Flor paixão por roma passo a passo | Croche.com.br

Flor paixão por roma passo a passo

Hoje vamos aprender passo a passo como fazer a FLOR PAIXÃO POR ROMA em crochê. Esta flor é uma das criações do professor Marcelo Nunes e espero ajudar vocês na execução.
paixao-por-roma
Neste passo a passo utilizei seguintes materiais:
Vamos ao passo a passo?
Inicie fazendo um anel mágico ou uma argolinha com 6 corrente,  suba com 3 correntinhas que equivale
a um ponto alto.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (1)
Faça mais 15 pontos alto contando com a correntinha totalizamos 16 p.a
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (2)
Puxe a ponta do fio para fechar o centro do anel mágico e prenda com ponto baixíssimo
na 3ª correntinha onde iniciamos, veja as imagens abaixo:
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (3) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (4)
Faça 4 correntinhas, 3 delas equivalem a um ponto alto e outra vamos utilizar
 futuramente como um espaço.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (5)
Faça um ponto alto no mesmo ponto onde iniciamos as 4 correntinhas
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (6)
Agora faça duas correntinhas, pula um ponto de base e faça um ponto alto novamente, veja a sequência das imagens.

Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (7) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (8)

Faça novamente uma correntinha e no mesmo ponto faça outro ponto alto, teremos então um “V” observe as imagens que sempre teremos esta sequência de pontos:

1 ponto alto
1 correntinha
1 ponto alto no mesmo lugar
2 correntinhas de espaço
pula um ponto de base… e vai repetindo até completar 8 “vêzinhos”
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (9) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (10) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (11)
Agora que chegamos ao início novamente não faremos duas correntinhas como de costume.
Enrole a linha na agulha faça meio ponto alto atravessado na 3ª correntinha (lembre-se que fizemos 4 correntinhas no inicio, precisa sobrar uma) Veja a sequência  de imagens para entender.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (12) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (13) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (14) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (15)
Ao fazer o “meio ponto alto” você evita andar com ponto baixíssimo até o próximo espaço pra continuar seu trabalho.
Faça ponto baixo finalizando o ponto anterior e suba com mais duas correntinhas que equivalem a 1 ponto alto.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (16)
Neste mesmo espaço faça mais 1 ponto alto totalizando dois, 2 correntinhas de espaço, 2 pontos alto.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (17) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (18) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (19)
Faça 2 correntinhas e no próximo espaço repita o mesmo procedimento anterior. (não é dentro do “vêzinho”, é entre um e outro)
2 pontos alto
2 correntinhas
2 pontos alto
veja a sequencia de imagens a seguir:
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (20) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (21)
No final teremos 8 leques de 2 p.a. – 2 corr. 2 p.a.
Então faça duas correntes, corte o fio e arremate. Veja que eu não arrematei com ponto baixíssimo, gosto de utilizar a agulha de tapeceiro. Mas você pode fazer do seu jeito.
Deixei uma sequência de imagens fazendo os acabamentos, inclusive do fio do anel mágico inicial.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (22) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (23) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (24) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (25) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (26) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (27) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (28)
veja que com a agulha de tapeceiro o acabamento fica imperceptível.

Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (29) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (30)
veja como com a agulha de tapeceiro o acabamento fica imperceptível.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (31) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (32) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (33) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (34) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (35) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (36) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (37)
Com o  fio inicial  dei duas voltas com ele no centro sempre pelo avesso depois arrematei.

Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_38_ Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (39) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (40)
Aqui temos o avesso já arrematado
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (41)
Aqui o centro da flor já pronto.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (42)
Chegou a hora de iniciarmos com o fio Pink.
Amarre-o em um dos leques. Temos 8, então você pode amarrar em qualquer um para iniciarmos.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_44_ Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (43)
Prenda com 1 ponto baixo e faça 3 correntes
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_45_ Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (46) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (47)
Agora preste bastante atenção, no “vêzinho” da carreira anterior prenda com um ponto baixo.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_48_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_49_
Faça 3 correntes novamente e agora vamos prender novamente com ponto baixo, só que desta vez no leque acima. Veja a sequência de imagens para entender melhor.
Relembrando
3 correntes
1 ponto baixo no “vezinho”
3 correntes
1 ponto baixo no leque
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_53_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_54_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_55_ Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (50) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (51) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (56)
Ao completar toda a volta, prenda com ponto baixíssimo no ponto baixo inicial
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_57_
Agora faça 8 correntes e prenda com ponto baixo encima do ponto baixo do leque seguinte, veja abaixo:
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (58) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (59) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (60)
Repita este procedimento até dar a volta completa e terminar com 8 alças de 8 correntinhas
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_61_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_62_
Prenda com ponto baixo no início e vamos começar trabalhando a primeira volta de pétalas, isso mesmo. iremos trabalhar as pétalas em duas voltas, então trabalharemos desta vez somente na primeira volta de  alças com 3 correntes que fizemos na primeira volta de pink.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (63)
Faça 1 ponto baixo na primeira alça e suba com 2 correntes que equivale o 1º ponto alto
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_64_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_66_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_67_ Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (65)
Faça mais 3 pontos alto, totalizando 4 p.a.
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (68) Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (69)
Agora faça “meio ponto alto”  e faça ponto baixo pegando por trás do ponto baixo que está prendendo a alça, é como se fosse um ponto baixo em relevo, veja as imagens:
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_70_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_71_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_72_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_73_continuando… Faça “meio ponto alto” e 4 pontos alto
Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (74)
Veja que desta maneira ele fica mais baixo onde fizemos meio ponto alto e ponto baixo formando o biquinho do coração/pétala.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_75_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_77_ Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (76)
Agora faça duas correntes de espaço e vamos repetir o mesmo procedimento anterior nas alças de 3 correntes.
Relembrando…
4 pontos alto,
Meio ponto alto,
1 ponto baixo pegando por trás do ponto baixo
 (subindo)
Meio ponto alto,
4 pontos alto,
2 correntes… (próxima pétala)
Veja a sequência de imagens a seguir, trabalharemos assim até completar a volta.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_79_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_80_ Passo-a-passo flor paixão por roma - www.croche.com (81)
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_82_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_83_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_84_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_86_  Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_85_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_88_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_87_
Completando a volta teremos duas correntinhas, prenda com ponto baixíssimo no alto da terceira correntinha inicial desta volta de pétalas.
 Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_89_
Agora vamos trabalhar nas alças de 8 correntes.
Faça 2 pontos alto
2 Pontos alto duplo (também conhecido como ponto alto alongado)
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_90_
Para fazer o ponto alto alongado você enrola a linha duas vezes na agulha
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_91_
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_92_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_93_
Faça mais 2 pontos altos, meio ponto alto e 1 ponto baixo.
Relembrando:
2 Pontos alto,
2 Pontos alto duplo/alongado
2 Pontos alto
Meio ponto alto
Ponto baixo
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_94_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_95_
Em seguida faremos o procedimento inverso, assim teremos o efeito do coração:
Logo após o ponto baixo, faça esta sequência:
Meio ponto alto
2 Pontos alto
2 Pontos alto duplo/alongado
2 Pontos alto
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_96_
A sequência completa na alça de 8 correntes é:
2 Pontos alto,
2 Pontos alto duplo/alongado
2 Pontos alto
Meio ponto alto
Ponto baixo
Meio ponto alto
2 Pontos alto
2 Pontos alto duplo/alongado
2 Pontos alto
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_97_
Retire a agulha da alça e pegue por debaixo das duas correntinhas de espaço que deixamos na volta anterior, puxe e prenda com ponto baixo, só que desta vez pegando por baixo: Veja as imagens
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_98_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_99_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_100_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_101_
Agora repita o procedimento na alça de 8 correntes até fazer a volta completa:
2 Pontos alto,
2 Pontos alto duplo/alongado
2 Pontos alto
Meio ponto alto
Ponto baixo
Meio ponto alto
2 Pontos alto
2 Pontos alto duplo/alongado
2 Pontos alto
 e penda com ponto baixo pegando por baixo do espaço de duas correntes.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_102_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_103_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_104_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_105_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_106_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_107_
Chegando no final não prenda com ponto baixo, puxe a argolinha até que ela atinja a altura de um ponto alto
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_108_
Veja onde está a ponta da agulha, vou introduzir a agulha só que de trás pra frente e pegar essa argola e puxar para trás, assim ela cobre a correntinha inicial das pétala fazendo um acabamento perfeito e o barbante já estará onde iremos continuar.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_108_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_109_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_110_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_111_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_112_
Agora veja que entre um leque e outro temos um espaço de duas correntes, isso no barbante cor caramelo. prenda com ponto baixo e suba com 2 correntes, faça 2 pontos alto  e uma corrente. veja a sequência de imagens…
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_113_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_114_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_115_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_116_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_117_
Agora pegue dois fios do ponto baixo e faça ponto baixíssimo, este ponto baixo que estou referindo é o que fizemos na alça de 8 correntes.
Após prender com ponto baixíssimo faça uma corrente e 3 pontos alto no mesmo espaço.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_118_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_119_
Veja como fica, na frente…
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_120_
E veja como fica no avesso.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_121_
Agora faça duas correntes e repita este mesmo procedimento nos espaços seguintes, veja a sequência de imagens para entender melhor.
 Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_122_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_123_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_124_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_125_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_126_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_127_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_128_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_129_
Aqui chega em um ponto decisivo, para fazer tapete abaixo,  finalizei a flor neste momento, então vou colocar abaixo das estrelinhas como finalizei, porém siga o passo a passo para fazermos um quadradinho normal com essa flor…
**********************************************************************
Ao chegar no final da volta, fiz duas correntes e prendi com ponto baixíssimo no alto da terceira correntinha inicial e arrematei.
IMG_3776 IMG_3781

*********************************************************************************

…Novamente vamos fazer o meio ponto algo atravessado para continuar.

