Flor Cravo – Passo a passo

Venha aprender como confeccionar a FLOR CRAVO! Uma flor simples, fácil e muito econômica, aliás criei esta flor pensando justamente em oferecer um trabalho bonito e com baixo custo. Para a confecção utilizei os fios Barroco Multicolor da CÍRCULO S/A que passou a oferecer novelos com 100g (112m) uma excelente opção para você que quer otimizar seus ganhos oferecendo um trabalho com qualidade. Esta quantidade por novelo passou a ser oferecida justamente para quem precisa fazer poucas flores e não precisar gastar muito com um novelo maior e acabar sobrando fios.

flor-cravo-passo-a-passo

Vamos ao passo a passo?


Inscreva-se
Siga-me

MATERIAIS

Criação e execução: Samuel R. Ramos

ATENÇÃO: Não autorizo PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar suas peças para venda ou uso próprio.

01 – Inicie com anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto. Você pode iniciar com 6 correntes formando um círculo para substituir o anel mágico!

flor-cravo-passo-a-passo  Flor cravo passo a passo (1) Flor cravo passo a passo (79)

02 – Faça mais 15 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos um total de 16 pontos altos. Puxe a ponta solta do anel mágico para fechar o círculo.

Flor cravo passo a passo (80) Flor cravo passo a passo (132)

03 – Finalize a volta com ponto baixo (isso mesmo, ponto baixo e não ponto baixíssimo) no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto. Assim já estaremos prontos para dar sequência no trabalho.

Flor cravo passo a passo (134)

04 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base.

Flor cravo passo a passo (135) Flor cravo passo a passo (137)

05 – Sem fazer corrente de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte. Faça 5 correntes e novamente prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base. Siga por toda a volta, não se esqueça, sempre que finalizar uma alça pule 1 ponto de base para iniciar a seguinte… Ao final teremos um total de 8 alças com 5 correntes cada. Finalize a volta com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, o mesmo que foi feito para fechar o miolinho da flor.

Flor cravo passo a passo (138) Flor cravo passo a passo (139) Flor cravo passo a passo (140) Flor cravo passo a passo (141)

Como as alças foram presas com 2 pontos baixos em um mesmo ponto de base e ao iniciar a alça seguinte pulou 1 ponto de base teremos então 8 pontos de base vazios… neles faremos as alças para a primeira camada de pétalas.

06 – Retire a agulha da laçada e introduza a agulha de trás para frente no ponto alto que ficou entre a última e a primeira alça,  pegue a laçada, passe-a para parte de trás da flor e prenda com ponto baixo.

Flor cravo passo a passo (142) Flor cravo passo a passo (143) Flor cravo passo a passo (144)

07 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto que ficou vazio ao fazer as alças iniciais. A melhor forma de prender esta alça é pegando apenas o fio de trás que forma o ponto alto.

Flor cravo passo a passo (145) Flor cravo passo a passo (146) Flor cravo passo a passo (147)

08 – Faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto de base vazio que está logo depois de onde foi preso a alça do miolinho da flor… Veja que apontei com a agulha que a melhor forma de pegar este ponto é laçando apenas o fio de trás do ponto alto de base. Faça por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo que foi feito ao passar o fio para a parte de trás da flor e teremos então  8 alças com 3 correntes cada. Alongue o fio, corte e arremate. Para facilitar utilize uma agulha de tapeceiro para conduzir o fio até o miolinho da flor onde tem a ponta inicial, amarre as duas pontas, esconda parte dos fios e corte as sobras.

Flor cravo passo a passo (148) Flor cravo passo a passo (149) Flor cravo passo a passo (150) Flor cravo passo a passo (151) Flor cravo passo a passo (152) Flor cravo passo a passo (153)

09 – Agora com o fio Barroco Multicolor 9461 faremos as pétalas. Amarre o fio em uma das alças de 3 correntes, em seguida prenda com ponto baixo.

Flor cravo passo a passo (154) Flor cravo passo a passo (155)

10 – Faça uma corrente e em seguida faça 3 pontos altos. Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça formando a primeira pétala.

Flor cravo passo a passo (156) Flor cravo passo a passo (157) Flor cravo passo a passo (158) Flor cravo passo a passo (159)

11 – Para iniciar a segunda pétala prenda com ponto baixo na alça seguinte. Agora basta seguir repetindo os passos da primeira pétala. Faça uma corrente, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo.

