Flor Dádiva passo a passo | Croche.com.br

Flor Dádiva passo a passo

Neste passo a passo vamos aprender a confeccionar a FLOR DÁDIVA. Uma belíssima flor fruto de uma adaptação feita pela artesã Shirley Lucimar da página Casa do crochê. Esta flor é bem similar a FLOR CAMÉLIA, porém com todo o charme do ponto picô.

Outro destaque são as folhas com 5 cordões e não apenas 3 como de costume e que acaba deixando a flor bem imponente. Para esta flor utilizei o fio Barroco Multicolor 9776 (que é maravilhoso) e para as folhas o fio Barroco Multicolor 9384, vamos conferir o passo a passo?

flor-dadiva

MATERIAIS

A flor Dádiva você pode utilizar fazendo as folhas como explicaremos neste passo a passou ou fazer alças com 5 correntes na base da flor para fazer o square (base quadrada).

Flor Dádiva (3) Flor Dádiva (5) Flor dádiva passo a passo (1)

01 – Inicie com anel mágico ou com 6 correntes formando um círculo. Após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 15 pontos altos completando o total de 16 pontos altos.

Flor dádiva passo a passo (2) Flor dádiva passo a passo (3) Flor dádiva passo a passo (4) Flor dádiva passo a passo (5) Flor dádiva passo a passo (6)

02 – Puxe a ponta inicial para fechar o anel mágico e finalize com ponto baixíssimo.

Flor dádiva passo a passo (7) Flor dádiva passo a passo (8)

03 – Faça 10 correntes, enrole o fio duas vezes na agulha, pule 1 ponto de base e faça ponto alto duplo.

Flor dádiva passo a passo (9) Flor dádiva passo a passo (10) Flor dádiva passo a passo (11)

04 – Faça 5 correntes, pule 1 ponto de base e novamente faça ponto alto duplo… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo na 5ª corrente das 10 iniciais ficando então com um total de 8 alças de 5 correntes.

Flor dádiva passo a passo (12) Flor dádiva passo a passo (13) Flor dádiva passo a passo (14)

05 – Para trabalhar a primeira pétala, faça ponto baixo na primeira alça e em seguida faça 5 correntes… (Veja que no miolo da flor sobrou um ponto de base vazio e que vamos utilizar mais a frente para fazer as alças quando chegar no passo número 11)

Flor dádiva passo a passo (15) Flor dádiva passo a passo (16)

06 – Volte na 3ª correntes e prenda com ponto baixo formando 1 ponto picô.

Flor dádiva passo a passo (17) Flor dádiva passo a passo (18)

07 – Faça 2 pontos altos e em seguida faça 3 correntes para então fazer mais 1 ponto picô. Após o ponto picô faça novamente 2 pontos altos… siga té completar 5 pontos picô e então faça apenas 1 ponto alto na mesma alça. Veja que teremos um total de 10 pontos altos e 5 pontos picô.

Flor dádiva passo a passo (19) Flor dádiva passo a passo (20) Flor dádiva passo a passo (21) Flor dádiva passo a passo (22) Flor dádiva passo a passo (23) Flor dádiva passo a passo (24) Flor dádiva passo a passo (25) Flor dádiva passo a passo (26)

08 – Agora vamos trabalhar na alça seguinte que é formada por ponto alto duplo em direção ao miolo e precisamos apenas repetir os passos anteriores… Veja que na primeira alça paramos com apensa 1 ponto alto, faça 1 ponto alto na alça (formada por ponto alto duplo) e em seguida faça ponto picô e siga fazendo com na primeira alça até completar 5 pontos picô nesta segunda alça também. Termine fazendo apenas 1 ponto alto como na primeira alça.

Flor dádiva passo a passo (27) Flor dádiva passo a passo (28) Flor dádiva passo a passo (29) Flor dádiva passo a passo (30) Flor dádiva passo a passo (31)

09 – Após trabalhar em toda a alça descendo em direção ao miolo prenda com ponto baixo na segunda alça formada com 5 correntes (veja que indiquei com a agulha)

Flor dádiva passo a passo (32) Flor dádiva passo a passo (33)

10 – Faça 5 correntes, volte na 3ª corrente e prenda com ponto baixo fazendo primeiro ponto picô… agora basta seguir repetindo os passos da primeira pétala para completar as demais. Finalize com ponto baixíssimo no mesmo ponto de base onde iniciou a primeira pétala.

Flor dádiva passo a passo (34) Flor dádiva passo a passo (35) Flor dádiva passo a passo (36) Flor dádiva passo a passo (37) Flor dádiva passo a passo (38) Flor dádiva passo a passo (39) Flor dádiva passo a passo (40)

11 – Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no miolo da flor. Veja que será preso na parte de trás da flor e no ponto de base que está vazio no meio da primeira pétala. Este é o mesmo ponto que indiquei no passo número 5.

