Flor de Maracujá passo a passo

Nesta postagem veremos passo a passo como confeccionar a FLOR DE MARACUJÁ em crochê. Esta flor é mais uma criação do professor Marcelo Nunes, como algumas pessoas tem dificuldade de acessar ou fazer a flor através dos vídeos, segue o passo a passo.
Espero que consigam compreender, mas caso precisem pode deixar seu comentário que responderemos assim que possível. Você também pode nos enviar um e-mail com sua dúvida que responderemos! crochetapetes@gmail.com ou através do formulário CONTATO.
maracuja

MATERIAIS

Vale lembrar que a agulha de tapeceiro é opcional, gosto de utilizar para fazer os arremates.

01 – Inicie com um anel mágico, mas se você não tiver costume de iniciar a flor assim, comece com 6 correntinhas e prende com ponto baixíssimo.
maracuja 
02 – Faça 8 pontos baixo, puxe o fio para fechar o anel mágico porem não faça ponto baixo ainda.
IMG_4805 IMG_4806
03 – Veja na imagem abaixo que cada ponto baixo tem dois fios no alto dele certo? iremos trabalhar apenas em um, o outro ficará reservado pra outra volta, veja nas imagens abaixo.
IMG_4807 IMG_4808 IMG_4809
04 – Prenda então com um ponto baixo pegando apenas um dos fios e faça 8 correntes.
IMG_4810 IMG_4811
05 – Prenda novamente com ponto baixo pegando apenas um fio do próximo ponto.
IMG_4812
06 – Veja que fiz toda a volta desta forma e a última corrente vou prender com ponto baixo onde iniciamos a primeira corrente.
IMG_4813 IMG_4814
07 – Veja que fica semelhante a uma peteca. Agora vamos começar a trabalhar a segunda volta exatamente no fio que deixamos de cada ponto baixo.
IMG_4815 IMG_4816
08 – Prenda então com ponto baixíssimo e dentro deste mesmo espaço faça mais 2 pontos baixo.
IMG_4817 IMG_4818 IMG_4819
09 – Em cada espaço faremos dois pontos baixo, se temos 8 fios ficaremos com 16 pontos baixo.
IMG_4820 IMG_4821
Veja no avesso:
IMG_4822 IMG_4823 IMG_4824
10 – Prenda com ponto baixíssimo e faça 3 correntes.
IMG_4825 IMG_4826
11 – Pule um ponto baixo e prenda com ponto baixo no terceiro ponto contando a partir de onde saiu as 3 correntes.
IMG_4827
12 – Agora faremos apenas 2 correntes e vamos repetir o procedimento. Pule um ponto baixo e prenda com ponto baixo, seguindo assim ficaremos com 8 argolinhas.
IMG_4828 IMG_4829 IMG_4830
13 – Arremate com ponto baixíssimo onde iniciamos, puxe o barbante e faça o arremate.
IMG_4831 IMG_4832 IMG_4833
14 – Veja que com a auxílio da agulha de tapeceiro passei o fio até ficar próximo ao fio do anel mágico para amarrar.
IMG_4834 IMG_4835
15 – Fica assim, 8 argolinhas. Aproveitei para fazer o acabamento do miolinho com uma perola…

Flor-natalina-passo-a-passo-1-200x200 Flor-natalina-passo-a-passo-2-200x200 IMG_4836 IMG_4837 IMG_4838

16 – Amarre o fio roxo em uma das argolinhas.

