Flor de Lótus passo a passo

Vamos aprender passo a passo como confeccionar a flor de LÓTUS? esta é uma linda flor e confeccionei tendo como inspiração o trabalho da artesã Cristina Luriko e com ajuda da artesã Cristiana Gomes a quem agradeço pela contribuição. Esta flor pode ser feita de várias maneiras, fiz aqui algumas adaptações e espero que tenham gostado do resultado.

lotus

Materiais:

Flor de lótus

01 – Inicie com anel mágico e após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Flor de lotus passo a passo (1) Flor de lotus passo a passo (2)

02 – Faça mais 11 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos 12 pontos altos… feche o círculo com ponto baixíssimo formando o miolinho da flor.

Flor de lotus passo a passo (3) Flor de lotus passo a passo (4)

03 – Faça 12 correntinhas, volte na penúltima (11ª) corrente e faça ponto baixo pegando apenas um fio da correntinha.

 Flor de lotus passo a passo (5) Flor de lotus passo a passo (6) Flor de lotus passo a passo (7)

04 – Em seguida faça meio ponto alto na próxima corrente pegando apenas um dos fios…

Flor de lotus passo a passo (8) Flor de lotus passo a passo (9) Flor de lotus passo a passo (10) Flor de lotus passo a passo (11)

05 – Agora vamos trabalhar com pontos altos pegando apenas um dos fios, faça até que sobre apenas duas correntes.

Flor de lotus passo a passo (12) Flor de lotus passo a passo (13)

06 – Na penúltima corrente voltando faça meio ponto alto e na ultima corrente faça ponto baixo.

Flor de lotus passo a passo (15) Flor de lotus passo a passo (16)

07 – Voltando para o miolinho sem pular ponto de base faça ponto baixo para prender a pétala e no próximo ponto de base faça novamente ponto baixo onde vamos iniciar a segunda pétala. Ou seja, após terminar com ponto baixo nas 12 correntes fizemos 2 pontos baixos no miolinho como pode ver na terceira imagem…

Flor de lotus passo a passo (17) Flor de lotus passo a passo (18) Flor de lotus passo a passo (19)

08 – Agora basta repetir, suba com 12 correntes, volte na 11ª com ponto baixo… repita todos os passos da primeira pétala… siga dando a volta e teremos então um total de 6 pétalas. Elas ainda estão pela metade mas vamos já já completar com mais uma volta. Antes porém vamos ver como finalizar a volta?

Flor de lotus passo a passo (20) Flor de lotus passo a passo (21) Flor de lotus passo a passo (22) Flor de lotus passo a passo (23) Flor de lotus passo a passo (24) Flor de lotus passo a passo (25) Flor de lotus passo a passo (26)

09 – Após terminar a 6ª pétala, temos apenas um pontinho de base para fazer ponto baixo. Faça o segundo ponto baixo no mesmo ponto de base que iniciou a primeira pétala!

Flor de lotus passo a passo (27) Flor de lotus passo a passo (28)

10 – Agora vamos completar a pétala fazendo a outra metade da mesma forma que já fizemos, como na metade anterior terminamos com ponto baixo, faça então um ponto baixo na mesma direção. Em seguida faça meio ponto alto.

Flor de lotus passo a passo (29) Flor de lotus passo a passo (30)

11 – Siga fazendo ponto alto (são um total de 7 pontos altos) veja que após 7 pontos altos então estamos na mesma direção de meio ponto alto do outro lado da pétala, então faça deste lado também meio ponto alto, em seguida um ponto baixo.

Flor de lotus passo a passo (31) Flor de lotus passo a passo (32) Flor de lotus passo a passo (33)

12 – Após o ponto baixo anterior a ponta da pétala fica oval, para que fique pontudinho pegue a correntinha que deixamos ao virar na primeira fase (a 12ª corrente) faça um pontinho baixo pegando um fio da correntinha.

Flor de lotus passo a passo (34) Flor de lotus passo a passo (35)

13 – Após o ponto baixo faça uma corrente.

