Flor coração passo a passo

No passo a passo de hoje vamos aprender a confeccionar a FLOR CORAÇÃO. Esta é uma adaptação da flor criada pelo professor Marcelo Nunes, Na flor original ela tem apenas 4 pétalas em forma de coração, esta fizemos com 8 pétalas e a base também pode ser feita a seu gosto dependendo da peça que deseja confeccionar utilizando a flor. Espero que gostem e agradeço a todos por compartilhar o passo a passo.

MATERIAIS

01 – Inicie com um anel mágico (ou 6 correntes formando um círculo), prenda com ponto baixo e em seguida faça duas correntes.

flor-coracao Flor coração passo a passo - croche.com (1) Flor coração passo a passo - croche.com (2)

02 – Faça 15 pontos altos dentro do círculo, contando com as correntes iniciais teremos 16. Feche o círculo e finalize com ponto baixíssimo.

Flor coração passo a passo - croche.com (3) Flor coração passo a passo - croche.com (4)

03 – Suba com 3 correntes e em seguida faça mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base.

Flor coração passo a passo - croche.com (5) Flor coração passo a passo - croche.com (6)

04 – Faça 4 correntes, pule 1 ponto de base e em seguida faça 1 ponto alto. Faça uma corrente de espaço e mais 1 ponto alto no mesmo ponto de base… Agora siga repetindo… 4 correntes de espaço, pule 1 ponto de base, faça ponto alto, corrente e ponto alto no mesmo ponto de base até completar a volta… finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor coração passo a passo - croche.com (7) Flor coração passo a passo - croche.com (8) Flor coração passo a passo - croche.com (9) Flor coração passo a passo - croche.com (10) Flor coração passo a passo - croche.com (11) Flor coração passo a passo - croche.com (12) Flor coração passo a passo - croche.com (13) Flor coração passo a passo - croche.com (14)

05 – Aproveitei para colocar uma pérola com a sobra de fio…

Flor coração passo a passo - croche.com (15)

06 – Agora vamos trabalhar com o barbante vermelho… Amarre-o no segundo ponto alto de qualquer um conjuntinho de 2 pontos que estão no mesmo ponto de base como demostrado nas imagens…

Flor coração passo a passo - croche.com (16) Flor coração passo a passo - croche.com (17)

07 – Após amarrar, prenda com ponto baixo e faça duas correntes… em seguida faça 3 pontos altos no mesmo ponto que foi amarrado o fio.

Flor coração passo a passo - croche.com (19) Flor coração passo a passo - croche.com (20)

08 – Sem fazer corrente de espaço, vamos trabalhar no primeiro ponto alto subido… Faça 4 pontos altos no primeiro ponto como apresentam as imagens…

Flor coração passo a passo - croche.com (21) Flor coração passo a passo - croche.com (22)

09 – Agora vamos trabalhar na alça com 4 correntes. Sem fazer corrente de espaço, faça 4 pontos altos na alça. Em seguida faça 1 ponto picô, eu faço o ponto picô com apenas duas correntes para que o biquinho fique mais suave, mas você pode fazer seu ponto picô com 3 correntinhas normalmente.

Flor coração passo a passo - croche.com (23) Flor coração passo a passo - croche.com (24) Flor coração passo a passo - croche.com (25) Flor coração passo a passo - croche.com (26) Flor coração passo a passo - croche.com (27)

10 – Após o ponto picô faça mais 4 pontos altos na mesma alça. Finalmente chegamos em mais um grupinho com 2 pontos altos, observe que sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar inicialmente no segundo ponto alto.

Flor coração passo a passo - croche.com (28) Flor coração passo a passo - croche.com (29)

11 – Faça 4 pontos altos, sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar no primeiro ponto alto de base.

Flor coração passo a passo - croche.com (30) Flor coração passo a passo - croche.com (31)

12 – Faça 4 pontos altos nele também, veja que vai ficar no meio da pétala, não se preocupe, sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar na próxima alça com 4 correntes como já fizemos anteriormente…

Flor coração passo a passo - croche.com (32) Flor coração passo a passo - croche.com (33)

13 – Enrole o barbante na agulha e faça 4 pontos altos na alça de 4 correntes, faça 1 ponto picô e em seguida mais 4 pontos altos… Agora só seguir repetindo até completar toda a volta e teremos então 8 pétalas em forma de coração.

