Flor de algodão passo a passo

Apresento à vocês minha mais recente criação: Flor de Algodão em crochê. Uma flor confeccionada com os fios da CÍRCULO S.A que a 75 anos produz fios de qualidade e sempre com cores vibrantes para alegrar os trabalhos manuais.

Confeccionei a flor com 12 pétalas e adaptei a base para que fique quadrada pronta para dar segmento em um trabalho. Espero que gostem e utilizem esta flor.

Criação e execução: Samuel R. Ramos

MATERIAIS UTILIZADO

Vamos iniciar fazendo um círculo com a cor 9059. Para que o círculo fique bem redondinho vamos utilizar agulha de tapeceiro para fazer o acabamento.

ATENÇÃO: Criação exclusiva para o site croche.com.br – Não autorizo a cópia para PAP’s e videoaulas, sujeito a processo por direitos autorais. Lei nº 9.610. Você pode utilizar o passo a passo abaixo para confeccionar sua peça e utilizar em seus trabalhos.

flor-de-algodao Flor de algodão

01 – Inicie com anel mágico, prenda com ponto baixo e faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Flor de Algodão passo a passo (1) Flor de Algodão passo a passo (2)

02 – Faça mais 15 pontos altos, puxe a laçada para fechar o anel mágico e corte o fio.

Flor de Algodão passo a passo (3) Flor de Algodão passo a passo (4) Flor de Algodão passo a passo (5)

03 – Com o auxílio de uma agulha de tapeceiro passe a ponta do fio em cima do segundo ponto alto (lembre-se que o primeiro ponto alto é formado por correntes) Em seguida passe o fio dentro do último ponto alto como pode ver na imagem 3

Flor de Algodão passo a passo (6) Flor de Algodão passo a passo (7) Flor de Algodão passo a passo (8)

04 – Saia com o fio na parte de trás do miolinho e veja que em cima da corrente fica o acabamento perfeito como nos demais pontos altos.

Flor de Algodão passo a passo (9) Flor de Algodão passo a passo (10) Flor de Algodão passo a passo (11)

05 – Com o fio já na parte de trás do miolinho basta conduzi-lo até o outro fio, amarrar e depois esconder as pontas antes de cortar as sobras.

Flor de Algodão passo a passo (12) Flor de Algodão passo a passo (13) Flor de Algodão passo a passo (14) Flor de Algodão passo a passo (15) Flor de Algodão passo a passo (16)

06 – Agora vamos trabalhar com o fio duna 9368 (amarelo) Escolha um ponto alto e prenda com ponto baixo pegando apenas um dos fios como mostra a primeira imagem. É importante deixar este fio de trás neste ponto porque vamos precisar dele mais adiante.

Flor de Algodão passo a passo (17) Flor de Algodão passo a passo (18) Flor de Algodão passo a passo (19)

06 – Faça uma corrente e no próximo ponto faça 1 ponto alto. Desta vez podemos pegar os 2 fios do ponto de base sem problema, observe a segunda imagem…

Flor de Algodão passo a passo (20) Flor de Algodão passo a passo (21) Flor de Algodão passo a passo (22)

07 – Após o ponto alto faça duas correntes e prenda com ponto baixo em cima do ponto alto, desta forma fizemos um ponto picô porém apenas com duas correntes. Você pode fazer o ponto picô com 3 correntes caso queira, mas com duas correntes ficará mais suave. Após o ponto picô faça ponto alto novamente no mesmo ponto de base.

Flor de Algodão passo a passo (23) Flor de Algodão passo a passo (24) Flor de Algodão passo a passo (25) Flor de Algodão passo a passo (26)

08 – Após o ponto alto faça uma corrente e prenda com ponto baixo no ponto de base seguinte, novamente faça isso pegando apenas um dos fios para que o outro fio do ponto de base fique livre para usarmos posteriormente… Faça uma corrente de espaço e novamente ponto alto, ponto picô e ponto alto no mesmo ponto de base… siga por toda a volta repetindo e teremos o formato de uma estrelinha com 8 pontoas.