Flor de lotus passo a passo (36)

14 – Agora teríamos algumas opções para voltar ao pé da pétala, vou citar aqui porque você pode preferir fazer desta maneira também, caso queira. Após o ultimo ponto baixo você pode fazer um ponto picô e descer com ponto baixíssimo na lateral da pétala. No meu caso fiz de outra maneira, vamos ver?

Flor de lotus passo a passo (37) Flor de lotus passo a passo (38)

15 – Após o ponto baixo e fazer uma corrente como vimos no passo número 13, vamos descer fazendo ponto baixíssimo e formar o talinho da folha!

Flor de lotus passo a passo (39)

16 – Logo após a corrente, volte no pé do ponto baixo e introduza a agulha, agora o fio que estamos puxando do novelo vai por debaixo da folha e vamos trabalhar introduzindo a agulha de cima para baixo e puxando ele para fazer o ponto baixíssimo.

Flor de lotus passo a passo (40) Flor de lotus passo a passo (41) Flor de lotus passo a passo (42) Flor de lotus passo a passo (43)

17 – Para cada ponto que temos na folha, vamos introduzir a agulha no pé do ponto e fazer ponto baixíssimo, sempre com o fio que vem do novelo por baixo da folha e “pescando” o fio para fazer o ponto baixíssimo na parte de cima. Observe bem as imagens… Faça até chegar no miolinho.

Flor de lotus passo a passo (44) Flor de lotus passo a passo (45) Flor de lotus passo a passo (46) Flor de lotus passo a passo (47) Flor de lotus passo a passo (48) Flor de lotus passo a passo (49) Flor de lotus passo a passo (50)

18 – Quando chegar no miolinho vamos fazer mais um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo ao lado esquerdo e entre as pétalas (folhas). Em seguida faça ponto baixo encima do segundo ponto baixo entre as pétalas como mostrado na terceira e quarta imagem.

Flor de lotus passo a passo (51) Flor de lotus passo a passo (52) Flor de lotus passo a passo (53) Flor de lotus passo a passo (54)

19 – Pronto, após o ponto baixo no segundo ponto baixo entre as pétalas estamos na mesma posição para repetir a lateral da segunda pétala (folha) Basta subir repetindo o mesmo que está do outro lado, na direção do ponto baixo faça ponto baixo, na direção do meio ponto alto faça igualmente meio ponto alto, na direção de ponto alto faça também ponto alto… Repita os passos até completar toda a volta. Vai finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo entre a ultima e a primeira pétala.

Flor de lotus passo a passo (55) Flor de lotus passo a passo (56) Flor de lotus passo a passo (57) Flor de lotus passo a passo (58) Flor de lotus passo a passo (59) Flor de lotus passo a passo (60) Flor de lotus passo a passo (61) Flor de lotus passo a passo (62) Flor de lotus passo a passo (63) Flor de lotus passo a passo (64)

20 – Após o ponto baixíssimo, alongue o fio, corte e passe-o para a parte de trás, conduza para junto do fio inicial, amarre os dois juntos. Esconda parte do fio no miolinho antes de cortar as sobras, assim o acabamento fica perfeito!

Flor de lotus passo a passo (65) Flor de lotus passo a passo (66) Flor de lotus passo a passo (67) Flor de lotus passo a passo (68) Flor de lotus passo a passo (69) Flor de lotus passo a passo (70) Flor de lotus passo a passo (71) Flor de lotus passo a passo (72)

21 – Bem, esta é primeira camada que fizemos em verde e serão as folhas da nossa flor de lótus. Faça outras duas camadas com o fio branco seguindo o mesmo passo a passo, porém na hora de fazer as correntes que formarão as pétalas fiz um dos motivos com apenas 10 correntes e outro com apenas 8 correntes. Sendo assim a camada de verde inicia com 12 correntes, uma das camadas as pétalas inicia com 10 correntes e a outra camada inicie com apenas 8 correntes. Ficam de tamanhos diferentes para que possamos montar e dar o efeito na flor.

