Flor Mariana passo a passo

Apresento a vocês a FLOR MARIANA, confeccionada em dois tons de rosa. É uma flor fácil de fazer e com um efeito final bem interessante. Em sua criação foi utilizado como base a FLOR ROSETA porém com algumas modificações. Espero que tenham gostado do resultado. Vamos aprender esta flor passo a passo?
mariana

MATERIAIS:

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (85)
 01 – Com o Barbante Barroco rosa 9284, inicie com um anel mágico (ou uma argolinha com 6 correntes), prenda com ponto baixo, faça duas correntes e mais 15 pontos altos, totalizando 16 contando com as correntinhas iniciais.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (2) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (3) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (4)
02 – Feche o anel mágico e prenda com ponto baixíssimo.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (5)

03 – Faça 3 correntes, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (6)

04 – Siga repetindo este passo por toda a volta chegando ao final teremos 8 alças de 3 correntes sempre pulando um ponto de base, prenda com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (7) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (8) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (9)

05 – Temos 8 alças, prenda com ponto baixo na primeira, e vamos partir para a segunda argola e iniciar a primeira pétala.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (10) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (11)
06 – Após prender com ponto baixo, enrole o barbante na agulha e faça 4 pontos alto na segunda alça.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (13)

07 – Agora faremos um ponto picô só que com apenas duas correntes.

Faça duas correntes,

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (14)
Prenda com ponto baixo no alto do ultimo ponto alto.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (15)

Fica mais suave, menos pontiagudo do que o ponto picô com 3 correntes.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (16)
08 – Em seguida, faça novamente 4 pontos alto na mesma alça.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (17)

09 – Prenda com ponto baixo na alça seguinte. Pronto, a primeira pétala esta pronta. siga os mesmos passos e ao final termina com 4 pétalas. São 8 alças de 3 correntes sendo que sempre entre uma pétala e outra será presa apenas com ponto baixo.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (18) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (19) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (20)

10 – Finalize esta volta com ponto baixíssimo encima do ponto baixo da primeira alça.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (21)

11 – Alongue o fio e introduza a agulha de trás para a frente, puxe o barbante para a parte de trás onde faremos uma volta de alças para a próxima camada de pétalas.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (22)

12 – Após puxar o barbante para a parte de trás prenda com ponto baixo pegando o pé da pétala. Faça 4 correntes e prenda com ponto baixo no pé da pétala seguinte, veja as imagens…

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (23) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (24) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (25)

Veja que sempre para prender com ponto baixo a agulha é introduzida passando na frente da flor.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (26)
A alça vai ficar assim:
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (27)
13 – Finalize com ponto baixíssimo no inicio da primeira alça, corte o fio e arremate. Veja que utilizo a agulha para guiar o fio até o miolo na parte de trás, dou dois nós e escondo as pontas antes de recortar.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (28) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (29) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (30)
Aqui a parte de trás da flor…
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (31)
Aqui a parte da frente…
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (32)
14 – Ainda com o mesmo barbante utilizado nesta primeira camada vamos fazer o miolinho da flor, você pode utilizar uma pérola caso não quera fazer este miolo, porém o miolo “bolinha” deixa a flor mais “cheinha” :)

Faça 5 correntes e feche com ponto baixíssimo. Deixe sobrando um pedaço no inicio que utilizaremos para fixar o miolinho.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (33) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (34)
15 – Faça 10 pontos baixo dentro desta argolinha de 5 correntes.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (35)
16 – Ao completar os 10 pontos baixos, não finalize com ponto baixíssimo, siga diretamente com ponto baixo encima de ponto baixo… vai dando voltas que automaticamente vai diminuindo. Se finalizar com ponto baixíssimo ele vai permanecer com 10 pontos na carreira seguinte, mas como não fizemos isso ele será trabalhado com o espiral.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (36)
Após algumas voltas veja que reduziu para apenas um ponto :)
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (37)
Alongue o fio, corte e com ajuda da agulha introduza ele de volta para que fique no inicio da bolinha onde já está o fio inicial.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (38)

Veja que saio com ele no lado oposto ao fio inicial, assim fica fácil ajustar ele no meio da flor.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (39) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (40) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (41)
17 – Para prendê-lo no miolo da flor é semelhante ao que já fazemos para prender uma pérola. Introduza a agulha passando o fio para o avesso da flor em dum dos lados e o outro fio no lado oposto.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (42) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (43)
Amarre bem na parte de trás, esconda as sobras com a ajuda da agulha e em seguida recorte.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (44)

Pronto! Agora vamos continuar as outras camadas da flor.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (45)

18 – Com o barbante barroco 9427 amarre em uma das alças que fica atrás de uma pétala, assim as próximas pétalas ficarão desencontradas dando o efeito na flor.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (46)
19 – Prenda com ponto baixo e vamos fazer semelhante a primeira camada de pétalas. Enrole o barbante para ponto alto e vamos direto para a alça seguinte.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (48)