Flor de Algodão passo a passo (27) Flor de Algodão passo a passo (28) Flor de Algodão passo a passo (29) Flor de Algodão passo a passo (30) Flor de Algodão passo a passo (31) Flor de Algodão passo a passo (32)

Veja que na parte de trás do trabalho estão ficando um dos fios entre os pontos altos…

Flor de Algodão passo a passo (33) Flor de Algodão passo a passo (34) Flor de Algodão passo a passo (35)

09 – Após a última pétala faça uma corrente e prenda com ponto baixo no mesmo ponto que iniciamos esta volta. Alongue o fio e introduza a agulha de trás para a frente para puxar o fio para a parte de trás do trabalho.

Flor de Algodão passo a passo (36) Flor de Algodão passo a passo (37) Flor de Algodão passo a passo (38) Flor de Algodão passo a passo (39) Flor de Algodão passo a passo (40)

10 – Com o fio já na parte de trás faça duas correntes, pule 1 ponto de base (que está ocupado com 2 pontos altos) e veja  que no terceiro ponto teremos um dos fios na mesma direção do ponto baixo. Prenda com ponto baixo. Faça novamente duas correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo… Fica fácil ver este fio sobrando por estar sempre na mesma direção do ponto baixo entre os pontos altos. Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e amarre junto com a ponta inicial, esconda parte dos fios com a agulha de tapeceiro e corte as sobras. Caso queira fazer a próxima etapa de pétalas com a mesma cor após o ponto baixíssimo não corte o fio e siga para a próxima etapa.

Flor de Algodão passo a passo (41) Flor de Algodão passo a passo (42) Flor de Algodão passo a passo (43) Flor de Algodão passo a passo (44) Flor de Algodão passo a passo (45) Flor de Algodão passo a passo (46) Flor de Algodão passo a passo (47)

Veja que teremos 8 alças com duas correntes na parte de trás da flor.

Flor de Algodão passo a passo (48)

11 – Para a próxima camada de pétalas utilizei o fio duna cor 4456 (cenoura) Prenda-o com ponto baixo em cima de um dos pontos baixos que divide as alças. Na alça com duas correntes faça 2 pontos baixos… em seguida faça ponto alto em cima de ponto baixo… Como são 8 alças + 8 pontos baixos entre uma alça e outra, ao final teremos um total de 24 pontos baixos. É normal esta carreira ficar curvada para a parte de trás da flor, como não tem aumentos ela vai repuxar um pouquinho e isso fará com que a próxima madada de pétalas fiquem organizadas.

Flor de Algodão passo a passo (49) Flor de Algodão passo a passo (50) Flor de Algodão passo a passo (51) Flor de Algodão passo a passo (52) Flor de Algodão passo a passo (53) Flor de Algodão passo a passo (54) Flor de Algodão passo a passo (55) Flor de Algodão passo a passo (56) Flor de Algodão passo a passo (57) Flor de Algodão passo a passo (58) Flor de Algodão passo a passo (59)

12 – Após o último ponto baixo faça ponto baixo em cima do primeiro ponto baixo. Isso mesmo, não é ponto baixíssimo, pois já estamos preparando para iniciar as pétalas. Após o ponto baixo faça 5 correntes, vire o trabalho.

Flor de Algodão passo a passo (60) Flor de Algodão passo a passo (61) Flor de Algodão passo a passo (62) Flor de Algodão passo a passo (63)

Este início de pétala requer um pouco mais de atenção, logo a partir da terceira você já vai conseguir entender com maior clareza por isso peço que leia com atenção para fazer corretamente e sua flor vai ficar perfeita!

13 – Com a flor já no avesso, pule 2 pontos de base da direita para a esquerda e prenda com ponto baixo pegando apenas 1 dos fios, como a flor está com o avesso virado pra você observe que vamos pegar o fio que está em primeiro plano, observe bem…

Flor de Algodão passo a passo (64)

Veja que se colocar a flor no lado correto, a alça foi presa no fio de baixo.

