Flor Helena passo a passo | Croche.com.br

Flor Helena passo a passo

Esta é a flor Helena, uma belíssima criação da artesã Rhosângela. Para conhecer, curtir e adquirir os trabalhos desta artesã visite a página RHOSÂNGELA ARTES EM CROCHÊ  e não deixem de se inscrever em seu canal no YouTube – AQUI inclusive ela fez um vídeo explicando e você pode assistir AQUI

Uma flor excelente para almofada, aliás a Rhosângela confeccionou uma maravilhosa! Já estamos na espera do passo a passo :)

Quero agradecer o carinho que esta artesã teve em autorizar e ajudar no passo a passo desta flor. Tenho certeza que tem muitos leitores tão felizes quanto eu.

Flor Helena

MATERIAIS

Atenção: Utilizei fio Duna para o passo a passo, porém a almofada é feita com fios Barroco.

01 – Inicie com o fio Duna 9368 (amarelo) – Faça um anel mágico (VER AQUI) Após prender com ponto baixo faça 3 correntes (faço duas apenas porque meus pontos são mais soltos)

helena IMG_0980 IMG_0981

02 – Faça 1 ponto alto e em seguida faça um ponto picô com duas correntes. Faça mais 2 pontos altos.

IMG_0982 IMG_0983 IMG_0984 IMG_0985

03 – Retire a agulha da laçada, introduza no alto da ultima corrente que forma o primeiro ponto alto, pegue a laçada, puxe e prenda com ponto baixo formando um ponto pipoca.

IMG_0986 IMG_0987 IMG_0988

04 – Após prender com ponto baixo faça 3 correntes e vamos então iniciar mais um ponto pipoca. São 2 pontos altos, ponto picô (com duas correntes), 2 pontos altos… Retire a agulha da laçada, introduza no alto do primeiro ponto alto e puxe a laçada prendendo com ponto baixo.

IMG_0989 IMG_0990 IMG_0991 IMG_0992 IMG_0993 IMG_0994

05 – Agora basta seguir repetindo até completar 8 pontos pipocas, finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo que prendeu o primeiro ponto pipoca. Alongue o fio e corte.

IMG_0995 IMG_0996 IMG_0997 IMG_0998 IMG_0999 IMG_1001

06 – Puxe bem o fio inicial para fechar o anel mágico, com a ajuda de uma agulha de tapeceiro conduza o fio até a ponta inicial. Amarre-as e esconda parte no miolinho da flor para então cortar as sobras.

IMG_1002 IMG_1003 IMG_1004 IMG_1005 IMG_1006 IMG_1007 IMG_1008

07 – Agora com o fio Duna branco (8001) amarre em qualquer uma das 8 alças que temos entre um ponto pipoca e outro. Prenda com ponto baixo, faça 3 correntes  e em seguida faça 1 ponto alto. Veja que vamos utilizar o ponto alto como alça para fazer a próxima fase…

IMG_1009 IMG_1017 IMG_1018

08 – Faça 3 correntes e em seguida faça 5 pontos altos utilizando ponto alto como alça. Observe bem a terceira imagem para ter melhor definição. Contando com as correntes iniciais teremos um total de 6 pontos altos. Finalize prendendo com ponto baixo ainda na mesma alça de 3 correntes entre um ponto pipoca e outro.

IMG_1019 IMG_1020 IMG_1021 IMG_1022 IMG_1023

09 – Faça ponto baixo na alça seguinte onde vai repetir mais uma pétala… Siga por todas as alças fazendo pétalas exatamente como a primeira e finalize com ponto baixíssimo no ponto baixo da primeira pétala.

IMG_1024 IMG_1025 IMG_1026 IMG_1027 IMG_1028 IMG_1029

10 – Siga com ponto baixíssimo na alça de 3 correntes que forma a primeira pétala e faça ponto baixo bem no alto já próximo ao “gominho” que forma primeira pétala.

IMG_1030 IMG_1031

11 – Faça 5 correntes e em seguida prenda com ponto baixo no alto da alça que forma a segunda pétala… siga por toda a volta e teremos um total de 8 alças novamente.

