Flor de Lótus passo a passo | Croche.com.br

Flor de Lótus passo a passo

Vamos aprender passo a passo como confeccionar a flor de LÓTUS? esta é uma linda flor e confeccionei tendo como inspiração o trabalho da artesã Cristina Luriko e com ajuda da artesã Cristiana Gomes a quem agradeço pela contribuição. Esta flor pode ser feita de várias maneiras, fiz aqui algumas adaptações e espero que tenham gostado do resultado.

lotus

Materiais:

Flor de lótus

01 – Inicie com anel mágico e após prender com ponto baixo faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto.

Flor de lotus passo a passo (1) Flor de lotus passo a passo (2)

02 – Faça mais 11 pontos altos, contando com as correntes iniciais teremos 12 pontos altos… feche o círculo com ponto baixíssimo formando o miolinho da flor.

Flor de lotus passo a passo (3) Flor de lotus passo a passo (4)

03 – Faça 12 correntinhas, volte na penúltima (11ª) corrente e faça ponto baixo pegando apenas um fio da correntinha.

 Flor de lotus passo a passo (5) Flor de lotus passo a passo (6) Flor de lotus passo a passo (7)

04 – Em seguida faça meio ponto alto na próxima corrente pegando apenas um dos fios…

Flor de lotus passo a passo (8) Flor de lotus passo a passo (9) Flor de lotus passo a passo (10) Flor de lotus passo a passo (11)

05 – Agora vamos trabalhar com pontos altos pegando apenas um dos fios, faça até que sobre apenas duas correntes.

Flor de lotus passo a passo (12) Flor de lotus passo a passo (13)

06 – Na penúltima corrente voltando faça meio ponto alto e na ultima corrente faça ponto baixo.

Flor de lotus passo a passo (15) Flor de lotus passo a passo (16)

07 – Voltando para o miolinho sem pular ponto de base faça ponto baixo para prender a pétala e no próximo ponto de base faça novamente ponto baixo onde vamos iniciar a segunda pétala. Ou seja, após terminar com ponto baixo nas 12 correntes fizemos 2 pontos baixos no miolinho como pode ver na terceira imagem…

Flor de lotus passo a passo (17) Flor de lotus passo a passo (18) Flor de lotus passo a passo (19)

08 – Agora basta repetir, suba com 12 correntes, volte na 11ª com ponto baixo… repita todos os passos da primeira pétala… siga dando a volta e teremos então um total de 6 pétalas. Elas ainda estão pela metade mas vamos já já completar com mais uma volta. Antes porém vamos ver como finalizar a volta?

Flor de lotus passo a passo (20) Flor de lotus passo a passo (21) Flor de lotus passo a passo (22) Flor de lotus passo a passo (23) Flor de lotus passo a passo (24) Flor de lotus passo a passo (25) Flor de lotus passo a passo (26)

09 – Após terminar a 6ª pétala, temos apenas um pontinho de base para fazer ponto baixo. Faça o segundo ponto baixo no mesmo ponto de base que iniciou a primeira pétala!

Flor de lotus passo a passo (27) Flor de lotus passo a passo (28)

10 – Agora vamos completar a pétala fazendo a outra metade da mesma forma que já fizemos, como na metade anterior terminamos com ponto baixo, faça então um ponto baixo na mesma direção. Em seguida faça meio ponto alto.

Flor de lotus passo a passo (29) Flor de lotus passo a passo (30)

11 – Siga fazendo ponto alto (são um total de 7 pontos altos) veja que após 7 pontos altos então estamos na mesma direção de meio ponto alto do outro lado da pétala, então faça deste lado também meio ponto alto, em seguida um ponto baixo.

Flor de lotus passo a passo (31) Flor de lotus passo a passo (32) Flor de lotus passo a passo (33)

12 – Após o ponto baixo anterior a ponta da pétala fica oval, para que fique pontudinho pegue a correntinha que deixamos ao virar na primeira fase (a 12ª corrente) faça um pontinho baixo pegando um fio da correntinha.

Flor de lotus passo a passo (34) Flor de lotus passo a passo (35)

13 – Após o ponto baixo faça uma corrente.