Flor cravo passo a passo (160) Flor cravo passo a passo (161) Flor cravo passo a passo (162) Flor cravo passo a passo (163) Flor cravo passo a passo (164) Flor cravo passo a passo (165)

12 – Retire a agulha da laçada, introduza de trás para a frente, pegue a laçada e passe-a para a parte de trás da flor e prenda com ponto baixo.

Flor cravo passo a passo (167) Flor cravo passo a passo (168) Flor cravo passo a passo (169) Flor cravo passo a passo (170)

13 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na junção das duas pétalas a frente.

Flor cravo passo a passo (171) Flor cravo passo a passo (172) Flor cravo passo a passo (173)

14 – Faça 4 correntes novamente e prenda com ponto baixo na próxima junção… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo ficando então com 8 alças com 4 correntes cada.

Flor cravo passo a passo (175) Flor cravo passo a passo (176) Flor cravo passo a passo (177)

15 – Para iniciar a segunda camada de pétalas prenda com ponto baixo no primeira alça, faça uma corrente e em seguida faça 1 ponto alto.

Flor cravo passo a passo (178) Flor cravo passo a passo (179) Flor cravo passo a passo (180)

16 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no alto do ponto alto formando 1 ponto picô. Faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto baixo do primeiro ponto picô formando então 2 pontos picô seguidos. Observe as imagens…

Flor cravo passo a passo (181) Flor cravo passo a passo (182) Flor cravo passo a passo (183) Flor cravo passo a passo (184) Flor cravo passo a passo (185) Flor cravo passo a passo (186)

17 – Faça ponto alto na mesma alça. Faça novamente uma sequência com 2 pontos picô e mais uma vez faça ponto alto como mostrado nas imagens…

Flor cravo passo a passo (187) Flor cravo passo a passo (188) Flor cravo passo a passo (189) Flor cravo passo a passo (190) Flor cravo passo a passo (191)

18 – Para finalizar a primeira pétala da segunda camada faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.

Flor cravo passo a passo (192) Flor cravo passo a passo (193)

19 – Vá para a próxima alça com ponto baixo onde será feito a segunda pétala… Repita todos os passos da primeira pétala. Após o ponto baixo faça uma corrente, 1 ponto alto, 2 pontos picô, 1 ponto alto, 2 pontos picô, 1 ponto alto, uma corrente e prenda com ponto baixo… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo da primeira pétala.

Flor cravo passo a passo (194) Flor cravo passo a passo (195) Flor cravo passo a passo (196) Flor cravo passo a passo (197) Flor cravo passo a passo (198) Flor cravo passo a passo (199) Flor cravo passo a passo (200)

20 – Retire a agulha da laçada, introduza de trás para frente, passe o fio para a parte de trás e prenda com ponto baixo.

Flor cravo passo a passo (201) Flor cravo passo a passo (202) Flor cravo passo a passo (203) Flor cravo passo a passo (204)

21 – Faça novamente alças como já aprendemos anteriormente sempre prendendo com ponto baixo na junção das pétalas, porém desta vez as alças serão com 5 correntes. Ao final prenda com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate. Teremos um total de 8 alças com 5 correntes cada onde faremos as folhas.

Flor cravo passo a passo (205) Flor cravo passo a passo (206)

Neste passo a passo vou explicar como fazer 2 formatos de folhas, assim você poderá escolher o que melhor se adapta ao seu trabalho…

Para o primeiro formato de folha trabalharemos primeiro uma base, vejam:

22 – Amarre o fio Barroco Multicolor 9392 em uma das alças de 5 correntes que ficam atrás da flor.

Flor cravo passo a passo (207) Flor cravo passo a passo (208) Flor cravo passo a passo (209) Flor cravo passo a passo (210)

23 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Flor cravo passo a passo (211) Flor cravo passo a passo (212)

24 – Faça 4 correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto pegando o alto do terceiro ponto alto. Observe nas imagens que este ponto ficará atravessado/deitado.

Flor cravo passo a passo (213) Flor cravo passo a passo (214) Flor cravo passo a passo (215) Flor cravo passo a passo (216)

25 – Faça mais 3 pontos altos ainda na mesma alça formando então 1 leque com o ponto alto deitado e uma alça com 4 correntes. Este ponto alto deitado utilizaremos futuramente para fazer as folhas, já as 4 correntes que formou uma alça servirão para fazer o primeiro leque ao iniciar um trabalho com a flor. Estes leques serão os cantos da base…

Flor cravo passo a passo (217)

26 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça um bloquinho com 3 pontos altos. Novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faremos outro leque exatamente igual o primeiro…

Flor cravo passo a passo (218) Flor cravo passo a passo (219) Flor cravo passo a passo (220)

27 – Para o segundo leque faça 3 pontos altos, 4 correntes, faça o ponto alto deitado e novamente 3 pontos altos na mesma alça. Agora basta seguir intercalando e finalize a volta com ponto baixíssimo.