Flor de Algodão passo a passo (65)

14 – Após prender com ponto baixo faça duas correntes, vire a flor novamente e faça 4 pontos altos dentro da alça de 5 correntes, se contar com as correntes que fizemos para virar teremos um total de 5 pontos altos. Veja que dentro desta primeira pétala pulamos 2 pontos de base, isto é necessário para que ao finalizar a flor todas as pétalas fiquem iguais.

Flor de Algodão passo a passo (66) Flor de Algodão passo a passo (67) Flor de Algodão passo a passo (68) Flor de Algodão passo a passo (69)

15 – Faça 1 ponto picô e mais 5 pontos altos dentro da mesma alça formando a primeira pétala.

Flor de Algodão passo a passo (70) Flor de Algodão passo a passo (71)

16 – Prenda com ponto baixo pegando apenas 1 dos fios do ponto de base seguinte.

Flor de Algodão passo a passo (72)

17 – Em seguida faça novamente ponto baixo no próximo ponto de base e desta vez pode pegar os 2 fios.

Flor de Algodão passo a passo (73) Flor de Algodão passo a passo (74) Flor de Algodão passo a passo (75)

18 – Faça 5 correntes, vire o trabalho e prenda com ponto baixo no primeiro ponto de base dos 2 que temos entre as pétalas, novamente pegando apenas 1 dos fios. Todas as vezes que virar a flor para prender com ponto baixo será pegando apenas 1 dos fios e sempre o que está em primeiro plano.

Flor de Algodão passo a passo (76) Flor de Algodão passo a passo (77) Flor de Algodão passo a passo (78)

19 – Faça duas correntes, vire a flor e faça a pétala como a anterior… São mais 4 pontos altos, ponto picô e 5 pontos altos.

Flor de Algodão passo a passo (79)

20 – Novamente como na primeira pétala prenda com ponto baixo no ponto de base seguinte pegando apenas 1 dos fios, faça ponto baixo no próximo ponto pegando os 2 fios, faça 5 correntes.

Flor de Algodão passo a passo (80)

21 – Bem, agora já temos duas pétalas prontas e vamos prender a terceira alça para fazer a pétala seguinte… Agora ao virar observe que a primeira pétala foi finalizada na frente da flor pegando apenas um dos fios, isto significa que temos o outro fio livre la na parte de trás para prender a alça da terceira pétala. Vire a flor, prenda com ponto baixo no fio livre (este fio livre também sempre estará no espaço da pétala anterior)

Flor de Algodão passo a passo (81) Flor de Algodão passo a passo (82)

22 – Após prender com ponto baixo repita o mesmo que fez nas pétalas anteriores… Agora basta seguir repetindo por toda a volta… Vou explicar como prender as duas últimas pétalas…

Flor de Algodão passo a passo (83) Flor de Algodão passo a passo (84) Flor de Algodão passo a passo (85) Flor de Algodão passo a passo (86) Flor de Algodão passo a passo (87) Flor de Algodão passo a passo (88)

23 – Após terminar os pontos altos da 11ª pétala prenda-a com ponto baixo no fio que tem na frente onde foi preso a alça da primeira pétala, observe as duas imagens…

Flor de Algodão passo a passo (89) Flor de Algodão passo a passo (90)

Veja que logo a frente temos 1 ponto de base livre para fazer o ponto baixo seguinte e iniciar a última pétala.

Flor de Algodão passo a passo (91)

24 – Após os 2 pontos baixos faça as 5 correntes, vire o trabalho e prenda com ponto baixo como as anteriores… ao completar a pétala veja como vamos prender.

Flor de Algodão passo a passo (92) Flor de Algodão passo a passo (93) Flor de Algodão passo a passo (94)

25 – Na mesma direção de onde prendemos a alça da segunda pétala o fio da frente está livre! Prenda com ponto baixo, alongue o fio, corte e com a ajuda de uma agulha passe-o para a parte de trás do trabalho na mesma direção de onde finalizou..

Flor de Algodão passo a passo (95) Flor de Algodão passo a passo (96) Flor de Algodão passo a passo (97) Flor de Algodão passo a passo (98) Flor de Algodão passo a passo (99)

26 – Com o fio já na parte de trás esconda-o no miolinho da flor, após alguns nós corte as sobras.

