Flor copo de leite passo a passo | Croche.com.br

Flor copo de leite passo a passo

Vamos aprender passo a passo como confeccionar a FLOR COPO DE LEITE em crochê, uma flor muito bonita para aplicações em em seus trabalhos.
Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br
copo-de-leite

Materiais

1 – Com o fio amarelo (9368) inicie com anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes), Suba com duas correntes que equivalem ao primeiro ponto alto e faça mais 17 pontos alto, totalizando 18 contando com as correntinhas iniciais. (faremos uma flor com 6 pétalas)
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (2) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (3) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (4)
2 – Feche o anel mágico, caso tenha iniciado com ele e em seguida prenda com ponto baixíssimo no alto das correntinhas do primeiro ponto alto e faça 11 correntinhas.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (5) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (6)
3 – Veja que estou marcando com a agulha nas costas destas correntinhas tem as “lombadinhas” esta que introduzi a agulha. Bem, fizemos 11 correntinhas, então vamos voltar na 10ª na parte de trás da correntinha, faça ponto baixíssimo, faremos 5 pontos baixíssimos descendo. Tem que ter um pouquinho de paciência nesta parte pois este será o miolinho da pétala, uma boa execução vai deixar ele bonitinho.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (7) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (8) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (9)
Veja que fiz os pontos baixíssimos na parte de trás a frente da correntinha ficou perfeita e sem alterações.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (10)
4 – Feito os 5 pontos baixíssimos, faça 2 correntinhas de espaço e um ponto alto no mesmo ponto de base (lá no circulo central) que começamos esta correntinha.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (11) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (12) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (13)
5 – Faça duas correntinhas de espaço, pule 2 pontos de base e faça ponto alto. Agora faremos os miolinhos seguintes, suba apenas 8 correntinhas e voltando no ponto anterior (no 7º) faça os pontos baixos voltando (subindo com 8 correntinhas, pula uma e volta 5 pontos baixíssimos e sobram duas) faça mais duas correntinhas e ponto alto no mesmo ponto de base onde iniciou este miolinho. Veja as imagens abaixo.
1 - www.croche.com.br 2 - www.croche.com.br 3 - www.croche.com.br 4 - www.croche.com.br 5 - www.croche.com.br Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (14)
6 – Siga repetindo até completar 6 miolinhos que faremos 6 pétalas da flor. Faça duas correntinhas e prenda com ponto baixíssimo na terceira correntinha inicial. Tem 5, prendendo na terceira sobrarão duas que equivalem ao complemento da primeira pétala.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (15) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (16)
7 – Corte o fio e arremate, sempre costuro ele na parte de trás do miolo e arremato com o fio do anel mágico inicial.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (17) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (18) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (19) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (20) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (21) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (22)
8 – Prenda o barbante branco no ponto a direita de um dos miolinhos e faça 8 correntinhas, prenda com ponto baixo no ponto alto a esquerda, passando por trás do miolinho como nas imagens abaixo.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (23) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (24)
9 – No ponto alto que está a esquerda do miolo, faça um ponto baixo e suba com 2 correntes que equivalem a 1 ponto alto. Faça mais 3 pontos alto descendo neste mesmo ponto alto amarelo.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (25) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (26) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (27) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (28)
10 – No ponto de base (este que indiquei com a agulha de costura) o mesmo onde estão os dois pontos alto do miolo faça ponto baixo pegando de trás para a frente. É fácil, gire a flor pra facilitar e o ponto ficar na sua frente.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (29) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (30)
11 – Em seguida faça 4 pontos alto no ponto a direita do miolinho, aquele que prendemos o barbante branco.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (31) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (32)
12 – Agora vamos trabalhar na argolinha branca de 8 correntes que está atrás do miolo, após terminar os 4 pontos do passo anterior faça sem intervalo 8 pontos alto na argolinha branca.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (33)
13 – Faça 3 correntinhas e um ponto picô ( prendendo com ponto baixíssimo na correntinha inicial) em seguida faça novamente 8 pontos alto para completar esta pétala.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (34) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (35) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (36)
14 – Prenda com ponto baixíssimo no alto da correntinha (nosso primeiro ponto alto) alongue o fio e retire da agulha. Introduza a agulha no pé do ponto baixo que iniciamos esta pétala. (lembra que fizemos um ponto baixo e duas correntes pra iniciar?) Em seguida lace o ponto que você alongou passando ele para a parte de fora da pétala com cuidado para não repuxar e o ponto continuar uniforme. Veja a sequencia de imagens.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (37) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (38) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (39)
15 – Faça um ponto baixo nas correntinhas de intervalo dentre um miolinho e outro, veja que o fio sempre fica abaixo da agulha para que ele fique preso e na posição de trabalhar. (neste espaço tem duas correntes de fio amarelo, mas faça apenas 1 ponto baixo)
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (40)Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (41)

16 – Agora vamos iniciar a segunda pétala, faça 1 ponto baixo encima do primeiro ponto alto do miolinho seguinte, faça 8 correntinhas, prenda no segundo ponto alto passando por trás do miolinho e repita os passos até formar as 6 pétalas.