IMG_4839
17 – Faça um ponto baixo para prender, enrole o barbante na agulha e vamos trabalhar 7 pontos alto na próxima argolinha, veja nas imagens:
IMG_4840 IMG_4841 IMG_4842 IMG_4843
Feito 7 pontos alto, prenda com ponto baixo na argolinha seguinte. Repita o procedimento na próxima argola, 7 pontos alto. Temos 8 argolinhas, se intercalamos ficaremos com 4 pétalas de pontos alto.
IMG_4840 IMG_4841 IMG_4842 IMG_4843 IMG_4844 IMG_4845 IMG_4846 IMG_4847 IMG_4848
18 – Termine esta etapa prendendo com ponto baixíssimo onde iniciamos.
IMG_4849
19 – Alongue este fio e agora vamos pegar por trás e por baixo da base das argolinhas anteriores. veja que na sequência de imagens estou apontando onde prender.
IMG_4853
20 – Veja que a agulha está passando por trás e pegando a base da argolinha anterior, prenda com ponto baixo.
IMG_4854
Veja abaixo como fica no avesso:
IMG_4855
21 – Faça 3 correntes
IMG_4856
22 – E novamente na próxima base prenda com ponto baixo.
IMG_4857
23 – Repita este procedimento em todas as bases e teremos então 8 argolinhas. Prenda com ponto baixíssimo onde iniciamos e arremate o barbante roxo.
IMG_4858
24 – Agora vamos trabalhar com o barbante marfim, veja que onde prendemos com ponto baixo tem um espacinho onde introduzi a agulha, neste espaço vamos amarrar o barbante.
IMG_4859 IMG_4860 IMG_4861 IMG_4862
25 – Após amarrar, faça um ponto baixo e mais 4 correntes, estas correntes equivalem a 1 ponto alto alongado.
IMG_4863 (1) IMG_4864
26 – Vamos fazer 5  pontos alto alongado juntos dentro da primeira argolinha. Só tem um porém, temos que finalizar todos juntos, isso significa que você fará eles da seguinte forma:
Enrole o barbante duas vezes na agulha para preparar o primeiro ponto alto alongado, mas antes de finalizar fique com o ultimo fio ainda na agulha sem completar e faça o segundo… assim por diante até ficar com 5 pontos alto alongado sem finalizar, veja nas imagens.
IMG_4865 IMG_4867 IMG_4868 IMG_4869
27 – Veja que vou partir para outro ponto alto alongado sem finalizar o anterior, enrole duas vezes novamente e prossiga.
IMG_4870
Aqui já tenho 3 sem finalizar.
IMG_4871 IMG_4872
Agora que já temos os 5 pontos alto alongado sem finalizar, na agulha temos 6 argolinhas, sendo uma das correntes que subimos e outras 5 dos pontos alto alongado. Vamos finalizar todos juntos, basta puxar o barbante passando por todos eles.
IMG_4873 IMG_4874
28 – Faça um ponto baixo pra prendê-los juntos.
IMG_4875
29 – Lembra que subimos com 4 correntes? Faremos novamente 4 correntes para descer e prenda encima do ponto baixo no intervalo antes da próxima argolinha, assim teremos a primeira pétala pronta!
IMG_4876 IMG_4877
30 – Feito isso, suba novamente com 4 correntes e vamos repetir os passos anteriores para fazer as pétalas seguintes.
IMG_4878 IMG_4879 IMG_4880
31 – Após fazer as 8 pétalas, finalize com ponto baixíssimo onde iniciamos esta volta.
IMG_4881
32 – Novamente alongue o fio e vamos para a parte de trás fazer as argolinhas para preparar a base para as folhas. Este passo é semelhante ao que fizemos nas argolinhas anteriores, só que desta vez após prender com ponto baixo faça 5 correntes.
IMG_4882
33 – Veja que vamos prender com ponto baixo na base das argolinhas anteriores.
IMG_4883
34 – Faça as 5 correntes e prenda com ponto baixo, repita 5 correntes e prenda novamente na base seguinte, até finalizar com ponto baixíssimo onde iniciamos e teremos 8 argolinhas.
IMG_4884 IMG_4885 IMG_4886 IMG_4887 IMG_4888
35 – Agora vamos trabalhar as folhas com o barbante verde. Amarre-o em uma das argolinhas.
IMG_4889
36 – Prenda com ponto baixo na mesma argolinha e faça mais 3 pontos alto no mesmo espaço.
IMG_4890 IMG_4891
37 – Faça então duas correntes de espaço e faça novamente 3 pontos alto neste mesmo espaço.
IMG_4892
38 – Ainda neste espaço, prenda com ponto baixo para finalizar esta folha.
IMG_4893
39 – Agora faça ponto baixo na argolinha seguinte e repita os mesmos passos para fazer as 8 folhas.
Relembrando:
Em cada argolinha ficará da seguinte forma:
IMG_4894
Assim fica o avesso:
IMG_4895
40 – Agora só arrematar o fio verde e sua flor estará ponta!
IMG_4896
Espero que tenham gostado! Até a próxima!

16 comentários em “Flor de Maracujá passo a passo

  1. Achei muito lindo esse jogo de banheiro marrom e bege com as flores de maracujá amei

  2. Gostei muitíssimo do pap Flor de Maracujá. Fácil de fazer, e a flor ficou muito linda!! Parabéns!!

    1. Oi Eloina, vai depender do fio que você utilizar… Esta com fio Barroco Multicolor fica em média com 8cm

  3. Acabo de conhecer essa maravilhosa página! O passo a passo é clarissimo. Fiz minha primeira flor de maracujá. Ficou linda. Usei a linha “Duna”.

  4. OLÁ!DEPOIS QUE DESCOBRI ESSA PAGINA MINHA VIDA MUDOU ,TENHO DIFICULDADE NO CROCHE E AQUI É TUDO BOM,TO FELIZ,FELIZ,OBRIGADAO!!!!!!!BJAO NO CORAÇAO DE VCS.