IMG_1032 IMG_1033 IMG_1034 IMG_1035 IMG_1036 IMG_1037 IMG_1038  IMG_1040

12 – Alongue o fio e corte para fazer o arremate.

IMG_1039 IMG_1041

13 – De volta com o fio Duna 9368 (Amarelo) Amarre em uma das alças, prenda com ponto baixo e faça mais 1 ponto baixo.

IMG_1042 IMG_1043 IMG_1044 IMG_1045

14 – Faça 13 correntes e em seguida prenda com ponto baixo ainda na mesma alça e faça mais 1 ponto baixo. Observe as imagens!

IMG_1046 IMG_1047 IMG_1048

15 – Faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça 2 pontos baixo… 13 correntes e 2 pontos baixos… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo desta volta.

IMG_1049 IMG_1050 IMG_1051 IMG_1052 IMG_1053 IMG_1054 IMG_1055

16 – Agora vamos seguir trabalhando as pétalas nas alças de 13 correntes. Veja que precisamos trabalhar de forma que um dos fios de cada corrente fique aparente e que vamos utilizar ao concluir a oitava pétala lá no passo número 22. Para isso basta introduzir a agulha na corrente pegando dois fios para cada ponto que vamos fazer que será na seguinte sequência:

IMG_1056

Temos 13 correntes nesta alça certo?

Vai sobrar 6 correntes.

IMG_1057 IMG_1058 IMG_1059 IMG_1060 IMG_1061

17 – Vire a flor, faça duas correntes e com elas faça o primeiro ponto picô prendendo no mesmo ponto de base. Pule 1 ponto de base, prenda com ponto baixo e novamente faça ponto picô com duas correntes… siga descendo na lateral da pétala até finalizar com ponto baixo em cima do primeiro ponto baixo… Observe que teremos um total de 5 pontos picôs.

IMG_1062 IMG_1063 IMG_1064 IMG_1075 IMG_1076 IMG_1077 IMG_1078 IMG_1079

18 – Vire a flor novamente para que o lado de cima da flor fique de frente pra você. Prenda com ponto baixo na alça feita com fio branco e que fica no meio da alça de 13 correntes… Observe as imagens!

IMG_1080 IMG_1081

19 – Faça uma corrente de espaço e vamos trabalhar nas outras 3 correntes que sobraram da alça que já fizemos a primeira parte da pétala. Após a corrente de espaço faça 9 pontos altos utilizando a alça de 6 correntes… Nas imagens você vai perceber que fiz pegando dentro da corrente porém a Rhosângela faz os pontos altos abraçando a alça ou seja, apenas utilizando esta alça para fazer os 9 pontos altos, eu fiz da seguinte forma: 1 ponto alto em 5 das 6 correntes e na 6ª corrente faça 4 pontos altos juntos. Teremos um total de 9 pontos altos. (logo farei uma exatamente igual porque a que ela fez é maravilhosa!!!)

IMG_1082 IMG_1083 IMG_1084 IMG_1085

20 – Vire a flor de lado para voltar trabalhando em cima dos pontos altos que formam esta segunda metade da pétala. Aqui desci fazendo pontos picôs assim como na primeira parte da pétala. A artesã Rhosâgela que criou esta flor desceu fazendo pontos baixíssimos deixando esta lateral lisa, então caso queira exatamente como a criação ao invés dos pontos picôs como na imagem basta descer fazendo pontos baixíssimos. (Quero pedir desculpas por esta alteração Rhosângela).

IMG_1086 IMG_1087 IMG_1088

21 – Chegando no pé da pétala prenda com ponto baixo entre os 2 pontos baixos que estão mais próximos da alças seguinte onde seguirá repetindo os passos para formar a segunda pétala e assim por diante até completar a volta. Finalize com ponto baixíssimo no pé da primeira pétala.