Flor de lotus passo a passo (36)

14 – Agora teríamos algumas opções para voltar ao pé da pétala, vou citar aqui porque você pode preferir fazer desta maneira também, caso queira. Após o ultimo ponto baixo você pode fazer um ponto picô e descer com ponto baixíssimo na lateral da pétala. No meu caso fiz de outra maneira, vamos ver?

Flor de lotus passo a passo (37) Flor de lotus passo a passo (38)

15 – Após o ponto baixo e fazer uma corrente como vimos no passo número 13, vamos descer fazendo ponto baixíssimo e formar o talinho da folha!

Flor de lotus passo a passo (39)

16 – Logo após a corrente, volte no pé do ponto baixo e introduza a agulha, agora o fio que estamos puxando do novelo vai por debaixo da folha e vamos trabalhar introduzindo a agulha de cima para baixo e puxando ele para fazer o ponto baixíssimo.

Flor de lotus passo a passo (40) Flor de lotus passo a passo (41) Flor de lotus passo a passo (42) Flor de lotus passo a passo (43)

17 – Para cada ponto que temos na folha, vamos introduzir a agulha no pé do ponto e fazer ponto baixíssimo, sempre com o fio que vem do novelo por baixo da folha e “pescando” o fio para fazer o ponto baixíssimo na parte de cima. Observe bem as imagens… Faça até chegar no miolinho.

Flor de lotus passo a passo (44) Flor de lotus passo a passo (45) Flor de lotus passo a passo (46) Flor de lotus passo a passo (47) Flor de lotus passo a passo (48) Flor de lotus passo a passo (49) Flor de lotus passo a passo (50)

18 – Quando chegar no miolinho vamos fazer mais um ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo ao lado esquerdo e entre as pétalas (folhas). Em seguida faça ponto baixo encima do segundo ponto baixo entre as pétalas como mostrado na terceira e quarta imagem.

Flor de lotus passo a passo (51) Flor de lotus passo a passo (52) Flor de lotus passo a passo (53) Flor de lotus passo a passo (54)

19 – Pronto, após o ponto baixo no segundo ponto baixo entre as pétalas estamos na mesma posição para repetir a lateral da segunda pétala (folha) Basta subir repetindo o mesmo que está do outro lado, na direção do ponto baixo faça ponto baixo, na direção do meio ponto alto faça igualmente meio ponto alto, na direção de ponto alto faça também ponto alto… Repita os passos até completar toda a volta. Vai finalizar com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo entre a ultima e a primeira pétala.

Flor de lotus passo a passo (55) Flor de lotus passo a passo (56) Flor de lotus passo a passo (57) Flor de lotus passo a passo (58) Flor de lotus passo a passo (59) Flor de lotus passo a passo (60) Flor de lotus passo a passo (61) Flor de lotus passo a passo (62) Flor de lotus passo a passo (63) Flor de lotus passo a passo (64)

20 – Após o ponto baixíssimo, alongue o fio, corte e passe-o para a parte de trás, conduza para junto do fio inicial, amarre os dois juntos. Esconda parte do fio no miolinho antes de cortar as sobras, assim o acabamento fica perfeito!

Flor de lotus passo a passo (65) Flor de lotus passo a passo (66) Flor de lotus passo a passo (67) Flor de lotus passo a passo (68) Flor de lotus passo a passo (69) Flor de lotus passo a passo (70) Flor de lotus passo a passo (71) Flor de lotus passo a passo (72)

21 – Bem, esta é primeira camada que fizemos em verde e serão as folhas da nossa flor de lótus. Faça outras duas camadas com o fio branco seguindo o mesmo passo a passo, porém na hora de fazer as correntes que formarão as pétalas fiz um dos motivos com apenas 10 correntes e outro com apenas 8 correntes. Sendo assim a camada de verde inicia com 12 correntes, uma das camadas as pétalas inicia com 10 correntes e a outra camada inicie com apenas 8 correntes. Ficam de tamanhos diferentes para que possamos montar e dar o efeito na flor.

Flor de lotus passo a passo (73) Flor de lotus passo a passo (74) Flor de lotus passo a passo (75) Flor de lotus passo a passo (76) Flor de lotus passo a passo (77) Flor de lotus passo a passo (78) Flor de lotus passo a passo (79)

22 – Agora vamos trabalhar no motivo menor, aquele em branco que as pétalas iniciaram com 8 correntes. Prenda o fio amarelo com ponto baixo pegando um dos 12 pontos altos, não tem problema o fio inicial ficar na parte de cima, depois passamos para baixo!