Flor de lotus passo a passo (73) Flor de lotus passo a passo (74) Flor de lotus passo a passo (75) Flor de lotus passo a passo (76) Flor de lotus passo a passo (77) Flor de lotus passo a passo (78) Flor de lotus passo a passo (79)

22 – Agora vamos trabalhar no motivo menor, aquele em branco que as pétalas iniciaram com 8 correntes. Prenda o fio amarelo com ponto baixo pegando um dos 12 pontos altos, não tem problema o fio inicial ficar na parte de cima, depois passamos para baixo!

Flor de lotus passo a passo (80) Flor de lotus (1) Flor de lotus (2) Flor de lotus (3) Flor de lotus passo a passo (81)

23 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntinhas, volte na penúltima e faça ponto baixo pegando apenas um fio da corrente. Desça fazendo ponto baixo nas outras 3 correntes, sempre pegando apenas um dos fios da corrente… Fizemos 5 correntes, mas ao virar deixamos a primeira, portanto teremos 4 pontos baixos…

Flor de lotus passo a passo (82) Flor de lotus passo a passo (84) Flor de lotus passo a passo (85)

24 – Após o 4ª ponto baixo na corrente, pegue o próximo ponto alto do miolinho da flor e faça ponto baixo, observe as imagens…

Flor de lotus passo a passo (87) Flor de lotus passo a passo (88)

25 – Após o ponto baixo faça 5 correntes e novamente volte no penúltimo e desça fazendo ponto baixo pegando apenas um dos fios da correntinha… faça port oda a volta pegando todos os 12 pontos altos do miolinho da flor. Termine com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, alongue o fio e corte. Passe as duas pontas para a parte de trás da pétala e amarre bem, corte as sobras. Desta vez não precisa esconder as pontinhas, como vamos encaixar as pétalas esta ficará com o avesso escondido.

Flor de lotus passo a passo (89) Flor de lotus passo a passo (90) Flor de lotus passo a passo (91) Flor de lotus passo a passo (92) Flor de lotus passo a passo (1) Flor de lotus passo a passo (2)   Flor de lotus passo a passo (95) Flor de lotus passo a passo (96) Flor de lotus passo a passo (97) Flor de lotus passo a passo (98) Flor de lotus passo a passo (99) Flor de lotus passo a passo (100)

26 – Agora vamos montar a flor? Posicione as camadas de pétalas de forma que fiquem desencontradas, com o auxílio de uma agulha (utilizei a agulha de tapeceiro número 16) Com um pedaço de fio branco passe de cima para baixo uma das pontas, pegue a outra ponta e passe também de forma que fique do lado oposto. Sempre prefiro passar os dois de cima para baixo para não ter que pegar a flor na mão e mover a posição das pétalas.

Flor de lotus passo a passo (101) Flor de lotus passo a passo (102) Flor de lotus passo a passo (103) Flor de lotus passo a passo (104) Flor de lotus passo a passo (105)

Veja que eles ficam atrás da flor na posição oposta para serem amarrados.

Flor de lotus passo a passo (106)

27 – Com outro pedaço de fio vamos passar agora formando um X no miolinho da pétala, caso queira aproveite para colocar uma pérola e deixar sua flor ainda mais delicada.

Flor de lotus passo a passo (107) Flor de lotus passo a passo (108) Flor de lotus passo a passo (109) Flor de lotus passo a passo (110)

28 – Agora basta amarrar os fios na parte de trás da flor, esconder uma parte deles e cortar as sobras, sua flor estará pronta!

Flor de lotus passo a passo (111) Flor de lotus passo a passo (112) Flor de lotus passo a passo (113) Flor de lotus passo a passo (114)

Veja que linda flor para aplicação ou para fazer o trilho de mesa!