IMG_1089 IMG_1091 IMG_1092 IMG_1093 IMG_1094

22 – Agora suba fazendo ponto baixíssimo nas 7 primeiras correntes que formam a lateral da primeira alça. Lembra que no passo 16 disse que iríamos utilizar as correntes? São elas! Veja que dobrei a pétala para fazer os pontos baixíssimos atrás, desta forma o fio já ficará pronto para continuar…

IMG_1096 IMG_1097 IMG_1098

Veja como fica a frente da pétala…

IMG_1099

23 – Chegando no alto da pétala, prenda com ponto baixo pegando um fio de cada lado (1 fio da primeira parte da pétala e 1 fio da segunda metade da pétala…

IMG_1109 IMG_1110

24 – Após prender com ponto baixo faça 8 correntes e prenda na pétala seguinte… Siga por toda a volta e teremos um total de 8 alças.

*ATENÇÃO – Aqui o que importa é que as pétalas fiquem corretas, então pode ser que dependendo dos seus pontos seja necessário mais ou menos correntes dependendo dos seus pontos, faça o teste e pode alterar sem problema algum!

IMG_1101 IMG_1111 IMG_1112 IMG_1113 IMG_1108 IMG_1107

25 – Finalize com ponto baixíssimo.

IMG_1114 IMG_1115

26 – Para trabalhar a base da flor, prenda com ponto baixo na primeira alça, faça 3 correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 6 pontos altos. Contando com as correntes iniciais teremos um total de 7 pontos altos…

IMG_1116 IMG_1117 IMG_1118

27 – Faça 3 correntes de espaço e siga com mais 7 pontos altos na segunda alça… faça por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate para então trabalharmos as folhas.

IMG_1119 IMG_1120 IMG_1121 IMG_1122  IMG_1124 IMG_1123

28 – Com o fio Duna Verde (9392) amarre em um dos espaços de 3 correntes que temos na base. Prenda com ponto baixo e faça 7 correntes. Em seguida prenda com ponto baixo no mesmo espaço e faça 10 correntes… Prenda com ponto baixo no mesmo espaço e faça 7 correntes. Prenda com ponto baixo ainda no mesmo espaço finalizando a primeira folah.

IMG_1125 IMG_1126 IMG_1127 IMG_1128 IMG_1129

29 – Faça 7 correntes e prenda com ponto baixo no próximo espaço de 3 correntes onde fará a próxima folha… Siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.

*ATENÇÃO – Novamente uma alteração que depende dos seus pontos… Se precisar apenas 5 correntes para passar de um espaço para o outro não tem problema.

IMG_1132 IMG_1133 IMG_1134 IMG_1135 IMG_1136 IMG_1137

30 – Para finalizar costurei uma pérola no miolinho da flor!

IMG_1138 IMG_1140 IMG_1145 IMG_1146

Espero que tenham conseguido executar sua flor. Quero agradecer de coração a artesã Rhosângela por conceder autorização para este passo a passo. Ela FEZ uma videoaula desta flor (VEJA AQUI)  e disse que também fará também da almofada. Vale a pena vê-la em ação, tenho certeza que fez com muito carinho para ensinar todos nós!

Até a próxima!

14 comentários em “Flor Helena passo a passo

  1. Acabei de ver a sua página e com certeza é maravilhosa e perfeita.
    Meus Parabéns e gostaria de partilhar se possível pois sou também artesã adoro fazer tudo sobre artesanato. Grata

    1. Olá Maria, muito obrigado pelo carinho! Fico feliz que tenha gostado. Pode compartilhar sim! No final da página tem os botões de redes sociais… na fanpage https://www.facebook.com/blogdocroche/ tem álbum com todos os trabalhos e links do passo a passo, compartilhe sempre! Grande beijo.

  2. Estou simplesmente fascinada…Parabéns! Trabalho perfeito…Estou indiscutivelmente apaixonada..Obrigada.

  3. Parabéns muito bem explicado adoro este site é o melhor que eu já encontrei, já fiz vários tapetes. muito obrigado por compartilhar seus trabalhos com a gente. grande bjos ah tds vcs.