Flor de laranjeira passo a passo | Croche.com.br

Flor de laranjeira passo a passo

A flor de laranjeira é fácil de fazer, fica muito bonita e pode ser utilizada tanto em aplicações quanto para confeccionar o tapete iniciando em uma base quadrada. Vamos aprender passo a passo como confeccionar?

Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br

laranjeira

Materiais

Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (1)
01 – Com o fio Bordô (9245) faça um anel mágico (ou uma argolinha de 6 correntes) prendendo com ponto baixo faça mais duas correntes que equivale ao primeiro ponto alto. Faça mais 15 pontos alto, contando com as correntinhas totalizam 16 pontos alto, feche o anel mágico, corte o fio e arremate.
Flor segredo passo a passo - www.croche.com (2) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (3)
02 – Para arrematar utilizei agulha de tapeceiro, veja as imagens abaixo como faço este acabamento para que tenhamos um círculo perfeito. Se finalizar com ponto baixo dá certo também, mas sempre acho que ele fica meio oval, então gosto de finalizar com a agulha de tapeceiro mesmo.
Flor segredo passo a passo - www.croche.com (5) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (6) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (7) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (8) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (9) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (10) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (11) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (12) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (13) Flor segredo passo a passo - www.croche.com (14)
02 – Com o barbante branco prenda com ponto baixo em um dos fios do círculo, veja que encima de cada ponto alto tem dois fios, vamos trabalhar apenas em um e deixar o outro pra trabalhar a segunda camada de pétalas.
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (2)
03 – Após prender com ponto baixo faça 3 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto seguinte, sempre pegando apenas um fio. Siga assim até completar a volta, corte o fio e arremate.
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (3) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (4) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (5)
Veja como fica:
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (6)
04 – Agora vamos trabalhar as pétalas. Com o Barbante amarelo prenda com ponto baixo em um dos fio da parte de baixo do círculo central e faça 4 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo. Repita até completar a volta para obter 8 alças.
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (7) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (8) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (10)
05 – Agora prenda com ponto baixo dentro da primeira alça e faça 3 pontos alto, 2 correntes de espaços 3 pontos alto e prenda com ponto baixo ainda na mesma alça. Veja as imagens abaixo:
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (11) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (12) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (13) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (14)
Então em cada alça fica da seguinte forma:
1 ponto baixo
3 pontos alto
2 correntes de espaço
3 pontos alto
1 ponto baixo
e passa pra argola seguinte… Repita até completar a volta.
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (15)
06 – Prenda com ponto baixíssimo, alongue o fio, introduza a agulha de trás para frente e puxe o fio para passar ele para parte de trás da flor. Veja as imagens:
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (16) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (17)
07 – Agora já na parte de trás prenda com ponto baixo no mesmo local onde prendemos as alças anteriores, faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na pétala seguinte como nas imagens para fazer as alças para trabalhar as folhas.
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (18) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (19) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (20) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (21) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (22)
08 – Agora com o barbante verde vamos trabalhar uma base quadrada comum, marre o fio em uma das alças, prenda com ponto baixo e suba com duas correntes e mais 2 pontos alto. 2 correntes de espaço e 3 pontos altos (desta forma estará pronto um canto/leque)
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (23) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (24) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (25) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (26)09 – Faça uma corrente de espaço e na argolinha seguinte trabalhe um bloquinho de 3 pontos alto, novamente uma corrente de espaço e faça outro canto… siga assim intercalando para que tenhamos uma base quadrada, corte o fio e arremate e sua flor estará prontinha!!!
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (27) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (28)
Aqui a flor pronta.
Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (29) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (30) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (31) Flor de laranjeira passo a passo - www.croche.com (32)
Chegamos ao final de mais um passo a passo, espero que tenham conseguido fazer. Caso tenha alguma dificuldade pode deixar uma mensagem ou enviar um e-mail para: crochetapetes@gmail.com. Teremos o maior prazer em ajudar você!

8 comentários em “Flor de laranjeira passo a passo

  1. Maravilhoso ! Muito obrigada por postar de facil entendimento ! Amei fazer, como foi a primeira flor que fiz em 62 anos de vida, fica registrado meus mais sinceros agradecimento.

    1. Que legal Maria! Fico feliz que tenha feito sua primeira flor. Um grande beijo no coração e muito obrigado pelo carinho.