Flor de lotus passo a passo (115) Flor de lotus passo a passo (116) Flor de lotus passo a passo (117) Flor de lotus passo a passo (118) Flor de lotus passo a passo (119) Flor de lotus passo a passo (120) Flor de lotus passo a passo (121) Flor de lotus passo a passo (122) Flor de lotus passo a passo (123) Flor de lotus passo a passo (124) Flor de lotus passo a passo (125) Flor de lotus passo a passo (126) Flor de lotus passo a passo (127)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Até o próximo!

134 comentários em “Flor de Lótus passo a passo

  1. merci pour vos explications ,elles sont facile à comprendre vous faite de magnifique fleurs bravo ,je ne sait pas si je vais y arriver ,car en fleurs je suis débutante ,mais je vais me lancer et voir si j’y arrive ,sinon je reviendrez sur votre site et je regarderait plusieurs fois vos photo ,et un jour j’y arriverait merci à bientot .eliza

    1. Bonjour Eliza!
      Merci beaucoup pour tes paroles, j’espère que tu la fais fleurir et qu’elle a l’air très belle.
      Merci de visiter le site et de comprendre les explications avec des photos.

      Merci

  2. Ficamos felizes pelo que a internet representa de conhecimento e compartilhamento, mas temos que agradecer especialmente aqueles que, com sua generosidade, dividem conosco as suas habilidades. Muito obrigada!!!

  3. Me gusta mucho ésa flor de Lotus pasos a paseo me fascinan las manualidades qué bella especial el tejido

  4. Olá, Samuel! Parabéns pelo site e pelos teus trabalhos e obrigada por disponibilizá-los!
    Gostaria de saber se achas que eu poderia fazer uma colcha de cama toda dessa Flor de lotus… e o que eu faria pra ligar cada Flor pra formar a colcha?
    Muito obrigada!

    1. Oi Heloisa, muito obrigado!

      Quanto a flor… Faça uma flor pra você ver a altura que ela fica, dependendo da quantidade de flores que for utilizar pode ser que fique muito pesado para lavar.
      A base teria que ser em formato hexagonal, para isso basta fazer alças com 6 correntes na parte de baixo da flor e fazer leques (3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos) em cada alça formando a base.

      1. Pensei numa sugestão para a colcha ficar mais leve: vc pode fazer tiras horizontais ou verticais com um bonito ponto aberto ou até mesmo quadradinhos e depois aplicar algumas flores distantes umas das outras. Ficaria um efeito lindo. Que acham?
        Parabéns pelo pap muito bem explicado! Lindo mesmo!

  5. Amo esse site, depois que descobri ele, estou fazendo trabalhos maravilhosos e ganhando dinheiro kkkkkkkk.
    Obrigada.

    1. :) Coisa boa Rejane! Fico feliz e espero que tenha sempre muitas vendas. Um forte abraço e sucesso sempre.

  6. Amei o site de vcs nossa muito detalhado… Sou apaixonada por crochê adoro novidades e esse site nunca vir igual… Parabéns amei TD de bom, deus abençoe q continui assim… Bjs😍😍😘

    1. Isso mesmo Elizete, a pétala que fica em cima é menor como descrito no passo 21, ela é feita com apenas 8 correntes.

  7. Amei o site de vcs! Maravilhosa a forma como explicam. Não há dificuldade até para uma iniciante como eu. Que Deus Abençoe vcs cada vez mais! Muito obrigada!

  8. Ammo e acompanho sempre o site e me ajuda bastante a fazer os meus croches..cara vcs sao divinos…obrigada

  9. Encantada com o passo a passo da toalha vermelha redonda. A clareza da receita e a colocação dos detalhes é digno de PARABÉNS. oBRIGADA aRLENE

  10. Amei as postagens do passo a passo das Flores de Lótus. Assim fica mais fácil de confeccionar lindos trabalhos. Grato a você pela ajuda. Um abraço.

  11. estou aprendendo fazer as rosa são todas lindas fiquei muit contente em achar este site obrigado espero fazer outros trabalhos seus sou curiosa. parabens pelo seu trabalho

  12. amei esse passo a passo estou fazendo um igual esta ficando lindo .obrigado or compartilhar seu trabalho com as pessoas.lindo trabalho.