(Atenção: Se preferir faça todas as alças com 5 correntes. Eu prefiro fazer a primeira com 4 correntes e as demais com 3 para que a flor fique mais fechadinha)

Flor dádiva passo a passo (42) Flor dádiva passo a passo (43) Flor dádiva passo a passo (44) Flor dádiva passo a passo (45)

12 – Faça 3 correntes e em seguida prenda com ponto baixo entre uma pétala e outra (fica bem no início da segunda pétala no pé das correntes que formam o primeiro ponto alto)

Flor dádiva passo a passo (46) Flor dádiva passo a passo (47)

13 – Faça novamente 3 correntes e prenda com ponto baixo no  miolo da flor no ponto de base que está vazio. Observe que vai sempre ficando em formato zig-zag. Faça pr toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. São 16 alças como pode ver na terceira imagem.

Flor dádiva passo a passo (49) Flor dádiva passo a passo (50) Flor dádiva passo a passo (52)

14 – Ainda com a mesma cor trabalhe a base da flor. Prenda com ponto baixo na primeira alça que desce em direção ao miolo, faça duas correntes e mais 2 pontos altos.

Flor dádiva passo a passo (53) Flor dádiva passo a passo (54) Flor dádiva passo a passo (55) Flor dádiva passo a passo (56)

15 – Sem fazer corrente de espaço vamos trabalhar na segunda alça… Faça também 3 pontos altos.

Flor dádiva passo a passo (57) Flor dádiva passo a passo (58)

16 – Agora que estamos novamente entre uma pétala e outra faça duas correntes de espaço e então trabalhe na alça que desce em direção ao miolinho da flor… Faça 3 pontos altos, sem corrente de espaço faça 3 pontos altos na alça seguinte. Siga intercalando por toda a flor, finalize com ponto baixíssimo, alongue o fio, corte e arremate. (Sempre deixo o fio bem longo para que seja conduzido até o miolinho da flor onde está a ponta inicial, amarre as duas, esconda as pontas e corte as sobras).

Flor dádiva passo a passo (59) Flor dádiva passo a passo (60) Flor dádiva passo a passo (61) Flor dádiva passo a passo (62) Flor dádiva passo a passo (64) Flor dádiva passo a passo (65) Flor dádiva passo a passo (66) Flor dádiva passo a passo (67) Flor dádiva passo a passo (68) Flor dádiva passo a passo (69) Flor dádiva passo a passo (70) Flor dádiva passo a passo (71)

17 – Para fazer as folhas utilize o fio Barroco Multicolor 9384. Amarre em um dos cantinhos formados por duas correntes. Prenda com ponto baixo e faça 6 correntes e prenda novamente com ponto baixo no mesmo espaço.

Flor dádiva passo a passo (72) Flor dádiva passo a passo (73) Flor dádiva passo a passo (74) Flor dádiva passo a passo (75) Flor dádiva passo a passo (76)

18 – Faça 9 correntes e em seguida prenda com ponto baixo ainda no mesmo espaço formando a segunda alça da folha…

Flor dádiva passo a passo (77) Flor dádiva passo a passo (78)

19 – Faça 15 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo espaço, em seguida faça 9 correntes e prenda no mesmo espaço… Por fim faça 6 correntes e prenda no mesmo espaço formando então a primeira folha.

Flor dádiva passo a passo (79) Flor dádiva passo a passo (80) Flor dádiva passo a passo (81) Flor dádiva passo a passo (82) Flor dádiva passo a passo (83)

20 – Para fazer a segunda folha faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no espaço seguinte. Agora basta repetir os passos da primeira que são:

Flor dádiva passo a passo (84) Flor dádiva passo a passo (85) Flor dádiva passo a passo (86) Flor dádiva passo a passo (87)

21 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo, amarre bem e corte as sobras. Para completar costure uma pérola no miolinho da flor.

Flor Dádiva (1) Flor Dádiva (3) Flor Dádiva (4)

Chegamos ao final de mais um passo a passo. Esta é mais uma contribuição da artesã Shirley Lucimar da página Casa do Crochê. Agradeço-a por ter contribuído com mais este trabalho para o blog explicando como havia feito a flor para que eu pudesse disponibilizar o passo a passo pra todos vocês.

Um forte abraço e até o próximo passo a passo!

20 comentários em “Flor Dádiva passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

  1. Linda essa flor Dádiva. Fiz assim que vi. Ficou ótima. Estou impressionada de como ela. Parabéns, pelo trabalho e por ensinar.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.