Flor mosquitinho de bico passo a passo

 Esta flor fica muito bonita e bem fácil de fazer. Espero que consigam entender o passo a passo, mas caso tenham dificuldade pode entrar em contato que teremos maior prazer em ajudar você!

Criação: Marcelo Nunes
Execução: www.croche.com.br

mosquitinho-de-bico

Materiais

01 – Inicie fazendo um anel mágico e faça 16 pontos alto, feche  e arremate com ponto baixíssimo.
(pode iniciar com 6 correntinhas, fazer a argolinha e fazer os 16 pontos alto)
IMG_5253 IMG_5254 IMG_5255
02 – Faça 8 correntinhas, pule um ponto de base e prenda com ponto baixo no ponto seguinte.
IMG_5256 IMG_5257
03 – Faça novamente 8 correntinhas e prenda com ponto baixo pulando um ponto de base, repita o mesmo procedimento até completar toda a volta e terá 8 argolas de 8 correntes.
IMG_5258 IMG_5259 IMG_5260
04 – Arremate com ponto baixíssimo no pé da argola inicial.
IMG_5261
05 – No mesmo ponto de base que está presa a primeira artola, faça um ponto baixo em relevo. Passe a agulha atrás do ponto e faça o ponto baixo, veja na imagem:
IMG_5262 IMG_5263 IMG_5264
06 – Enrole a linha na agulha para fazer ponto alto e trabalhe 8 pontos alto dentro da primeira argola.
 IMG_5265 IMG_5266
07 – Faça um ponto picô ( 3 correntinhas e prenda com ponto baixo no alto do ultimo ponto alto)
IMG_5267 IMG_5269 IMG_5270
08 – Trabalhe novamente 8 pontos alto dentro da mesma argola para completar esta pétala.
IMG_5271 IMG_5272

09 – Agora vamos fazer PONTO ALTO em relevo, (lembra que iniciamos com ponto baixo em relevo? somente aquele ok. Agora faça ponto alto)
Pegue o mesmo ponto de base em que está preso a argola e faça um ponto alto em relevo. Os pontos de base que pulamos continuam vazios.

IMG_5273 IMG_5274 IMG_5275
10 – Agora inicie a segunda pétala, faça novamente 8 pontos alto, ponto picô e 8 pontos alto. Repita o mesmo procedimento em todas as pétalas.
IMG_5276 IMG_5277 IMG_5278 IMG_5279 IMG_5280
11 – Arremate com ponto baixíssimo no alto do ponto baixo em relevo que você fez no inicio. Não corte o fio ainda, vamos trabalhar a base da flor.

IMG_5281 IMG_5282

12 – Alongue o ponto pra que como na imagem abaixo e retire a agulha.

IMG_5283

13 – Introduza a agulha de trás para frente da flor saindo no meio inferior do ponto baixo em relevo, veja nas imagens:

IMG_5284 IMG_5285

14 – Lace então a argolinha alongada e puxe ela para trás, desta forma fica idêntico a um ponto alto ficando imperceptível onde você finalizou a pétala.