  13. Vc pensa que já viu de tudo aí se depara com um trabalho desse , muito lindo simplesmente amei

  14. Ola…adorei as flores,gostaria de saber se posso usar linhas ane e qual a diferença das linhas,quero começar a fazer logo ….amei

    1. Olá Cecilia, depende muito do uso das flores. Se for aplicar (costurar) em tapetes prefira fio Anne. Se for iniciar o tapete a partir das alças das flores prefira barbante 6. Algumas pessoas até utilizam o fio Duna, porém acho um fio ainda fraco para tapetes.

  15. Adoro os trabalhos realizados por vocês e a vontade de passar indistintamente as receitas para todo um público ávido em aprender, para muitos é uma forma de ter uma renda extra, parabéns!

  16. Olá!
    Estou iniciando no croche e amei o site! Muito bem explicado e os trabalhos são maravilhosos!
    Gostaria muito de receber a revista de brinde, mas não consegui me cadastrar…
    Parabéns pelo site e pelos trabalhos produzidos!

  17. Adorei seus trabalhos , adorei as explicações do passo a passo, Quero deixar meu abraço por ter compartilhado tantos trabalhos bonitos.

  18. LIndo trabalho!!! Agradeço por sua generosidade em compartilhar estas informações que são preciosas para quem quer aprender algo novo. Deus lhe pague por sua iniciativa!!!

  19. Cara amiga amo fazer croche e com essas explicaçoes ficou muito mais fácil .lindos trabalhos ,parabéns adorei .bjus

  20. Não conhecia este site, mas adorei já na primeira visita, lindos trabalhos, passo a passo com ótima explicação, parabéns.

    1. Sim, é possível fazer alças nas folhas e depois então fazer o quadradinho normalmente. Se for para aplicações o melhor seria costurar a flor na peça após pronta.

  21. Olá pessoal amei tudo, gostaria de saber como se faz o anel magico? Já que sou iniciante do mundo do crochê. Obrigado!

  22. OI NOSSA ADOREI ESTAS FLORES SAO LINDAS FACO CROCHE PARA VENDER ,AGORA COM ESTAS FLORES VOU VENDER TUDO PARABENS

  23. Boa Tarde, adoro seu site gostaria de saber se posso fazer a flor com o barroco, e será que não vai ficar muito grosso a flor ?

  24. Amei todos os trabalhos. Principalmente as flores. Achei muito interessante, pois todas as amostras com passo a passo para fazer. Parabéns!

  25. Achei linda esta flor de lotus. O passo a passo me ajudou a confeccionar as flores. Estou fazendo as mesmas e ,em seguida vou crochetar o caminho. Ao terminar vou postar no meu FB. Obrigada.

  26. Muito lindo seu trabalho , você detalhou muito bem . Obrigada por compartilhar conosco ! Deus ti abençoe …

  27. Parabéns pelo lindo trabalho e pela paciência de fazer estes PAPs tão detalhados!!! Tem me ajudado muito!!! Deus te abençoe!!!

  28. GOSTO MUITO DESSES PASSO A PASSO, SÃO MUITO BEM EXPLICADOS, AGRADEÇO MUITO POR ESTAR APRENDENDO ESSAS MARAVILHAS!!! OBRIGADA!

  29. Achei lindissima essa flor , adorei fazer, seu passo a passo é perfeito. Parabéns Obrigada

  30. Gosto muuuuiiiitooooo de seus passo a passo, já fiz muitos trabalhos que aprendi com vc pois explica muito bem detalhado tornando assim fácil o trabalho, até pra quem não tinha muita habilidade que era meu caso. Só tenho a te agradecer pois pra mim está sendo uma terapia aprender com vc, porque sempre tem novidades impressionantes. Continue assim. PARABÉNS.

  31. Olá, obrigada por mais essa maravilha de flor. Gostaria de saber como faça para o miolo ficar fechado. Vi um trilho lindo com o miolo das flores fechado. Obrigada. Parabéns o trabalho de vcs é ótimo.