Esta é a FLOR DE CONCHA, uma das criações do professor Marcelo Nunes e que fizemos um passo a passo para auxiliar você na confecção da mesma. Em caso de dúvida entre em contato que vamos ajudar você.
Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br
concha

Materiais

  • Barbante Barroco Multicolor Nº 9368 (Amarelo)
  • Barbante Barroco Multicolor Nº 9392 (Verde)
  • Agulha para crochê 3.0mm 
  • Agulha de tapeceiro para acabamentos
  • Tesoura para cortar o barbante
01 – Inicie com um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) faça duas correntinhas e mais 15 pontos altos, totalizando 16 pontos alto contando com as correntinhas iniciais.
02 – Feche com ponto baixíssimo e faça 6 correntinhas e um ponto alto no mesmo ponto de base. Em seguida faça uma corrente de separação, pule 1 ponto de base e faça um ponto alto.
03 – Faça 3 correntes, outro ponto alto no mesmo ponto de base, veja as imagens abaixo:
IMG_6700

04 – Siga fazendo desta forma, no final terá 8 “V” todos separados por uma corrente e com 3 correntinhas no meio do “V”.

Relembrando:
6 correntes,
1 ponto alto no mesmo ponto de base,
1 corrente de separação
Pule um ponto de base e faça 1 ponto alto,
3 correntes
1 ponto alto no mesmo ponto de base,
1 corrente de separação… segue até o final da volta.

IMG_6701
05 – Para finalizar a volta prenda com ponto baixíssimo na 3ª correntinha.
IMG_6702
06 – Agora vamos trabalhar as pétalas. Faça 8 correntinhas e prenda com ponto baixo no segundo ponto alto do “V”.
07 – Veja que vamos trabalhar 3 pontos alto no ponto alto a esquerda do “V” este que estou marcando com a agulha.
IMG_6705
08 – Feito os 3 pontos alto, vamos trabalhar 3 pontos alto no lado direito do “V” este que estou apontando com a agulha.
IMG_6706
09 – Terminando os 3 pontos alto vamos trabalhar 6 pontos alto direto na alça de 8 correntes.
IMG_6707
Veja como ficou:
IMG_6708
10 – Após fazer os 6 pontos alto, faça 2 correntes de espaço e faça mais 6 pontos alto.
11 – Então prenda com ponto baixo no ponto alto do lado direito do “V” seguinte. Desta forma estará pronto para trabalhar outra pétala.
IMG_6711
12 – Para trabalhar as demais pétalas só repetir os passos da primeira pétala.
13 – A 8ª pétala será presa no ponto alto onde iniciou a primeira pétala, então alongue o fio, introduza a agulha de trás para frente e vamos trabalhar a base da flor.
14 – Veja que na parte de trás de cada pétala tem uma alça bem no centro delas. Prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 2 pontos alto. (sempre trabalhando pelo direito e vamos trabalhar atrás da pétala)
15 – Faça uma corrente de separação e prenda com ponto baixíssimo pegando dois fios da pétala sendo um de cada lado do intervalo de duas correntes.
16 – Faça 1 correntinha e novamente 3 pontos alto na mesma argolinha.
IMG_6723
Veja no avesso como fica:
IMG_6724
17 – Faça 2 correntes de separação para trabalhar igualmente na pétala seguinte. Siga estes passos até completar a volta, corte o fio e arremate.
18 – Agora vamos trabalhar as folhas. Veja que entre uma pétala e outra tem as argolinhas de duas correntes, amarre o fio verde em qualquer um (tem 8 intervalos).
IMG_6730
19 – Prenda com ponto baixo e faça 5 correntes, prenda com ponto baixo na mesma argola e faça 8 correntes, prenda novamente com ponto baixo ainda na mesma argola e faça 5 correntes, prenda mais uma vez para formar a terceira perninha da folha e então estará pronta. Para seguir para a próxima folha faça 5 correntes. Veja as imagens abaixo:
20 – Após as 5 correntes de separação, prenda com ponto baixo no intervalo seguinte e repita os passos da folha. No final corte o fio e arremate. Sua flor estará pronta!
IMG_6736
Aqui no avesso:
IMG_6737
Agora a flor prontinha!
Veja que entre uma folha e outra tem uma argolinha de 5 correntes com o fio verde, para trabalhar o tapete você pode iniciar diretamente nelas ou fazer novas argolinhas se preferir.
Chegamos ao fim de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: [email protected] Teremos o maior prazer em ajudar você!
Você pode enviar imagem dos seus trabalhos também. Agradeço por sua visita, por compartilhar este passo a passo, comentar… agradeço o carinho e todas as mensagens recebidas, saber que estou contribuindo em seus trabalhos é muito gratificante. Bom trabalho e tudo de bom sempre!