Flor coração passo a passo - croche.com (34) Flor coração passo a passo - croche.com (35) Flor coração passo a passo - croche.com (36) Flor coração passo a passo - croche.com (37) Flor coração passo a passo - croche.com (38) Flor coração passo a passo - croche.com (39)

14 – Para finalizar a oitava pétala introduza a agulha no espaço entre os pontos altos que ficam nas alças e prenda com ponto baixíssimo no alto da segunda correntinha que iniciamos a volta. Desta forma o acabamento desta pétala também fica exatamente como as outras já que o acabamento é feito por baixo do ponto alto.

Flor coração passo a passo - croche.com (40) Flor coração passo a passo - croche.com (41)

15 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça duas correntes e em seguida prenda com ponto baixo entre uma pétala e outra. Veja nas imagens…

Flor coração passo a passo - croche.com (42) Flor coração passo a passo - croche.com (43) Flor coração passo a passo - croche.com (44) Flor coração passo a passo - croche.com (45)

16 – Após prender com ponto baixo, faça 4 correntes. Agora se quiser fazer uma base quadrada basta prender entre as pétalas seguintes, seguindo sempre com 4 correntes e prendendo no espaço seguinte terá 8 alças para fazer a base. Mas vamos ver como fazer uma base semelhante a flor camélia?.

Flor coração passo a passo - croche.com (46) Flor coração passo a passo - croche.com (47)

17 – Após fazer 4 correntes, ao invés de prender entre as pétalas seguintes, prenda no miolinho da flor no ponto de base que está vazio.

Flor coração passo a passo - croche.com (48)

18 – Em seguida, faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no próximo intervalo entre uma pétala e outra. Siga fazendo assim, uma vez prende no miolinho da flor, em seguida prenda entre uma pétala e outra… observe as imagens. Fica semelhante a FLOR CARISMA e a FLOR CAMÉLIA.

Flor coração passo a passo - croche.com (49) Flor coração passo a passo - croche.com (50) Flor coração passo a passo - croche.com (51)

Finalize com ponto baixíssimo na primeira correntinha.

Flor coração passo a passo - croche.com (52)

19 – Para fazer a base, inicie logo na primeira alça com ponto baixo e duas correntinhas, em seguida faça mais 2 pontos altos totalizando então 3 pontos altos na primeira alça contando com as correntes iniciais.

Flor coração passo a passo - croche.com (53) Flor coração passo a passo - croche.com (54) Flor coração passo a passo - croche.com (55)

20 – Sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar na segunda alça. Faça 3 pontos altos… em seguida faça duas correntes de espaço e vamos para a terceira alça.

Flor coração passo a passo - croche.com (56) Flor coração passo a passo - croche.com (57) Flor coração passo a passo - croche.com (58)

21 – Vai ser sempre assim, 3 pontos altos na alça descendo e 3 pontos altos na alça subindo… em seguida duas correntes de espaço. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor coração passo a passo - croche.com (59) Flor coração passo a passo - croche.com (60) Flor coração passo a passo - croche.com (61) Flor coração passo a passo - croche.com (62) Flor coração passo a passo - croche.com (63) Flor coração passo a passo - croche.com (64) Flor coração passo a passo - croche.com (65) Flor coração passo a passo - croche.com (66) Flor coração passo a passo - croche.com (67)

22 – Para fazer a folha, amarre o barbante verde em qualquer um dos espaços com duas correntes, em seguida prenda com ponto baixo e faça 5 correntes.

Flor coração passo a passo - croche.com (69) Flor coração passo a passo - croche.com (70)

23 – Prenda com ponto baixo na mesma alça, faça 8 correntes e prenda com ponto baixo na mesma alça.

Flor coração passo a passo - croche.com (71) Flor coração passo a passo - croche.com (72) Flor coração passo a passo - croche.com (73)

24 – Novamente 5 correntes e prenda ainda na mesma alça finalizando então a primeira folha.