IMG_5286 IMG_5287 IMG_5288
15 – Com o fio já na parte de trás da flor, prenda com ponto baixo no ponto de base que você pulou no inicio.
IMG_5289
16 – Faça 4 corrente e prenda com ponto baixo no ponto de base que está entre a pétala seguinte… Repita este procedimento para obter 8 alças de 4 correntinhas.
IMG_5290 IMG_5291
17 – Ao final, arremate com ponto baixíssimo. Não corte o fio ainda.
IMG_5292
18 – Sempre coma flor do lado direito (Virada pra cima) Na primeira argola faça 3 correntinhas que equivalem 1 ponto alto + 2 pontos alto. Vamos fazer um canto.
IMG_5293 IMG_5294
19 – Faça 4 correntes e 1 ponto alto no inicio destas 4 correntes. Este ponto alto vai ficar atravessado, veja nas imagens pra que possa entender melhor:
IMG_5295 IMG_5296 IMG_5297
20 – Na mesma argolinha faça novamente 3 pontos alto. Veja como fica este canto.
IMG_5298
21 – Faça uma corrente de separação, na próxima argola faça apenas 3 pontos alto.
IMG_5299
22 – Na terceira argola faça novamente um canto. 3 pontos alto, 4 correntinhas, 1 ponto alto atravessado e 3 pontos alto. Vá intercalando assim para que a base fique quadrada. ao final teremos 4 argolinhas com cantos e entre elas as argolinhas somente com 3 pontos alto. Veja nas imagens:
IMG_5300 IMG_5301 IMG_5302
23 – Corte o fio e arremate. Utilizo a agulha para que o acabamento fique melhor, veja que o fio do anel mágico eu não havia arrematado, então aproveito para arrematá-los junto.
IMG_5303 IMG_5304 IMG_5305 IMG_5306 IMG_5307 IMG_5308
24 – Agora amarre o fio Verde no ponto alto atravessado em um dos cantos, veja que a argolinha de 4 correntes ficará livre para que trabalhemos nela futuramente. Vamos trabalhar o verde apenas neste ponto alto atravessado.
IMG_5309

25 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar. Faça 8 correntes e prenda novamente. Faça novamente 5 correntes e prenda ainda no ponto alto atravessado. Assim teremos a primeira folha pronta.

IMG_5310 IMG_5311 IMG_5312 IMG_5313
26 – Faça 3 correntinhas de espaço e faça uma folha no ponto alto do meio entre um canto e outro. Em uma das argolas foram feitos apenas 3 pontos alto certo? faça a folha no ponto do meio. Veja nas imagens.
IMG_5314 IMG_5315
27 – Faça 3 correntes de separação e faça folha no canto seguinte, não se esqueça de fazer sempre no ponto alto atravessado. No final arremate o fio verde e sua flor estará pronta!!!
IMG_5316 IMG_5317 IMG_5318 IMG_5319 IMG_5320

Veja como fica o avesso

IMG_5321
28 – Para iniciar seu trabalho faça da seguinte forma: Amarre o fio em um dos cantos e faça um leque comum. 3 pontos altos, 2 correntes de espaços, 3 pontos altos. Faça uma corrente de separação e nos intervalos seguinte faça 3 pontos altos pegando o fio verde e o fio de intervalo da base da flor. 1 corrente de intervalo e 3 pontos alto novamente, 1 corrente de separação e no canto seguinte repita o leque. Veja nas imagens:
IMG_5324

Veja o avesso:

IMG_5325

Veja como fica:

IMG_5326
Espero que tenha conseguido finalizar sua flor, mas caso tenha alguma dúvida envie um email para crochetapetes@gmail.com que teremos o maior prazer em ajudar você.

20 comentários em “Flor mosquitinho de bico passo a passo

  1. Faz algum tempo que acompanho os trabalhos, amei essa página, vcs estão de parabéns, o p.a.p é perfeito, bjs

  2. Poxa..que felicidade. Estou fazendo numa boa e aprendendo pontos que não conhecia. Muito obrigado por compartilhar conosco e ensinar quem não tem muita experiência..como eu!! Forte abraco

      1. Olá Ana, neste caso teria que costurar as pontas da flor no tapete já pronto, porém recomendo utilizar uma flor mais rasteira como a FLOR CRAVO ou a FLOR CATAVENTO para não ter problemas assim. Elas são mais baixas e não corre o risco de tropeçar.

  3. Obrigada! Este site é maravilhoso! Aproveito para deixar aqui uma sugestão que, se for possível, que postem o pap do barrado de toalha feito pela artesã Alaide Crochê. É um modelo que formam uns losangos. E outros modelos também. Desde já agradeço.

  4. Gostaria de saber como faço para fazer uma base redonda com folhinhas do Marcelo Nunes, usando esta flor, mosquitinho de bico, e como dou seguimento, ou seja, como trabalharcom o fio branco para fazer um motivo redondo.