Vamos relembrar?

– Prenda com ponto baixo no ponto alto da direita
– faça 8 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto da esquerda
– faça um ponto baixo pegando o ponto alto da esquerda e em seguida duas correntinhas e mais 3 pontos altos para totalizar 4 pontos alto.
– Prenda com ponto baixo no pé dos dois ponto alto pegando de trás para a frente do miolo.
– Faça 4 pontos altos no ponto alto ao lado direito do miolinho
– Faça 8 pontos alto na argolinha branca atrás do miolo e em seguida um ponto picô
– Faça novamente 8 pontos alto e prenda com ponto baixíssimo nas correntinhas iniciais desta pétala
– Alongue o fio, retire a agulha e introduza de fora pra dentro da pétala, lace a argolinha e puxe com cuidado pra fora.
– Prenda com ponto baixo entre uma pétala e outra.

Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (42) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (43) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (44) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (45) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (46)

17 – Ao completar as 6 pétalas, prenda com ponto baixíssimo no ponto alto onde prendemos o barbante para iniciar esta fase.

Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (47)

18 – Agora vamos trabalhar a base da flor, veja que o miolinho está solto e ele tem duas alcinhas, vamos trabalhar diretamente nelas. Faça um ponto baixo e duas correntes que equivalem ao primeiro ponto alto, em seguida faça mais 2 pontos alto e duas correntes de intervalo.

Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (48) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (49) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (50) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (51)
19 – Agora vamos prender a pétala e o miolinho juntos. Após as duas correntinhas, pegue o fio antes do picô, um fio da parte de trás do miolinho e outro fio após o picô e prenda com ponto baixíssimo. Veja as imagens abaixo.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (52)
Se quiser deixar o miolinho solto, pegue apenas dois fios da parte central da pétala como abaixo.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (53)
Para prender o miolinho junto, pegue apenas1 fio da parte de trás do miolinho e prenda junto.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (54)
20 – Após prender com ponto baixíssimo faça uma correntinha e mais 3 pontos altos na alça do lado esquerdo do miolinho.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (55) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (56) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (57)
Veja abaixo como fica: 3 pontos alto do lado direito, duas correntinhas e prende com ponto baixíssimo no centro da pétala, 1 correntinha de espaço e 3 pontos alto do lado esquerdo. Sempre fazendo atrás porém com a flor virada pra cima para que seu crochê não fique no avesso.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (58)
21 – Faça duas correntinhas de espaço e trabalhe no miolinho seguinte. Repita os passos em todas as pétalas.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (59) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (60)
22 – Ao completar a sexta pétala, não faça duas correntinhas, enrole o fio na agulha e faça meio ponto alto. assim fica uma alcinha equivalente ao espaço de duas correntinhas porém o fio para no meio para continuarmos.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (61) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (62)
23 – Feito o meio ponto alto, faça 3 correntes e mais 2 pontos alto, duas correntes de separação e mais 3 pontos alto. Assim teremos um leque.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (63) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (64)
24 – Na imagem abaixo, temos o leque pronto e para seguir para o próximo espaço faça duas correntes de separação, prenda com ponto baixíssimo no centro da pétala, mesmo local que prendemos na volta anterior. Faça novamente duas correntinhas e faça outro leque no espaço seguinte. (veja as imagens detalhadas)
Repita até completar esta volta. Corte o fio e arremate para trabalharmos as folhas.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (66) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (67) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (68) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (69) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (70) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (71) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (72)
25 – Amarre o fio verde (9392) em um dos leques, faça um ponto baixo e 5 correntinhas, prenda com ponto baixo no mesmo leque e faça 8 correntinhas, faça novamente 5 correntinhas e prenda novamente no leque. Assim teremos a primeira folha pronta.
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (73) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (74) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (75) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (76)
26 – Faça 8 correntinhas de espaço e prenda com ponto baixo no leque seguinte onde fará outra folha. Estas 8 correntinhas também servirão de argolas para iniciar um tapete sextavado por exemplo.
Repita o mesmo passo até completar a volta, corte o fio e arremate, sua flor estará prontinha!
Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (77) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (78) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (79) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (80) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (81) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (83) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (89) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (90) Flor copo de leite passo a passo - www.croche.com (91)
Como a flor é branca, fica linda em trabalhos com barbante colorido. A flor tem 6 pétalas e ao fazer as folhas sempre tem uma argolinha de 8 correntes com o fio verde onde você pode amarrar o barbante colorido e iniciar seu trabalho.
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!
Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!

18 comentários em “Flor copo de leite passo a passo

  1. no inicio me enrolei,mas depois foi tudo certo,vou tentar fazer esquer quadrado, amei muito bem explicado