 Flor coração passo a passo - croche.com (74) Flor coração passo a passo - croche.com (75)

25 – Para fazer a folha seguinte, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no próximo espaço, observe que teremos sempre entre uma folha e outra uma alça com 5 correntes semelhante a flor camélia, desta forma pode substituir nos trabalhos caso queira. Agora só repetir os passos da primeira folha… faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, corte o fio e arremate. Sua flor estará pronta!!!

Flor coração passo a passo - croche.com (76) Flor coração passo a passo - croche.com (77) Flor coração passo a passo - croche.com (78) Flor coração passo a passo - croche.com (79) Flor coração passo a passo - croche.com (80) Flor coração passo a passo - croche.com (81) Flor coração passo a passo - croche.com (82) Flor coração passo a passo - croche.com (84) Flor coração passo a passo - croche.com (85) Flor coração passo a passo - croche.com (86) Flor coração passo a passo - croche.com (87) Flor coração passo a passo - croche.com (88) Flor coração passo a passo - croche.com (89) Flor coração passo a passo - croche.com (93)

Espero que tenham conseguido executar este trabalho, em caso de dúvidas escreva para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você!

147 comentários em “Flor coração passo a passo

  1. Olá, lindíssima a flor de coração, está de parabéns e muito criativa.
    Mas eu fui acompanhar o passo a passo, juntamente no segredo da flor q é a volta da parte de dentro, ñ tem a imagem, aí o pulo do gato eu ñ consigo fazer. Eu sei fazer croché vendo sem gráfico e as vezes olhando, minha mãe q foi minha prof. ñ consegui.
    MAS ESTÁ FLOR MARAVILHOSA SOMENTE VOCÊ, Ñ É PARA QUALQUER UM.
    POR FAVOR SE VOCÊ PUDER E TIVER COMO GOSTARIA MUITÍSSIMO DE FAZER ESTÁ FLOR, JÁ COMENTEI COM A MINHA MÃE A LINDA FLOR, MAS COMO EU DISSE ASSIM ELA Ñ CONSEGUE.

    DESDE JÁ AGRADEÇO A SUA ATENÇÃO
    MUITO OBRIGADO

    1. Oi Ana, me diga até que passo você fez! O passo a passo está completo!

      Na parte que parei de fotografar é pq repete os mesmos passos que expliquei na primeira pétala. No passo nº 13 está explicando inclusive até o ponto picô da segunda pétala… então só repetir a lateral esquerda da segunda pétala que já foi explicado no passo nº10 :) ou seja, Após o ponto picô faça mais 4 pontos altos na mesma alça. Finalmente chegamos em mais um grupinho com 2 pontos altos, observe que sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar inicialmente no segundo ponto alto.

      me conta até que passo você fez, se possível me mande foto no crochetapetes@gmail.com

      no aguardo

  2. Amei a flor de coração continua fazendo mais modelo diferente e mandado por que você está de parabéns

    1. Cieszę się, że popełnił swój kwiat. Doceniam wizytę na miejscu i mam nadzieję wrócić wiele razy. Przytulić.

  3. Amei todas as Flores.
    Acho que vou fazer uma FLORICULTURA em minha loja de artesanato. Muitíssimo obrigada por tantas coisas lindas e aulas perfeitas.
    Cida

  4. Eu achei fantástica.
    É fácil de fazer..
    Ainda vou comprar o material.. obrigada!
    Por este trabalho lindoooooo!

  5. Your explanations and photographs are perfect. Although I don’t understand your language , i can do the model by looking the photos 👏👏👏👏❤❤❤

  6. Olá, acho seus trabalhos lindos, alguns procurei fazer ficam parecidos com os teus, espero aprimorar mais. Um abraço. Sonia

  7. Quero agradecer pelo passo a passo bem explicado da flor de coração….so assim consegui fazer as minhas👏👏👏que DEUS abençoe vc❤

    1. Oi Lorraine, já fiz jogo de banheiro substituindo a flor camélia, como era encomenda acabei não postando aqui. Esta flor tem a base exatamente igual a flor que está no JOGO DE BANHEIRO CAMÉLIA e pode ser substituída sem problemas.

      Se quiser mudar para uma base quadrada basta fazer correntes com 5 alças na parte de baixo da flor.

    1. Oi Débora, neste caso basta fazer uma base quadrada adaptando alças na base da flor e depois seguir o passo a passo do tapete normalmente!

