Flor crista de galo passo a passo

Esta é a FLOR CRISTA DE GALO, ótima para utilizar em qualquer tipo de trabalho em crochê. Vamos aprender esta linda flor passo a passo?
Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br
cista-de-galo

Materiais 

 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-41-1
01 – Com o Barbante Barroco Amarelo, inicie com um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) Prenda com ponto baixo e suba com 7 correntes.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-1--200x150 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-2--200x200
02 – Volte na 4ª corrente e faça 11 pontos alto, contando com as 3 correntes que voltamos teremos um total de 12 pontos alto. Apesar de parecer não caber, vá ajustando que cabe, procure abraçar dois fios da corrente para que os pontos fiquem bem presos. Veja as imagens abaixo.

Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-3--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-4--200x200

Veja que temos um total de 12 pontos altos todos dentro da mesma corrente.

Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-5--200x200
03 – Prenda com ponto baixo no anel mágico (ou argolinha de 6 correntes) Assim estará pronta a primeira pétala.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-6--200x200
04 – Para fazer as demais vamos repetir os passos, 7 correntes, volta na 4ª correntinha e faça 11 pontos alto. prende com ponto baixo no anel mágico…
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-7--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-8--200x200
Veja que ao final de 8 pétalas elas estão bem bagunçadas e parece não estar certo. Mas não se preocupe, vamos organizá-las.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-9--200x200
05 – Feche o anel mágico ou se você começou com argolinha de 6 correntes prenda com ponto baixíssimo no inicio da primeira pétala. Suba com ponto baixíssimo na correntinha da primeira pétala até chegar na 4ª correntinha onde estão os 12 pontos alto.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-10--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-11--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-12--200x200
06 – Faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no centro da pétala seguinte.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-13--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-14--200x200
Veja que sempre vou passando por trás da pétala, estas 3 correntes são as alças para a base da flor, sempre prenda com ponto baico na 4ª correntinha de cada pétala (a mesma que foram feitos os 12 pontos alto) Ao final prenda com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça de 3 correntes.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-15--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-16--200x200
07 – Ao final sua flor estará organizada na frente
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-17--200x200
08 – No avesso teremos 8 alças
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-18--200x200
09 – Agora vamos trabalhar uma base quadrada. Ainda com o mesmo fio faça ponto baixo dentro da primeira alça e faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-19--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-20--200x200
10 – Faça mais 2 pontos altos e 4 correntes.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-21--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-22--200x200
11 – Faça um ponto alto no inicio das 4 correntes (no alto do ultimo ponto alto)
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-23--200x200
Vai ficar assim:
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-24--200x200
12 – Faça mais 3 pontos alto na mesma alça e o primeiro canto fica pronto.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-25--200x200
13 – Faça uma corrente de espaço e na alça seguinte faça apenas um bloquinho de 3 pontos alto.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-26--200x200
14 – Novamente uma corrente de separação e na terceira alça faça outro canto. Agora siga intercalando, no final corte o fio e arremate e sua flor terá uma base quadrada como nas imagens abaixo.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-27--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-28--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-29--200x200
Aproveitando os arremates, coloquei a pérola para finalizar o miolinho da flor.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-30--200x200
15 – Agora com o fio Barroco verde, amarre no ponto alto que ficou atravessado em um dos 4 cantos. aquela argolinha de 4 correntes fica sobrando para iniciarmos o trabalho futuramente.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-31--200x200
16 – Prenda com ponto baixo e faça 5 correntes
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-32-
17 – Prenda com ponto baixo no mesmo lugar e faça 8 correntes
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-33--200x200
18 – Novamente prenda com ponto baixo no mesmo lugar e faça 5 correntes
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-34--200x200
19 – Mais uma vez prenda com ponto baixo no mesmo lugar e a primeira folha estará pronta.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-35--200x200
20 – Faça 4 correntes e prenda no ponto algo do meio  do bloquinho de 3 pontos que fica entre os cantos, veja a imagem abaixo. (Se o seu ponto for muito apertado, faça 5 correntes de separação) Neste mesmo ponto faça outra folha prendendo sempre no mesmo lugar.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-36--200x150
Agora só repetir os passos até completar a volta e sua flor estará pronta! Corte o fio e arremate.
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-37--200x150
Aqui a flor CRISTA DE GALO prontinha!
Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-38--200x150 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-39--200x150 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-40--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-41-1 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-42--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-43--200x200 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-44-1-200x150 Flor-2Bcrista-2Bde-2Bgalo-2B-2Bwww.croche.com-2B-45- 
Espero que tenham gostado do resultado, veja um trabalho que fiz utilizando esta flor
IMG_7853-200x123

44 comentários em “Flor crista de galo passo a passo

  1. Linda flor e perfeita explicação.Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Deus a recompensará abundantemente.

  2. Site Maravilhoso, mto obrigado pela dedicação de ensinar e colocar o passo a passo tao perfeito. Assim fica fácil crochetar rs
    Consegui fazer essa e a flor de camélia
    Estou mto feliz e agradecida , pois eu só sabia fazer o básico e agr to aperfeiçoando o meu trabalho.

    1. Obrigado pelo carinho Léia!
      Fico feliz que esteja aprendendo cada vez mais. Seja sempre muito bem vinda.

      Forte abraço.

  3. Obrigadu pelo blog. Vc essina muito bem o passa a passo estou muito feliz .pois consegui fazer a flor .crist galo muit bem.so tenho agradecer..

    1. Olá Maria, você pode fazer a base da flor com a cor verde e nos leques ao invés de fazer o ponto alto atravessado basta fazer o seguinte: 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos formando um leque… neste caso faça duas voltas com o verde e depois trabalhe o tapete normalmente.

  4. Muito claro o seu passo a passo amei!parabens pelo blog!

  5. Ola tudo bem? Estou muito feliz, pois consegui fazer a flor crista de galo amei,ficou perfeita muito obrigado vocês estão de parabéns.

  6. Seu blog é maravilhoso, adorei vários modelos e os passo a passo de tudo é muito bem explicado. Parabéns pelo seu trabalho.
    Vou replicar alguns deles com certeza…rs