Flor de Algodão passo a passo (100) Flor de Algodão passo a passo (101) Flor de Algodão passo a passo (102)

27 – Para fazer a base da flor e as folhas utilizei o fio duna 9392 (verde) Entre as pétalas da flor prenda com ponto baixo, veja que marquei com as agulhas onde vou prender as alças… Sempre vamos pular 3 pétalas, ou seja, pular 2 espaços.

Flor de Algodão passo a passo (104) Flor de Algodão passo a passo (105) Flor de Algodão passo a passo (106)

28 – Após prender o fio faça 6 correntes, pule 2 espaços (3 pétalas) e prenda com ponto baixo. Novamente 6 correntes, pule 2 espaços e prenda com ponto baixo… Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo. Teremos então 4 alças com 6 correntes.

Flor de Algodão passo a passo (107) Flor de Algodão passo a passo (108) Flor de Algodão passo a passo (109) Flor de Algodão passo a passo (110) Flor de Algodão passo a passo (111)

Sugestão: Caso queira fazer a base da flor com 12 alças para um trabalho hexagonal faça a base prendendo no alto das duas correntes de cada pétala!

Flor de Algodão passo a passo (112)

29 – Após finalizar com ponto baixíssimo, faça mais 2 pontos baixíssimos nas correntes da primeira alça e em seguida faça ponto baixo. Desta forma vamos iniciar a próxima carreira no meio da alça.

Flor de Algodão passo a passo (113) Flor de Algodão passo a passo (114)

30 – Após o ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 2 pontos altos completando um bloquinho. Faça uma corrente de espaço e mais 2 pontos altos ainda na mesma alça.

Flor de Algodão passo a passo (115) Flor de Algodão passo a passo (116) Flor de Algodão passo a passo (117)

31 – Faça 4 correntes, enrole o fio na agulha e faça ponto alto em cima do último ponto alto, veja que teremos um ponto alto atravessado e as 4 correntes formando uma alça.

Flor de Algodão passo a passo (119) Flor de Algodão passo a passo (120) Flor de Algodão passo a passo (121)

32 – Vá para a alça seguinte e faça 2 pontos altos. Este será um dos cantos da base.

Flor de Algodão passo a passo (122) Flor de Algodão passo a passo (123)

33 – Faça uma corrente de espaço e em seguida faça um bloquinho com 3 pontos altos. Novamente uma corrente de espaço e 2 pontos altos ainda na mesma alça. Veja que na alça teremos o seguinte:

Flor de Algodão passo a passo (124) Flor de Algodão passo a passo (125)

34 – Após os 2 pontos altos vamos fazer novamente um canto… São 4 correntes e ponto alto em cima do ponto alto… siga para a próxima alça… Faça por toda a volta e veja que loto após o último canto basta fazer uma corrente e finalizar com ponto baixíssimo no alto das duas correntes iniciais.

Flor de Algodão passo a passo (126) Flor de Algodão passo a passo (127) Flor de Algodão passo a passo (128)

Teremos então uma base quadradinha.

Flor de Algodão passo a passo (129)

35 – Para fazer as folhas, logo após finalizar a volta com ponto baixíssimo, faça 1 ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam aquele primeiro bloquinho. Após o ponto baixo faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo ponto de base. Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo novamente no mesmo ponto de base, 5 correntes e prenda com ponto baixo ainda no mesmo ponto de base formando a primeira folha.

Flor de Algodão passo a passo (130) Flor de Algodão passo a passo (131) Flor de Algodão passo a passo (132) Flor de Algodão passo a passo (133) Flor de Algodão passo a passo (134)

36 – Para seguir para a próxima folha faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto atravessado. Não é na alça com 4 correntes do cantinho, esta alça vai ficar atrás da folha para utilizar posteriormente ao dar segmento no trabalho.

Flor de Algodão passo a passo (135) Flor de Algodão passo a passo (136) Flor de Algodão passo a passo (137) Flor de Algodão passo a passo (138)

37 – Após prender com ponto baixo faça a folha como a primeira sempre prendendo com ponto baixo no mesmo espaço. Veja na segunda imagem que no avesso fica a alça com 4 correntes formando o cantinho da base da flor.