  8. eu amo fase croche e gostaria de aprende a fase mais coisas lindas pois so apaixonada por flores, borboletas e corujas feitas de croche

  9. muito bonito eu sei fazer algumas coisas mas esse vou apanha um pouco mas nada q não possa aprender

  10. Olá obrigada por compartilhar conosco seus passo a passo isso nos ajuda muito … Fiz a minha em duas cores diferentes adorei 💐💐

  11. Nossa fiquei simplismente encantada muito lindo vc compartilhar conosco o que sabe fiquei tão feliz ja fiz quase todas as flores são perfeitos os paps tudo explicadinho não tem como errar parabéns que deus te abençoe grandemente.

  12. Linda essa flor, fiz e ficou perfeita. Aproveito muito as suas dicas e gosto de ver seus trabalhos. Obrigada por compartilhar o passo a passo.

  13. amei a flor coração muito bonita fácil de fazer e muito bem explicado parabéns obrigada. um abraço.

  14. Adoro crochê, amei essas ideias para confeccionar as flores, elas são lindas e muito fácieis de fazer…bjuuuhh

  15. Olá, bom dia ..
    Tenho 13 anos, sou estudante, mas uma das coisas que eu mais gosto é fazer crochê, bom, quase toda minha família faz crochê, acho que por isso aprendi tão cedo ..
    Amei essa página, e hoje mesmo fiz essa flor de coração, estou agradecida, pois a cada vez que entro em sua página descubro coisas novas nessa arte que é tão linda.
    Beeijos ♥

    1. Olá Érica, que maravilha ver seu comentário aqui no blog! Continue sendo esta pessoa dedicada com os estudos e também com esta linda arte que toda sua família faz. Seja sempre bem vinda!

  16. Amei a flor coração. É muito fácil de fazer, pois entendi muito bem o passo a passo. Fiz a base e as folhas, porém não descobri como continuar o trabalho para aumentar o quadrado. Se puderem me ajudar ficarei muito agradecida. Agradeço também pelos belíssimos trabalhos postados. Já aprendi muito com isso. Obrigada a todos.

  17. Olá! Fico muito agradecida por ter pessoas como vcs que sabem essa arte linda e divide conosco. Aprendi croche a algum tempo mas so fazia simples, mas graças a essa ajuda estou conseguindo fazer trabalhos mais bonitos. Que Deus abençõe a todas.

  18. me encanta esta flor llego a tejerla hasta empezar los petalos me gustaria saber como puedo hacer para traducir y entender como sigo gracias besos edinir

  19. fiz a flor coração …….e outras antes. obrigada pela explicação perfeita! ficou linda! vou aplicar em tapetes !bjos!

  20. Adorei fazer esta flor, seu método de ensino é maravilhoso parabéns pelo projeto inclusivo.

  21. Amei, são lindas, fiz esta em linha clea so como amostra.
    Parabéns 😤.
    Muito obrigado pela sua ajuda.
    Agora estou muito contente,e fazendo lindas flores…

  22. Parabens!!!amei as explicaçoes com fotos, moro no mato grosso do sul e a minha internete è rium p assistir videos.Amei ter tudo escrito e com fotos.Virei fã de voçes…

  23. Obrigada!
    Se puder informar gostaria de saber qual seria o preço de venda dessa flor. Desde já agradeço mesmo q não possa informar.

  24. Adorei seu trabalho,neste exato momento estou fazendo essa linda flor de coração,um grande abraço e uma otima semana

  25. adorei sua flor coraçao acabei de confeccionar uma seu passo a passo deu certinho, ficou linda parabens

  26. Desculpe,mas eu só faço tapetes simples,pra mim mesma.Por isso tentei fazer a flor,mas no números 6 e 7 não consegui,amarrar e fazer o ponto baixo.Se tiver como me explicar.Muito obrigada.

  27. Amei estas flores,vou fazer pra minha filha é linda,obrigada por estes trabalhos lindos,adoro.

  28. Parabens seus trabalhos sao divinos, e essa flor linda todas nos crocheteiras nos apaixonamos por ela, eu nao fiz ela ainda mas breve farei com certeza beijos… Jozy!