Flor de lotus passo a passo (80) Flor de lotus (1) Flor de lotus (2) Flor de lotus (3) Flor de lotus passo a passo (81)

23 – Após prender com ponto baixo faça 5 correntinhas, volte na penúltima e faça ponto baixo pegando apenas um fio da corrente. Desça fazendo ponto baixo nas outras 3 correntes, sempre pegando apenas um dos fios da corrente… Fizemos 5 correntes, mas ao virar deixamos a primeira, portanto teremos 4 pontos baixos…

Flor de lotus passo a passo (82) Flor de lotus passo a passo (84) Flor de lotus passo a passo (85)

24 – Após o 4ª ponto baixo na corrente, pegue o próximo ponto alto do miolinho da flor e faça ponto baixo, observe as imagens…

Flor de lotus passo a passo (87) Flor de lotus passo a passo (88)

25 – Após o ponto baixo faça 5 correntes e novamente volte no penúltimo e desça fazendo ponto baixo pegando apenas um dos fios da correntinha… faça port oda a volta pegando todos os 12 pontos altos do miolinho da flor. Termine com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo, alongue o fio e corte. Passe as duas pontas para a parte de trás da pétala e amarre bem, corte as sobras. Desta vez não precisa esconder as pontinhas, como vamos encaixar as pétalas esta ficará com o avesso escondido.

Flor de lotus passo a passo (89) Flor de lotus passo a passo (90) Flor de lotus passo a passo (91) Flor de lotus passo a passo (92) Flor de lotus passo a passo (1) Flor de lotus passo a passo (2)   Flor de lotus passo a passo (95) Flor de lotus passo a passo (96) Flor de lotus passo a passo (97) Flor de lotus passo a passo (98) Flor de lotus passo a passo (99) Flor de lotus passo a passo (100)

26 – Agora vamos montar a flor? Posicione as camadas de pétalas de forma que fiquem desencontradas, com o auxílio de uma agulha (utilizei a agulha de tapeceiro número 16) Com um pedaço de fio branco passe de cima para baixo uma das pontas, pegue a outra ponta e passe também de forma que fique do lado oposto. Sempre prefiro passar os dois de cima para baixo para não ter que pegar a flor na mão e mover a posição das pétalas.

Flor de lotus passo a passo (101) Flor de lotus passo a passo (102) Flor de lotus passo a passo (103) Flor de lotus passo a passo (104) Flor de lotus passo a passo (105)

Veja que eles ficam atrás da flor na posição oposta para serem amarrados.

Flor de lotus passo a passo (106)

27 – Com outro pedaço de fio vamos passar agora formando um X no miolinho da pétala, caso queira aproveite para colocar uma pérola e deixar sua flor ainda mais delicada.

Flor de lotus passo a passo (107) Flor de lotus passo a passo (108) Flor de lotus passo a passo (109) Flor de lotus passo a passo (110)

28 – Agora basta amarrar os fios na parte de trás da flor, esconder uma parte deles e cortar as sobras, sua flor estará pronta!

Flor de lotus passo a passo (111) Flor de lotus passo a passo (112) Flor de lotus passo a passo (113) Flor de lotus passo a passo (114)

Veja que linda flor para aplicação ou para fazer o trilho de mesa!

Flor de lotus passo a passo (115) Flor de lotus passo a passo (116) Flor de lotus passo a passo (117) Flor de lotus passo a passo (118) Flor de lotus passo a passo (119) Flor de lotus passo a passo (120) Flor de lotus passo a passo (121) Flor de lotus passo a passo (122) Flor de lotus passo a passo (123) Flor de lotus passo a passo (124) Flor de lotus passo a passo (125) Flor de lotus passo a passo (126) Flor de lotus passo a passo (127)

Espero que tenham gostado de mais este passo a passo. Até o próximo!

138 comentários em “Flor de Lótus passo a passo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A moderação de comentário está ativo. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Desenvolvido por: DAMONTE HOST
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.