Flor cravo passo a passo (221) Flor cravo passo a passo (222) Flor cravo passo a passo (223) Flor cravo passo a passo (224) Flor cravo passo a passo (225)

28 – Veja que a base da flor ficou quadrada com 4 leques formando os cantos.

Flor cravo passo a passo (226)

29 – Para fazer as folhas siga com ponto baixíssimo nos próximos pontos altos e faça ponto baixo no ponto alto deitado. (aquele que expliquei lá no passo 25)

Flor cravo passo a passo (227) Flor cravo passo a passo (228) Flor cravo passo a passo (229)

30 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo no mesmo ponto alto deitado. Faça 8 correntes e prenda novamente ainda no mesmo espaço. Faça 5 correntes e prenda ainda no mesmo espaço formando a primeira folha.

Flor cravo passo a passo (230) Flor cravo passo a passo (231) Flor cravo passo a passo (232) Flor cravo passo a passo (233) Flor cravo passo a passo (234) Flor cravo passo a passo (235)

Veja que atrás da folha, no avesso da flor ficou a alça formada por 4 correntes…

Flor cravo passo a passo (236)

31 – Para seguir para a próxima folha faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho que estão entre os 2 cantos da base.

Flor cravo passo a passo (237) Flor cravo passo a passo (238)

32 – Neste mesmo ponto de base será preso todos os pontos da segunda folha…

Flor cravo passo a passo (239)

33 – Para seguir para a terceira folha faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto deitado que forma o canto da base… Agora basta seguir repetindo por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Corte o fio, passe-o para a parte de traz, amarre com a ponta inicial, esconda parte do fio e corte as sobras…

Flor cravo passo a passo (240) Flor cravo passo a passo (241) Flor cravo passo a passo (242) Flor cravo passo a passo (243)

Vejam como fica linda com estas folhas!

Flor cravo passo a passo (244) Flor cravo passo a passo (245) Flor cravo passo a passo (246) Flor cravo passo a passo (247) Flor cravo passo a passo (249) Flor cravo passo a passo (254) Flor cravo passo a passo (255) Flor cravo passo a passo (256)

Segundo formato de folhas:

Flor cravo passo a passo (275) Flor cravo passo a passo (271)

34 – Este formato é bem simples e fácil. Amarre o fio Barroco Multicolor 9392 em uma das alças de 5 correntes, prenda com ponto baixo e faça uma corrente de espaço.

Flor cravo passo a passo (258) Flor cravo passo a passo (259) Flor cravo passo a passo (260)

35 – Faça 3 pontos altos e em seguida faça ponto picô.

Flor cravo passo a passo (261) Flor cravo passo a passo (262)

36 – Faça mais 3 pontos altos, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça formando a primeira folha.

Flor cravo passo a passo (263) Flor cravo passo a passo (264) Flor cravo passo a passo (265)

37 – Faça ponto baixo na segunda alça e repita os passos da primeira folha… Após o ponto baixo faça uma corrente, 3 pontos altos, ponto picô, 3 pontos altos, uma corrente e prenda com ponto baixo… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.

Flor cravo passo a passo (266) Flor cravo passo a passo (267) Flor cravo passo a passo (268) Flor cravo passo a passo (269) Flor cravo passo a passo (270) Flor cravo passo a passo (271) Flor cravo passo a passo (272) Flor cravo passo a passo (273) Flor cravo passo a passo (275)

38 – Se você optou por este formato de folha, ela é melhor para aplicações, mas se quiser iniciar um trabalho basta fazer alças com 5 correntes na parte de trás da flor. Neste caso não faça as aças pegando a junção das folhas, pois elas ficarão muito na borda da flor e complicado para fazer uma base quadrada…

Flor cravo passo a passo (276)

39 – Veja que nas junções da segunda camada de pétalas teremos o ponto baixo que foi feito ao fazer as alças anteriores… Faça alças com 5 correntes pegando esta junção como apontado com a agulha! :)

Flor cravo passo a passo (277)

40 – Por fim para prender uma pérola no miolinho da flor utilize um pedaço de fio da mesma cor. Com a ajuda de uma agulha de tapeceiro passe o fio de trás para frente, passe a pérola e passe a ponta do fio novamente para a parte de trás da flor.