20 – Faça 5 pontos alto e em seguida um ponto picô com apenas duas correntes.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (49) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (50) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (51)
21 – Novamente 5 pontos altos na mesma alça.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (52)
22 – Prenda com ponto baixo na terceira alça e siga com pontos altos na 4ª alça… assim teremos novamente 4 pétalas nesta segunda camada.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (53)

23 – Finalize com ponto baixíssimo e novamente utilize o mesmo procedimento para puxar o fio para a parte de trás da flor e trabalhe novamente 8 alças. Agora faça alças com 5 correntes. Veja as imagens…

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (54) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (55)

Finalize a volta com ponto baixíssimo na alça inicial e teremos um total de 8 alças de 5 correntes.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (56)
24 – Na terceira camada faremos pétalas em todas as alças. Após finalizar com ponto baixíssimo, prenda com ponto baixo dentro da primeira alça.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (57)

25 – Faça uma corrente e trabalhe 5 pontos alto. O efeito final não é uma pétala “retinha” queria algo parecido com o natural. mas se você preferir faça apenas 4 pontos alto.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (58) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (59)

26 – Faça um ponto picô com apenas duas correntes.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (60)

27 – E faça novamente 5 pontos alto

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (61)

28 – Faça uma corrente e prenda com ponto baixo na mesma alça.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (62)

Assim a primeira pétala desta camada estará pronta.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (63)

29 – Prenda com ponto baixo na alça seguinte e repita os mesmos passos da pétala anterior… siga até completar as 8 pétalas.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (64) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (65) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (66) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (67)
30 –  Ao fazer a 8ª pétala prenda com ponto baixíssimo no inicio da primeira pétala. Puxe o fio para a parte de trás da flor e trabalhe novamente 8 alças com 5 correntes, desta vez vamos prender entre uma pétala e outra, veja as imagens…
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (68) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (69)
Veja que peguei com a agulha dois fios sendo um de cada pétala, na junção de cada pétala eles são bem visíveis. Ao completar as 8 alças finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (70)

A frente da flor fica assim…

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (71)

Aqui no avesso temos 8 alças de 5 correntes onde vamos trabalhar a base com a cor verde.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (72)

31 – Amarre o barbante barroco verde (utilizei o 9384) em qualquer uma das 8 alças.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (73)

32 – Faça um leque da seguinte forma.
Após amarrar prenda com ponto baixo, faça duas correntes e 2 pontos alto, duas correntes de espaço e mais 3 pontos alto. Para seguir para a alça seguinte faça uma corrente de espaço.

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (74)
33 – Na segunda alça faça apenas um bloquinho de 3 pontos alto. Novamente uma corrente de espaço e na terceira alça faça outro leque.
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (75)
Aqui uma lateral pronta… faça por duas voltas para que o verde apareça melhor. Finalize com ponto baixíssimo, corte o fio e arremate e sua flor estará pronta!
Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (76)

Aqui o avesso da flor…

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (77)

Aqui a frente da flor, prontinha!!!

Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (78) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (79) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (80) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (81) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (82) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (83) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (84) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (85) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (86) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (87) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (88) Flor Rosa Mariana passo a passo - www.croche.com (89)
Chegamos ao fim de mais um passo a passo. Espero que tenham gostado do resultado e principalmente conseguido entender, mas em caso de dúvida envie uma mensagem para crochetapetes@gmail.com e vamos ajudar você!

25 comentários em “Flor Mariana passo a passo

  1. Amo fazer crochê com o passo a passo deste site tenho 41 anos e aprendi crochê aos 11 com uma senhora que era uma fera na arte amo cada dia mais e mto obgda de coração por todo esse carinho que sentimos no passo a passo bjs

  2. Estou fazendo esta flor. Adorando faze-la. Realmente o comentário de Taty, fica comprido o miolo. Fiz diminuindo alguns pontos e deu certo.
    Obrigada pelas explicações. Maravilhosa sua página.

  3. curto muio a sua pagina é de grande valia, há trabalhos maravilhosos e dicas excelentes adorooooooooo fantástico

  4. Hoje tive o prazer de conhecer seu Blog.Ele é tudo e mais um pouco do que preciso,estou apaixonada por ter a oportunidade de aprender tantas coisas lindas. Obrigada por tanta delicadeza e generosidade.
    Parabéns,Deus continue te abençoando.
    Bjhs! Edna.

  5. Oi amiga muito boa tuas intruções consegui fazer a flor e ficou linda mas tive um problema nao consigo fazer o miolo ele nao fica redondo como o teu ele fica comprido, fiz os 10 pb e fui trabalhando em esperial mas ficou muito comprido. Em que errei. grata por uma resposta tua.

    1. Taty, para que o miolo não fique comprido, tente ir pulando alguns pontos durante o espira, o que acontece muitas vezes é de começarmos exatamente no primeiro ponto e como não diminui ele vai ficando comprido. (tem que sempre pular o primeiro em todas as voltas)