Flor Japonesa passo a passo | Croche.com.br

Flor Japonesa passo a passo

Fiz o passo a passo dessa flor utilizando fio Duna, fica maior porém era melhor para visualizar os pontos. Para fazer em barradinhos de toalha de banho ou panos de prato fica ótima com linha Anne.
PAP flor japonesa - www.croche.com (55)
Vamos ao passo a passo?
Inicie com um anel mágico (ou uma argola de 6 correntinhas) e faça 16 pontos baixo.
PAP flor japonesa - www.croche.com (2) PAP flor japonesa - www.croche.com (3)
Feche com ponto baixíssimo e faça 5 correntes – apenas esta primeira corrente é de 5 correntes.
PAP flor japonesa - www.croche.com (4) PAP flor japonesa - www.croche.com (5)
Pule um ponto de base e prenda com ponto baixo. Faça 4 correntes, pula um ponto de base e prenda novamente com ponto baixo. Repita estes passos para obter 8 alças.
PAP flor japonesa - www.croche.com (6)
Arremate com ponto baixíssimo no primeiro ponto da argolinha inicial.
PAP flor japonesa - www.croche.com (7)

Dentro da primeira argola, faça um ponto baixo e duas correntes que equivalem 1 ponto alto, faça + 7 pontos alto. (esta parte é semelhante a flor catavento)

PAP flor japonesa - www.croche.com (8) PAP flor japonesa - www.croche.com (9)

Faça duas correntes, gire a flor para o lado avesso e faça ponto alto encima de ponto alto como nas imagens abaixo.

PAP flor japonesa - www.croche.com (10) PAP flor japonesa - www.croche.com (11)
Ao chegar no final, faça 3 correntes vire a flor novamente para o lado direito, (frente virada pra cima) e prenda com ponto baixo na argola seguinte.
PAP flor japonesa - www.croche.com (12) PAP flor japonesa - www.croche.com (13)
Faça duas correntes, 7 pontos alto e repita os passos da pétala anterior. Repita até completar as 8 pétalas. Na ultima não arremate.
PAP flor japonesa - www.croche.com (15) PAP flor japonesa - www.croche.com (16)
Na ultima pétala faça apenas uma corrente ao terminar, enrole a linha na agulha e faça ponto alto exatamente no ponto inicial. Veja as imagens abaixo:
PAP flor japonesa - www.croche.com (18) PAP flor japonesa - www.croche.com (19)
Veja que desta forma fizemos uma alça como as outras, porém ficamos exatamente no meio dela.
PAP flor japonesa - www.croche.com (20)
Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no meio da argola seguinte. Repita estes passos para fazer 7 alças de 5 correntes, para completar a oitava alça faça apenas 2 correntes e faça novamente ponto alto no inicio da primeira alça. Veja as imagens:
 PAP flor japonesa - www.croche.com (21) PAP flor japonesa - www.croche.com (22) PAP flor japonesa - www.croche.com (23)

Veja como fazer a oitava alça:

PAP flor japonesa - www.croche.com (25)
2 correntes e ponto alto no inicio da primeira alça.
PAP flor japonesa - www.croche.com (26)
Agora faça um ponto picô = 3 correntes e prenda com ponto baixo na corrente inicial.
PAP flor japonesa - www.croche.com (27)
Na sequência faça 5 correntes,  prenda com ponto baixo no meio da alça seguinte e faça ponto picô novamente.
PAP flor japonesa - www.croche.com (28) PAP flor japonesa - www.croche.com (32) PAP flor japonesa - www.croche.com (33) PAP flor japonesa - www.croche.com (34)
Agora faça 5 correntes e prenda na mesma alça e faça ponto picô novamente. Assim teremos um canto.
PAP flor japonesa - www.croche.com (35) PAP flor japonesa - www.croche.com (36) PAP flor japonesa - www.croche.com (37)
Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo na argola seguinte e faça um ponto picô. Na sequência faça  5 correntes e vá pra próxima argola onde faremos um canto novamente.
PAP flor japonesa - www.croche.com (38) PAP flor japonesa - www.croche.com (39)

Veja como fica:

PAP flor japonesa - www.croche.com (40)
Recapitulando;
Na primeira argola onde fizemos ponto alto atravessado faremos ponto picô, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na segunda alça.
Na segunda alça: Faça ponto picô, 5 correntes, prenda com ponto baixo e faça ponto picô novamente, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo na terceira alça.
Na terceira alça: Faça ponto picô, 5 correntes e prenda com ponto baixo na 4ª alça onde fará outro canto… segue assim até obter 4 cantos e 4 entremeios.
PAP flor japonesa - www.croche.com (41)

Veja no avesso:

PAP flor japonesa - www.croche.com (42)
Veja ao fazer o ultimo canto, faça apenas 2 correntes e faça ponto alto no ponto onde iniciamos o primeiro ponto picô. Em seguida faça ponto picô, 5 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte, faça ponto picô e 5 correntes e prenda então no CANTO seguinte:
Agora vamos fazer mais uma volta da mesma forma, veja como fica:
PAP flor japonesa - www.croche.com (43) PAP flor japonesa - www.croche.com (44) PAP flor japonesa - www.croche.com (45) PAP flor japonesa - www.croche.com (46) PAP flor japonesa - www.croche.com (47)
Ao chegar no canto repita o mesmo passo para fazer o canto: ponto picô, 5 correntes e prenda na mesma alça, ponto picô novamente… 5 correntes e vá pra alça seguinte.
PAP flor japonesa - www.croche.com (48)

Veja como fica:

PAP flor japonesa - www.croche.com (49) PAP flor japonesa - www.croche.com (50) PAP flor japonesa - www.croche.com (51) PAP flor japonesa - www.croche.com (52)
Ao final da segunda volta arremate. e terá uma quadradinho!! Você pode fazer vários e emendá-los na segunda volta para que seja aplicado no barrado de toalhas, pano de prato… use a imaginação e bons trabalhos!!!
PAP flor japonesa - www.croche.com (53) PAP flor japonesa - www.croche.com (54) PAP flor japonesa - www.croche.com (55)

34 comentários em “Flor Japonesa passo a passo