Flor de Algodão passo a passo (139) Flor de Algodão passo a passo (140)

38 – Após a segunda folha faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto do meio dos 3 que formam o bloquinho seguinte… faça então e terceira folha e assim por diante até completar a volta. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.

Flor de Algodão passo a passo (141) Flor de Algodão passo a passo (142) Flor de Algodão passo a passo (145) Flor de Algodão passo a passo (148) Flor de Algodão passo a passo (149)

Atrás da flor fica assim…

Flor de Algodão passo a passo (151)

Agora falta colocar uma pérola para dar um charme a mais em nosso trabalho e isto é bastante fácil… veja.

Flor de Algodão passo a passo (153) Flor de Algodão passo a passo (154)

39 – Corte um pedaço de fio da mesma cor que utilizamos para confeccionar o miolinho da flor, passe uma pérola nele e com a ajuda de uma agulha vamos passar as pontas do fio no meio do miolinho da flor da frente para trás. Faça isso passando as pontas sempre em lados opostos, assim a pérola ficará bem centralizada.

Flor de Algodão passo a passo (155) Flor de Algodão passo a passo (156) Flor de Algodão passo a passo (157) Flor de Algodão passo a passo (158)

40 – Com os fios já na parte de trás amarre, esconda parte dos fios no miolinho da flor e corte as sobras.

Flor de Algodão passo a passo (159) Flor de Algodão passo a passo (161)

Aqui algumas imagens da flor pronta. Espero que tenham gostado do resultado.

Flor de Algodão passo a passo (162) Flor de Algodão passo a passo (164) Flor de Algodão passo a passo (166) Flor de Algodão passo a passo (168) Flor de Algodão passo a passo (171) Flor de Algodão passo a passo (174) Flor de Algodão passo a passo (177) Flor de Algodão passo a passo (180)

Veja como continuar um trabalho com esta flor…

41 – Amarre o fio duna branco em uma das alças com 4 correntes que formam os cantos. Um nó só já é o suficiente, deixe a ponta do fio para finalizar depois.

Flor de algodão passo a passo 2 (1) Flor de algodão passo a passo 2 (2) Flor de algodão passo a passo 2 (3) Flor de algodão passo a passo 2 (4)

42 – Prenda com ponto baixo, faça duas correntes para dar altura de 1 ponto alto e faça mais 2 pontos altos.

Flor de algodão passo a passo 2 (5) Flor de algodão passo a passo 2 (6) Flor de algodão passo a passo 2 (8)

43 – Faça duas correntes e mais 3 pontos altos no mesmo espaço formando um “leque”. Sempre que chegar nos cantinhos faremos leque igual a este.

Flor de algodão passo a passo 2 (9) Flor de algodão passo a passo 2 (10)

44 – Faça uma corrente de espaço e entre uma folha e outra tem um espaço de uma corrente. Observe que é a corrente que divide o bloquinho com 3 pontos… Faça um bloquinho com 3 pontos altos “abraçando” a corrente de espaço e também a corrente que liga uma folha a outra como mostra na imagem.

Flor de algodão passo a passo 2 (11) Flor de algodão passo a passo 2 (12) Flor de algodão passo a passo 2 (13) Flor de algodão passo a passo 2 (14)

45 – Faça uma corrente de espaço e faça um bloquinho com 3 pontos altos no espaço seguinte, veja que a flor fica na frente da carreira que estamos fazendo.

Flor de algodão passo a passo 2 (15) Flor de algodão passo a passo 2 (16) Flor de algodão passo a passo 2 (17) Flor de algodão passo a passo 2 (18)

46 – Quando chegar no canto seguinte faça um leque como o primeiro…  São 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos no mesmo espaço.

