na base da flor entre um leque e outro temos 2 pontos altos de intervalo, faça ponto baixo encima de cada um destes pontos…

Flor contornada passo a passo (30) Flor contornada passo a passo (31)

11 – Agora já subindo na lateral do segundo leque repita novamente, 3 pontos baixos em cada ponto alto…

Flor contornada passo a passo (32) Flor contornada passo a passo (33)

12 – Encima do leque faça ponto baixo encima de ponto alto, inclusive no ponto alto da lateral que subimos fazendo ponto baixo nele. Então são 3 pontos baixos no alto do leque. Siga repetindo estes passos contornando toda a flor.

Flor contornada passo a passo (34) Flor contornada passo a passo (35)

13 – Finalize com ponto baixo encima do único ponto alto que falta na primeira pétala, alongue o fio e corte. Faremos o arremate de forma que não apareça que iniciamos o contorno neste ponto.

Flor contornada passo a passo (36) Flor contornada passo a passo (37)

14 – Com ajuda de uma agulha de mão, passe o barbante no segundo ponto baixo, ignore o primeiro ponto que fizemos. Observe as imagens…

Flor contornada passo a passo (38) Flor contornada passo a passo (39)

15 – Em seguida passe o barbante dentro do ultimo ponto baixo levando então o fio para a parte de trás da flor, veja que o ponto ficará exatamente como os outros e não dá pra perceber que fizemos um arremate.

Flor contornada passo a passo (40) Flor contornada passo a passo (41)

16 – Já na parte de trás da flor, dê 2 nós mas só aperte o segundo nó para não repuxar. Esconda as pontas na parte de trás da flor e corte as sobras.

Flor contornada passo a passo (42) Flor contornada passo a passo (43)  Flor contornada passo a passo (44)

Flor contornada passo a passo (45) Flor contornada passo a passo (46)

17 – Para fazer as folhas que servirão de base para um tapete utilizei o barbante barroco multicolor 9392. Amarre em um intervalo de pétala, prenda com ponto baixo e faça duas correntes. Em seguida faça mais 2 pontos altos, duas correntes de espaço e mais 3 pontos altos formando então um leque.

Flor contornada passo a passo (47) Flor contornada passo a passo (48) Flor contornada passo a passo (49)

Flor contornada passo a passo (50) Flor contornada passo a passo (51) Flor contornada passo a passo (52)

18 – Faça duas correntes de intervalo e no espaço seguinte faça novamente outro leque… siga repetindo por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. A flor estará pronta!

Caso queira uma base quadrada, faça correntes atrás das pétalas.

Flor contornada passo a passo (53) Flor contornada passo a passo (54) Flor contornada passo a passo (55)

Flor contornada passo a passo (56) Flor contornada passo a passo (57) Flor contornada passo a passo (59) Flor contornada passo a passo (60)

Flor contornada passo a passo (61) Flor contornada passo a passo (62) Flor contornada passo a passo (63)

Flor contornada passo a passo (64) Flor contornada passo a passo (64)

Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!

10 comentários em “Flor contornada passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

    1. Olá Mariana, para não ficar tão alta precisa usar agulha menor e não maior… Utilizei a numeração 3 para este passo a passo.

    1. Iene, se ficou encolhida provavelmente seu ponto seja um pouco mais apertado. Durante o passo a passo até expliquei, caso tenha o ponto mais apertado fazer duas 3 correntes de espaço e não apenas duas. Tente pra ver se fica melhor.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.