Veja a sequência.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_130_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_131_
Faça 2 correntes e mais 2 pontos altos
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_132_
Agora faça 3 correntes e faça um ponto alto no pé dessas 3 correntes. Veja as imagens…
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_133_
Veja que seria semelhante a um ponto pipoca, porém enrolamos a linha na agulha e
fizemos ponto alto.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_134_
Em seguida faça mais 3 pontos altos no mesmo espaço.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_135_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_136_
Vai ficar assim:
3 pontos altos,
3 correntes
1 ponto alto no pé das 3 correntes
3 pontos altos
….Pra continuarmos faça 4 correntes
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_137_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_138_
Veja no avesso que temos espaços de duas correntes, então vamos trabalhar neles.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_139_
No espaço de duas correntes
Prenda com ponto baixo
faça 3 correntes
Prenda novamente com ponto baixo
Veja a sequência
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_140_
Faça 4 correntes e no próximo intervalo de duas correntes vamos trabalhar um canto de leque igual o primeiro que fizemos.
3 pontos altos,
3 correntes
1 ponto alto no pé das 3 correntes
3 pontos altos
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_141_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_142_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_143_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_144_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_145_
Veja que trabalhando desta forma teremos 4 cantos com leques e os outros ficaram com alças apenas.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_146_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_147_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_148_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_149_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_150_
Corte o fio pink, arremate e vamos trabalhar com o verde.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_151_
Observe que em um dos 4 cantos vamos amarrar o fio verde no ponto algo que fizemos no pé das 3 correntes, as 3 correntes vamos deixar para servir de alça para trabalharmos depois.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_152_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_153_
Após amarrar…
Faça um ponto baixo
Faça  5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar,
Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo novamente no mesmo lugar,
Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar.
Assim teremos uma folha.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_154_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_155_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_156_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_157_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_158_
Faça 5 correntes
prenda com ponto baixo na alça seguinte, nesta mesma alça faremos outra folha repetindo os passos anterior:
Faça  5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar,
Faça 8 correntes e prenda com ponto baixo novamente no mesmo lugar,
Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_159_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_160_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_161_
Agora só repetir o mesmo procedimento nas alças seguintes. Só lembrando que nos cantos que são leques você precisa trabalhar no ponto alto deixando as correntinhas livres.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_162_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_163_
Chegamos ao final do fio verde, agora só arrematar e vamos ver como fica o início do fio branco.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_164_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_165_
Aqui a flor pronta! Parabéns você conseguiu!!!
Agora tem um passo muito importante, fotografar sua flor pronta e enviar pra gente :)   crochetapetes@gmail.com
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_166_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_167_
Bom, vamos continuar?
Amarre o fio branco em uma das alças do canto, prenda com ponto baixo e suba com duas correntes
faça 2 pontos alto, 2 correntes
3 pontos alto
(desta vez um leque normal)
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_168_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_169_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_170_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_171_
Faça uma corrente de espaço e 3 pontos alto entre uma folha e outra pegando as duas correntes, a pink e a verde.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_172_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_173_
Veja que fiz um leque no canto, 1 corrente, 3 pontos alto pegando o fio pink e o fio verde, 1 corrente, 3 pontos alto pegando uma alcinha atrás da folha do meio, 1 corrente, 3 pontos alto novamente pegando os dois fios pink e verde, 1 corrente e chegando no outro canto trabalha-se leque novamente.
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_174_
Fica assim:
Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_175_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_176_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_177_
Aqui após duas voltas arrematei.
 Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_178_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_179_ Passo_a_passo_flor_paix_o_por_roma_www.croche.com_180_ 
10272539_1495333874015153_1978804768879358649_o-200x150
A flor fica grande, perfeita para almofadas ou tapetes grandes, espero que tenham gostado e se não conseguirem entender podem deixar nos comentários que vamos tratar de esclarecer todas as dúvidas na medida do possível.

11 comentários em “Flor paixão por roma passo a passo

  1. Passo a Passos tão bem explicados, que dispensam revistas de crochê. .. É por isto que elas andam sumidas nas lojas de artesanato!!!