Flor de algodão passo a passo 2 (19) Flor de algodão passo a passo 2 (20)

Veja como fica atrás…

Flor de algodão passo a passo 2 (21) Flor de algodão passo a passo 2 (22)

47 – Faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo

Flor de algodão passo a passo 2 (23) Flor de algodão passo a passo 2 (24) Flor de algodão passo a passo 2 (25)

48 – Para iniciar a volta seguinte siga com ponto baixíssimo em cima dos pontos altos do leque e faça ponto baixo no meio da alça de duas correntes. Faça duas correntes e mais 2 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos formando leque sobre leque.

Flor de algodão passo a passo 2 (26) Flor de algodão passo a passo 2 (27)

49 – Faça uma corrente de espaço e faça bloquinho com 3 pontos altos no espaço de uma corrente entre um bloquinho e outro da volta anterior… Não se esqueça que entre um bloquinho e outro é feito apenas uma corrente de espaço. Apenas nos cantos “leques” que são feitas duas correntes… Faça por toda a volta e vamos finalizar com a agulha de tapeceiro para que o square (quadradinho) fique perfeito.

Flor de algodão passo a passo 2 (28) Flor de algodão passo a passo 2 (29) Flor de algodão passo a passo 2 (30) Flor de algodão passo a passo 2 (31)

50 – Quando fizer a corrente antes de finalizar a volta alongue o fio e corte. Com o auxílio de uma agulha de tapeceiro passe o fio no alto do segundo ponto alto do leque. Lembre-se, o primeiro é formado por correntes.

Flor de algodão passo a passo 2 (32) Flor de algodão passo a passo 2 (33) Flor de algodão passo a passo 2 (34) Flor de algodão passo a passo 2 (35)

51 – Em seguida passe o fio dentro da última correntinha e no alto da segunda corrente que forma o primeiro ponto alto do leque saindo com o fio na parte de trás do trabalho como mostram as imagens…

Flor de algodão passo a passo 2 (36) Flor de algodão passo a passo 2 (37) Flor de algodão passo a passo 2 (38)

52 – Com o fio já na parte de trás conduza-o até o fio inicial, amarre-os e depois esconda parte dos fios nos leques antes de cortar as sobras.

Flor de algodão passo a passo 2 (39) Flor de algodão passo a passo 2 (40) Flor de algodão passo a passo 2 (41) Flor de algodão passo a passo 2 (42) Flor de algodão passo a passo 2 (43)

Veja como nosso square fica perfeito! Prontinho para continuar um trabalho.

Flor de algodão passo a passo 2 (44) Flor de algodão passo a passo 2 (45) Flor de algodão passo a passo 2 (46) Flor de algodão passo a passo 2 (47) Flor de algodão passo a passo 2 (48) Flor de algodão passo a passo 2 (49)

Espero que tenham gostado e conseguido fazer sua flor.

Até a próxima!

29 comentários em “Flor de algodão passo a passo

  1. Muito linda essa flor,complicada só no inicio mais logo a gente pega o jeito,muito bem explicado.Parabéns.

  2. A primeira flor a gente acha complicada, mas depois vai que vai!! Adorei fazer, parabéns Samuel,lindo o seu trabalho!

    1. Realmente Cristine, a primeira a gente fica olhando a cada passo… depois nota que é muito fácil já que uma volta já prepara para a outra :) Forte abraço, obrigado pelo carinho.

  3. Nossa achei fantástico o PAP. Muito bem elaborado, não tem como não fazer a flor algudao que por sinal é linda. Obrigada pelo PAP. Bjo!

  4. Oi, acho lindo teus trabalhos. gostaria muito se vc fizesse capa de botijão e publicasse em seu blog.

  5. Parabéns Samuel pela lindíssima flor. Obrigada por compartilhá-la com os outros e pela ótima explicação. Parabéns ao blog pelos lindos trabalhos. Desejo-lhes Muito Sucesso.

    1. Obrigado Bernadete, fiquei muito feliz com seu comentário e espero que volte mais vezes. Logo vou postar um trabalho utilizando esta flor, vou fazer utilizando os fios barroco.

  6. Hola,amiga muy linda la flor de algodón,quiero bajarla para guadar el paso a paso en una carpeta
    y no puedo.Saludos desde Chile.