Flor cravo passo a passo (280) Flor cravo passo a passo (281) Flor cravo passo a passo (282) Flor cravo passo a passo (283) Flor cravo passo a passo (284) Flor cravo passo a passo (285)

41 – Amarre bem as duas pontas, esconda parte do fio e corte as sobras.

Flor cravo passo a passo (286) Flor cravo passo a passo (287) Flor cravo passo a passo (288) Flor cravo passo a passo (289) Flor cravo passo a passo (290) Flor cravo passo a passo (291) Flor cravo passo a passo (292) Flor cravo passo a passo (293)

Aqui a flor com os 2 formatos de folhas…

Flor cravo passo a passo (294) Flor cravo passo a passo (253)

Espero que tenham gostado de mais esta passo a passo, agradeço sua visita e também por compartilhar! Um forte abraço e até o próximo.

 

57 comentários em “Flor Cravo – Passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Amei fazer o porta sabonete (sachê),o crochê é meu porto seguro quando estou com crise de labirintite.ele se torna meu remédio, e nas minhas viagens ele vai comigo,(CROCHÊ)Amooooooooooo.estou feliz em participar desse concurso.e quero ganhar, pra fazer muitos e muitos crochê.

  2. Eu já fiz a minha flor do sorteio e já publiquei e ficou linda minha flor amei o passo a passo muito bem explicado obrigada.

  3. Fiz a flor cravo com barroco amarelo e lilas ficou linda amei ja postei no meu face (Ro croche mineo) estou no aguardo do sorteio ansiosa **************

  4. Recebi o Site de uma amiga e copiei as flores “Rosa Enrolada e flor cravo dobrado”. Achei muito fácil para tirar as amostras, porque os detalhes na explicação é excelente!
    Agradeço a atenção. Parabéns!

      1. Participei do sorteio com a Flor Carisma, não se esqueça de por meu nome para concorrer. Obrigada

  5. Adoro este site,tenho feito varios trabalhos com estes passo a passo ,agradecida por dividir seu conhecimento com todas e todos.Aprendi por aqui a fazer lindos trabalhos Deus te abençoe sempre ,um grande abraço.

    1. Um forte abraço Ione! Fico feliz em saber que conseguimos compartilhar conhecimentos e aprender uns com os outros. Que Deus abençoe a todos nós sempre!

      1. Participei do sorteio com a Flor Camila, não se esqueca de colocar meu nome no sorteio. Obrigada

  6. Simplesmente amo o trabalho de vocês!!! A explicação é clara e dá pra entender perfeitamente. Até hoje não fiz nada que vcs ensinaram e tenha dado errado! Muito obrigada por compartilhar conosco😍😍😍.

    1. Obrigado pelo carinho Lily! Fico muito feliz em ler seu comentário. Um grande beijo e tudo de bom sempre!

  7. Amei a flor cravo! Lindíssima! Há no entanto um grande problema para mim, que sou iniciante. Já tenho 66 anos, enxergo mal devido ao glaucoma nos olhos, e também esqueço rapidamente se não tiver tudo por escrito. A claridade da tela do PC me faz muito mal. Tentei colar o passo a passo através das figuras e não consegui. Infelizmente não deve ser permitido. Mesmo assim, agradeço pela oportunidade de er conhecido a flor.

  8. Muito linda as flores amei e vou fazer será que vocês poderiam mandar o video junto. Obrigada pela atenção abraço de Dirlane

  9. Acho maravilhoso esse site, já fiz algumas peças seguindo o seu passo a passo. Acho que és muito generosa em partilhar seus trabalhos.Tentei comprar alguns PDF em sua loja, mas fiquei com medo.Que Deus te ilumine sempre, e que te de sabedoria e bondade sempre para partilhar.

    1. Oi Regina, fico feliz por seu comentário e por frequentar o blog. Olha, quanto aos arquivos PDF fique tranquila para compra, já vendo na internet a mais de 2 anos e nunca tive problemas e além disso utilizo o pagseguro como meio de pagamento para dar esta segurança. Se preferir pode ser por depósito e lá na loja você tem esta opção também. Um grande beijo e tudo de bom sempre!!!

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.